A história da papelaria que saiu do físico para o digital por meio do Instagram e se tornou uma loja virtual hype do segmento.
Tudo começou com a vontade de prestar concurso e um Instagram de estudos. Mas, como a vida é cheia de surpresas, a advogada Marcela Moura acabou encontrando outro caminho para o sucesso: levou a papelaria física dos pais para a internet e criou a Papelaria dos Concurseiros, uma das marcas mais inspiradoras do segmento.
Como em muitas histórias de empreendedores que começaram nas redes sociais, o perfil que ela criou no Instagram em 2015 era despretensioso. No entanto, em pouco tempo, a conta que servia para compartilhar a rotina de estudos abriu caminho para um negócio de sucesso.
Inicialmente acompanhada por estudantes de concursos, a papelaria cresceu e alcançou mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes. Confira os números da Papelaria dos Concurseiros:
- Crescimento de 37% nos pedidos e 10% no faturamento em 2023;
- 520 mil seguidores no Instagram;
- 1,1 milhão de seguidores no TikTok;
- Mais de 28 mil acessos mensais na loja virtual.
Continue com a gente para conhecer essa história de empreendedorismo feminino repleta de criatividade 🖌️
O começo: um Instagram para compartilhar estudos
Em 2015, a Marcela tinha apenas 19 anos e estava no segundo ano da faculdade de Direito. Na época, seu objetivo era terminar a graduação e prestar um concurso de magistratura, para se tornar juíza.
Então, ela resolveu criar um Instagram para compartilhar seus estudos e mostrar seus resumos, no auge de uma tendência chamada “studygram” — contas na rede social dedicadas à rotina de estudantes. Como a família Moura sempre teve papelaria, desde que a Marcela era criança, ela tinha uma bela coleção de materiais.
Logo, os itens postados começaram a chamar a atenção de outros estudantes de concursos. Até então, a Marcela não acreditava que as pessoas comprariam produtos de papelaria online, porque, afinal, “Quem compraria uma caneta sem testar?”.
Felizmente, ela percebeu que sim, muitas pessoas queriam comprar produtos de papelaria pela internet! 👀 Então, em seu primeiro passo como empreendedora, começou a ganhar uma renda extra vendendo alguns materiais da loja dos pais pelo Instagram.
E, como tudo começou com os estudos para concursos, nada melhor do que batizar o novo negócio de Papelaria dos Concurseiros. Daí para frente, era só uma questão de tempo até o Instagram ficar pequeno para a marca.
O desafio: levar o sucesso do Instagram para uma loja virtual
Com o passar do tempo, as vendas do Instagram @papelaria.concurseiros foram aumentando e a gestão começou a ficar difícil. Imagine lidar com centenas de pedidos e ter que responder a cada cliente no DM (Direct Message, ou mensagem direta), calcular frete, responder dúvidas e ainda enviar um link para fechar o pagamento.
Diante dessa sobrecarga de tarefas, a Marcela decidiu abrir uma loja virtual. No entanto, a primeira plataforma era muito básica e não tinha funcionalidades de automação.
Como resultado, ela passou por uma situação complicada quando teve seu primeiro pico de vendas com a Papelaria dos Concurseiros, por volta de 2019. Na época, a Marcela apostou em um produto inovador que estava chegando ao Brasil, o marca-texto Stabilo Boss na versão pastel.
Assim que o produto entrou no site, o estoque se esgotou em questão de dias. Foram mais de 10 mil canetas vendidas.
Porém, na hora de processar as vendas, a plataforma não tinha emissão automática de nota fiscal eletrônica.
“Foi o primeiro boom de vendas e nosso antigo site não emitia nota fiscal automática. Então, em apenas um fim de semana, tivemos que emitir as notas manualmente pelo sistema, inserindo dado a dado, endereço a endereço. Foi caótico, mas deu certo!” — Marcela Moura.
Por isso, nas palavras da própria Marcela, ela percebeu que a Papelaria dos Concurseiros precisava de um site que “aguentasse a pressão”. Foi então que, estudando as plataformas de e-commerce do mercado, ela decidiu pela Nuvemshop. 💙
💡 Saiba mais: 11 passos para montar uma papelaria online em 2024
A solução: migrar para a Nuvemshop e escalar o negócio
No final de 2020, ano de pandemia e crescimento histórico do e-commerce, a Papelaria dos Concurseiros chegou à Nuvemshop. Estes foram os pontos que levaram a Marcela a escolher a nossa plataforma:
- Custo-benefício dos planos e preços;
- Facilidade para cadastrar produtos;
- Painel de vendas intuitivo;
- Ferramentas de automação, como a emissão de nota fiscal eletrônica automatizada após o pagamento com o aplicativo Bling.
- Integração com redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook;
- Estabilidade para dar conta dos acessos em pico de vendas;
- Layout responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente a dispositivos móveis. Vale ressaltar que mais de 82% dos pedidos da Papelaria dos Concurseiros em 2023 foram feitos por meio do celular.
Atualmente, a loja Papelaria dos Concurseiros assina o plano Escala, que oferece atendimento por e-mail, WhatsApp e telefone, relatórios ilimitados, ações em massa sobre vendas e produtos, entre outras funcionalidades.
“Com a plataforma certa, você não tem dor de cabeça após um vídeo de sucesso, por exemplo, não precisa se preocupar com a emissão de notas, acessos simultâneos ao site, você só precisa se preocupar em trazer o cliente.” — Marcela Moura.
Estratégias de sucesso da Papelaria dos Concurseiros
Confira as estratégias que fizeram a diferença na história da Papelaria dos Concurseiros:
Geração de tráfego orgânico para o site
Toda a estratégia da Papelaria dos Concurseiros gira em torno da geração de tráfego orgânico para o site, ou seja, a atração de visitantes para a loja virtual. Com sua visão empreendedora, a Marcela entendeu que vale muito mais a pena conquistar o cliente na rede social e levá-lo para o site, onde todo o processo de venda é automatizado e a conversão é mais rápida.
"Vendendo via site, você precisa apenas receber as vendas para começar a separar os pedidos e despachar. Via rede social ou WhatsApp, você precisa convencer o cliente, ficar enviando fotos, catálogos, enviar link de pagamento, pedir endereço e informações, verificar se está tudo ok. É um esforço que não existe com o site, onde é tudo automatizado."
Marketing nas redes sociais
Desde o início, a Marcela investiu no marketing de conteúdo e social selling para atrair, conquistar e engajar seus clientes. As principais plataformas utilizadas são TikTok, Instagram e YouTube, onde fica muita clara a paixão da empreendedora pelo marketing digital.
Por meio das redes sociais, a Papelaria dos Concurseiros se conecta com seu público, promove seus produtos e lança tendências. Obviamente, essa forte presença digital é um dos pilares do sucesso da marca.
Vídeo marketing
O vídeo é o formato principal do marketing da Papelaria dos Concurseiros, especialmente os Reels no Instagram, os vídeos para TikTok e os vídeos do YouTube. Há poucos meses, a empresa conseguiu mais de 30 milhões de visualizações em um único Reel do Instagram, gerando um pico de vendas no site.
Conexão com as últimas tendências
A Marcela faz questão de buscar as últimas tendências em papelaria no mundo todo para levar o que há de melhor e mais inovador aos seus clientes. Inclusive, ela está sempre viajando para o exterior em busca de novidades e eventos.
No canal do YouTube da Papelaria dos Concurseiros, há registros de passagens por feiras e papelarias de Frankfurt, Nova York e Japão, além de aulas gratuitas e vídeos de bastidores da loja. A empresária, inclusive, tornou-se embaixadora de grandes marcas como Maped e CI Caderno Inteligente®.
Live commerce
O live commerce, ou seja, as vendas realizadas em transmissões ao vivo, são uma aposta certeira da Papelaria dos Concurseiros. Atualmente, as ações acontecem, principalmente, no YouTube e no TikTok.
Segundo a fundadora, as lives são momentos importantes para ter contato com o público e divulgar novos produtos e cupons de desconto, gerando conversão de forma mais rápida do que em outros formatos, como os Stories.
Vendas pelo WhatsApp
Outra frente de sucesso da papelaria online é a venda por WhatsApp. Nesse caso, é utilizado o link de pagamento para criar pedidos e direcionar os clientes para o checkout, agilizando a venda por mensagens diretas.
Além disso, o uso do Teclado Nuvem facilita muito as vendas pelo WhatsApp, uma vez que possibilita o compartilhamento do link dos produtos diretamente do catálogo.
Pagamento e envio agilizados
Como os meios de pagamento e envio estão entre os maiores desafios dos empreendedores, a Papelaria dos Concurseiros também precisou solucionar esse ponto. Com a Nuvemshop, a loja passou a utilizar o Nuvem Pago, gateway de pagamento próprio com tarifa de venda grátis, e o Nuvem Envio, meio de envio próprio com fretes até 50% mais baratos. E, tudo isso, com a gestão em um único painel de vendas.
Construção de marca
Por fim, vale ressaltar o trabalho de branding (construção de marca) certeiro da Papelaria dos Concurseiros. A empresa conseguiu um posicionamento único em um nicho de mercado bastante específico, direcionando uma comunicação inovadora para estudantes de concursos.
A mensagem central da marca é tornar a vida do seu público mais colorida, oferecendo materiais criativos que trazem magia à rotina de estudos.
O resultado: sucesso nas redes sociais e na loja virtual
Hoje, a Papelaria dos Concurseiros é referência no seu segmento e uma das marcas mais queridas das redes sociais. As vendas seguem crescendo com estratégias consistentes como a criação de conteúdos autênticos, as vendas em lives e a aposta em tendências internacionais.
Além disso, a empresa se destaca por oferecer produtos originais e altamente desejados, que vão muito além do básico da papelaria. Tudo isso com as vendas concentradas na loja virtual, o canal oficial que facilita a gestão.
“O que mais gosto é a modernidade da Nuvemshop, sempre atenta às tendências, participando de feiras, ensinando como vender com estratégia, através de uma plataforma de cursos. Amo tudo! — Marcela Moura.”
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O futuro: conteúdos cada vez melhores e mais vendas
Para 2024, o plano da Marcela é gravar ainda mais conteúdos e aumentar os seguidores nas redes sociais, especialmente TikTok, Instagram e YouTube. Afinal, mais seguidores significam mais vendas quando você trabalha corretamente o engajamento e mira no público-alvo certo.
Se você quer seguir o mesmo caminho dessa empreendedora criativa, confira a dica que ela deixou:
“Para quem deseja abrir uma loja virtual, saiba que dá tanto trabalho quanto uma loja física — não é mais simples ou mais fácil apenas por não ter atendimento ao público. Exige muita dedicação, inclusive nos finais de semana. Mas é gratificante demais olhar o trabalho desenvolvido, gerando resultados.”
Anotado, Marcela! Conte com a Nuvemshop para te apoiar nessa jornada de sucesso e facilitar sua vida. Agradecemos por compartilhar sua história e inspirar novas mentes empreendedoras com a Papelaria dos Concurseiros. 🚀
Já está nas redes sociais e quer começar seu negócio próprio? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos para montar seu e-commerce do zero, sem precisar de conhecimentos técnicos.
- O começo: um Instagram para compartilhar estudos
- O desafio: levar o sucesso do Instagram para uma loja virtual
- A solução: migrar para a Nuvemshop e escalar o negócio
- Estratégias de sucesso da Papelaria dos Concurseiros
- O resultado: sucesso nas redes sociais e na loja virtual
- O futuro: conteúdos cada vez melhores e mais vendas