“Nos melhores momentos da vida, vestimos shorts.” Foi com essa premissa que surgiu a ShortsCo, a primeira marca brasileira especializada em shorts e bermudas ao melhor estilo resort wear.
O insight veio durante uma viagem à Riviera Francesa, em 2012, onde o engenheiro Michel Lassner se deparou com um amplo mercado de beachwear masculina. Então, se uniu ao amigo de longa data e parceiro de tênis, Alexandre Reitzfeld, para iniciar um plano de negócio ambicioso no Brasil.
Em 2013, a primeira loja da ShortsCo foi aberta na Oscar Freire, em São Paulo/SP. Desde então, os shorts da marca se tornaram ícones do resort wear no país — e fora dele também — as lojas ultrapassaram o mundo offline para conquistar o e-commerce.Conversamos com o sócio Michel Lassner e com a gerente de marketing Tatiane Wertheim para entender essa trajetória e trazer, em primeira mão, as estratégias de sucesso da ShortsCo em parceria com a Nuvemshop Next. Confira os números impressionantes da marca na plataforma:
- Mais de 15 mil vendas desde 2020;
- Alta de 85% no faturamento entre 2022 e 2024;
- Alta de 22% taxa de conversão (CVR) entre 2023 e 2024;
- Alta de 16% na receita média por sessão entre 2023 e 2024;
- Diminuição de 9,6% no tempo de entrega entre 2023 e 2024;
- Mais de 57 mil seguidores no Instagram.
Continue a leitura desta história de sucesso para entender como a ShortsCo chegou a esse patamar!
2020: a evolução do offline para o online
Até 2020, a ShorstCo era uma marca offline — somente com lojas físicas — ainda que isso representasse maiores custos e maior complexidade operacional. Então, em 2020, a pandemia foi o impulso definitivo para levar a empresa para o e-commerce.
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Imagem dos sócios, Michel Lassner (à esquerda) e Alexandre Reitzfeld (à direita).
Vale lembrar que, durante a pandemia, o faturamento do comércio eletrônico mais que dobrou no Brasil. Logo, a ShortsCo foi uma das marcas que embarcou nessa onda de crescimento e descobriu o potencial do canal de venda online.
Na época, a Nuvemshop se mostrou a melhor opção de plataforma de e-commerce, devido à facilidade de gestão e variedade de recursos. Mesmo sem experiência anterior com vendas online, a equipe da ShortsCo conseguiu configurar meios de envio, meios de pagamento, layouts e outros elementos essenciais da loja virtual nos planos de entrada.
Algumas funcionalidades foram essenciais para consolidar o modelo de venda online na loja, como a possibilidade de oferecer envios pelos Correios e também por meio de motoboy, para a cidade de São Paulo.
Isso era apenas o começo da história online da marca. Logo, foi preciso dar um passo além para dar conta dos pedidos que não paravam de aumentar.
2024: a virada para a Nuvemshop Next
Diante de um crescimento contínuo de pedidos na loja virtual, em setembro de 2024 a ShortsCo decidiu que era hora de elevar o nível no e-commerce. A solução foi migrar para a Nuvemshop Next, a solução da Nuvemshop para marcas em expansão.
O principal gatilho para essa mudança foi a necessidade de um atendimento mais rápido e personalizado. A ShortsCo já tinha renovado o layout e multiplicado seus investimentos em mídia paga, por exemplo, mas faltava a atenção que só um gerente dedicado pode oferecer para impulsionar as vendas.
"A mudança para Nuvemshop Next teve um impacto grande nesse momento de crescimento e novos desafios porque passamos a ter, de fato, uma equipe interna nos acompanhando e nos assessorando no dia a dia."
Melhor custo-benefício, integrações e novas funcionalidades
O Michel, sócio da marca, reforça o custo-benefício da Nuvemshop Next, que também foi um fator decisivo para a migração. De fato, plataformas que oferecem recursos profissionais avançados costumam ter preços muito mais altos — e aqui é possível escalar as vendas mantendo um custo fixo atrativo.
Para a Tatiane, chamaram a atenção as inúmeras funcionalidades e integrações da plataforma.
A Nuvemshop sempre apresentou ferramentas e novidades, mas agora, com a Nuvemshop Next, temos um acompanhamento muito mais próximo e exclusivo da marca, que nos permite enxergar quais são as melhores possibilidades e opções para o momento. Agora, juntamente com a plataforma e com a nossa agência parceira, estamos vendo os resultados e buscando cada vez mais o nosso crescimento.
Estes são alguns dos apps que a ShortsCo utiliza na Nuvemshop Next:
- Prax Analytics: plataforma de análise de dados e campanhas de marketing;
- Compre Junto: app para criação de kits de produtos;
- TitanPush Promoções: app de promoções personalizadas.
Além disso, a ShortsCo implementou seu CRM (Customer Relationship Management) no final de 2024. O software Dito já está integrado com a Nuvemshop Next para centralizar os dados de clientes (das lojas físicas e da loja virtual), criar campanhas personalizadas e alavancar as vendas.
Boom de vendas na Black Friday 2024
Sabemos que a Black Friday é o grande momento anual do e-commerce, mas a ShortsCo superou todas as expectativas e teve um crescimento de 418% no faturamento em novembro de 2024 em relação ao mês anterior. Outros números que impressionaram foram:
- Alta de 227% nas sessões;
- Alta de 77% na CVR;
- Aumento de 50% na recuperação de carrinhos abandonados.
Personalização da loja virtual
Um dos pontos decisivos para o sucesso da campanha de Black Friday da marca foi a mudança de layout realizada após a migração para Nuvemshop Next. Com o novo plano, a loja virtual teve seu visual personalizado e funções customizadas sob medida com o nosso time de Professional Services.
"O novo layout teve uma implementação tranquila, mesmo na véspera da Black Friday, e o time da Nuvemshop Next foi muito solícito para desenvolver as mudanças que precisávamos."
Resultado: loja virtual como segundo maior canal de vendas
Com todo esse crescimento impulsionado pela Nuvemshop Next, a loja virtual da ShortsCo conquistou o posto de segundo maior canal de venda da marca, atrás apenas da loja física do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo/SP.
Hoje, a ShortsCo tem 19 lojas físicas e quatro franquias, além de um canal de vendas no atacado e representações internacionais. As vendas do varejo representam atualmente 60% da receita da marca.
Estratégias de sucesso da ShortsCo
Para alcançar o status atual, a ShortsCo lançou mão de diversas estratégias de marketing e vendas. Confira as mais bem-sucedidas:
Vendas pelo WhatsApp
A ShortsCo tem o WhatsApp como um de seus canais de vendas mais fortes. Os pedidos são iniciados pelo aplicativo de mensagens, com um atendimento humanizado, e finalizados no site, com o checkout até 30% mais rápido da Nuvemshop Next, em comparação com outras plataformas do mesmo segmento.
Investimento em mídia paga
A ShortsCo tem uma agência parceira que gerencia campanhas de mídia paga da marca desde 2020, a Aluminata. Em 2024, a empresa quintuplicou o investimento em anúncios online, especialmente em Google Ads e Meta Ads.
Vale reforçar que a Nuvemshop Next tem integração nativa com Google Ads, Meta Ads e Google Analytics, para facilitar a gestão das suas campanhas de performance.
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Internacionalização
Desde o início, os sócios da ShortsCo já tinham planos de internacionalizar a marca. Atualmente, a empresa conta com representação para a Europa e para o Oriente Médio, além de uma estrutura de private label para os EUA.
A coleção-cápsula em parceria com o Romero Britto, por exemplo, já tem grande volume de comercialização nos EUA. Outra estratégia é uma parceria com uma loja no Hamptons, em Nova York.
Como próximo passo, a ShortsCo planeja abrir sua primeira loja física internacional — com certeza, será um sucesso!
Storytelling inspirador
A ShortsCo aposta em um storytelling diferenciado, que coloca suas peças no centro das férias dos sonhos. A marca começou com a tendência de pai e filho, combinando estampas em beachwear, e hoje é pioneira em peças com a mesma estampa para toda a família.
Dessa forma, a grife se torna inspiradora para quem busca as férias perfeitas com seus entes queridos, para quem quer presentear com carinho e até mesmo para quem sonha em ter filhos e vestir looks combinados.
Collabs
As collabs são parte essencial da estratégia de marketing da ShortsCo. Uma das mais famosas é a parceria com Romero Britto, mencionada acima, no modelo private label, que deu origem a peças únicas estampadas com as obras do artista.
Outro exemplo é a collab com a marca de beachwear Triya, que uniu as duas marcas para produzir peças com estampas exclusivas e tecido microfibra, com proteção 50+UV para toda a família.
Modelo de franquias
A ShortsCo teve sua primeira franquia aberta em 2015, no Recife/PE, por um grande fã da marca. Hoje, já são quatro franquias da marca no Brasil.
O curioso é que a empresa não faz captação ativa de franqueados. Simplesmente, os empreendedores enxergam o grande potencial e querem fazer parte da história da ShortsCo.
Para o futuro: rebranding e novos recordes de vendas
Para 2025, a ShortsCo planeja um rebranding: de uma marca de beachwear masculina para uma marca de resort wear para toda a família. O novo posicionamento reflete o mix de produtos variado que a empresa oferece, como camisetas, camisas, bermudas, calças e muito mais.
Nessa nova fase, a marca terá o suporte exclusivo da Nuvemshop Next para seguir crescendo e conquistando novos mercados. Como disse a Tatiane, a ShortsCo “tem a possibilidade de chegar aonde quiser” com uma plataforma robusta e um time dedicado ao seu sucesso.
Para os empreendedores que querem faturar no e-commerce de moda high-end, Michel aconselha:
“Empreender não é garantia de sucesso, pois são muitas variáveis envolvidas. Por isso, você precisa ter uma boa oportunidade de mercado, estar muito embasado tecnicamente e garantir o capital necessário para suportar seu crescimento.” Michel Lassner, sócio-fundador da ShortsCo.
Ficou claro que a ShortsCo seguiu seu propósito e tem a base necessária para atingir novos recordes de vendas nos próximos anos. Seguiremos ao lado dessa grande marca, contribuindo com cada passo dessa história de sucesso.🚀
Sua marca também tem esse potencial, mas falta uma plataforma à altura? Então, conheça Nuvemshop Next, nossa solução para marcas que não param de crescer.