Histórias de sucesso
Not-Me Shoes

Como a Not-Me Shoes faturou R$ 10 milhões em um ano vendendo calçados

Moda/Vestuário

Não é só de tendências que vive o mundo fashion. Para uma marca crescer no segmento de Moda, é preciso ter capilaridade de canais, diferenciais claros, foco no cliente e uma pitada de ousadia. E é com esses ingredientes que a Not-Me Shoes – cliente Nuvemshop Next – está alcançando resultados surpreendentes no e-commerce.

O negócio foi fundado em 2017, na cidade de Brusque (SC), pela empresária Ana Carina Kammers e já acumula grandes conquistas, incluindo:

  • Faturamento de R$ 10 milhões em 2023;
  • 400% de aumento na receita entre 2020 e 2021;
  • Ticket médio 38% acima da média da categoria;
  • 760 mil seguidores no Instagram.

Conheça as estratégias usadas pela Not-Me Shoes para chegar a números tão impressionantes e o papel da Nuvemshop Next nessa evolução.

A operação da Not-Me Shoes

A Not-Me Shoes é especializada na fabricação e comercialização de calçados femininos “fashionistas”, como define Ana. Entre os diferenciais da marca estão o design moderno dos produtos e a variedade de opções. São quase mil SKUs cadastrados no e-commerce, incluindo sandálias, botas, sapatilhas e outros modelos.

O processo de produção de cada sapato dura de 30 a 40 dias e envolve etapas de pesquisa de mercado, adaptação de referências e fabricação em si. A equipe é formada por 14 pessoas e há o apoio de parceiros terceirizados, incluindo o modelista responsável por cocriar as coleções.

Foto de Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

E a diversificação não vale só para modelos de sapatos: variar os canais de venda é um dos focos da Not-Me Shoes para 2024. Hoje, a estratégia comercial contempla e-commerce, marketplaces, redes sociais e loja física.

A loja física não é tão representativa em faturamento, mas simboliza o showroom da marca. Porém, o foco do negócio é definitivamente o digital. Além de investir no e-commerce, Ana está retomando as vendas em marketplaces como Netshoes, Zattini, Shopee, Shein, Magazine Luiza e Americanas – a operação nos canais foi pausada em 2021 por questões operacionais.

“Eu vejo a capilaridade de canais como tendência de mercado. Expandir a operação para não ficar dependente de uma coisa só. Está cada vez mais concorrido.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

O e-commerce como motor de crescimento

A Not-Me Shoes faturou R$ 10 milhões em 2023, e 90% dessa receita veio do e-commerce. Como? Por meio de uma estratégia de atração, conversão e fidelização muito bem desenhada para a jornada de compra online — e colocada em prática com a Nuvemshop Next.

Um dos pilares para a atração de clientes é o lançamento de novas coleções. A Not-Me Shoes produz coleções com recorrência para acompanhar as tendências das passarelas, manter a audiência engajada e se adaptar, inclusive, às oscilações de temperatura.

“O modelo de negócio da Not-Me Shoes deu certo por eu ter entendido essa dinâmica de produção. Eu trabalho muito cedo as coleções e, caso não tenha a performance que esperava no período, lançamos uma coleção-cápsula, vemos o que o mercado está pedindo. Bota é pra frio, mas não vai vender se estiver um calor de 40 graus, aí trazemos sapatilha, bico fino…” – Ana Carina Kammers.

As ações promocionais no site são outro elemento-chave para o sucesso das vendas online. Cupons de desconto, frete grátis, cashback, brindes… Tudo isso tem como objetivo aumentar a conversão e o valor dos pedidos. Não à toa, o ticket médio da Not-Me Shoes é de R$ 360 – 38% maior do que a média da categoria em 2023, segundo relatório NuvemCommerce 2024.

Tela do site da Not-Me Shoes em que aparece o recurso de brinde no carrinho.

O brinde no carrinho é uma das ações promocionais que a Not-Me Shoes realiza para aumentar o ticket médio dos pedidos.

A empresa também preza pela boa experiência de compra. Isso é feito por meio de conteúdos educativos no site, como a página “Como medir seu pé”, e do atendimento de excelência. “Hoje no mercado, especialmente quando falamos em tickets mais altos, não tem outro caminho a não ser olhar para a experiência do cliente”, comenta a empresária.

Um dos gargalos operacionais era o atraso nas entregas causado por parceiros logísticos. Para resolver isso, a marca contratou um profissional para acompanhar os envios, prever possíveis atrasos e garantir aos clientes um suporte próximo.

Print de conversa no WhatsApp em que aparece o atendimento prestado pela Not-Me Shoes.

Atendimento ao cliente feito via WhatsApp pela equipe da Not-Me Shoes.

A parceria com Nuvemshop Next: um novo mundo de possibilidades

Foi em setembro de 2023 que a Not-Me Shoes decidiu migrar o e-commerce para a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para marcas digitais em expansão. A decisão veio da insatisfação com a plataforma anterior — a WooCommerce —, que, segundo Ana, tinha checkout defasado, suporte fraco e lentidão para implementar melhorias importantes.

“Na Nuvemshop Next, a gente viu esse mundo de possibilidades que tínhamos pela frente. A WooCommerce atendia a gente, só que ela era limitada de ferramentas. A gente queria colocar brinde, avaliação, e não conseguia. A versão mobile também não era tão eficiente.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

Migração intuitiva

A migração foi feita logo antes da Black Friday, um dos períodos mais desafiadores do ano para quem vende online. “Ou eu mudava antes da Black ou eu não mudava”, conta a fundadora.

O projeto levou 54 dias para ser concluído e foi conduzido internamente pela empresa. Isso só foi possível porque o processo da Nuvemshop Next é bastante intuitivo e conta com o suporte de diversas equipes técnicas ao longo das etapas.

“Nossas equipes de Soluções, Onboarding e Customer Success se dedicaram intensamente para garantir uma migração impecável para a Not-Me Shoes. O resultado não poderia ser diferente: a marca teve uma Black Friday histórica, com estabilidade do início ao fim e alta performance nas vendas.” – Marcela Orlandi, Gerente de Onboarding e Customer Success da Nuvemshop Next.

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Black Friday histórica e aumento de vendas

Os frutos da migração logo apareceram. O site da Not-Me Shoes ficou estável durante toda a Black Friday — mesmo com o alto volume de acessos —, e as funcionalidades da Nuvemshop Next contribuíram com o aumento de conversão no canal.

Os bons resultados não se restringiram à campanha de novembro. Usando a tecnologia e integrações de Next, a marca já alcançou números como:

  • Alta de 28% na taxa de conversão (novembro X dezembro de 2024)
  • Alta de 11% no ticket médio dos pedidos (março X abril de 2024)
  • Queda de 36% no número de carrinhos abandonados (março X abril de 2024)

Alto nível de personalização

A possibilidade de personalizar o e-commerce com máxima autonomia fez os olhos de Ana brilharem. Na plataforma anterior, ela dependia de grandes evoluções do produto para ter melhorias básicas, enquanto na Nuvemshop isso é facilitado através de aplicativos parceiros.

Hoje, Next tem mais de 200 aplicativos de ERP, marketing, vendas, pagamentos e logística disponíveis para ativação de forma prática — e com o apoio do time de Soluções. “A gente está crescendo porque dentro do site temos várias ferramentas que conseguimos incluir graças à dinâmica da plataforma”, explica.

Entre os aplicativos mais usados pela Not-Me Shoes estão:

  • Widde (video commerce);
  • SizeBay (provador virtual);
  • Cashing (brinde, cupom de desconto e frete grátis);
  • Mailbiz (e-mail marketing e CRM).
Tela do site da Not-Me Shoes em que aparece o recurso de vídeo no anúncio.

A Not-Me Shoes utiliza a integração entre Widde e Nuvemshop Next para adicionar vídeos nos anúncios, o que aumenta a taxa de conversão no site.

Checkout rápido e seguro

Uma das funcionalidades favoritas de Ana é o checkout otimizado da Nuvemshop. Por meio desse recurso, os clientes conseguem salvar os dados de compra com segurança e realizar novos pedidos em poucos cliques. Isso otimiza a experiência dos usuários e pode aumentar em 7% a taxa de conversão e reduzir em 25% o tempo de compra.

“Dentro do site temos checkout rápido, que é uma coisa que facilita muito a venda. Pra mim, é um dos pontos principais quando falamos em conversão porque o cliente não quer ficar preenchendo mil coisas.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

Suporte estratégico

Entre os diferenciais da Nuvemshop Next está o atendimento altamente especializado. Além de oferecer apoio técnico, nossa equipe de Customer Success realiza reuniões periódicas para falar sobre performance de vendas e oportunidades de crescimento. O objetivo é garantir que a Not-Me Shoes continue crescendo de forma estratégica, escalável e segura.

“Até hoje não tivemos uma demanda que não foi atendida. Antes de migrar, um dos medos que eu tinha era atendimento e cair plataforma, e não temos nada pra reclamar.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

O poder do marketing humanizado e da influência digital

A Not-Me Shoes tem feito um excelente trabalho nas redes sociais, com conteúdos relevantes e que engajam o público. E Ana tem papel essencial nisso: em 2022 ela tornou-se a front face — ou seja, o rosto — da marca e saiu dos bastidores para aparecer nas redes sociais. Desde então, conquistou a admiração e o carinho de milhares de clientes.

Print de postagem no Instagram da Not-Me Shoes em que aparece Ana Carina em uma live

Publicação de uma live com a fundadora Ana Carina Kammers no Instagram da Not-Me Shoes e comentários das seguidoras.

Com 760 mil seguidores, o Instagram da Not-Me Shoes é focado em ideias de looks, lançamento de produtos e promoções. Já em seu perfil pessoal, com 13 mil seguidores, a empresária compartilha conteúdos sobre empreendedorismo, carreira e maternidade.

“A minha vida sempre foi a Not Me Shoes e meus três filhos, o que já é muita coisa. A influência que tenho hoje só tem força por conta da credibilidade que eu sempre passei. Dentro do e-commerce, sempre fui uma pessoa muito respeitada porque sempre fui de palavra, muito correta, coerente e com resultados.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

Essa humanização aparece até na estratégia de marketing pago da Not-Me Shoes, que visa aumentar o tráfego do site e o reconhecimento da marca. Nos anúncios, criados por uma agência parceira, a empresa usa termos como “amiga” e “o site que a mulherada está amando” para se conectar com o público feminino.

Print de anúncio pago da Not-Me Shoes no Google.

Anúncio da Not-Me Shoes em que a marca utiliza comunicação humanizada.

A partir de ações como essa, o negócio alcançou um ROAS 13, métrica que indica o retorno gerado por investimentos em publicidade. Na prática, isso significa que a cada R$ 100 investidos em anúncios, a Not-Me Shoes recupera R$ 1.300, o que é um ótimo resultado.

A visão de futuro: seguir inovando e crescendo no mercado de moda

A Not-Me Shoes nasceu de duas características de Ana: a paixão por sapatos e a habilidade em vendas. E foi com muito planejamento, coragem e dedicação que a empresária catarinense transformou seu sonho em um negócio milionário.

“Aqui a gente não freou um dia. Eu invisto dinheiro, lanço coleções, compro material… Mais do que inovação, a gente tem um perfil muito proativo de não esperar as coisas acontecerem. E a gente testa demais. Se surgir uma ferramenta diferente no mercado, a gente testa.” – Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes.

A empreendedora tem metas ambiciosas para o futuro. Pensando em curto prazo, ela pretende focar em comunidades, coleções menos espaçadas e linearidade no faturamento. Já no longo prazo, o objetivo é consolidar a Not-Me Shoes como referência no mercado de moda — e isso ela claramente já está construindo.

Já tem um negócio consolidado e quer otimizar seus resultados no e-commerce? Conheça a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para marcas digitais em expansão.

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