O que é marketing social e como implementá-lo nas empresas?
Marketing social é uma estratégia que usa técnicas de marketing para incentivar causas sociais que beneficiem a sociedade. Ao invés de vender produtos, o objetivo é promover mudanças sociais específicas através de campanhas de conscientização.
Você já ouviu falar ou sabe o que é marketing social?
Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as pessoas estão socialmente mais engajadas. Além disso, com a facilidade de acesso à informação, as empresas passam a ter papel crucial no debate.
E, se você pensa que as ações de responsabilidade social só cabem no bolso e no planejamento de grandes negócios, saiba que está enganado. Pequenas e médias empresas, físicas ou virtuais, também tem um papel importante nessa jornada.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender o que é marketing social, qual é a sua importância, exemplos e entender como aplicá-lo à sua empresa. Pronto para começar? 🚀
O que é marketing social?
Marketing social é uma estratégia que utiliza técnicas de marketing para promover causas sociais alinhadas aos princípios da empresa. Assim, ao invés de focar em vender produtos, o objetivo é influenciar comportamentos ou ideias que tenham algum impacto positivo para a sociedade.
O conceito surgiu na década de 1970, criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, quando os pesquisadores notaram que os princípios do marketing tradicional também poderiam ser aplicados às causas sociais.
Dessa forma, empresas privadas e não só as organizações sem fins lucrativos, também podem colaborar com causas importantes para a sociedade e trabalhar o impacto positivo para sua marca por meio do branding.
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Qual a diferença entre marketing comercial e marketing social?
No marketing comercial, o objetivo é gerar lucro aumentando as vendas de produtos ou serviços. Ou seja, as estratégias desse tipo de marketing têm como foco o benefício da própria empresa.
Já no marketing social, como vimos, o propósito é gerar ações de impacto positivo para a sociedade. Como consequência, é possível ter uma melhora da imagem da marca, mas esse não é seu principal objetivo.
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Marketing social × Responsabilidade social: qual a diferença?
A responsabilidade social diz respeito ao envolvimento da companhia em ações que promovam o bem-estar da sociedade em geral e busque trazer impactos positivos para a comunidade a longo prazo.
Ou seja, a empresa não apenas incentiva, mas participa ativamente das iniciativas e assume a responsabilidade por seu impacto nas comunidades, no meio ambiente, na vida dos funcionários, entre outros.
Por outro lado, o marketing social é uma ferramenta que promove o encontro entre uma empresa e uma causa social relevante. Desse modo, as partes se apoiam para promover algo específico e pontual. Isto é, com resultados a curto e médio prazos.
Assim, a principal diferença entre responsabilidade social empresarial e marketing social está na forma como os projetos são conduzidos e na duração das ações. No entanto, ambos buscam conectar negócios a causas sociais que geram transformações positivas na comunidade.
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Por que fazer marketing social?
Depois de entender o que é marketing social, fica fácil perceber que é possível se posicionar como uma marca preocupada com questões sociais — e que esse é um fator que conta pontos positivos com o público.
De acordo com a Pesquisa Akatu, 73% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem viabilizar meios para que a população adote um estilo de vida mais sustentável do ponto de vista social e ecológico.
Além disso, em um mercado tão competitivo, o marketing social pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência, conquistando a atenção e o respeito do consumidor por meio dessas iniciativas.
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Como realizar ações de marketing social?
Conhecido o conceito de marketing social, é chegada a hora de entender como aplicar essa estratégia à sua marca.
Mas, antes de mais nada, é fundamental que você saiba que esse tipo de ação deve ser totalmente genuína.
Afinal, tentar enganar o consumidor não adianta e marcas consideradas oportunistas não costumam agradar o público — inclusive, a tendência é que as pessoas passem a ter uma percepção negativa.
Então, com esse aviso feito, vamos conferir o passo a passo:
1. Defina uma causa
O primeiro aspecto para que sua campanha de marketing social tenha sucesso é escolher uma causa para a apoiar. Nesse momento, pense no que dialoga com sua persona.
Por exemplo, se você tem um e-commerce com produtos para pet, um pet shop online, sua causa pode ser o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais. Pense em que tipo de assunto mexe com seu público e tem a cara da sua marca.
2. Estabeleça ações ao seu alcance
Definida a causa, é hora de começar a delinear o que sua empresa vai fazer. Nem sempre vai ser possível começar com grandes ações, mas você pode dar um passo de cada vez.
Uma ideia para negócios menores é começar por meio do marketing de filantropia, ou seja, com doações a instituições que trabalhem com a causa que você escolheu.
Hoje em dia, existem até mesmo soluções que você pode integrar ao seu e-commerce. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode instalar o app CoClima para transformar suas vendas em árvores, apoiando a causa da sustentabilidade.
Outra opção é o app gratuito Compre do Sul, que tem o propósito de apoiar empreendedores do Rio Grande Sul na reconstrução do seu negócio após as enchentes de 2024.
3. Divulgue o projeto e engaje o público
Por fim, depois de desenvolver todo o seu planejamento, é fundamental divulgar quais serão suas ações. Afinal, as pessoas só poderão participar do que souberem que existe e lhes pareça interessante.
Pense, portanto, em formas atrativas para lançar seu projeto de marketing social. Você pode fazer essa divulgação por meio de:
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Banners em sua loja virtual.
Esse é o momento de usar a criatividade e deixar o mundo saber que sua marca está trabalhando para contribuir com uma sociedade melhor.
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Exemplos de marketing social
Agora que já entendemos o que é marketing social e qual é a sua importância, hora de conhecer alguns exemplos para entender como ele pode ser aplicado. Confira:
Adidas Primeblue
Em uma colaboração entre a Adidas e a Parley, a marca esportiva criou uma linha de tênis e de roupas fabricadas a partir do plástico recolhido nos oceanos.
Projeto Dove pela Autoestima
Seguindo seu posicionamento de aceitação da beleza natural, a marca de cosméticos Dove criou o Projeto Dove pela Autoestima. Por meio dele, a empresa quer ajudar jovens do mundo todo a construir confiança corporal e uma autoestima positiva.
Para isso, a empresa criou um portal com diversos conteúdos para auxiliar pais, escolas e jovens a lidar com as pressões existentes sobre a aparência durante a infância e a adolescência.
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McDia Feliz
Por fim, uma ação de marketing social bastante conhecida é a do McDia Feliz, do McDonald’s. Todo ano, durante um dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac é revertida a instituições voltadas para a educação e para a cura do câncer infantil.
Quais são os tipos de marketing social?
Os exemplos que vimos são algumas opções, mas existem várias formas diferentes de colocar o marketing social em prática. Veja quais são as principais:
- Filantropia: quando a empresa faz doações em dinheiro a instituições que apoiem determinadas causas;
- Campanhas sociais: divulgação de mensagens em campanhas ou nas embalagens de produtos relacionadas a campanhas sociais;
- Relacionamento com base em ações sociais: incentivo para que clientes ou colaboradores participem de determinadas ações, como uma campanha de doação de sangue;
- Promoção social do produto ou da marca: divulgação de uma parceria com uma entidade social em que uma porcentagem das vendas é destinada a essa colaboração;
- Patrocínio de projetos sociais: investimento em algum projeto social que promova ações de cidadania, inclusão ou preservação do meio ambiente, por exemplo.
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Que tal começar a investir em marketing social?
Esperamos que nosso guia sobre marketing social tenha te ajudado a compreender a importância desse tipo de estratégia para seu negócio e para a criação de um mundo melhor.
Como vimos, existem diversas maneiras de bolar ações sociais, atendendo aos mais diversos tamanhos de negócio. O mais importante é que elas sejam genuínas e tenham apelo junto ao seu público!
E, se você está pronto para começar nessa jornada, venha para a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis ainda hoje e use o aplicativo Polen para definir causas sociais para apoiar junto com seus clientes!💙