O que é marketing direto e como utilizar para vender mais?

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Marketing direto é uma estratégia de comunicação onde empresas se conectam diretamente com os consumidores para promover produtos ou serviços. E-mail marketing, redes sociais, mensagens no WhatsApp e telemarketing são alguns exemplos dessa prática.


Se você vende produtos ou serviços, sabe que o marketing é parte fundamental do sucesso de um negócio. E uma das melhores alternativas para começar é o marketing direto, quando você se conecta diretamente com o consumidor.

Nesse tipo de marketing, você pode promover sua marca por e-mail, WhatsApp, telefone, redes sociais, notificações ou mesmo por mala direta, como no envio físico de catálogos. Independentemente do meio, a ideia é que, quanto mais próximo o relacionamento, mais fácil gerar conversões.

Então, se você ficou curioso para conferir alguns exemplos de marketing direto e como aplicar na sua empresa, continue a leitura! Neste artigo, separamos todas as vantagens, dicas e técnicas para utilizar a estratégia. Confira!📝

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O que é marketing direto?

Marketing direto é uma estratégia de comunicação onde empresas se conectam diretamente com os consumidores para promover produtos ou serviços, sem intermediários. Aqui, o objetivo é alcançar o público-alvo de forma personalizada e direta, incentivando uma ação específica.

De modo geral, o marketing direto se caracteriza pelo contato com pessoas que já demonstraram interesse na empresa de alguma maneira. Isso garante que somente os melhores leads (clientes em potencial que cedem algum tipo de contato) sejam contatados, aumentando as chances de conversão.

Antigamente, esse tipo de marketing se resumia à mala direta e ao telemarketing. No entanto, hoje, já existem várias formas diferentes de criar ações que impactam o consumidor por meio do marketing digital.

Quando você envia uma newsletter para um cliente que informou seu e-mail em um formulário ou oferece um produto no WhatsApp para alguém que compartilhou o seu contato, por exemplo, isso é marketing direto.

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Para que serve o marketing direto?

O marketing direto pode ter vários objetivos nas empresas, como:

  • Aumentar o reconhecimento de marca entre o público-alvo;
  • Aumentar as vendas por meio de ofertas personalizadas;
  • Fortalecer a relação com clientes por meio de comunicação personalizada;
  • Reduzir os custos das campanhas, já que as ações de marketing direto são mais baratas;
  • Realizar ações de cross selling e upselling com clientes que já compraram da empresa;
  • Fidelizar clientes que já compram da empresa com ofertas exclusivas e comunicações segmentadas.

Ou seja, essa é uma opção muito versátil e que pode se encaixar em diversas estratégias do plano de marketing da empresa. Em todos os casos, a ideia é que a personalização das mensagens crie uma conexão mais forte com os clientes, melhorando a experiência e a satisfação do consumidor.

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Quais são os tipos de marketing direto?

Até aqui entendemos o que é marketing direto, mas, se você pretende iniciar essa estratégia, ainda deve ter algumas dúvidas sobre como fazer. Por isso, listamos os canais mais utilizados pelas empresas. Veja:

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos tipos mais tradicionais de marketing direto. Hoje, a maioria das empresas utiliza esse canal para se comunicar com seus clientes, enviando ofertas, promoções e novidades por e-mail.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode criar campanhas de e-mail marketing para manter seus leads informados sobre promoções e ofertas. Na plataforma de e-commerce da Nuvemshop, existe uma integração direta no painel administrativo de clientes do Plano Escala e Next que facilita a automação de marketing, o Nuvem Marketing (ex Perfit).

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WhatsApp marketing

Com o crescimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, o WhatsApp também se tornou um dos principais canais de marketing direto nas empresas. É possível utilizar o WhatsApp Business para manter o relacionamento com os clientes, enviar ofertas e promoções, fechar vendas e muito mais.

💡 Saiba mais: Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp?

Telemarketing

O telemarketing ficou com má fama devido às ligações insistentes e invasivas. No entanto, é possível fazer marketing direto pelo telefone de forma responsável e atrativa por meio das técnicas de inside sales.

No marketing direto moderno, não existem ligações intrusivas e robóticas, mas sim uma comunicação muito mais amigável e próxima. Além disso, antes de fazer qualquer contato, o vendedor estuda a fundo o perfil do cliente para utilizar a melhor abordagem.

💡 Saiba mais: Passos simples para criar um plano de comunicação completo

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que consiste em oferecer novamente seus produtos a pessoas que já demonstraram interesse. O exemplo mais clássico é enviar e-mails convidando clientes que abandonaram o carrinho a retomar suas compras na sua loja virtual.

💡 Saiba mais: 7 causas de carrinho abandonado e como solucioná-las

SMS Marketing

O SMS marketing é uma forma de marketing direto que utiliza as tradicionais mensagens de celular (Serviço de Mensagem Curta). Como os SMS tem até 160 caracteres, as empresas utilizam esse canal para enviar comunicações curtas e objetivas, como promoções, atualizações, links de rastreamento de encomendas etc.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode utilizar aplicativos como o Recuperador de Carrinhos da Enviou e o Wemono para enviar SMS personalizados aos seus clientes. Inclusive, essa é uma das técnicas de remarketing mais utilizadas para recuperar carrinhos abandonados.

Marketing de catálogo

O marketing de catálogo é a estratégia usada por empresas como Natura e Avon no Brasil. Também chamado de venda direta, o modelo permite que os revendedores da marca contatem diretamente os clientes e enviem catálogos para vender os produtos.

Mala direta

Por fim, a mala direta é um dos tipos de marketing direto mais antigos, mas que ainda tem relevância em alguns segmentos. Basicamente, são correspondências publicitárias enviadas diretamente para o endereço dos clientes.

Para que essa ação faça sentido, é preciso ter um planejamento minucioso e enviar somente materiais relevantes para os clientes — um brinde acompanhado de um folder, por exemplo. Do contrário, a tendência é que a mala direta vá para o lixo.

Exemplos de marketing direto

Ainda em dúvida sobre como adotar essa estratégia na sua empresa? Então, confira alguns exemplos de marketing direto para se inspirar:

Ofertas por WhatsApp — Levi’s

A Levi’s mantém contato com seus clientes via WhatsApp e envia ofertas especiais em diversas ocasiões. Neste caso, vemos uma promoção exclusiva de aniversário:

Exemplo de marketing direto da Levi's.

E-mail marketing promocional — Océane

A marca de maquiagem Océane envia com frequência cupons de desconto por e-mail para seus clientes. Neste exemplo, a promoção tem duração de apenas 72 horas, criando um gatilho mental de urgência para acelerar a conversão.

Promoção da Océane enviada por e-mail marketing.

Catálogo virtual — Avon

A empresa de cosméticos Avon disponibiliza um catálogo virtual que os revendedores podem enviar por e-mail ou WhatsApp para os clientes. Então, o consumidor pode selecionar os produtos no arquivo digital e enviar o pedido automaticamente para o revendedor.

Exemplo de marketing direto com o catálogo virtual da Avon.

Como usar o marketing direto na empresa?

Pronto para criar a sua própria estratégia de marketing direto? Então, veja o passo a passo para começar:

1. Conheça seu público-alvo

Toda estratégia de marketing direto começa com um estudo aprofundado do público-alvo da marca. Além de levantar dados demográficos como gênero, idade e localização, você também precisa considerar aspectos como hábitos de consumo e preferências.

Isso porque, quando a empresa sabe o que seu público-alvo valoriza, pode desenvolver campanhas que atendam diretamente às suas necessidades e desejos, tornando as ofertas mais irresistíveis e aumentando as chances de conversão.

Para facilitar essa etapa, você também pode criar personas, que são personagens baseadas no perfil de cliente ideal da sua empresa que guiam as ações de marketing. Isso vai ajudar a identificar as características mais específicas do seu cliente ideal.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Tenha uma estratégia para captar leads

Para que o seu marketing direto seja bem-sucedido, é necessário coletar dados de contato de consumidores para ampliar sua base de clientes. Logo, é necessário criar uma estratégia de captação de leads.

Uma das mais usadas na internet é o marketing de conteúdo, que consiste em oferecer conteúdo relevante para atrair clientes em potencial. Uma ideia pode ser criar uma landing page, por exemplo, disponibilizando um e-book para download em troca dos dados de contato dos consumidores.

Dessa forma, você conseguirá obter e-mails e telefones de consumidores em potencial para colocar suas estratégias de marketing direto em prática.

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3. Planeje sua abordagem

Se você pretende enviar mensagens diretas à sua base de clientes, é muito importante planejar a abordagem para aproveitar esse contato ao máximo. Você pode, por exemplo:

  • Criar ações específicas para converter leads que demonstraram interesse em um produto;
  • Preparar uma oferta relâmpago para incentivar a segunda compra dos clientes que compraram recentemente;
  • Criar uma campanha para estreitar o relacionamento com clientes fiéis e aumentar o ticket médio.

As possibilidades são infinitas. Justamente por isso, é importante dedicar tempo para planejar as suas ações. Lembre-se de que uma estratégia clara ajuda a focar os esforços em métodos e canais que são mais eficazes, o que otimiza os recursos e aumenta a eficiência das campanhas.

💡 Saiba mais: 11 estratégias de marketing digital mais eficientes

4. Escolha os melhores canais

Se você já sabe que tipo de ação de marketing direto funciona melhor para o seu público, o próximo passo é escolher os canais certos. Como vimos, você pode contatar consumidores por e-mail, telefone, mensagens instantâneas e até correspondência.

O canal ideal vai depender do perfil do seu público. Por exemplo, consumidores mais jovens respondem melhor a contatos por aplicativos de mensagens, enquanto um público mais velho pode preferir o contato via telefone ou SMS.

💡 Saiba mais: O que são canais de venda e como escolher os melhores?

5. Selecione as ferramentas

Para fazer marketing direto, você vai precisar de ferramentas para criar conteúdo e enviar para seus clientes. Aqui, a dica é investir em soluções de automação de marketing para facilitar sua vida.

No caso de uma loja virtual, é importante que a sua plataforma de e-commerce ofereça opções para te ajudar a automatizar tarefas. Na Nuvemshop, por exemplo, você conta com uma ferramenta nativa para viabilizar uma comunicação eficiente e personalizada com seus clientes: a Perfit.

A Perfit rastreia o comportamento dos clientes em um site ou aplicativo, como páginas visitadas, itens visualizados e tempo gasto em cada seção. Com base nessas interações, ela cria perfis de usuário detalhados para personalizar a comunicação.

Assim, se um cliente visualizou um produto específico, a plataforma envia e-mails ou mensagens de forma automática com itens similares ou descontos para esses produtos.

⚙️ Baixe o aplicativo: Perfit

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6. Use gatilhos mentais

O marketing direto precisa ter impacto imediato sobre seus clientes e incentivar a tomada de decisão de compra. Para isso, você pode investir nos gatilhos mentais, que são técnicas de comunicação para persuadir e motivar o público a tomar uma ação.

No geral, os gatilhos mais famosos são:

  • Gatilho de escassez: é o famoso “últimas unidades”, que incentiva a pessoa a comprar antes que acabe, mostrando que há poucos itens disponíveis;
  • Gatilho de urgência: para despertar o senso de urgência no cliente e acelerar a decisão de compra, trabalhe com chamadas do tipo “oferta válida somente hoje” ou utilize um cronômetro de oferta;
  • Gatilho de prova social: utiliza depoimentos e avaliações de consumidores para estimular a compra por meio do senso de pertencimento.

💡 Saiba mais: O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

7. Faça muitos testes

No marketing direto, não vale a pena enviar logo de cara uma mensagem para todos os seus clientes sem saber quais serão os resultados. Afinal, se a estratégia não for boa o suficiente, você corre o risco de sofrer com vários descadastramentos e perder leads.

Por isso, é melhor começar separando pequenos grupos de consumidores para fazer testes. Dessa forma, você consegue avaliar que tipo de ação funciona melhor, especialmente para grupos mais segmentados.

💡 Saiba mais: Como criar um teste A/B no e-mail marketing?

8. Mensure os resultados

Por último, uma grande vantagem do marketing direto é que você pode mensurar os resultados e verificar o que dá certo e o que precisa melhorar.

Em uma campanha de e-mail, por exemplo, você consegue verificar as métricas de e-mail marketing e avaliar quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram na oferta, quantas chegaram à conversão final e quantas se descadastraram.

Então, é importante usar todos os recursos de mensuração para acompanhar os resultados das suas ações. Dessa forma, você pode melhorar sempre e criar campanhas cada vez mais eficientes.

💡 Saiba mais: 20 principais métricas de marketing digital para acompanhar

Tudo certo sobre marketing direto?

Como vimos, o marketing direto é um dos tipos de marketing mais comuns — e mais eficientes — usados pelas empresas. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing direto

Marketing direto é um conjunto de estratégias e ações que envolvem contato direto com o consumidor para promover produtos, serviços e marcas. No caso, o público-alvo pode ser contatado por diversos canais, como telefone, e-mail e mensagens instantâneas.

O marketing direto pode ter vários objetivos, como aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento de marca, gerar mais leads, fidelizar clientes, entre outros.

Para fazer marketing direto, conheça muito bem seu público-alvo e crie um planejamento com as abordagens que serão utilizadas. Depois, escolha canais como e-mail marketing, SMS, WhatsApp e telefone. Então, selecione ferramentas de automação e gestão que permitem criar ações e campanhas. Por fim, faça testes com grupos segmentados e acompanhe os resultados.

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