9 maneiras para divulgar minha loja virtual [2024]
Para divulgar sua loja na internet, comece criando um site ou utilizando plataformas de e-commerce. Em seguida, utilize estratégias de marketing digital, como SEO, mídia social, anúncios pagos e e-mail marketing para alcançar seu público-alvo e promover seus produtos ou serviços.
Criar uma loja virtual e publicar seus produtos são apenas dois dos primeiros passos para conquistar o seu lugar no e-commerce. Com a alta competitividade, a visibilidade do seu negócio é um fator crucial para obter sucesso. Por isso, neste artigo, vamos conhecer nove formas de como divulgar sua loja virtual.
Separe o seu bloco de notas e venha com a gente aprender como ampliar o alcance da sua marca e conquistar mais clientes. 📝
1. Faça anúncios em redes sociais
As redes sociais são, de longe, um dos canais mais efetivos quando o assunto é visibilidade. Com o grande fluxo de usuários e as diversas ferramentas disponíveis, é possível criar estratégias bastante assertivas para divulgar o seu negócio.
💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito
Dentre as principais redes, destacam-se:
O Instagram, por exemplo, tem servido como uma ótima vitrine virtual para e-commerces. Com um bom trabalho visual, é possível transformar o seu feed em um verdadeiro catálogo online.
Além disso, os Stories funcionam como grandes ferramentas de divulgação. O formato breve e objetivo dos vídeos permite que você crie materiais assertivos para o seu público-alvo.
Para se inspirar, confira o trabalho feito no Instagram da loja Boreal Joias:
O Instagram desta loja é um ótimo exemplo de como transformar suas redes sociais em canais de venda. Com um bom trabalho fotográfico, uma paleta de cores bem definida e um feed organizado, é possível converter seguidores em clientes.
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O Instagram também oferece um serviço diretamente voltado para lojas virtuais, o Instagram Shopping. Ele permite que você crie publicações específicas para seus produtos com imagens, informações de preços e variações e um link direto para sua loja.
Com este sistema, as conversões feitas pelo Instagram ficam mais fáceis. Isso porque, ao acessar a sessão “loja” em seu perfil, o cliente tem visibilidade de tudo que ele precisa para a decisão de compra e, em apenas um clique, ele é direcionado para o seu e-commerce.
💡 Saiba mais: Quais são as melhores frases para divulgação de loja no Instagram?
O Facebook também tem seus artifícios para facilitar a divulgação de negócios na rede social. Com o Facebook Shopping, você pode levar o seu catálogo de produtos diretamente para o feed, atingindo todas as suas conexões.
O Facebook Shops oferece uma experiência de integração entre e-commerce e rede social bastante semelhante ao Instagram Shopping. A maior diferença está no processo de ativação da ferramenta.
Para levar o seu catálogo para o Facebook, primeiro, é necessário fazer alguns ajustes em sua página e criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Neste tutorial, você encontra o passo a passo para fazer tal configuração:
💡 Veja: Guia completo para integrar a sua loja ao Facebook
O Twitter, embora não disponha de serviços integradores, também possibilita que você leve seu negócio para o feed de publicações. Por meio de um sistema próprio de anúncios pagos, é possível aumentar o engajamento de suas publicações.
Com isso, levar sua marca para o Twitter pode ser uma bela estratégia. Isso porque, impulsionando conteúdos da sua loja, é possível atingir seus seguidores de forma mais efetiva.
💡 Saiba mais: O que é Twitter Ads e como funciona a plataforma de anúncios?
As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de investir na divulgação da sua marca. Com posts e campanhas estratégicas, sua loja pode ganhar cada vez mais seguidores, o que, definitivamente, pode influenciar em sua taxa de conversão.
Contudo, antes de pensar em uma estratégia, é importante entender se ela está alinhada com o comportamento do seu público-alvo. Isto é, saber exatamente em quais redes ele está presente. Assim, fica mais fácil focar nos canais que podem, de fato, te trazer resultados.
2. Crie conteúdos para blog
Produzir e mediar conteúdos é definitivamente uma estratégia bastante eficaz para potencializar a visibilidade do seu negócio. Com blogposts, por exemplo, sua marca pode se aproximar do seu público-alvo de forma mais objetiva.
Com um bom plano de marketing de conteúdo, é possível se tornar uma referência sobre assuntos relacionados com o seu modelo de negócio. No entanto, para este tipo de estratégia, é necessário investir na produção de materiais ricos e de qualidade.
💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?
Se você vende roupas online, por exemplo, criar um blog sobre moda pode ser uma boa forma de atrair o seu público. Produzindo conteúdos com temas focais, como tendências e lançamentos, você não apenas se aproxima da sua audiência, como também constrói uma ponte entre o seu blog e sua loja virtual.
3. Utilize o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias que geram maior taxa de conversão na internet, de acordo com um estudo publicado pelo E-commerce Brasil. Desenvolvendo campanhas criativas e organizando uma agenda de envios, você cria um diálogo ainda mais próximo e personalizado com o seu público.
Esta tática visa a atingir o consumidor em momentos propícios para a decisão de compra. No entanto, pode ser também uma boa forma para dar visibilidade ao seu negócio.
Aqui, é importante ter em mente que, para que você possa enviar um e-mail para um cliente, primeiro, será necessário captar seus dados de contato. Uma prática bastante comum e assertiva para obter estas informações é oferecer materiais como moeda de troca.
Você pode utilizar e-books, infográficos, cupons de desconto etc. A ideia é oferecer algo em troca dos dados do consumidor, assim, você pode inseri-lo em sua lista e passar a trabalhar suas comunicações via e-mail com ele.
Fique atento à qualidade do texto para divulgação da sua loja virtual. É importante seguir dicas de copywriting, utilizando uma linguagem persuasiva e gatilhos mentais para atrair seu cliente.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?
4. Otimize sua página para SEO
Já diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Embora sua marca esteja presente em diversas páginas, as vitrines mais importantes são os buscadores como o Google e o Bing. Por isso, é preciso otimizar sua loja virtual com boas práticas de SEO para aumentar as chances de aparecer e melhorar o posicionamento nos resultados de busca.
Esta prática está diretamente relacionada com as estratégias de marketing de conteúdo. Isso porque, para que seu blog sirva como ferramenta de divulgação da sua marca, os materiais precisam chegar aos leitores com facilidade.
Utilizando as palavras-chave corretamente e trabalhando com conteúdos otimizados, as chances dos seus materiais ganharem destaque nos resultados de busca são maiores. Com isso, a visibilidade do seu blog aumenta, gerando, consequentemente, mais tráfego para suas páginas.
O SEO, no entanto, é um investimento a médio e longo prazo. Isso porque, existe um prazo para que os mecanismos de busca passem a ler e posicionar os seus conteúdos na página de resultados.
💡 Saiba mais: Guia completo de SEO para e-commerce
5. Invista em anúncios no Facebook Ads
Está disposto a fazer um investimento financeiro? Com anúncios no Facebook, você pode atingir diferentes objetivos, como: aumentar o público da sua fanpage, gerar mais visitas para seu e-commerce, impulsionar ofertas de produtos e, até mesmo, levar mais pessoas para sua loja física, se tiver uma. Tudo de acordo com a faixa etária e os interesses dos seus clientes em potencial.
Além disso, esta ferramenta paga permite que o lojista crie campanhas personalizadas. É possível, por exemplo, usá-la para impulsionar a visibilidade da marca, de um produto específico, de uma coleção nova etc.
💡 Saiba mais: Passo a passo completo para criar o plano de mídia do seu negócio
6. Anuncie com o Google Ads
Outra plataforma paga de anúncios é a do Google. Mais focada nas interações com o próprio e-commerce, o Google Ads difere-se do Facebook Ads no “Custo Por Clique” mais alto, na possibilidade de configurar palavras-chave negativas (para as quais sua página não aparecerá) e nos relatórios de campanha, que facilitam a análise das métricas de desempenho.
Com o Google Ads, é possível criar campanhas mais agressivas e que podem trazer um ROI mais rápido em comparação a outros métodos.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?
7. Invista no Instagram Ads
Quando o assunto é anúncio pago, o Instagram não fica de fora. Além da ferramenta voltada para lojas virtuais, a rede social dispõe do Instagram Ads, serviço exclusivo para impulsionar seus anúncios.
Com Instagram Ads é possível criar anúncios pagos no Instagram e impulsionar o alcance de publicações tanto no Stories, quanto no feed.
Semelhante às soluções de anúncios listadas anteriormente, o Instagram Ads permite que você defina diversos objetivos. Por meio de dados demográficos e comportamentais, você consegue atingir seu público-alvo de forma mais certeira.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?
8. Otimize sua página para a mobilidade
Pensar na mobilidade do seu site deve ser um dos principais pontos do seu planejamento. Considerando que, cada vez mais, os acessos via desktop vêm perdendo espaço para os dispositivos móveis, é imprescindível garantir que sua loja tenha um layout responsivo.
O layout responsivo é uma programação que garante que sua loja virtual seja acessada com a mesma qualidade de navegação em todos os aparelhos. Portanto, pense neste fator no momento de montar o seu e-commerce.
Para garantir a melhor experiência de navegação, as lojas criadas na Nuvemshop já têm layout responsivo. Afinal, quanto mais fácil e fluido for o acesso à sua loja virtual, maior será o tráfego de visitantes, certo? 😉
9. Fidelize seus clientes
Por fim, mas definitivamente não menos importante, devemos pensar na fidelização dos clientes. Esta prática, além de ajudar a criar uma relação duradoura com seus consumidores, faz com que eles se tornem promotores da sua marca.
Clientes satisfeitos tendem a indicar produtos e serviços, certo? Por isso, construir relações de confiança com sua clientela irá influenciar diretamente na divulgação da sua marca, e o melhor, de forma orgânica e gratuita.
💡 Saiba mais: Como fidelizer clientes?
Pronto para divulgar sua loja?
Conhecer bem o seu público-alvo é fundamental para um plano de divulgação assertivo. Isso irá te ajudar a desenhar as melhores ações e a obter resultados mais positivos.
Além disso, entenda o momento em que sua empresa se encontra e escolha a estratégia que melhor se encaixa com o seu modelo de negócio. Com essas dicas, divulgar sua loja virtual ficará bem mais fácil.
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