10 estratégias de marketing digital para e-commerce
- Marketing digital é uma estratégia online para promover produtos ou serviços, conectar-se com clientes potenciais e construir relacionamentos com o público-alvo;
- Algumas das principais estratégias de marketing digital para e-commerce consistem em compartilhar conteúdo relevante para seus clientes, como blogs, vídeos, e-books, podcasts, além de investir em influenciadores digitais;
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Você quer criar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Bem, inicie pelo desenvolvimento de estratégias de marketing digital para e-commerce. Isso é fundamental para que você consiga destacar o seu negócio online, além de ser uma maneira mais rápida de você aumentar o reconhecimento da sua marca.
Então, se você é um lojista iniciante e quer entender quais estratégias de marketing digital valem seu tempo e investimento, continue a leitura deste artigo. Te explicaremos tudo sobre o assunto! Vamos lá?
📹 Veja também: Marketing digital para e-commerce
10 estratégias de marketing digital para e-commerce
Criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce envolve diversos etapas. Em primeiro lugar, é importante conhecer o seu público-alvo e entender quais são as técnicas utilizadas por seus concorrentes. Feito isso, algumas dicas para montar a comunicação do seu negócio são:
1. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode atrair atenção positiva, interação e conversões orgânicas de uma maneira que nenhum outro método de marketing pode. Isso porque, ao criar e promover conteúdo original, você garante que o seu público-alvo receba continuamente novas informações importantes para eles.
Por exemplo, você pode publicar artigos no seu site com temas relacionados àqueles que você vende na sua loja virtual. Além disso, você também pode criar conteúdo informativo para as redes sociais do seu e-commerce como forma de atrair mais visitantes.
💡 Saiba mais: Estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce
2. Segmente o seu público-alvo
Quando uma empresa utiliza a segmentação de mercado, facilita o planejamento de campanhas, visto que ajuda a focar as estratégias do negócio em determinados grupos de clientes, em vez de segmentar o mercado de massa.
Do mesmo modo, a segmentação do público-alvo faz com que as estratégias sejam mais eficientes em termos de tempo, dinheiro e outros recursos. Como resultado, as empresas têm mais oportunidades de conhecerem seus clientes. Assim, é obtida uma uma melhor compreensão das necessidades e desejos dos consumidores.
3. Certifique-se que o site é responsivo
Considerando que grande parte dos consumidores agora navega na internet e faz compras em dispositivos móveis, você precisa ter certeza de que é possível fazer o mesmo no seu site. Por meio da usabilidade, você permitirá que seus clientes naveguem em seu site e comprem seus produtos de praticamente qualquer lugar do mundo — e a qualquer hora.
Além disso, a compatibilidade com dispositivos móveis é um importante fator de classificação para o Google. Isso significa que, se você deseja que os usuários o encontrem nos mecanismos de busca, um site compatível com celulares e tablets é uma necessidade absoluta para a sua estratégia de marketing digital.
💡 Saiba mais: O que é mobile marketing?
4. Trabalhe com inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia de e-commerce markemuito interessante para negócios que querem atrair clientes qualificados. Isso acontece porque, por meio de uma estratégia de captação de leads, os possíveis consumidores entram na base de dados da empresa.
A partir desse momento, e-mails marketing são disponibilizados, de acordo com o planejamento estratégico da organização, a fim de fazer com que o usuário se torne um consumidor. Basicamente, trata-se de um bom plano de ação, visto que o investimento é baixo e você não corre o risco de investir muita dedicação em pessoas que não vão comprar no futuro.
💡 Saiba mais: O que é inbound marketing para e-commerce?
5. Faça retargeting
O retargeting é uma estratégia de vendas que visa, impactar os clientes que não fizeram uma compra no seu site na primeira visita. É possível, por exemplo, exibir produtos que eles demonstraram interesse e aumentando as chances de conversão.
6. Considere a mídia paga
Embora nem todas pessoas tenham verba para investir em mídia paga logo de cara, investir em anúncios pagos no Google ou redes sociais é muito eficaz para atrair um público segmentado e altamente qualificado, ou seja, que possui intenção de comprar exatamente o que você vende.
Portanto, considere alocar parte do orçamento para destinar, nem que uma pequena parte, da verba para essa estratégia.
💡 Saiba mais: Dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
7. Não se esqueça do SEO
É essencial otimizar seu site e conteúdo para que as pessoas possam encontrá-los como a solução ideal. Por isso, o SEO deve ser uma prioridade entre suas estratégias de marketing para e-commerce.
Com ele, você pode atrair novos clientes para o seu negócio de forma orgânica. Para isso, você pode iniciar um blog, otimizar suas páginas de serviços, página inicial e páginas de destino para obter tráfego orgânico por meio dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.
Nesse contexto, utilizar palavras-chave em seu conteúdo sinaliza seu site como um material correspondente nos resultados de pesquisa quando os usuários estiverem procurando por algo relacionado ao seu nicho de mercado.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce
8. Faça um planejamento de marketing nas redes sociais
Você pode utilizar as redes sociais para gerar engajamento e interação, aumentar o tráfego para o seu site e desenvolver uma base maior de clientes. Isso porque certamente o seu cliente ideal está em alguma mídia social. Ou seja, essa também é uma maneira de você descobrir os seus gostos e preferências e levar um conteúdo de qualidade.
Além disso, utilizar as redes sociais para impulsionar o seu e-commerce é uma excelente estratégia para aumentar o reconhecimento da sua marca e conseguir fidelizar clientes. Quanto mais conteúdo de valor você publicar, mais a sua página irá atrair seguidores que, consequentemente, podem se tornar consumidores.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
E, se você quer se aprofundar no assunto, indicamos a leitura do nosso e-book gratuito que oferece excelentes dicas para você vender no Instagram. Confira:
9. Trabalhe com influenciadores
Utilizar influenciadores digitais na sua estratégia de marketing digital para e-commerce pode ser muito benéfico para o crescimento do seu negócio. Existem muitas razões para isso, mas as principais se concentram no fato de influenciadores, como a própria palavra diz, influenciarem pessoas.
Nesse sentido, à medida que esses indivíduos começam a postar sobre a sua marca, certamente mais consumidores irão conhecê-la. Além disso, uma das principais vantagens de trabalhar com essa estratégia é o baixo custo de investimento e um bom retorno para a sua empresa.
10. Aproveite o marketing de afiliados
Que tal permitir que outras pessoas promovam seus produtos e recebam comissões pelas vendas? Você pode partir para o marketing de afiliados para fazer parceria com sites especializados ou divulgar a iniciativa para o seu público, aumentando o alcance de seu site e atraindo novos clientes.
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Criar estratégias de marketing digital para e-commerce pode ajudar o seu negócio a potencializar suas vendas online. Sendo assim, esperamos que este artigo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre o assunto e o ajude a ter mais sucesso no meio online. 🚀
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