A Milkes nasceu a partir da busca por diferenciação e estilo intimista em roupas de vestuário infantil e se tornou a queridinha dos famosos.
A vontade de empreender fez com que a designer gráfica Aline dos Santos seguisse a sua veia artística e o interesse em moda para tecer algo inovador no mercado de vestuário infantil: peças minimalistas, confortáveis e atemporais.
Em 2017, a empreendedora criou a Milkes em parceria com a sua mãe, Sandra dos Santos, concentrando todas as suas vendas em uma loja virtual própria. Posteriormente, o irmão Allan dos Santos também ingressou no negócio, o que colaborou ainda mais para que a empresa fosse o sucesso que é hoje.
Atualmente, a loja virtual de moda infantil é parceira da Nuvemshop e soma mais de 175 mil seguidores no Instagram, sendo escolhida como marca queridinha para vestir os filhos de algumas personalidades famosas, como Sabrina Sato, Giovanna Ewbank, Alok e Neymar.
Confira alguns dados relevantes da Milkes nos últimos tempos:
- Aumento de 105% no faturamento de 2024 em relação ao ano anterior;
- Alta de 23% na taxa de recompra no segundo trimestre de 2024;
- Mais de 48% de aumento no número de pedidos em 2024;
- 176 mil seguidores no Instagram.
Se interessou por essa história de sucesso? 🌟 Continue com a gente para entender como a Nuvemshop ajudou a potencializar a trajetória da marca!
Inspiração que atravessou fronteiras
Quando precisou procurar roupinhas para sua afilhada, Aline se deparou com peças cheias de informações, personagens e babados. Como admirava a moda vintage infantil usada na Europa, começou a coletar referências e encher o seu Pinterest de coleções que considerava simples, porém lindas e confortáveis.
Foi com esse pensamento que encontrou no tricô um tecido perfeito, já que ele combina justamente o ar retrô com o toque de aconchego e carinho que ela desejava construir para a sua marca.
Determinada a empreender, Aline buscou fornecedores junto com seu irmão e sócio, Allan, para começar a tirar as atividades da Milkes da agulha, quer dizer, do papel. Então, abandonou o trabalho em agências de publicidade e decidiu seguir um conceito slow fashion, com confecção em pequena escala e incentivo à mão de obra independente e às fábricas familiares.
No entanto, no meio de tudo isso, surgiu mais um desafio: a necessidade da mudança de Aline para os Estados Unidos com sua família. Mas vocês pensam que ela desanimou? Nada disso.
Resoluta em sua decisão, a empreendedora deixou tudo planejado para que Sandra, sua mãe, pudesse dar vida às operações da loja virtual no Brasil, e ficasse responsável, por exemplo, pelo envio de pedidos e expedição. Dessa forma, as aprovações eram todas feitas por meio de chamadas de vídeo.
Enquanto Aline criava as peças, Sandra direcionava os pedidos às fábricas, garantindo que fossem confeccionados segundo as orientações das duas.
E foi assim que, aos poucos, mãe e filha começaram a desenvolver um negócio próprio — com muita dedicação e a milhares de quilômetros de distância uma da outra. Essa quebra de barreiras só foi possível porque optaram por realizar suas vendas pela internet desde o ínicio.
Inclusive, devido ao crescimento exponencial na pandemia, Allan largou seu emprego de anos em uma multinacional e passou a se dedicar integralmente à administração da Milkes.
Atualmente, a marca conta com uma linha de produtos infantis com bordados delicados e personalização, trazendo ainda mais distinção para os looks dos pequenos e se destacando como loja Nuvemshop dentro de seu segmento.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja de roupas infantil online?
Migração para a Nuvemshop
A partir de 2023, a Milkes migrou o seu e-commerce para a Nuvemshop, em busca de ofertas logísticas mais acessíveis e de olho em um melhor custo-benefício para o negócio. Como sabemos, o frete é um fator decisivo para atrair compradores no mundo do e-commerce, o que tornou essa escolha ainda mais acertada.
Vale ressaltar que a prioridade da Nuvemshop é oferecer as melhores soluções aos nossos clientes, e por isso, conta com mais de 26 opções de fretes integrados, enquanto outras plataformas são limitadas ao frete internacional e uma oferta de transportadoras inferior.
A mudança de plataforma de e-commerce teve como intuito atingir o crescimento, o que tem surtido o efeito esperado: em menos de um ano de parceria, a Milkes conseguiu um aumento de 23% no ticket médio em relação ao ano passado, além de 2,53% de taxa de conversão durante o 1º semestre de 2024 — acima da média de 0,87% do segmento de Moda e Vestuário, levantada pelo Nuvemcommerce 2024.
Além disso, o número de pedidos cresceu exponencialmente no período de análise e aumentou 48% em menos de um ano.
“Nós estamos muito empolgados. Nós sentimos esse aumento e estamos esperando coisas grandes para o ano que vem.” – Allan dos Santos
Esses resultados certamente esquentam o coração de qualquer empreendedor, assim como as roupinhas da Milkes esquentam os pequenos e estilosos clientes! 👶
Como destaque, a loja citou o uso do aplicativo Compre Junto, uma ferramenta que dá sugestões de produtos complementares e ajuda a impulsionar o valor médio dos pedidos, gerando impacto direto no faturamento.
Atualmente, a Milkes assina o plano Escala, que oferece atendimento por e-mail, WhatsApp e telefone, relatórios ilimitados, ações em massa sobre vendas e produtos, entre outras funcionalidades.
Estratégia: qualidade que viraliza
A Milkes foi precursora em trazer o estilo intimista e vintage em peças de tricô para o público infantil brasileiro. Esse estilo de moda europeia e atemporal não era conhecido por aqui, e foi resultado de muita pesquisa.
De lá para cá, a empresa investiu muito em inovação e busca sempre imprimir sua identidade nas peças, preocupando-se com a modelagem, a qualidade, pontos de melhorias e um pós-venda eficiente. Esses são alguns dos diferenciais da marca, que tem como prioridade a autenticidade e a conexão familiar.
Os investimentos em controle de qualidade e pesquisa sempre foram uma prioridade para a marca, que com o tempo foi entendendo o que o público mais gostava e como era a aceitação de cada coleção.
Com isso, conseguem ajustar a produção para atender à demanda, confeccionando mais peças daquelas que são as favoritas entre os consumidores.
Canais de divulgação
Em termos de estratégia de divulgação, a Milkes faz de tudo um pouco, com presença no Google, Pinterest, estratégia de e-mail, entre outros.
O WhatsApp, por exemplo, atua no atendimento ao cliente e no trabalho de pós-venda. Apesar de ser uma ferramenta de comunicação importante, Aline afirma que mesmo que feche parte dos pedidos pelo aplicativo, todos os clientes são direcionados ao site.
Assim, conseguem fazer um melhor controle de estoque e centralizar todas as informações e operação logística em um só lugar.
Ao mesmo tempo, afirmam que Instagram é um dos canais que mais se destaca, já que ajuda os clientes a visualizar as peças detalhadamente e cria expectativa em relação às novas coleções.
A favorita entre os famosos
É por meio do Instagram que as suas coleções ganham cada vez mais fãs, incluindo personalidades famosas.
É o caso de Giovanna Ewbank, que entrou em contato com a página para fazer uma encomenda especial e virou cliente Milkes. A marca também chamou a atenção de Sabrina Sato, que já vestiu a filha Zoe com as peças em mais de uma oportunidade e até a Mavie, filha de Bruna Biancardi e Neymar.
Além de presentear alguns dos influenciadores que têm afinidade com a sua proposta de valor, a Milkes afirma que o sucesso e a divulgação ocorrem, em geral, de maneira orgânica. Em outras palavras, o excelente trabalho é reconhecido, postado nas redes sociais e, com isso, chama a atenção de outras personalidades do meio. E, consequentemente, é claro, de seus seguidores.
Crescer para melhor atender
Motivados pelo sucesso em 2024, a Milkes tem planos de dobrar o faturamento no próximo ano. Para isso, começaram a investir em consultoria de marketing e no aumento da estrutura, visando aumentar a produtividade.
A ideia também é direcionar mais esforços para novas estratégias de marketing conforme crescem, fazendo com que a produção e as vendas andem em sinergia.
Se você deseja empreender ou expandir seu negócio, como a Milkes, o depoimento da Aline pode servir de inspiração:
“Estamos trabalhando muito, porque não é do nada que isso acontece, que você começa a vender. Por isso estamos sempre buscando inovar, estar à frente, em desenvolver peças exclusivas e autênticas , que tenham valor sentimental para os clientes e que não sejam vendidas em nenhum outro lugar.” – Aline dos Santos
Certamente, vem coisa boa por aí, Milkes! Conte com a Nuvemshop para apoiá-los nessa jornada de sucesso e traçar uma parceria duradoura e cheia de encanto. 💙 Agradecemos por compartilhar a história de vocês e servirem de inspiração para outros tantos empreendedores brasileiros. 🚀
Que tal fazer como a Aline e começar o seu negócio próprio? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos para montar seu e-commerce do zero, sem precisar de conhecimentos técnicos.