O que é o Facebook Marketplace e como funciona?
- Marketplace do Facebook é o canal de vendas da rede social para pessoas se encontrarem, comprarem e venderem itens;
- Filtrando os resultados, é possível realizar compras por localização, categoria e preço;
- Para vender no Marketplace do Facebook, clique no botão “Criar novo classificado” no desktop ou “Vender” no aplicativo, selecione o que vai vender e preencha as informações do seu anúncio.
É provável que você já tenha se deparado com o ícone do Marketplace do Facebook enquanto navegava pela rede social. Se ficou se perguntando como funciona essa aba da plataforma, hoje suas dúvidas serão respondidas. Ao longo deste artigo, vamos conhecer tudo sobre esse canal de venda.
Apesar de algumas pessoas enxergarem o Facebook como ultrapassado, a rede social tem mais de 116 milhões de usuários brasileiros. Desses, 77% afirmam que seguem alguma marca ou empresa, segundo dados da Opinion Box.
Nesse contexto, anunciar no marketplace pode ser uma ótima maneira de expor seus produtos. Então, hora de conhecê-la! 🧐
O que é o Marketplace do Facebook?
Marketplace do Facebook é um espaço dentro da rede social em que as pessoas podem anunciar produtos novos ou usados para venda. Não há custos para o cadastro desses itens, nem taxas cobradas pelo marketplace, como acontece em plataformas como o Mercado Livre e a OLX, por exemplo.
Por meio dessa funcionalidade da rede social, é possível criar anúncios a partir do seu perfil pessoal ou de páginas que você administra, como a do seu negócio.
💡 Saiba mais: Facebook Business: o que é, para que serve e como utilizá-lo
📹 Veja também: Como vender no Marketplace do Facebook [Venda todos os dias!]
Como funciona o Facebook Marketplace?
Ao contrário de outros marketplaces, para anunciar nesse marketplace não há um sistema interno para pagamentos e envio de mercadorias. Quando um usuário se interessa por um item, ele entra em contato com o vendedor por meio do Messenger — o sistema de mensagens integrado ao Facebook. Todos os contatos ficam concentrados em um painel dentro da plataforma, mas é necessário combinar as compras e vendas uma a uma manualmente.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?
O que pode ser comercializado na plataforma?
Por meio do Facebook Marketplace, é possível vender produtos, veículos e anunciar imóveis para venda ou locação. De acordo com as Políticas Comerciais da rede social, não é permitido publicar anúncios de:
- Produtos adultos e com posicionamento sexualizado;
- Bebidas alcoólicas;
- Animais;
- Partes ou fluidos corporais humanos;
- Dispositivos que facilitem transmissões de conteúdo digital não autorizado ou que interfiram na funcionalidade de aparelhos eletrônicos;
- Documentos, moedas e instrumentos financeiros;
- Jogos de azar;
- Materiais e produtos perigosos, como substâncias combustíveis e inflamáveis;
- Exploração humana e serviços sexuais;
- Suplementos para ingestão, como vitaminas e barras protéicas;
- Vagas de trabalho — existe um espaço específico para isso quando você administra uma página na rede social;
- Produtos médicos e para saúde, incluindo medicamentos e acessórios para drogas;
- Produtos de recall;
- Serviços;
- Bens roubados e itens falsificados;
- Assinaturas ou produtos digitais;
- Produtos de tabaco e itens relacionados;
- Armas, munições e explosivos.
Além disso, a comercialização de eventos, ingressos e vales-presente é restrita. Todos os detalhes do que é permitido ou não podem ser conferidos na página do próprio Facebook.
💡 Saiba mais: Como vender em um marketplace?
Como acessar o Facebook Marketplace?
Para acessar o Facebook Marketplace, você deve entrar na rede social e localizar o ícone com uma espécie de tenda, como o da imagem abaixo:
No aplicativo para Android, esse item fica localizado no menu superior. Já no iOS, na parte de baixo da tela. Quando acessado pelo desktop, o ícone do Marketplace fica no menu à esquerda.
Também pode-se chegar direto à plataforma de vendas do Facebook pela página inicial da ferreamenta. .
Como vender no Facebook Marketplace?
Para vender pelo Facebook Marketplace, o processo de cadastro dos produtos é simples. Confira:
- Acesse o Marketplace;
- Clique no botão “Criar novo classificado” no desktop, ou “Vender” no aplicativo;
- Selecione entre “Itens” (para produtos em geral), “Veículos”, “Casas para venda ou locação”;
- Preencha os campos pedidos, com fotos, título, preço, categoria do item, sua localização e a disponibilidade do produto;
- Selecione se quiser que o anúncio seja exibido em grupos dos quais você participa no Facebook;
- Finalize clicando em “Publicar”.
No caso de veículos, outras informações serão pedidas, como tipo de veículo, ano de fabricação, marca, modelo e se a transmissão é automática ou manual. Já para imóveis, é necessário informar se ele está disponível para venda ou locação, qual o tipo de propriedade, número de quartos, banheiros e vagas de garagem, por exemplo.
Para o caso de lojas virtuais que queiram fazer uma integração direta de seus catálogos de produtos com o Facebook Marketplace, saiba que esse é um recurso possível e que pode ajudar o seu negócio a conquistar mais vendas.
💡 Saiba mais: Guia completo para integrar sua loja virtual com o Facebook
Como anunciar no Marketplace do Facebook?
Além de publicar produtos diretamente no Marketplace do Facebook, é possível fazer anúncios publicitários que vão aparecer na plataforma. De acordo com a própria Central de Dúvidas da rede social, não é possível criar campanhas específicas para o marketplace, mas as peças são exibidas também nessas páginas do Facebook.
Elas devem ser criadas por meio do Facebook Ads, assim como acontece com todos os outros anúncios. A diferença é que essas propagandas, quando aparecerem no Facebook Marketplace, estarão com um aviso de “Patrocinado”, para que os usuários não confundam o que é publicidade e o que é produto publicado na plataforma.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?
Como ativar e desativar o Marketplace do Facebook?
O Marketplace do Facebook é uma função nativa da rede social e não tem como ser ativado ou desativado. Mas existem formas de ter mais notificações ou, até mesmo, nenhum alerta vindo dessa plataforma de vendas.
Para isso, você deve acessar as configurações do seu Facebook e procurar por “notificações”. Em seguida, localize a aba “Marketplace” e ative — ou desative — as notificações desse tipo em sua conta.
Vantagens e desvantagens da plataforma
Até aqui, já conhecemos alguns aspectos do Marketplace do Facebook. Porém, agora vamos entender quais as principais vantagens e desvantagens desse canal de venda.
Vantagens
Popularidade do Facebook
Em primeiro lugar, podemos citar como ponto positivo a grande penetração que o Facebook ainda tem entre os brasileiros. Como vimos, cerca de 130 milhões de contas podem ser impactadas no Brasil por publicações na rede social.
Negócios locais
Além disso, o Facebook Marketplace tende a beneficiar negócios locais. Isso acontece porque os anúncios são exibidos de acordo com a proximidade do vendedor, de modo que esse fator pode promover empresas menores que estejam próximas ao consumidor.
Serviço gratuito
Por fim, como já observamos, não há custos, nem taxas para a publicação de produtos no Marketplace do Facebook. Desse modo, caso você não tenha muita verba para investir no início, essa pode ser uma boa forma de começar.
💡 Saiba mais: Como transformar perfil em página do Facebook?
Desvantagens
Limitação da plataforma
Por outro lado, apesar de não haver custos, os recursos da plataforma acabam sendo bastante limitados. Como não há meios de pagamento e de envio integrados, o vendedor precisa conversar com cada um dos compradores para combinar e realizar esses processos de cobrança e de entrega manualmente.
Marca pouco evidenciada
Mais um aspecto que tira pontos do Marketplace do Facebook é que, assim como em outras plataformas em que vários vendedores anunciam seus produtos, sua marca fica pouco em evidência. Desse modo, os clientes raramente notam de que empresa estão comprando, o que torna mais difícil a sua fidelização.
Dependência de outro modelo de negócios
Por fim, como costuma acontecer quando se depende integralmente de outra empresa para colocar em prática seu modelo de negócios, você fica refém das políticas e mudanças desse canal. Imagine, por exemplo, se o Facebook começa a cobrar taxas altas ou, até mesmo, resolve acabar com seu Marketplace. Se você vendesse apenas por lá, precisaria começar tudo de novo.
Nesse contexto, ter um canal de venda próprio pode solucionar o problema. Seria possível, então, utilizar o Facebook Marketplace como uma ferramenta complementar ao seu negócio, mantendo seus próprios canais (como uma loja virtual).
Inclusive, uma ótima forma de aproveitar essa rede social é integrar a sua loja virtual ao Facebook. Na Nuvemshop, isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
Dicas ao vender pelo Facebook Marketplace
Ao vender pelo Marketplace do Facebook, é necessário ter atenção a alguns aspectos para conquistar a confiança dos compradores. Então, vamos conferir algumas dicas para que suas vendas, neste canal, engatem!
1. Capriche nas fotos e descrições
Quando falamos sobre vender pela internet, é importante ter consciência de que as pessoas só poderão conhecer os produtos antes de adquiri-los por meio das fotos e descrições que você apresentar.
Portanto, escreva textos completos sobre o aspecto e os usos dos artigos que você quer vender. Além disso, use fotos de boa resolução, em que as cores sejam fiéis à realidade e exiba imagens de diferentes ângulos. Isso vai deixar o consumidor mais seguro ao comprar de você.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para a sua loja virtual e aumentar vendas?
2. Cuidado no atendimento
Como pudemos observar, as vendas no Facebook Marketplace dependem do contato entre comprador e vendedor para que possam se concretizar. Então, é bom que seu atendimento ao cliente seja bem feito.
Para isso, observe alguns pontos:
- Responda rápido às mensagens;
- Utilize a norma culta da língua portuguesa;
- Seja educado e busque tirar todas as dúvidas do comprador.
Dessa forma, o consumidor vai perceber que pode confiar em você, o que torna as chances de venda maiores.
3. Pense sempre no cliente
Finalmente, tente levar as necessidades e a comodidade dos compradores em consideração sempre. Isso significa oferecer diferentes meios de pagamento online ou na hora da entrega e também a possibilidade de envio do produto — ao invés de fazer com que a pessoa tenha que ir até você.
Um dos motivos que leva as pessoas a comprarem online é a praticidade. Nesse contexto, se você fornecer isso para elas, as chances de que você tenha sucesso nas vendas aumentam.
Bônus: o que mais vende no Marketplace do Facebook?
Agora que você já sabe o que é o Marketplace do Facebook e como utilizá-lo, separamos alguns dos produtos que tem melhor saída na plataforma para você aumentar suas vendas.
Em primeiro lugar, certamente o que mais vende no Marketplace do Facebook são bens populares — ou seja, produtos convencionais que a maioria das pessoas têm em casa. Nesse caso, uma boa aposta é a venda de sofás, TVs e videogames.
Em segundo lugar, estão itens infantis. Produtos como livros, DVDs, brinquedos e afins possuem ótima saída no canal e podem ser uma boa alternativa se você quer aumentar os seus ganhos. E, por último, itens de decoração para casa, como guarda-roupas, mesas de jantar, tapetes, quadros e outros.
Aprendeu a vender no marketplace do Facebook?
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor o funcionamento do Marketplace do Facebook. Apesar de ter algumas limitações, sua simplicidade de uso, alcance e valorização dos negócios locais pode alavancar seu negócio. Avalie se essa é uma boa opção para você e siga firme com sua estratégia!
Caso queira vender pela internet, te convidamos a criar uma loja grátis na plataforma da Nuvemshop, sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙