9 melhores marketplaces de moda para vender online e lucrar muito neste mercado promissor

Na imagem, vemos uma mulher tirando foto de uma caixa de compras. Ela está vestindo uma camisa azul!
Pontos principais do artigo:
  • Um marketplace de moda funciona como um shopping virtual, conectando vários lojistas que oferecem roupas, calçados e acessórios em um único ambiente, facilitando a busca do cliente por produtos variados.
  • Entre os principais marketplaces de moda estão Dafiti, Zattini, Kanui, Shein, AMARO, Shopee, Mercado Livre, Posthaus e Farfetch, todos com grande alcance e diversas opções de produtos e preços.
  • Com a Nuvemshop, você pode criar sua loja online gratuitamente e integrar facilmente a mais de 30 marketplaces de moda, ampliando sua presença digital e alcançando novos públicos sem complicações.

Vender roupas online é uma das atividades mais lucrativas no varejo online. Se você quer começar nesse ramo ou já tem um e-commerce consolidado e quer expandir, um marketplace de moda pode ser a solução.

Esse tipo de plataforma funciona como um shopping online que reúne diversos lojistas. Dessa forma, empreendedores podem se cadastrar como parceiros para usar a estrutura do e-commerce em troca de uma comissão ou tarifa por venda.

A seguir, vamos conhecer quais sãos os melhores marketplaces para vender roupas do Brasil e entender se vale a pena optar por esse canal de venda. Continue com a gente e dê seus primeiros passos no mercado fashion! 👕

💡 Saiba mais: O que é marketplace e como funciona?

O que é um marketplace de moda?

Marketplace de moda é um shopping online que reúne diversos vendedores de roupas, acessórios e calçados. Dessa forma, lojistas do segmento que ainda não têm uma loja virtual própria podem se cadastrar como parceiros e vender seus produtos pela internet.

De modo geral, os marketplaces de roupas já oferecem uma estrutura pronta para que o empreendedor inicie suas vendas. São disponibilizados serviços como catálogo de produtos editável, sistema de anúncios, meios de envio e meios de pagamento.

Em troca, o lojista precisa pagar taxas e comissões a cada venda, que variam de acordo com o site. Além disso, os marketplaces de moda trabalham com serviços de curadoria, programas de fidelidade e programas específicos para parceiros e afiliados.

💡 Saiba mais: O que é buy box e como conquistar no marketplace?

🎥 Veja também: Como vender como afiliados na Nuvemshop?

Para entrar em um marketplace de moda, você precisa cadastrar sua empresa e atender aos requisitos estabelecidos. Então, a plataforma faz uma seleção para determinar se sua marca e seus produtos estão alinhados ao catálogo do site.

💡 Saiba mais: Como funciona um e-commerce de moda e quais são as tendências?

Vale a pena vender em um marketplace de moda?

A resposta é: depende. Vale a pena vender em um marketplace de moda se você está começando, não tem uma loja própria e quer uma forma rápida de expor seus produtos na internet. Ou ainda se você já tem um e-commerce próprio com alto volume de vendas e quer expandir canais de venda.

A vantagem dos marketplaces é que o vendedor não precisa se preocupar com nada, já que a plataforma disponibiliza toda a estrutura para cadastro de produtos, gestão de pedidos, pagamentos e envio dos itens. Além disso, você ganha mais visibilidade, uma vez que os anúncios chegam a milhares de pessoas.

Por outro lado, a concorrência é grande dentro dessas plataformas, os custos de comissão e taxas podem ser altos e é muito difícil construir a reputação da sua marca em um marketplace. Afinal, sua empresa será mais uma entre centenas que disputam a atenção dos clientes no mesmo site.

Se você tem planos de crescer e quer começar no seu próprio espaço, o melhor negócio é criar uma loja virtual. Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue montar uma loja online grátis do zero sem precisar de conhecimentos técnicos e fazer a integração com as principais redes sociais para também vender roupas pelo Instagram, por exemplo.

Ou se já tem um e-commerce de moda com alto volume de vendas, mas precisa de apoio para expandir canais de venda, pode conhecer a Nuvemshop Next. Esta solução para negócios em expansão oferece integrações com os principais marketplaces e um gerente de e-commerce para apoiar sua estratégia.

💡 Saiba mais: Passo a passo completo de como vender na AMARO

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9 melhores marketplaces de moda

Se você tem interesse em vender seus produtos em um marketplace de moda, precisa conhecer os maiores do país. Confira as opções dos melhores markeplaces para vender roupas:

1. Dafiti

A Dafiti foi um dos primeiros marketplaces de moda do país, criado em 2011 para vender calçados online. Hoje, o Dafiti Group é o maior grupo de e-commerces fashion da América Latina.

Os empreendedores digitais podem vender roupas, calçados e acessórios pelo marketplace. Segundo a Dafiti, 30% dos brasileiros acessam o site todo mês.

Para se tornar um parceiro do marketplace e vender seus produtos, você deve fazer um cadastro com seu CNPJ e fornecer informações como faturamento e tamanho do portfólio. A empresa não divulga a taxa e o comissionamento cobrados dos lojistas parceiros.

📘Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores? [e-book]

2. Zattini

A Zattini é o marketplace de moda oficial da Netshoes. O site oferece milhares de marcas de roupas e produtos, entre calçados, vestuários e acessórios, do outlet ao espaço boutique.

Entre as marcas mais vendidas no site estão Calvin Klein, Cantão, Colcci, Farm e Lança Perfume. Logo, é um marketplace mais voltado para um público de classe média e média alta.

Para ser parceiro da Zattini, é preciso mandar um e-mail com uma proposta para [email protected]. O site não dá mais detalhes sobre a negociação e as condições para a parceria.

💡Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências

3. Kanui

A Kanui é um marketplace de moda esportiva e street wear criado em 2011 pelo grupo alemão Rocket Gmbh — o mesmo que controla empresas como Mobly e Clickbus. Em poucos anos, o e-commerce ganhou destaque no mercado nacional pela variedade de produtos e bom custo-benefício.

A Kanui é indicada para marcas que oferecem um estilo autêntico, ligado aos esportes e à moda urbana. Para se tornar parceiro, é preciso fazer um cadastro com seu CNPJ e aguardar o contato da empresa.

4. Shein

A chinesa Shein é, atualmente, a maior empresa de fast-fashion do mundo. A empresa foi fundada em 2008 e hoje está presente em mais de 220 países.

No Brasil, a Shein já fatura mais de R$ 2 bilhões por ano e, em 2021, teve o aplicativo de moda mais baixado no país, com 23 milhões de downloads.

Recentemente, a Shein começou a incorporar vendedores brasileiros à sua rede de parceiros. No site, já é possível conferir a política de vendedores locais, mas ainda não há informações sobre o processo de cadastramento.

Se você é lojista da  Nuvemshop, você pode usar a plataforma de e-commerce integrada com a Shein e mais de 30 marketplaces, o que pode facilitar a sua operação e expandir os seus canais de vendas.

Além disso, abrir uma loja virtual é uma opção mais barata. Isso porque você pode montar um negócio grátis na Nuvemshop e personalizar o seu e-commerce com as cores da sua marca.

💡 Saiba mais: O que é HubNoov e como ele conecta lojas virtuais a marketplaces?

5. AMARO

AMARO é um marketplace de moda e lifestyle que reúne roupas, acessórios, itens para a casa e cosméticos em um único site. São mais de 100 marcas parceiras vendendo pelo e-commerce.

Entre os diferenciais da AMARO, estão a certificação de carbono negativo, índice de 75% dos pedidos entregues em até dois dias e a existência de uma rede de guide shops em dezcidades do Brasil.

Para vender na AMARO, é preciso ter uma empresa, ter todos os funcionários registrados e atender aos requisitos do código de conduta. Se você tem interesse em comercializar seus produtos nesse marketplace, é só preencher este formulário.

6. Shopee

A Shopee é um e-commerce asiático que chegou ao Brasil em 2019 e teve um crescimento surpreendente no país. Atualmente, a plataforma já tem mais de 42 milhões de usuários.

Apesar de ser um marketplace com várias categorias de produtos, a Shopee é muito forte no segmento de moda online. Sua principal característica é abrir espaço para pequenos e médios vendedores que comercializam produtos de valor mais baixo.

Para vender na Shopee, você deve se cadastrar na Central do Vendedor Shopee com um CPF ou CNPJ. A comissão padrão cobrada pelo site é de 14% por venda. Para vendedores cadastrados no Programa de Frete Grátis, há também a comissão adicional de 6% pela participação.

7. Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, com mais de 112,5 milhões de usuários. Como já é padrão em grandes plataformas de comércio eletrônico, o segmento de moda é um dos mais importantes do site.

Para começar a vender roupas e acessórios pelo Mercado Livre, você deve criar uma conta e utilizar a área de vendas do painel. A tarifa de venda cobrada pelo site varia entre zero e 16%, de acordo com o tipo e valor do produto.

8. Posthaus

Posthaus é um portal de moda com mais de 60 mil produtos de marcas nacionais e internacionais. O site foi criado em 2007 e tem sede em Blumenau, Santa Catarina.

Algumas vantagens oferecidas pelo marketplace são frete grátis, troca grátis e pagamento facilitado no cartão de crédito.

Para se tornar um vendedor na Posthaus, é preciso enviar um e-mail para o grupo responsável pela empresa, o Loghaus, no endereço [email protected].

9. Farfetch

Farfetch é uma plataforma líder mundial no mercado online de moda de luxo. O site foi criado em 2008 com sede em Londres e hoje já tem filiais em Porto, Braga, Guimarães, Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai e São Paulo.

No Brasil, a Farfetch tem como parceiras boutiques como Alcaçuz, Amapô, Clube Bossa, Osklen e Lygya e Nanny. Para se tornar um parceiro do marketplace, você deve enviar um e-mail para [email protected].

💡 Saiba mais: Onde vender roupas usadas?

Dicas para vender mais nos melhores markeplaces de roupas

Ter sucesso em um marketplace de roupas depende de várias técnicas e estratégias. Veja algumas dicas para se dar bem nesse negócio digital:

Tire fotos de qualidade dos seus produtos

Como o consumidor não está vendo a roupa pessoalmente, a foto é tudo o que você tem para convencê-lo a comprar seu produto pela internet. Por isso, vale a pena investir tempo e recursos para aprender a tirar fotos de qualidade e surpreender seus clientes.

💡 Saiba mais: 8 dicas para tirar fotos de roupas e vender na sua loja de moda

Capriche na descrição dos itens

Da mesma forma que as imagens, as descrições também são importantes para destacar seus produtos no marketplace de moda. Além de informar dados técnicos, como tecido e forma de lavagem, é legal falar sobre o estilo da peça, combinações possíveis e diferenciais.

💡 Saiba mais: Como fazer descrição de produtos para e-commerce?

Escolha um site com provador virtual

O provador virtual é uma tecnologia que indica o melhor tamanho para o consumidor com base em suas medidas. Esse é um recurso fundamental para aumentar as vendas de roupas e reduzir as trocas e devoluções, já que uma das maiores barreiras do segmento é a impossibilidade de o consumidor experimentar a peça.

Interessante, não é? Se você está procurando uma solução de provador digital para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes, a Sizebay é uma das melhores opções do mercado.

Nesse sentido, caso você venda roupas por uma loja da Nuvemshop e pretende fazer a integração com um marketplace de roupas, a plataforma de e-commerce tem integração direta e gratuita com a Sizebay, uma empresa que oferece a tecnologia de provador virtual para resolver a complexidade de vender roupas e calçados pela internet.

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Verifique a política de troca e devolução

A política de troca e devolução é importantíssima no e-commerce de moda, uma vez que a incidência de retorno de produtos é maior nesse segmento. Por isso, antes de vender em um marketplace, verifique quais são os procedimentos e custos praticados pela empresa.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Política de Troca

Divulgue sua loja nas redes sociais

Depender somente dos anúncios do marketplace de moda pode dificultar sua vida de empreendedor. Por isso, é importante ir além e divulgar seus produtos em redes sociais, como Facebook, Instagram e Pinterest.

📘 Confira o e-book: Calendário de conteúdo de redes sociais

Entendeu qual é o melhor marketplace para vender roupas?

Esperamos que o funcionamento do marketplace de moda tenha ficado claro e que você consiga decidir se esse modelo vale a pena para a sua empresa. Se quer uma sugestão, começar com uma loja própria pode ser um caminho mais curto para o sucesso.

Então, aproveite e crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop para dar o primeiro passo e mostrar todo o seu potencial ao mercado. É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos!💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketplace de moda

Marketplace de moda é um shopping online que reúne diversos vendedores de roupas, acessórios e calçados. Dessa forma, lojistas do segmento que ainda não têm uma loja virtual própria podem se cadastrar como parceiros e vender seus produtos pela internet.

Vale a pena vender em um marketplace de moda se você está começando, não tem uma loja própria e quer uma forma rápida de expor seus produtos na internet. Por outro lado, a concorrência é grande dentro dessas plataformas, os custos de comissão e taxas podem ser altos e é muito difícil construir a reputação da sua marca em um marketplace.

Alguns dos principais marketplaces de moda são Dafiti, Zattini, Kanui, Shein, AMARO, Shopee, Mercado Livre, Posthaus e Farfetch. O melhor depende do seu segmento, tipo de produto e público-alvo.

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