O que é marketing de guerrilha e como usar no seu negócio?
Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing não convencional que utiliza técnicas criativas e inovadoras para chamar a atenção do público. O objetivo é gerar uma grande repercussão por meio de ações que surpreendam os consumidores.
Você sabe o que é marketing de guerrilha? O termo pode ser novo, mas já se tornou um dos tipos de marketing preferido das grandes empresas, que têm, cada vez mais, usado essa estratégia para se destacar da concorrência ou promover os seus produtos.
Afinal, em um mercado tão competitivo quanto o atual, é necessário pensar fora da caixa e utilizar táticas pouco convencionais de publicidade para chamar a atenção do consumidor, não é mesmo? E esse é o principal objetivo desse tipo de ação.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e exemplos de marketing de guerrilha para se inspirar na hora de criar suas campanhas. Vamos lá? ⚔️
O que é marketing de guerrilha?
Marketing de guerrilha é uma estratégia de publicidade que utiliza técnicas não convencionais para criar campanhas criativas e inesperadas para promover produtos ou serviços. A ideia é surpreender e engajar o público de maneira inovadora, gerando um grande impacto com poucos recursos.
O conceito foi criado pelo norte-americano Jay Conrad Levinson na década de 70. A princípio, esse tipo de marketing era popular entre pequenas empresas que tinham como objetivo combater grandes concorrentes.
Por isso, o marketing de guerrilha, geralmente, trabalha com ações de publicidades de baixo custo. Isso porque os pequenos negócios possuiam um baixo orçamento, mas precisavam inovar e utilizar táticas alternativas para se diferenciar da concorrência.
Ou seja, a estratégia é vista quase como uma guerra, onde o mais fraco monta uma tática não habitual para atingir o oponente. Por isso, o marketing de guerrilha tende a ser impactante, já que utiliza meios e ações inusitadas para surpreender o público e conseguir causar algum tipo de reação.
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Exemplos de marketing de guerrilha de sucesso
Para que fique mais fácil entender o que é marketing de guerrilha, separamos alguns exemplos realizados por grandes empresas para que você possa se inspirar. Veja:
Burger King vs. McDonald’s
A guerra do hambúrguer entre Burger King e McDonald’s já é uma velha conhecida de todos nós, não é mesmo? Isso porque, diversas vezes, já vimos campanhas publicitárias provocativas do BK direcionadas ao concorrente.
Nesse caso, a campanha de Halloween da empresa é um ótimo exemplo de marketing de guerrilha. Afinal, nessa data, as pessoas escolhem uma fantasia assustadora para ir às ruas, então, o Burger King resolveu se fantasiar de McDonald’s para assustar os clientes. Veja:
No letreiro podemos ler a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos nossos hambúrgueres no fogo!”, o que um diferencial competitivo do Burger King. Assim, o objetivo da ação foi relembrar a vantagem competitiva entre os hambúrgueres. Incrível, né?
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Netflix
A Netflix é conhecida por ser uma empresa que se comunica muito bem com o público nas redes sociais. Os memes, enquetes e campanhas não convencionais já são algumas das marcas da empresa para promover o engajamento do público.
Dessa vez, para promover a série Wandinha, a Netflix apostou na decoração do metrô de São Paulo com a temática da personagem da Família Addams. Essa foi uma jogada de mestre para conseguir despertar o interesse de todos os públicos para o mais novo lançamento da plataforma.
Veja como ficou:
Uber vs. Lyft
Nos EUA, a disputa entre dois grandes aplicativos de transporte, o Uber e o Lyft, é grande. E, para atrair clientes, as empresas também utilizam do marketing de guerrilha.
O Lyft distribui para os seus motoristas um bigode rosa, logo do aplicativo, para que colocassem em seus carros. Essa foi uma forma descontraída e divertida para que as pessoas conseguissem distinguir os carros do Lyft dos do Uber. Veja:
Em resposta, o Uber realizou campanhas publicitárias para convencer os motoristas do aplicativo concorrente a deixarem a plataforma. Para isso, utilizou o próprio bigode rosa com a frase “Raspe o bigode”.
💡 Saiba mais: 5 exemplos de branding de grandes empresas para se inspirar
4 dicas para uma estratégia de marketing de guerrilha eficiente
Depois de conferir os exemplos de marketing de guerrilha, acreditamos que você já esteja animado para começar, certo? Então, chegou o momento de conferir quatro dicas que vão te ajudar a montar uma estratégia de guerrilha de sucesso para sua empresa. Veja:
1. Conheça sua audiência
O primeiro passo para conseguir elaborar uma estratégia de marketing de guerrilha certeira é conhecer o seu público-alvo, uma vez que as campanhas criadas precisam conseguir dialogar diretamente sua audiência.
Nesse momento, é importante levar em consideração tanto os seus clientes atuais quanto as pessoas que a sua marca deseja conquistar. Por isso, sugerimos que faça uma análise aprofundada e defina a persona da sua empresa, ou seja, crie um personagem semi-fictício para o negócio.
Assim, você vai ser capaz de criar uma campanha de guerrilha assertiva e que consiga, de fato, impactar o público desejado. Dessa forma, as chances de conseguir aumentar as vendas do seu negócio e de atrair novos clientes é promissora.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
2. Abuse da criatividade
Podemos dizer que uma das chaves para construir uma campanha de marketing de guerrilha de sucesso é a criatividade. Isso porque uma característica dessa estratégia é impactar a audiência e, para isso, é necessário inovar.
Então, capriche no momento de pensar sobre a campanha. Faça um bom brainstorming com o time e anote todas as ideias — por mais loucas que sejam! Talvez, com um pouco de lapidação, uma delas pode ser a ideal para a sua empresa.
Por isso, nossa dica aqui é para que seja o mais original possível. É necessário construir uma campanha que funcione para a sua marca, então separe um tempo para pensar em uma ideia inovadora, mas que esteja alinhada ao que a sua empresa representa.
Lembre-se de que é válido usar os exemplos de marketing de guerrilha como inspiração, mas copiar algo que foi feito por outra marca não pega bem. Além disso, as chances de não ter sucesso são grandes, já que a campanha deve ser pensada exclusivamente para os seus produtos e seus clientes.
💡Saiba mais: Como fazer propaganda de produtos?
3. Considere parcerias
Para ter sucesso no marketing de guerrilha, você também pode (e deve!) utilizar o recurso do co-marketing. Ou seja, uma estratégia que une duas empresas para criar uma ação de publicidade conjunta.
Com isso, os resultados atingidos podem ser superiores, além da chance de aumentar o reconhecimento de ambas marcas e também de reduzir os custos das campanhas. Mas, para isso, é necessário que as duas marcas tenham um público-alvo semelhante e interesses parecidos.
Aqui, a ideia com as parcerias é unir empresas de segmentos semelhantes ou relacionados — desde que não sejam concorrentes. Com isso, ambas podem se beneficiar das campanhas de marketing.
4. Observe os resultados
Por fim, vale lembrar que, assim como em toda campanha de marketing, é necessário acompanhar os resultados para saber se o efeito está sendo positivo ou negativo para a sua marca.
Para isso, a dica é apostar em ferramentas de monitoramento para mídias sociais, já que, por meio delas, é possível visualizar relatórios completos sobre os resultados da ação publicitária, como número de pessoas impactadas e o nível de interação.
Com isso, é possível identificar o que funcionou e o que não funcionou, o que é fundamental para construir campanhas melhores e mais efetivas no futuro.
Entendeu o que é marketing de guerrilha?
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido o que é marketing de guerrilha e como usar essa estratégia para a sua empresa. Lembre-se que para conseguir realizar uma campanha como essa é necessário planejamento e muita criatividade, mas os resultados valem a pena!
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