A Vegpet nasceu da necessidade do casal Victor Ramos e Thaís Almeida, que buscavam uma ração vegetariana para seus pets.
Ao notarem a falta de opções no mercado, decidiram procurar um fornecedor de ração de origem vegetal e se aventurar na venda pela internet.
A ideia era surfar no crescimento dos mercados pet e natural. Para se ter ideia, o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Além disso, o número de animais de estimação no país já é maior do que o número de crianças, segundo o IBGE.
A Vegpet começou com uma página de vendas simples, em 2013. Dois anos depois, os sócios decidiram criar uma loja virtual e expandir para outros produtos.
Além da ração, passaram a vender produtos de cuidados para pets e brinquedos de origem vegetal.
Logo no primeiro ano da loja virtual, a Vegpet faturou R$400 mil reais. De lá para cá, a empresa vem crescendo ano após ano, e por isso buscou uma plataforma mais robusta e migrou para a plataforma Nuvemshop.
Veja as principais conquistas da empresa:
- Criou uma marca própria de rações veganas, a Bicho Green;
- Participou de sua primeira rodada de investimentos como startup;
- Triplicou seu faturamento, que atualmente passa de R$1,2 milhão por ano.
Quer saber mais sobre como a VegPet vem se destacando em seu nicho de mercado? Continue a leitura!
Como a Vegpet apostou na marca própria como diferencial?
A VegPet investiu na linha própria de produtos como diferencial. Sua marca própria, a Bicho Green, é responsável por cerca de 80% das vendas no site. Apesar disso, a loja investe em outros produtos de origem vegetal, como produtos de higiene, brinquedos e outras marcas de alimentação pet.
As dores do crescimento da VegPet
Lojas virtuais que já passaram da fase inicial e querem continuar expandindo enfrentam um grande desafio: continuar aumentando a receita e equilibrar as margens de lucro.
Ao migrar para a Nuvemshop Next, a Vegpet passou a ter o suporte de um gerente especializado, com atendimento rápido e via WhatsApp.
Além de não ter que esperar na fila de suporte para ter atendimento sobre a plataforma, o time da Vegpet tem reuniões periódicas com o gerente para discutir melhorias e obter recomendações sobre marketing digital, por exemplo.
"Outras plataformas não investem tanto no relacionamento com o lojista. Com a Nuvemshop Next, temos um canal direto com o time de suporte, que está sempre disposto a conversar e a ouvir nossas demandas."
Para continuar crescendo, a Vegpet também investe em novos canais de venda. No futuro, a empresa pensa em vender em marketplaces, como a Amazon e Magalu.
Atualmente, 70% das vendas vêm da loja virtual, e 30% da revenda para outros varejistas.
Como a Vegpet atrai clientes para seu nicho de mercado?
Conquistar clientes em um nicho tão específico é um desafio e tanto para a Vegpet. Se seu negócio também passa por isso, pode se inspirar em algumas iniciativas da loja.
A Vegpet incentiva consumidores a fazer avaliações da loja e dos produtos no Google e no site. Através de uma integração da Nuvemshop com o aplicativo TrustVox, do Reclame Aqui, a Vegpet exibe depoimentos e a nota geral dos produtos.
Além disso, a marca investe em Google Ads e Facebook Ads para trazer tráfego para o site. No YouTube, por sua vez, tem um canal com vídeos sobre cuidados e produtos naturais para pets.
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