O que é marketing institucional e como usá-lo na sua empresa?
Marketing institucional é um conjunto de estratégias voltadas para difundir a missão, a visão e os valores de uma empresa para seus funcionários, clientes e investidores. Seu principal objetivo é promover uma imagem positiva da marca por meio de ações de comunicação.
A área de marketing é, substancialmente, voltada para a promoção de produtos e serviços de uma empresa. Porém, dentre as várias subdivisões desse ramo, existe uma menos preocupada com as vendas e mais focada na construção de uma imagem positiva do negócio. Essa vertente é o marketing institucional.
Por meio de campanhas bem elaboradas e muitas vezes emocionantes, o marketing institucional tem o objetivo de provocar a identificação do público com a marca, humanizar a empresa diante de seus próprios funcionários e conectá-la à comunidade.
Quer entender o que é marketing institucional, como ele funciona e de que forma você pode adotá-lo na sua empresa? Então, confira o conteúdo até o fim!
O que é marketing institucional?
Marketing institucional é uma estratégia elaborada para fortalecer a imagem de uma empresa e cativar o público. Essa vertente do marketing não tem como objetivo principal vender um produto ou serviço, mas sim promover a marca a partir de sua missão, visão e valores.
Ainda é possível usar o marketing institucional para mudar algum pensamento que o mercado tenha sobre sua empresa. Também chamado de estratégia de identidade de marca, ele ajuda a manter ou melhorar a impressão das pessoas sobre seu negócio.
Se as pessoas tiverem uma visão negativa sobre sua empresa, dificilmente elas comprarão ou farão qualquer interação com a marca, certo? Esse pensamento vale também para stakeholders, ou seja, todos aqueles interessados em fazer um negócio crescer e prosperar.
Portanto, o marketing institucional deve direcionar seus esforços não apenas para o público consumidor, mas também para funcionários e investidores da empresa. O ideal é que sua marca seja a primeira a surgir na mente das pessoas quando elas pensarem em algo ligado ao seu negócio.
É isso que tentamos fazer aqui na Nuvemshop. Quando um lojista pensar em criar sua loja virtual, queremos ser a primeira opção entre as marcas concorrentes. E, para fazer isso, investimos em conteúdos que possam ajudar os nossos potenciais clientes a passarem por esse processo.
Por que investir em marketing institucional?
O marketing institucional é importante para posicionar a empresa no mercado, criar um bom relacionamento com o público e destacar os valores que a organização defende diante da sociedade.
Muitas empresas trabalham com ótimos produtos e serviços e, mesmo assim, não são conhecidas ou lembradas pelo grande público. Portanto, não basta ter mercadorias de qualidade para conquistar a audiência.
Mais do que isso, é preciso ter um diferencial competitivo, algo que destaque a sua empresa frente aos concorrentes. Pode ser uma solução inovadora, um discurso alinhado às expectativas do cliente, um atendimento ao cliente personalizado, entre outras ações.
💡 Saiba mais: 20 estratégias de atendimento ao cliente para colocar em prática
Como fazer marketing institucional?
Como vimos, o marketing institucional deve ser direcionado não apenas aos potenciais clientes de uma empresa, mas aos seus funcionários e toda a comunidade em torno do negócio. Para colocá-lo em prática, é importante investir em ações de comunicação para se aproximar do público e sair na frente da concorrência.
Veja, a seguir, o passo a passo para fazer marketing institucional na sua empresa:
1. Defina sua brand persona
A brand persona é uma figura semifictícia que representa a personificação de um negócio. Enquanto a buyer persona corresponde ao consumidor ideal, a brand persona é a personalidade da empresa, ou seja, a sua essência.
Essa personalidade deve ser consistente e firme, trazer confiança para as pessoas e, mais importante, gerar identificação com o público que se deseja atingir.
💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?
2. Tenha uma proposta de valor
Proposta de valor ou posicionamento de marca é a forma como a empresa expressa sua essência. Isto é, de que maneira o público será convencido de que a organização realmente pratica aquilo que prega.
É importante destacar que o posicionamento de marca pode mudar conforme as variações do mercado, as mudanças da sociedade e a evolução do negócio. Para estar sempre de olho nessas mudanças, vale a pena investir em uma análise de concorrência e um estudo de mercado.
💡 Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer?
3. Identifique seu público-alvo
Cada ação de marketing institucional será voltada para um público, que pode ser o potencial cliente ou os funcionários da empresa, por exemplo. Portanto, para que sua estratégia dê certo, é preciso determinar quem será o público-alvo da ação.
A definição da buyer persona — personagem semifictício que representa o cliente ideal — é o que vai guiar as campanhas de marketing, inclusive as institucionais.
Informações como geolocalização, gênero, idade, hábitos de consumo etc. ajudarão a entender o que essas pessoas gostariam de saber sobre sua empresa, quais são as suas necessidades e como você pode ajudá-las.
💡 Saiba mais: O que é geomarketing e como aplicar?
4. Mostre sua empresa para o mundo
Incorporar suas ações de marketing institucional às campanhas de vendas também é uma forma de mostrar ao público os valores da sua empresa. Uma forma simples de começar é criar uma página “quem somos” ou “sobre nós” em seu site, além de posts no blog ou nas redes sociais para mostrar os projetos da marca.
Incluir o marketing institucional nas ações de divulgação permite comunicar à sua audiência a personalidade da marca e seus diferenciais. Isso aproxima as pessoas e abre mais oportunidades de negócio, podendo até mesmo aumentar as vendas — ainda que indiretamente.
Quais são as melhores ferramentas de marketing institucional?
Agora que você já sabe o que é marketing institucional e quais os benefícios de investir nessa estratégia, chegou o momento de entender quais ferramentas podem te ajudar a alcançar seus objetivos.
Confira, a seguir, como colocar o marketing institucional em prática:
Vídeo marketing
Vídeo marketing é um tipo de estratégia utilizado em diversos canais para atrair, converter e reter clientes. Seu objetivo principal é promover uma marca, produto ou serviço sob diversos formatos, inclusive vídeos institucionais.
Alguns conteúdos audiovisuais que podem ser produzidos são:
- Vídeo depoimento;
- Vlog institucional;
- Vídeo de perguntas e respostas (Q&A).
🎥 Veja também: Como usar o vídeo marketing para vender mais?
Blog
Você pode aproveitar sua estratégia de produção de conteúdo para alavancar o marketing institucional da sua empresa. Além de fazer publicações específicas sobre a sua marca, é possível aproveitar a sua autoridade em determinados assuntos para posicionar o seu negócio.
Dessa forma, os visitantes do blog verão a sua empresa como uma verdadeira especialista no tema tratado. Ainda é possível mostrar um pouquinho mais sobre o negócio, fazendo com que a audiência se interesse não apenas pelos produtos, mas pelos bastidores da produção.
💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo, quais as vantagens e como fazer?
Newsletter
As newsletters são uma categoria de e-mail marketing usadas para compartilhar conteúdos com os assinantes, informar sobre novidades e, acima de tudo, construir um relacionamento entre os leitores e a marca.
Algumas ações que podem ser desenvolvidas no formato de newsletter são comunicações em datas comemorativas e após algum acontecimento que esteja ligado ao posicionamento da marca. Essa é uma ótima oportunidade para comunicar os valores da empresa e se aproximar da audiência.
Exemplos de marketing institucional para se inspirar
Mesmo depois das explicações e dicas que demos neste conteúdo, talvez você ainda esteja em dúvida sobre como funciona o marketing institucional na prática.
Para ajudar na sua visualização, trouxemos alguns cases de sucesso, confira:
Natura
A imagem que temos da Natura é a de uma empresa preocupada com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a valorização do conhecimento popular. Isso pode ser visto não só em seus produtos, que utilizam matéria-prima sustentável e local, mas também em suas comunicações, nos projetos que promove e nas causas sociais que apoia.
Itaú
O banco Itaú se coloca como um parceiro das pessoas, alguém que está sempre presente quando necessário e preparado para ajudar. O slogan “feito para você” demonstra bem esse foco no usuário. Além disso, a empresa está sempre envolvida em projetos de culturais e ações sociais de educação.
Nubank
O Nubank veio com uma proposta inovadora de desburocratizar o acesso ao banco para a população. Mas, mais do que usar suas plataformas digitais para educar o mercado sobre seus serviços, a marca aproveita o espaço para fortalecer o vínculo com seus funcionários e pessoas que acreditam na empresa, criando uma comunidade unida e engajada.
Que tal colocar o marketing institucional em prática?
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é marketing institucional e como investir nessa estratégia para conquistar a confiança de possíveis clientes, funcionários e investidores.
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