O que é marketing multinível, vantagens e como funciona? [guia]

Grupo de pessoas em uma mesa trabalhando com seus notebooks, como se fossem parte de uma estratégia de marketing multinível

Pontos principais do artigo: 

  • Marketing multinível é um modelo de negócios em que os vendedores são recompensados por suas próprias vendas, bem como pelas vendas de outras pessoas por eles recrutadas;
  • modelo funciona criando uma estrutura de rede em que os comerciantes são colocados em camadas, com os vendedores de nível superior recebendo uma porcentagem das vendas de seus vendedores de nível inferior;
  • Os vendedores de marketing multinível geralmente vendem produtos ou serviços diretamente aos consumidores, seja pessoalmente, por meio de catálogos ou pela internet. Eles também podem ganhar dinheiro recrutando novos vendedores para a rede;
  • O marketing multinível é uma forma popular de vendas, com empresas como Amway, Avon e Herbalife usando esse modelo.

Você já se perguntou o que é o marketing multinível? Basicamente, trata-se de um modelo de negócios que envolve equipes de vendas hierárquicas que vendem produtos diretamente aos consumidores em conjunto com o recrutamento de representantes comerciais das empresas.

De modo geral, os membros existentes de uma empresa de marketing multinível vendem e promovem os produtos para uma comunidade de clientes em potencial. Além disso, dentro da estrutura de uma empresa de marketing multinível, sempre há uma hierarquia de papéis, ou níveis, que podem ser otimizados por meio de vendas ou recrutamento bem-sucedidos.

Você quer saber mais sobre o tema e por que ele é tão polêmico? Continue a leitura deste conteúdo! 😎

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O que é marketing multinível e como funciona?

Marketing multinível se refere a uma estratégia utilizada por algumas empresas de vendas diretas para vender produtos e serviços. Resumidamente, essa estratégia incentiva os membros existentes a promover e vender seus produtos para outros indivíduos e trazer novos recrutas para o negócio.

Sendo assim, os vendedores recebem uma porcentagem das vendas de seus recrutas. Os novos contratados tornam-se a rede do vendedor e são incentivados a fazer vendas para ganhar dinheiro.

💡Saiba mais: O que é comissão de vendas e como calcular?

Quais são as vantagens do marketing multinível?

Agora que você já sabe o que é marketing multinível, vamos entender quais são as vantagens desse modelo de negócio. Veja abaixo:

Modelo escalável de ganhos

Como qualquer empreendimento comercial, é preciso trabalhar para que seus planos de crescimento funcionem bem. No entanto, a premissa do marketing multinível é que seus ganhos dependem de você. Nesse caso, vende-se a ideia de que você pode trabalhar mais e ganhar mais quando precisar.

Nesse sentido, o marketing multinível, inicialmente, aparenta ser uma ótima opção para quem está tentando economizar ou sair das dívidas.

Autonomia para trabalhar

Uma das principais razões pela qual as pessoas se envolvem no marketing multinível é a flexibilidade de horários e a autonomia para realizar as demandas. Isso porque representantes de vendas geralmente podem trabalhar meio período em casa e definir seus próprios horários, o que é muito vantajoso para quem tem uma família e grandes responsabilidades.

Suporte de grandes empresas

Uma vez que grandes empresas, como Avon, Hinode e Mary Kay trabalham com marketing multinível, isso significa que você tem o suporte de grandes nomes para te auxiliar. Isso é benéfico também no momento de vender os produtos para os clientes, visto que eles já conhecem e confiam nas marcas.

Quais são as desvantagens do marketing multinível?

Agora que você já sabe quais são os benefícios do marketing multinível, vamos conhecer quais são as desvantagens desse modelo. Confira:

Leva tempo para crescer

A renda no marketing multinível não é gerada da noite para o dia. De acordo com os vendedores desse tipo de negócio, o seu crescimento depende inteiramente de suas habilidades e poder de convencimento.

Inicialmente, o marketing multinível pode parecer uma maneira fácil de ganhar dinheiro, mas como trabalhador independente, o que você está fazendo é criar seu próprio negócio sem que seja oficialmente seu próprio negócio.

Investimento inicial geralmente é caro

Para você entrar nesse tipo de negócio, é necessário investir um valor que, geralmente, é alto. Muitas vezes, quando os vendedores não conseguem recrutar pessoas, esse valor acaba sendo perdido. Ou seja, não há retorno financeiro em alguns formatos de marketing multinível.

Acusação de ser pirâmide

O marketing multinível pode ser controverso e muitas vezes é comparado a esquemas de pirâmide. É válido lembrar que isso acontece porque embora algumas operações de marketing multinível sejam legais, outras estão sob investigação. Isso normalmente ocorre quando a maioria dos lucros da operação afunilam para o topo, deixando pouco para o restante de seus membros.

Por exemplo, quando uma organização se concentra principalmente no recrutamento, em vez de vender produtos, isso pode sinalizar que se trata de um esquema de pirâmide. Às vezes, os membros desses esquemas chegam às centenas ou mesmo aos milhares.

Tudo certo sobre o marketing multinível?

A maioria das pessoas começa a trabalhar com marketing multinível na esperança de que possam ajudar a gerar uma renda para sua família. No entanto, o resultado final e seu sucesso com a empresa dependem do seu estilo de personalidade, conjunto de habilidades e até mesmo da sua rede de contatos.

Nesse contexto, se você está procurando uma renda extra, pode ser melhor encontrar um emprego estável de meio período em uma empresa respeitável e reconhecida no mercado. Mas, lembre-se: quem decide se vale a pena ou não é exclusivamente você.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing multinível

Marketing multinível é um tipo de estratégia de negócios que usa um diversos vendedores para vender e distribuir produtos e serviços e recrutar novas pessoas para o seu negócio.

Não. Marketing multinível é um trabalho legalizado no Brasil que, muitas vezes, pode ser confundido com esquema de pirâmide. Na verdade, ele pode acabar se transformando em um esquema quando as novas pessoas que são recrutadas não têm nenhum retorno financeiro. Por isso, é importante se atentar a esses detalhes.

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