O que é marketing de influência e como usar essa estratégia?
O marketing de influência é um tipo de marketing digital que se baseia em parcerias entre marcas e influenciadores. No caso, a empresa contrata criadores de conteúdo que têm um bom engajamento com seu público nas redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços.
Nada como a opinião de uma figura pública para promover uma marca. Pensando nisso, que tal adotar o marketing de influência para usar o poder dos influenciadores digitais a favor da sua empresa?
Essa estratégia é uma das mais eficientes para aumentar a taxa de conversão e promover produtos e serviços nas redes sociais. Por meio de parcerias com influenciadores, você consegue atingir um público segmentado, criar uma conexão autêntica com sua audiência e aumentar suas conversões.
Vamos mostrar como aplicar essa estratégia passo a passo, com direito a cases de sucesso, exemplos e conselhos da nossa especialista Uana Amorim, fundadora da Saint Germain e sócia-embaixadora da Nuvemshop. Então, venha com a gente e coloque sua máquina de marketing de influência para rodar!
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O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia que usa a visibilidade e o engajamento de influenciadores digitais para promover marcas, produtos e serviços em colaboração. Dessa maneira, as empresas conseguem atingir seu público-alvo por meio da influência dos criadores de conteúdo em redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube.
Na prática, as marcas fecham parcerias com influenciadores digitais que têm proximidade com seu público e compatibilidade com os valores da empresa. Então, os criadores são pagos para promover produtos e serviços em seus perfis, aumentando a exposição da marca e incentivando a compra.
O grande diferencial do marketing de influência é que a credibilidade dos influenciadores tem grande impacto na decisão de compra. Isso porque a confiança que os seguidores têm em seus criadores preferidos é transmitida para a marca anunciada.
Por isso, o marketing com influenciadores cresce cada vez mais no Brasil e se torna uma estratégia-chave para as empresas que querem aumentar sua visibilidade online.
💡Saiba mais: Guia de como fazer parcerias no Instagram para divulgar a sua marca
Como está o cenário dos influenciadores no Brasil?
Atualmente, o Brasil é líder mundial em número de influenciadores digitais. Segundo uma pesquisa da Nielsen, são mais de 500 mil criadores de conteúdo com mais de 10 mil seguidores em redes sociais como Instagram e TikTok.
De acordo com uma pesquisa da Youpix em parceria com a Nielsen, 84,4% dos profissionais de marketing têm a intenção de aumentar o investimento em marketing de influência.
A percepção das empresas é que os influenciadores trazem um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode proporcionar. E, de fato: 75% dos usuários afirmam que já fizeram uma compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais, segundo uma pesquisa da Opinion Box.
📹 Veja também: Como usar influenciadores digitais na sua estratégia de divulgação?
Vantagens de trabalhar com influenciadores
Se você ainda não trabalha com marketing de influência, estas vantagens vão te convencer a explorar essa mina de ouro:
Alto potencial de segmentação
Quer atingir um nicho específico? Aposte no marketing de influência como tática de segmentação de mercado.
Com o influenciador certo, você pode atingir grupos específicos de consumidores com o mínimo de esforço. Por exemplo, é impossível segmentar o público de anúncios pagos de acordo com medidas corporais, mas uma loja virtual de roupas plus size pode atingir seu público facilmente por meio de influenciadores desse segmento.
Veja a influenciadora body positive Ju Romano promovendo uma marca de roupas plus size em seu Instagram:
Alta taxa de conversão
A taxa de conversão costuma ter um ótimo desempenho no marketing de influência, em comparação com outros tipos de marketing digital. Isso porque, como a proximidade com o público é maior e a audiência, mais qualificada, fica mais fácil gerar as vendas esperadas.
Você pode calcular esse indicador com a fórmula:
- (Taxa de conversão = Conversões ÷ Impressões ou visualizações) x 100
Então, por exemplo, se um influenciador gerou 10 mil impressões e 200 vendas na sua loja virtual, a taxa de conversão dessa campanha foi de 2%.
Esse resultado já seria considerado positivo pela média de conversão das campanhas de marketing de influência, que varia entre 0,3% e 2,3%, segundo um levantamento do LinkedIn.
Baixo investimento
Outra vantagem do marketing de influência é o baixo investimento quando comparado a outras ações de marketing. É verdade que os megainfluenciadores podem cobrar muito caro por suas publicações, mas existem muitas opções de pequenos e médios influenciadores com resultados excelentes e preços acessíveis.
Mais adiante, vamos entender melhor como funcionam esses valores e por que o custo-benefício é bom.
Conexão autêntica com o público
Um post patrocinado de uma marca pode passar reto na timeline, enquanto uma “publi” de um influencer atrai a atenção imediatamente. Isso acontece porque os criadores desenvolvem uma conexão autêntica com seu público, adicionando confiança à relação com as marcas.
Essa vantagem está diretamente ligada ao gatilho mental de prova social, que usa a experiência do criador para estimular a compra nos seguidores. Ao ver uma marca sendo promovida pelo influencer, o consumidor é motivado pela avaliação positiva e toma a decisão de compra.
Geração de leads de qualidade
Para as empresas que querem gerar mais leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato) qualificados, o marketing de influência é uma fonte poderosa. Isso porque o público é altamente segmentado e, com a influência do criador de conteúdo, a probabilidade de captar consumidores interessados nos seus produtos é muito maior.
💡 Saiba mais: Como fazer a qualificação de leads para vender mais?
Como criar uma estratégia de marketing de influência?
Aplicar o marketing de influência exige um planejamento prévio e metas muito claras. Veja o passo a passo para adotar essa estratégia:
1. Defina seus objetivos
Para começar, defina o que você pretende alcançar com a sua campanha de influenciadores. Algumas metas comuns são:
- Aumentar as vendas de um produto ou serviço da sua loja virtual;
- Aumentar o tráfego do seu site;
- Lançar um novo produto ou serviço;
- Aumentar a consciência de marca;
- Gerar leads qualificados;
- Gerar downloads para um aplicativo.
Dependendo do objetivo, você precisará pensar em formatos específicos de ações e formas de mensurar seus resultados.
2. Determine seu público-alvo
O público-alvo da sua campanha define quais influenciadores você vai contratar. Por isso, você precisa delimitar os grupos que pretende atingir, reunindo dados como faixa etária, localização, gênero, hábitos de consumo etc.
Como vimos, uma das grandes vantagens do marketing de influência é a possibilidade de fazer uma segmentação avançada. Então, vale a pena criar personas (personagens semifictícias que representam seu cliente ideal) para identificar influenciadores com a audiência mais próxima possível do seu cliente ideal.
Por exemplo, em vez de traçar um público de mulheres jovens entre 18 e 30 anos moradoras do Rio de Janeiro, você pode criar a seguinte persona:
“Fernanda, 24 anos, solteira. Divide um apartamento no Rio de Janeiro com duas amigas. Em seu tempo livre, joga vôlei de praia e assiste a séries. Procura por roupas fitness versáteis e estilosas para praticar esportes de praia.”
3. Mapeie os influenciadores de interesse
O ponto de partida da estratégia de marketing de influência é o mapeamento dos influenciadores digitais ideais para a sua marca. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa ampla, considerando os seguintes critérios:
- Atuação nas plataformas em que seus potenciais clientes estão presentes;
- Quantidade de seguidores e índice de engajamento. Geralmente, os influenciadores fornecem um mídia kit com todas as informações sobre o perfil;
- Histórico e reputação do influenciador;
- Compatibilidade com os valores da marca. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos sustentáveis, precisa investir em influenciadores comprometidos com a defesa do meio ambiente;
- Perfil do público do influenciador, que precisa coincidir com o público-alvo da empresa.
Você pode utilizar os recursos das próprias redes sociais para encontrar influenciadores, como palavras-chave, menções e hashtags relacionadas. No entanto, existem diversas ferramentas que facilitam essa busca, como as plataformas Influency.me, Spark e Hype Auditor.
Na Nuvemshop, você tem opções de aplicativos que conectam sua loja virtual aos melhores influenciadores do mercado, como Viral – Marketing de Influenciadores, Ovni e Parceirando. Com essas soluções, você otimiza a busca por criadores de conteúdo, propõe campanhas segmentadas e acompanha o desempenho das ações em tempo real.
Se você quer todas essas facilidades em uma plataforma completa, conheça a Nuvemshop Next, a solução de e-commerce para negócios que não param de crescer.
4. Crie um orçamento
Quanto você pretende investir nas parcerias com influenciadores digitais? Para definir esse número, considere as diferentes formas de remuneração que podem ser acordadas com os criadores, tais como:
- Fechar um valor fixo por um pacote de publicações (pode ser uma combinação de posts, Stories e Reels, por exemplo);
- Oferecer um percentual de comissão sobre a receita gerada, como no modelo de marketing de afiliados (por exemplo, 20% das vendas geradas);
- No caso de microinfluenciadores, é possível fechar parcerias trocando produtos e serviços pela divulgação.
Com base nas negociações realizadas, defina o orçamento de marketing de influência da sua empresa.
Quer uma dica profissional? A Uana Amorim, fundadora da Saint Germain e sócia-embaixadora da Nuvemshop, fez uma palestra exclusiva sobre estratégias de sucesso para o e-commerce no Fórum E-commerce Brasil 2024. Nessa conversa, ela recomenda que as marcas comecem as negociações com ofertas de permuta e comissões, para evitar altos custos com o marketing de influência.
"No começo da Saint Germain, quando não tínhamos verba, trabalhávamos com permuta ou comissão de vendas, direcionando as influenciadoras digitais para datas promocionais como aniversário da marca ou Black Friday."
5. Defina o formato da campanha
Existem várias formas de criar uma campanha em colaboração com um influenciador. Veja algumas opções:
- Fazer um pacote de postagens promovendo produtos, serviços ou a própria marca. É o tipo mais comum de ação e pode envolver diversos formatos, como posts, Reels, Stories, carrosseis, collabs etc.;
- Enviar produtos para que o influenciador faça uma avaliação ou um unboxing (desembalo e avaliação) completo na rede social;
- Criar desafios e competições para envolver os seguidores;
- Gerar links de afiliado e cupons de desconto exclusivos para o influenciador promover em seu perfil.
Veja o exemplo da campanha da Duracell, que promoveu um desafio de kart entre o influenciador Whindersson Nunes e o piloto Rubens Barrichello:
6. Produza o conteúdo
Após o fechamento das parcerias, as campanhas deverão ser produzidas em conjunto com os influenciadores. Esse processo varia conforme o tipo de empresa, o formato da ação e o porte do influenciador.
Por exemplo, a empresa pode enviar um briefing com as orientações gerais do lançamento de um produto e deixar que o criador apresente suas ideias de divulgação. Em outros contratos, a empresa cria um modelo de publicação padronizado e adapta a diversos influenciadores.
Na Saint Germain, percebemos que existiam características específicas dos nossos produtos que ajudavam na conversão e passamos a oferecer um briefing mais estratégico, com os pontos mais importantes que o influenciador deve apresentar para agregar valor à nossa oferta. Por exemplo, o simples fato de usar o relógio no pulso já faz toda a diferença para criar desejo pelo produto.
Uma dica importante é dar liberdade criativa ao influenciador, evitando roteiros muito engessados. Afinal, o criador é quem conhece melhor seu público e sabe qual linguagem utilizar para despertar o interesse dos seguidores.
7. Invista em anúncios
O alcance orgânico do influenciador digital pode ser relevante, mas, se você quer elevar sua campanha para o próximo nível, é interessante investir também em anúncios pagos. Então, separe uma verba para impulsionar publicações por meio do Instagram Ads, TikTok Ads ou YouTube Ads, por exemplo.
8. Acompanhe os resultados
É fundamental mensurar os resultados das suas campanhas de marketing de influência. Para isso, são utilizadas métricas como:
- CPM: é o Custo por Mil Impressões, que mede o investimento necessário para atingir mil visualizações;
- CPV: é o Custo por Views, ou seja, o valor investido para cada visualização alcançada.
- CPE: é o Custo por Engajamento, que mede o custo em relação às curtidas e comentários gerados na campanha.
Além disso, você pode calcular o tradicional ROI (Retorno sobre o Investimento), usando a fórmula:
- (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) ÷ Custos do investimento
Então, lembre-se de monitorar os resultados para investir com mais inteligência.
Exemplos de uso de marketing de influência no e-commerce
Que tal conferir alguns cases de marketing de influência para inspirar sua estratégia? Veja alguns exemplos do universo do e-commerce.
Nuvemshop
A Nuvemshop está sempre fechando parcerias com influenciadores de sucesso do universo do e-commerce. Com o uso do marketing de influência, nossa marca se consolida como uma parceira estratégica dos maiores empreendedores digitais do mercado.
Um exemplo é a embaixadora de marca, sócia e head de inovação em moda Letícia Vaz. Ela é dona da loja virtual LV Store, que fatura mais de R$ 10 milhões ao ano na plataforma Nuvemshop Next.
Essa é a prova de que também é possível fazer marketing com influenciadores no mercado B2B (Business to Business, ou de empresa para empresa).
Saint Germain Brand
A Saint Germain é uma marca de relógios que movimenta mais de R$ 20 milhões ao ano e tem mais de 700 mil seguidores no Instagram. A empresa é parceira da Nuvemshop Next e teve sucesso em combinar a estratégia de marketing de afiliados e influenciadores.
No caso, os influenciadores podem se inscrever no programa de afiliados da empresa e ganhar comissões pela divulgação dos produtos.
Além disso, em quatro anos de marca, a Saint Germain já trabalhou com mais de 4 mil influenciadores digitais.
A empresa começou com micro e pequenos influenciadores, trabalhando com permuta e comissão de vendas. Hoje, a Saint Germain conta com cerca de 200 influenciadoras ao mês para divulgar as promoções da marca em datas importantes.
Não existe uma receita para contratar influenciadores. Há 4 anos, existiam poucos influencers que eram referência, enquanto hoje todo mundo pode se tornar um criador de conteúdo do dia para a noite. Então, nosso critério na Saint Germain é entender como o influenciador pode representar nossa marca e se ele tem match com o nosso público.
Inclusive, a empreendedora Uana Amorim, uma das fundadoras da loja virtual Saint Germain, também se tornou embaixadora e sócia da Nuvemshop após a parceria.
Insânia Modas
A loja virtual Insânia Modas, parceira Nuvemshop Next, se destaca no segmento de moda autoral com uma estratégia de marketing de influência. A empresa tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e tem parcerias com influencers como Julia Horta, palestrante, mentora de comunicação e Miss Brasil 2019.
DT3
A DT3 é uma marca brasileira pioneira em cadeiras gamer no Brasil, que tem sua loja virtual na Nuvemshop Next. A marca tem uma estratégia de marketing de influência consolidada, realizando diversas parcerias com influenciadores do mundo dos games.
Um exemplo é a parceria com a streamer e criadora de conteúdo Julia Pitzer.
Dicas para trabalhar com influenciadores de redes sociais
Para fechar, confira algumas dicas valiosas para ter sucesso na sua estratégia de marketing com influenciadores:
Vá além do número de seguidores
Cada vez mais, as empresas preferem contratar influenciadores menores, que têm uma conexão mais forte com o público.
De acordo com uma pesquisa da BrandLovrs, os influencers que têm entre 10 mil e 50 mil seguidores alcançam uma taxa de conversão média de 40% em campanhas publicitárias. Já em perfis com mais de 100 mil seguidores, a taxa cai para apenas 2%.
Além disso, os pequenos e médios influenciadores cobram mais barato: 62% recebem cerca de R$ 250 por um pacote de Stories, de acordo com a pesquisa. Outros 31% costumam receber entre R$ 250 e R$ 2,5 mil, e somente 7% recebem acima de R$ 2,5 mil.
A Uana Amorim, fundadora da Saint Germain e sócia-embaixadora da Nuvemshop, recomenda que as empresas menores escolham pequenos influenciadores para suas ações de vendas. Segundo ela, os grandes influencers devem ser direcionados somente para ações de branding:
"Com os grandes influenciadores, focamos em estratégias de branding, porque é muito difícil converter vendas o suficiente para cobrir o custo. Por isso, o momento de contratar um grande influencer é quando você tiver um valor sobrando e quiser trabalhar seu posicionamento de marca."
A Uana também ressalta que não é uma boa ideia investir todo o valor de marketing da empresa em um único influenciador famoso. Ela chegou a fazer isso no início da empresa, mas não conseguiu atingir suas metas de vendas.
No entanto, com o tempo, ela colheu os resultados de branding, já que até hoje há muitos clientes dizendo que conheceram a empresa por meio de grandes influenciadores.
Investigue a reputação do influenciador
Trabalhar com influenciadores é delicado porque sua marca será associada a eles. Logo, é preciso investigar cuidadosamente a reputação do criador antes de fechar a parceria.
Isso porque, se o influencer tiver qualquer atitude reprovável, essa conduta pode ser associada às empresas que o patrocinam. Por isso, é comum que contratos publicitários sejam suspensos depois de “cancelamentos” públicos de influenciadores.
Foi o caso da influencer fitness Gabriela Pugliesi, que perdeu diversos contratos com marcas depois de promover uma festa em plena quarentena da Covid-19, em 2020.
"Já recebemos hate nas redes por trabalhar com influenciadores que se envolveram em polêmicas, como a divulgação de jogos de azar. Temos que tomar muito cuidado e selecionar os perfis de forma criteriosa, porque a responsabilidade também é da marca."
Tome cuidado com falsos influencers
Infelizmente, a internet está cheia de influenciadores que usam táticas fraudulentas para simular popularidade. A mais comum é inflar o perfil comprando seguidores, além de usar aplicativos de terceiros para gerar comentários e curtidas falsas.
Para desmascarar esses perfis, você precisa ir além das chamadas “métricas de vaidade”, que passam uma impressão de sucesso, mas são muito superficiais. Alguns exemplos desses dados que podem ser fraudados são número de seguidores, número de novos seguidores por dia e números gerais de curtidas e comentários.
Logo, para descobrir se a parceria realmente vale a pena, você precisa ir mais a fundo e analisar o engajamento médio da conta e o ritmo de crescimento dos seguidores. Para calcular a taxa de engajamento, use a seguinte fórmula:
- (Interações ÷ alcance da publicação ) x 100 = taxa de engajamento
Então, por exemplo, se uma publicação alcançou 5 mil pessoas e teve um total de 265 interações (curtidas, comentários e compartilhamentos), significa que a taxa de engajamento foi de 5,3%.
Além disso, analise o conteúdo dos comentários e os perfis dos seguidores para identificar a ação de possíveis bots ou contas falsas.
Documente a parceria
Para proteger os direitos da sua empresa, faça sempre um contrato formal para fechar parcerias com influenciadores. O documento deve incluir a identificação das partes, a descrição dos serviços e as condições de pagamento, além de cláusulas de confidencialidade e rescisão.
Você pode usar um modelo pronto disponível na internet, como este aqui, publicado por um advogado.
Ofereça valor ao influencer
É claro que o influenciador espera ser pago pelo seu trabalho de divulgação, mas você também deve oferecer valor por meio da sua marca. Isso significa escolher criadores de conteúdo que tenham propósitos semelhantes e que também se beneficiem da parceria com a sua empresa.
Tudo pronto para aplicar o marketing de influência?
Esperamos que este guia ajude você a implementar uma estratégia de marketing de influência certeira na sua empresa. Os influenciadores são ótimos aliados para marcas de todos os portes e podem trazer resultados surpreendentes, especialmente no e-commerce.
E, se você quer explorar todas as oportunidades do marketing digital, uma plataforma de e-commerce completa é fundamental. Então, aproveite e conheça a Nuvemshop Next, nossa solução ágil e customizável para negócios que não param de crescer. 🚀