14 melhores ações de marketing no Instagram para aplicar
- O marketing no Instagram é uma forma de aumentar a geração de leads (potenciais clientes) e vender mais pela rede social;
- Além de fazer publicações regulares, é importante usar recursos como o Instagram Shopping, que permite marcar produtos nos posts, e o Instagram Ads, que promove anúncios pagos para aumentar a visibilidade da sua conta;
- Ferramentas como o Canva, que ajuda a criar imagens e vídeos para as publicações, e o Hootsuite, que permite agendar as publicações e monitorar o desempenho da campanha, podem ser úteis para quem quer fazer marketing no Instagram com eficiência;
- Uma boa ideia é criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop para vender na rede, já que nossa plataforma permite integrar os produtos do seu e-commerce com o Instagram Shopping.
O Instagram passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma grande vantagem sobre o Facebook de 19 pontos percentuais, de acordo com pesquisa da Opinion Box. Em 2023, essa vantagem foi ainda maior – e o app de fotos é a rede mais utilizada de quase metade da amostra. Por isso, para qualquer negócio, apostar em marketing no Instagram é muito importante.
Muito além de apenas fazer uma publicação uma vez ou outra, o marketing pelo Instagram deve ser feito com planejamento e atenção às melhores práticas. Assim, o seu negócio consegue desenvolver uma audiência e fixar a sua marca no mercado.
Neste artigo, vamos ver um passo a passo para fazer marketing no Instagram e, no final, algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Quer saber mais? Então, siga a leitura!
O que é marketing digital no Instagram?
Marketing digital no Instagram é basicamente o uso de estratégias de marketing com foco na geração de leads e aumento da taxa de conversão na rede social. Considerando que o Instagram é um canal com grande potencial para a divulgação e venda de produtos e serviços, são inúmeras as possibilidades para aumentar o engajamento do seu perfil.
Por que é importante fazer marketing no Instagram?
O Instagram é uma rede social bastante visual e, por isso, ela serve como uma ótima vitrine virtual para e-commerces dos mais diversos segmentos. Além disso, com diversos recursos voltados para empreendedores digitais, é possível criar campanhas especiais para o seu público na plataforma.
Apostar no Instagram pode aumentar — e muito — o tráfego da sua loja virtual, além de ter um impacto bastante relevante na sua taxa de conversão. Sem dúvidas, unir essa ferramenta a sua estratégia de marketing e vendas é uma ótima escolha para o seu negócio.
Melhores ações de marketing no Instagram?
Quer começar a fazer marketing no Instagram mas não sabe o que fazer primeiro? Confira nosso passo a passo para não ter nenhuma dúvida:
1. Elaboração de um plano de marketing
Para começar a fazer marketing no Instagram, é muito importante ter um planejamento estruturado. Isso ajuda a ter uma organização mais eficiente e a não perder o fôlego nas publicações logo no começo.
A ideia do planejamento é que você se dedique um pouco mais antes de começar para que, enquanto estiver fazendo suas publicações, você não tenha que perder tempo com isso.
Esse planejamento pode ser feito como você achar mais interessante, ou com as ferramentas que você tem mais prática. Usar quadros do Trello ou planilhas são excelentes opções.
O importante é que você tenha um mapeamento das publicações que deseja fazer. As informações importantes de serem mapeadas em cada publicação são:
- Tema do post;
- Data e horário de publicação;
- Formato do post — Stories, feed, Reels, etc;
- Briefing curto da arte que será criada;
- Legenda;
- Hashtags.
Além disso, é preciso tentar listar também outros elementos que farão parte do post. Por exemplo, se você deseja falar que o link para determinado produto está na bio, lembre-se de que, quando a publicação sair, será necessário inserir o link no seu perfil. Para não esquecer nada, é interessante ter tudo isso descrito na sua organização.
💡 Saiba mais: 7 dicas para fazer a bio do Instagram da sua loja virtual
2. Definição de um calendário de publicação
Uma ferramenta muito útil para a organização do seu marketing no Facebook são os calendários de publicação. Neles, você pode mapear datas comemorativas e dias específicos para alguma divulgação — como Dia das Mães ou Dia dos Namorados.
Assim, você não tem que fazer nada de última hora e pode sempre estruturar sua campanha com antecedência.
💡 Saiba mais: Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?
3. Escolha dos melhores horários para postagem
Faça testes para entender em quais dias da semana e horários as suas publicações têm maior alcance. É possível pesquisar no Google para encontrar alguns indicadores apenas para ter uma base, mas a resposta mais correta será sempre analisando o seu próprio público por meio do Instagram Insights. Essa ferramenta traz dados sobre seus seguidores e suas publicações.
Essa é uma característica importante porque quanto maior alcance seus posts conquistarem, maiores as chances de aumentar os seguidores e o engajamento do seu perfil. E isso é sempre excelente!
💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram
4. Criação de uma identidade visual
É fundamental pensar em uma identidade visual para as redes sociais do seu negócio. Essa identidade pode prever uma paleta de cores, fontes específicas e alguma edição padrão para as imagens usadas.
Isso é importante pois garante que quem te segue identifique que aquela é uma publicação da sua página. Assim, por meio de elementos como a paleta de cores, você constrói um reconhecimento para a sua marca.
Se puder, contrate um designer para auxiliar nessa parte, pois eles são os profissionais mais capacitados para entregar um projeto de identidade visual que realmente combine com o seu negócio.
5. Publicação de bastidores da marca
Também é importante buscar variar os formatos de publicação. Isso ajuda a ver quais são os posts que mais agradam o seu público.
Os bastidores das empresas, por exemplo, trazem imagens reais de pessoas trabalhando ou em algum momento de descontração. A ideia é mostrar quem é a sua empresa de verdade e as pessoas que fazem tudo acontecer. Esse tipo de publicação costuma ter bons resultados, pois elas são mais naturais e reais.
Mas, é claro, é preciso que seja uma imagem de qualidade, com um cenário organizado. Descontraído é diferente de desorganizado. As imagens podem parecer naturais, mas nada impede que sejam feitas de forma profissional.
Veja uma imagem de bastidores publicada no Instagram da Netshow.me:
💡 Saiba mais:
- Como criar um perfil no Instagram comercial? [passo a passo]
- Como mudar a fonte do Instagram e se destacar?
6. Publicação de eventos
A sua equipe está em um evento muito bacana? Publique no perfil! Imagens em eventos, congressos, palestras e até festas podem também podem gerar bastante identificação do público. É importante se atentar para a vestimenta das pessoas e o tipo de evento, pois é melhor que seja algo mais profissional.
Com essa ideia você também demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento dos colaboradores.
Veja um exemplo de publicação de eventos no Instagram da Netshow.me:
7. Publicação de chamadas em imagens
As imagens com texto são uma ótima forma de trabalhar um conteúdo mais rico, carregado de informações. Contudo, é importante se atentar para que a imagem não fique poluída demais. É preciso que ela possa ser lida direto do feed.
Nesse formato, você também pode trabalhar o carrossel — aquele conjunto de imagens que você passa para o lado para ver as próximas. A primeira, seria uma imagem de título, e, depois, viriam outras com mais explicações.
Veja um exemplo de carrossel que usamos no Instagram da Netshow.me:
💡 Saiba mais: Como repostar no Instagram: reels, stories e publicações [+ dicas]
8. Uso do storytelling
Contar uma história é uma excelente forma de captar a atenção do público. Por isso, posts que trabalham um storytelling também são uma ótima opção para o Instagram. Para ter uma boa publicação, é importante investir em um roteiro bem trabalhado, com uma história que realmente tenha significado.
💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: dicas de como contar boas histórias na rede social
9. Divulgação de promoções
Quem resiste a um desconto, um sorteio ou uma promoção especial? Com certeza, suas publicações promocionais farão sucesso entre os seguidores. Lembre-se de criar mecânicas simples e usar imagens atrativas para despertar a atenção do seu público para a vantagem oferecida.
💡 Saiba mais: Como fazer promoção no Instagram? Veja 11 dicas
10. Uso de hashtags adequadas
As hashtags fazem muita diferença no Instagram. Isso porque, quando o usuário quer procurar uma publicação ou tema, é por meio das hashtags que essa busca é feita. Elas transformam determinada palavra em uma tag, reunindo as publicações que a utilizaram.
Algumas regras importantes para o uso da hashtag:
- Pesquise temas relevantes para o seu público: procure o que o seu público consome no Instagram e quais hashtags eles seguem;
- Pesquise a hashtag antes de usar: antes de inserir a hashtag, veja no Instagram o que está sendo taggeado com aquela palavra.
💡 Saiba mais: 11 formas de como ganhar dinheiro no Instagram em 2021
11. Busca por novos seguidores
Para garantir que o seu perfil cresça no Instagram, é importante sempre conquistar novos seguidores. Existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para atingir esse objetivo, mas, o mais importante é que você continue postando regularmente.
Isso porque a regularidade garante que suas publicações continuem aparecendo no feed de quem segue a sua página, na aba “Explorar” (a que aparece quando alguém clica para fazer uma busca) e entre as últimas publicações da hashtags. É por meio dessas funções que as pessoas vão ver as suas publicações e, consequentemente, você poderá vender mais pelo Instagram.
💡 Saiba mais: Como aparecer no Explorar do Instagram? [guia + dicas]
Para conhecer quais são essas principais estratégias, assista ao vídeo abaixo sobre como ganhar seguidores no Instagram:
📹 Veja também: 4 formas de ganhar seguidores no Instagram [2022]
Agora, conheça mais algumas técnicas para manter o engajamento e aumentar o número de seguidores:
Conteúdo de engajamento
Uma forma de gerar engajamento e atrair novos seguidores é com conteúdos que pedem aos seguidores para marcar outras pessoas. Pode ser um conteúdo educativo ou até uma brincadeira. A ideia é sempre terminar com uma pergunta do tipo: “você conhece alguém que precisa saber disso? Marque aqui nos comentários!”.
💡 Saiba mais: Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram
Sorteios
Você com certeza já foi marcado em um sorteio de Instagram, não é? Essa ação, além de gerar engajamento para a página por meio dos comentários, também leva um número maior de pessoas até o seu perfil. Assim, se, a cada dez pessoas marcadas, uma seguir o seu perfil, você já tem uma taxa de conversão de 10%!
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💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram: dicas, apps e exemplos
Concursos
Outra maneira de gerar engajamento são os concursos culturais. Por exemplo, você pode pedir aos seguidores e clientes da sua loja que enviem fotos com o seu produto, ou frases falando sobre o que mais gostaram no serviço prestado pela sua empresa.
Desse material, você seleciona os 10 melhores e abre a votação no Instagram! A competição pode ser por quem recebe mais curtidas e/ou comentários. Assim, você, novamente, levará mais pessoas até o seu perfil e também garante engajamento nas publicações.
12. Publicações patrocinadas
Aprender a usar o Instagram Ads é fundamental para a sua estratégia de marketing digital na plataforma. Os anúncios pagos levam a sua publicação até um número muito maior de pessoas, expandindo o seu alcance.
Além disso, é possível trabalhar diversas segmentações de público, de acordo com informações demográficas e interesses, garantindo que você chegue até pessoas que não te seguem ainda, mas que têm o perfil de clientes do seu negócio.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?
13. Mapa do Instagram
Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.
O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitam o estabelecimento.
14. Integração da loja virtual com o Instagram Shopping
Por fim, uma ótima estratégia de marketing é integrar sua loja virtual com o Instagram Shopping (Compras no Instagram). Dessa forma, você consegue utilizar esse rede social como uma grande vitrine para vender os produtos do seu e-commerce.
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração com o Instagram Shopping, criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras). Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.
3 ferramentas para marketing no Instagram
Atualmente, já existem ferramentas apropriadas para ajudar o seu trabalho em quase todas as funções do Instagram, desde a edição de imagens e criação de peças gráficas até a escolha de hashtags.
Veja as principais ferramentas para te ajudar a começar a sua campanha de marketing digital no Instagram:
Canva
O Canva é uma ferramenta que ajuda na criação de peças gráficas, edição de imagens, vídeos e até PDF. Com ele, também é possível escolher algum template pronto dentre as milhares de opções disponíveis.
A versão gratuita conta com mais de 250 mil templates e 5 GB de espaço de armazenamento em nuvem. Já na versão paga são mais de 650 mil templates gratuitos, além de novos designs disponibilizados diariamente, e 100 GB de espaço em nuvem.
Além disso, na versão paga, também é possível acessar diretamente da plataforma alguns bancos de imagem para usar nas suas artes. É possível fazer um teste gratuito por 30 dias.
O Plano Pro custa R$ 34,90 por mês ou R$ 289,90 anuais, para equipes de até 5 pessoas. Já o plano Enterprise oferece mais funcionalidades e o valor é estabelecido a partir de uma consulta com a equipe do Canva.
mLabs
O mLabs é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Com ela, é possível programar publicações já com legendas e hashtags, além de automatizar vários outros processos da sua conta de Instagram.
A ferramenta não possui plano gratuito, mas é possível fazer um teste grátis de até sete dias. Existem dois planos no mLabs: o básico e o profissional. Ambos só atendem a um perfil de redes sociais.
O plano Básico custa R$ 5,90 por mês. Nele, estão disponíveis as funcionalidades agendamento de posts, ferramenta de criação de publicações, calendário editorial, suporte online e múltiplos usuários.
Já o plano Profissional sai por R$ 12,90 mensais. Nesta versão, estão disponíveis os recursos do plano Básico e outras 10 funcionalidades, dentre elas a gestão de mensagens, respostas aos comentários dos seguidores e monitoramento de concorrentes.
💡 Saiba mais: Ferramentas para gerenciamento de Instagram
All Hashtag
O All Hashtag é uma plataforma que te ajuda a encontrar as melhores hashtags para os temas que você está trabalhando. E a melhor parte: é 100% gratuito. O site disponibiliza cinco ferramentas para utilizar livremente:
- Hashtag Generator: ajuda a encontrar as melhores hashtags relacionadas com a palavra que você buscar;
- Hashtag Creator: crie as suas próprias hashtags. Essa é uma ferramenta interessante para quem cria conteúdos próprios;
- Hashtag Counter: por exemplo, em uma legenda com hashtags no corpo do texto, essa ferramenta ajuda a contar quantas são e os resultados delas;
- Hashtag Analytics: dados analíticos de uma hashtag, como número de usuários e as outras hashtags geralmente usadas junto com elas;
- Top Hashtags: as hashtags mais usadas nas redes sociais.
💡 Saiba mais: Conheça as 27 melhores ferramentas para Instagram
Tudo certo sobre marketing digital no Instagram?
Fazer marketing no Instagram é uma excelente forma de conquistar novos clientes, aumentar a sua audiência e fixar a sua marca no mercado. Existem algumas técnicas e boas práticas que podem ajudar a elevar a estratégia de marketing digital do seu negócio e você conferiu algumas delas neste artigo.
Então, aproveite e dê um passo além das vendas pelo Instagram: crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e ofereça benefícios exclusivos aos seus seguidores. Comece agora mesmo — é rápido, fácil e não requer conhecimentos técnicos! 💙