O que é marketing social e como implementá-lo nas empresas?

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Marketing social é uma estratégia que usa técnicas de marketing para incentivar causas sociais que beneficiem a sociedade. Ao invés de vender produtos,  o objetivo é promover mudanças sociais específicas através de campanhas de conscientização.


Você já ouviu falar ou sabe o que é marketing social?

Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as pessoas estão socialmente mais engajadas. Além disso, com a facilidade de acesso à informação, as empresas passam a ter papel crucial no debate.

E, se você pensa que as ações de responsabilidade social só cabem no bolso e no planejamento de grandes negócios, saiba que está enganado. Pequenas e médias empresas, físicas ou virtuais, também tem um papel importante nessa jornada.

Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender o que é marketing social, qual é a sua importância, exemplos e entender como aplicá-lo à sua empresa. Pronto para começar? 🚀

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O que é marketing social?

Marketing social é uma estratégia que utiliza técnicas de marketing para promover causas sociais alinhadas aos princípios da empresa. Assim, ao invés de focar em vender produtos, o objetivo é influenciar comportamentos ou ideias que tenham algum impacto positivo para a sociedade.

O conceito surgiu na década de 1970, criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, quando os pesquisadores notaram que os princípios do marketing tradicional também poderiam ser aplicados às causas sociais.

Dessa forma, empresas privadas e não só as organizações sem fins lucrativos, também podem colaborar com causas importantes para a sociedade e trabalhar o impacto positivo para sua marca por meio do branding.

💡 Saiba mais: O que são empresas sustentáveis, exemplos e como aderir

Qual a diferença entre marketing comercial e marketing social?

No marketing comercial, o objetivo é gerar lucro aumentando as vendas de produtos ou serviços. Ou seja, as estratégias desse tipo de marketing têm como foco o benefício da própria empresa.

Já no marketing social, como vimos, o propósito é gerar ações de impacto positivo para a sociedade. Como consequência, é possível ter uma melhora da imagem da marca, mas esse não é seu principal objetivo.

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Marketing social × Responsabilidade social: qual a diferença?

A responsabilidade social diz respeito ao envolvimento da companhia em ações que promovam o bem-estar da sociedade em geral e busque trazer impactos positivos para a comunidade a longo prazo.

Ou seja, a empresa não apenas incentiva, mas participa ativamente das iniciativas e assume a responsabilidade por seu impacto nas comunidades, no meio ambiente, na vida dos funcionários, entre outros.

Por outro lado, o marketing social é uma ferramenta que promove o encontro entre uma empresa e uma causa social relevante. Desse modo, as partes se apoiam para promover algo específico e pontual. Isto é, com resultados a curto e médio prazos.

Assim, a principal diferença entre responsabilidade social empresarial e marketing social está na forma como os projetos são conduzidos e na duração das ações. No entanto, ambos buscam conectar negócios a causas sociais que geram transformações positivas na comunidade.

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Por que fazer marketing social?

Depois de entender o que é marketing social, fica fácil perceber que é possível se posicionar como uma marca preocupada com questões sociais — e que esse é um fator que conta pontos positivos com o público.

De acordo com a Pesquisa Akatu, 73% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem viabilizar meios para que a população adote um estilo de vida mais sustentável do ponto de vista social e ecológico.

Além disso, em um mercado tão competitivo, o marketing social pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência, conquistando a atenção e o respeito do consumidor por meio dessas iniciativas.

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Como realizar ações de marketing social?

Conhecido o conceito de marketing social, é chegada a hora de entender como aplicar essa estratégia à sua marca.

Mas, antes de mais nada, é fundamental que você saiba que esse tipo de ação deve ser totalmente genuína.

Afinal, tentar enganar o consumidor não adianta e marcas consideradas oportunistas não costumam agradar o público — inclusive, a tendência é que as pessoas passem a ter uma percepção negativa.

Então, com esse aviso feito, vamos conferir o passo a passo:

1. Defina uma causa

O primeiro aspecto para que sua campanha de marketing social tenha sucesso é escolher uma causa para a apoiar. Nesse momento, pense no que dialoga com sua persona.

Por exemplo, se você tem um e-commerce com produtos para pet, um pet shop online, sua causa pode ser o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais. Pense em que tipo de assunto mexe com seu público e tem a cara da sua marca.

2. Estabeleça ações ao seu alcance

Definida a causa, é hora de começar a delinear o que sua empresa vai fazer. Nem sempre vai ser possível começar com grandes ações, mas você pode dar um passo de cada vez.

Uma ideia para negócios menores é começar por meio do marketing de filantropia, ou seja, com doações a instituições que trabalhem com a causa que você escolheu.

Hoje em dia, existem até mesmo soluções que você pode integrar ao seu e-commerce. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode instalar o app CoClima para transformar suas vendas em árvores, apoiando a causa da sustentabilidade.

Outra opção é o app gratuito Compre do Sul, que tem o propósito de apoiar empreendedores do Rio Grande Sul na reconstrução do seu negócio após as enchentes de 2024.

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3. Divulgue o projeto e engaje o público

Por fim, depois de desenvolver todo o seu planejamento, é fundamental divulgar quais serão suas ações. Afinal, as pessoas só poderão participar do que souberem que existe e lhes pareça interessante.

Pense, portanto, em formas atrativas para lançar seu projeto de marketing social. Você pode fazer essa divulgação por meio de:

Esse é o momento de usar a criatividade e deixar o mundo saber que sua marca está trabalhando para contribuir com uma sociedade melhor.

💡 Saiba mais: Guia para divulgar sua loja virtual na internet

Exemplos de marketing social

Agora que já entendemos o que é marketing social e qual é a sua importância, hora de conhecer alguns exemplos para entender como ele pode ser aplicado. Confira:

Adidas Primeblue

Em uma colaboração entre a Adidas e a Parley, a marca esportiva criou uma linha de tênis e de roupas fabricadas a partir do plástico recolhido nos oceanos.

Foto de tênis da campanha de marketing social da adidas e da Parley

Foto: Divulgação

Projeto Dove pela Autoestima

Seguindo seu posicionamento de aceitação da beleza natural, a marca de cosméticos Dove criou o Projeto Dove pela Autoestima. Por meio dele, a empresa quer ajudar jovens do mundo todo a construir confiança corporal e uma autoestima positiva.

Para isso, a empresa criou um portal com diversos conteúdos para auxiliar pais, escolas e jovens a lidar com as pressões existentes sobre a aparência durante a infância e a adolescência.

Captura de tela do portal Dove pela Autoestima, campanha de marketing social da empresa

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McDia Feliz

Por fim, uma ação de marketing social bastante conhecida é a do McDia Feliz, do McDonald’s. Todo ano, durante um dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac é revertida a instituições voltadas para a educação e para a cura do câncer infantil.

Foto da apresentadora Fernanda Gentil, em divulgação da campanha de marketing social McDia Feliz

Foto: Divulgação

Quais são os tipos de marketing social?

Os exemplos que vimos são algumas opções, mas existem várias formas diferentes de colocar o marketing social em prática. Veja quais são as principais:

  • Filantropia: quando a empresa faz doações em dinheiro a instituições que apoiem determinadas causas;
  • Campanhas sociais: divulgação de mensagens em campanhas ou nas embalagens de produtos relacionadas a campanhas sociais;
  • Relacionamento com base em ações sociais: incentivo para que clientes ou colaboradores participem de determinadas ações, como uma campanha de doação de sangue;
  • Promoção social do produto ou da marca: divulgação de uma parceria com uma entidade social em que uma porcentagem das vendas é destinada a essa colaboração;
  • Patrocínio de projetos sociais: investimento em algum projeto social que promova ações de cidadania, inclusão ou preservação do meio ambiente, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é marketing de relacionamento e como aplicar na sua empresa?

Que tal começar a investir em marketing social?

Esperamos que nosso guia sobre marketing social tenha te ajudado a compreender a importância desse tipo de estratégia para seu negócio e para a criação de um mundo melhor.

Como vimos, existem diversas maneiras de bolar ações sociais, atendendo aos mais diversos tamanhos de negócio. O mais importante é que elas sejam genuínas e tenham apelo junto ao seu público!

E, se você está pronto para começar nessa jornada, venha para a NuvemshopCrie sua loja virtual grátis ainda hoje e use o aplicativo Polen para definir causas sociais para apoiar junto com seus clientes!💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing social

Marketing social é uma estratégia de promoção que tem como objetivo incentivar um comportamento ou uma ideia que tenha algum impacto social. Desse modo, as empresas são capazes de usar sua influência para promover benefícios à sociedade.

Para implementar o marketing social na empresa, é preciso definir uma causa, estabelecer ações ao seu alcance e divulgar o projeto para engajar o público.

O marketing comercial tem o objetivo de aumentar as vendas de produtos ou serviços e gerar lucro. Já o marketing social tem o propósito de gerar ações de impacto positivo para a sociedade.

Os tipos de marketing social mais comuns são: filantropia, campanhas sociais, relacionamento com base em ações sociais, promoção social do produto ou da marca e patrocínio de projetos sociais.

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