Melhores horários para postar no Facebook em 2024
- Os melhores horários para publicar no Facebook são das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira;
- Já os piores dias e horários são aos finais de semana, a partir das 10h;
- Para garantir que suas postagens alcancem o máximo de usuários, baixe nosso calendário de publicações gratuito e mantenha seu Facebook sempre atualizado.
Você já parou para se perguntar qual o melhor horário para postar no Facebook e por que algumas postagens vão melhor que outras?
O momento de uma publicação tem muito a ver com seu desempenho. Afinal, quanto mais gente interagir com uma postagem nas primeiras horas depois que ela é publicada, maior a relevância percebida pelo algoritmo do Facebook, uma vez que os conteúdos não são exibidos cronologicamente aos usuários. Dessa forma, o alcance dessa publicação tende a aumentar.
Então, saber quais os horários de pico da rede social em relação ao engajamento é crucial para fortalecer a imagem da sua loja virtual. Então, vamos entender qual o melhor horário para postar no Facebook!
Qual o melhor horário para postar no Facebook?
Várias análises já foram feitas a respeito do assunto. De acordo com um estudo da Sprout Social, realizado em todo o mundo, os melhores horários para postar no Facebook são:
- Melhores dias e horários para publicar no Facebook:
- Segundas-feiras, das 9h ao meio-dia;
- Terças-feiras, das 9h às 14h e das 14h às 17h;
- Quartas-feiras, das 9h às 15h e às 17h;
- Quintas-feiras, das 8h às 14h e às 17h;
- Sextas-feiras, das 9h às 11h;
- Melhores dias para postar no Facebook: segundas a quintas;
- Piores dias para publicar no Facebook: domingos
A imagem abaixo mostra os horários em que costuma haver mais engajamento para os posts no Facebook:
No gráfico, é possível observar os dias da semana no eixo vertical, de segunda a domingo, e, no eixo horizontal, os horários, de meia-noite às 23h. Quanto mais escuro o azul do quadradinho, maior o engajamento naquele horário específico.
💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?
Melhores horários para postar no Facebook por setor
Além da informação geral, a Sprout Social fez um estudo detalhado sobre o melhor horário para postar no Facebook de acordo com algumas áreas. Vamos conhecê-las a seguir.
Empresas de bens de consumo (comércio)
Para páginas de empresas de comércio, incluindo o e-commerce, os melhores horários encontrados foram quarta-feira às 13h e sexta-feira às 11h. Já o pior dia é o domingo.
Comunicação
As empresas de comunicação costumam ter mais engajamento em suas postagens às terças, quartas e quintas-feiras às 17h e às sextas-feiras, entre 8h e 9h. O pior dia, nesse caso, também é o domingo.
Educação
Empresas que atuam no ramo da educação costumam ter mais engajamento em suas postagens no Facebook, em geral, às quartas-feiras. Os melhores horários para postar são quarta às 9h e sábado às 17h. Mais uma vez, o pior dia é o domingo.
Organizações sem fins lucrativos
As organizações sem fins lucrativos têm como melhores horários no Facebook quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h. Em geral, o melhor dia é quarta-feira e o fim de semana gera menos engajamento.
Tecnologia
Páginas do Facebook de empresas de tecnologia têm como melhor período para postagens das 9h às 13h, às quartas-feiras. O pior dia, mais uma vez, é o domingo.
Saúde
Na área da saúde, postagens realizadas às quartas-feiras, das 10h às 14h, costumam ter mais engajamento. Já os fins de semana não tendem a trazer bons resultados.
Finanças
Páginas relacionadas à área financeira encontram a melhor hora para postar no Facebook ao meio-dia das quartas-feiras. Os piores dias, por outro lado, são sábado e domingo.
Lazer e turismo
Por fim, para empresas da área de lazer e turismo, os melhores horários são terças às 14h, quartas às 13h e sextas-feiras às 11h. Em geral, o melhor dia é quarta-feira e o pior, domingo.
Por que considerar o melhor horário para postar no Facebook?
O horário da postagem tem total relação com o alcance que a publicação pode atingir, ou seja, para quantas pessoas ela será veiculada. Se você pensar que o Facebook tem, só em 2023 no Brasil, mais de 109 milhões de usuários, fica clara a importância de estar presente na rede social — e preferencialmente nos horários certos! ⏰
Embora os estudos sobre o assunto sejam bastante completos, infelizmente, os resultados sobre os melhores horários para postar fotos no Facebook e outros conteúdos não são uma regra. O que funciona para uma página pode não funcionar para a outra, porque os hábitos da persona, ou seja, do consumidor ideal, de cada negócio são diferentes.
Se você está começando agora com uma página no Facebook, uma boa ideia é postar nos horários de pico, mas também testar horários alternativos, como a hora de deslocamento das pessoas de casa para o trabalho e do trabalho para casa, por exemplo, que é quando cresce o uso do Facebook por meio de dispositivos móveis.
Uma boa prática é contar com um calendário de conteúdos para suas redes sociais. Assim, você pode organizar suas postagens de forma mais eficiente. Baixe gratuitamente o calendário de conteúdos e comece a usá-lo hoje mesmo. 😉
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Como descobrir o melhor horário para postar no Facebook?
Como vimos, as pesquisas servem apenas para dar um norte aos administradores das páginas, mas entender qual o melhor horário para postar no Facebook baseia-se mais em dados do que em impressões subjetivas.
Cada público tem suas peculiaridades, por isso é fundamental conhecer a fundo sua audiência e entender o comportamento dessas pessoas.
Para ajudar você a descobrir o melhor horário para postar no Facebook, separamos algumas dicas:
1. Entenda seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, entender o seu público-alvo é fundamental ao criar uma estratégia para as redes sociais.
Por exemplo, se você montou um e-commerce dedicado a donas de casa entre 50 e 65 anos, provavelmente o horário que elas mais usam o Facebook será diferente da faixa etária entre 15 e 21 anos.
Será que fazer um post à meia-noite de um dia de semana alcançará essas donas de casa? Dificilmente, mas uma postagem nesse mesmo horário dedicada aos jovens poderia funcionar, a depender dos hábitos desse público.
Por isso, entenda bem quem são as pessoas que você deseja atingir com suas postagens e tenha uma persona bem-definida.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Analise a audiência com o Facebook Insights
Se você utiliza o Facebook para divulgar seu negócio e atrair novos clientes, não pode deixar de acompanhar as estatísticas da audiência.
A melhor forma de fazer isso é por meio do “Insights” (ou “Informações”, em português). A ferramenta apresenta métricas extremamente relevantes para que você entenda os resultados do seu trabalho.
Também conhecida como Audience Insights, a plataforma permite acompanhar informações como visualizações, estatísticas de seguidores, engajamento com publicações, reproduções de vídeo e áudio, visualizações de fotos, entre outras. Ela se assemelha ao Google Analytics, porém é voltada exclusivamente ao Facebook.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?
3. Faça vários testes
Depois que você se familiarizou com os hábitos dessas pessoas, comece a realizar testes. Publique nos mais variados dias e horários, faça posts aos finais de semana, use a sua criatividade!
No marketing digital, os testes comparando um cenário a outro são muito comuns, conhecidos como teste A/B. Um exemplo de A/B é fazer uma publicação às 11h em uma quarta-feira e, na sexta-feira, fazer a mesma publicação, no mesmo horário.
Por meio desse teste, você conseguirá perceber se seu público se engaja mais em suas publicações na quarta ou na sexta. O mesmo vale com o horário, as cores da arte, se é uma fotografia ou uma ilustração etc.
Depois de um tempo, observe os resultados obtidos e os dias que geraram mais engajamento. Isso fará com que você tenha uma ideia do melhor horário para postar no Facebook no caso do seu negócio.
Lembre-se de que nem sempre o horário que é bom para uma página será bom para outra, pois seus públicos podem ser diferentes.
4. Use as ferramentas adequadas
Já mencionamos o Facebook Audience Insights como ferramenta para identificar várias informações, por exemplo:
- dias e horários em que seus seguidores estão mais ativos;
- publicações com maiores alcance (visualizadas por mais gente) e engajamento (curtidas, comentadas e compartilhadas por mais pessoas);
- tipos de conteúdo (fotos, vídeos, links do seu blog etc.) que costumam chamar mais atenção.
Embora a plataforma seja gratuita, existem outros instrumentos que podem ajudar você a analisar o comportamento dos usuários. Algumas delas são:
Fanpage Karma
Com o software Fanpage Karma, você tem tudo o que precisa para o gerenciamento profissional de mídias sociais: análise, publicação, comunicação, pesquisa e apresentação, tudo em uma ferramenta. Além disso, é possível fazer uma gestão integrada com todo o time de marketing e emitir os mais diversos relatórios, tanto em PowerPoint quanto em Excel.
LikeAlyzer
O LikeAlyzer é uma ferramenta online para empresas que desejam ter sucesso no Facebook. Ela oferece análises e dicas abrangentes para melhorar sua interação com fãs e clientes atuais e potenciais. A plataforma é simples, mas ótima para avaliar a performance da sua página e dos concorrentes.
Por ser muito usada por iniciantes, webmasters e especialistas em social media, a LikeAlyzer é e sempre será gratuita.
SocialBakers
A plataforma Socialbakers é o local ideal para gerenciar todas as suas tarefas de marketing com mais facilidade, ajudando a compreender seu público, criar conteúdos que eles adoram, analisar o envolvimento e melhorar o atendimento entre os canais.
Para ter acesso aos valores do plano essencial e da versão completa é necessário entrar em contato com a empresa.
Sociograph.io
O Sociograph é uma ferramenta gratuita na qual é possível coletar alguns dados de grupos e fanpages por meio do login do Facebook. Essa plataforma, no entanto, só consegue extrair os dados necessários para análise se for usada pelo administrador da fanpage ou do grupo — por uma questão de privacidade e segurança.
Agorapulse
O Agorapulse é uma plataforma que promete otimizar o tempo da equipe de marketing, economizar recursos e centralizar todas as atividades de análise de dados do Facebook em um só lugar. Ainda é possível fazer o teste da ferramenta por 15 dias gratuitos.
Além de escolher a melhor ferramenta, é importante criar uma estratégia completa de marketing para as redes sociais. Se você ainda precisa de ajuda para dar os primeiros passos, temos muitos conteúdos à sua disposição:
Já sabe quais são os melhores horários para postar em seu Facebook?
Esperamos que você consiga encontrar o seu melhor horário para postar no Facebook. Dessa forma, você poderá aumentar o alcance das suas publicações e, consequentemente, o engajamento. Assim, cada vez mais pessoas vão se interessar pela sua marca na rede social.
Inclusive, é provável que você também tenha um perfil no Instagram, certo? Então aproveite e confira também o melhor horário para postar no Instagram.
Outra dica é integrar a sua loja virtual ao Facebook. Na Nuvemshop, isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
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