Mercado de joias no Brasil: previsões e dicas para lucrar em 2025
- O mercado de joias do Brasil tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões por ano e vem crescendo a uma taxa de 8% ao ano;
- Entre as tendências de destaque no setor, estão as vendas online, a sustentabilidade, as peças de gênero neutro e o uso de tecnologias como realidade aumentada;
- Para crescer e prosperar no mercado de joias, é importante mirar no público-alvo certo, precificar corretamente e participar de eventos;
- Se você já tem um negócio online de joias consolidado, vale a pena conhecer a plataforma Nuvemshop Next, que impulsiona e-commerces do setor.
Desde um simples brinco folheado até um colar de diamantes luxuoso, não faltam consumidores para todos os tipos de adornos. Por isso, o mercado de joias é um dos que mais cresce no Brasil, sobrevivendo a qualquer crise.
No e-commerce, as lojas desse setor se multiplicam, provando que o brasileiro não resiste a acessórios que complementam o visual — ainda mais se puder comprar sem sair de casa. Então, preparamos um artigo completo com os principais números, previsões e dicas de negócio para você que já empreende ou quer empreender no mercado de joias.
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O que é o mercado de joias
O mercado de joias abrange joalherias, empresas de semijoias e, em alguns casos, negócios de bijuterias. De modo geral, o setor pode ser dividido entre os segmentos abaixo:
- Joias: são peças produzidas em metais nobres como ouro, prata e titânio, além de pedras preciosas como diamantes, esmeraldas e rubis. Têm um design exclusivo e preços elevados, típicos da alta joalheria;
- Semijoias: envolve peças intermediárias que são banhadas com metais nobres, como ouro e prata, mas feitas em materiais mais simples, como o latão. O acabamento se parece com o das joias, mas com preços bem mais acessíveis;
- Bijuterias: são peças de menor durabilidade, já que não têm o mesmo tratamento das semijoias e não levam compostos nobres em sua composição. São as mais baratas do mercado e sua confecção inclui materiais como plástico, cobre e latão.
Assim, quando falamos em mercado de joias, podemos considerar desde grandes marcas de luxo, como Tiffany & Co e Pandora, até pequenas lojas de bijuterias.
Como está o mercado de joias no Brasil?
O mercado de joias do Brasil tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões, de acordo com um levantamento da Mordor Intelligence. A previsão é de que o setor atinja US$ 5,34 bilhões até 2025, mantendo um crescimento de cerca de 8% ao ano.
Outro estudo, da Bain & Company, aponta um crescimento de 18% ao ano na venda de joias no Brasil desde 2018.
Em relação aos grandes players do mercado, o Brasil tem sido uma aposta importante para a abertura de novas lojas. No mercado de luxo, as joalherias internacionais vêm equiparando seus preços no mercado nacional e diversificando a oferta de peças mais sofisticadas.
A Pandora, por exemplo, tem cerca de 200 lojas no país e planeja abrir mais 34, avançando nas vendas de braceletes e charms (pendentes). Já a austríaca Swarovski soma 121 pontos de venda no Brasil e reconhece nosso mercado como o de melhor desempenho para produtos de alta complexidade.
Já a Vivara, rede de joalherias nacional, tem 390 lojas em operação, apresentando um lucro de R$ 369,2 milhões, conforme um relatório oficial da companhia.
Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Brasil está entre os 15 maiores produtores mundiais de joias, comercializando um total de 22 toneladas de peças feitas em ouro.
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Principais tendências do mercado de joias
Confira as tendências que estão em alta e prometem revolucionar o mercado de joias no Brasil e no mundo:
Vendas online
As vendas online de joias não param de crescer no mundo todo. De acordo com dados da Oberlo, o mercado global de e-commerces de joias faturou US$ 105 bilhões em 2024 e deve chegar a mais de US$ 166 bilhões até 2029.
Na Nuvemshop, temos mais de 3.300 lojas virtuais de joias ativas. Além disso, o relatório NuvemCommerce 2024 mostra que o ticket médio das lojas virtuais de joias foi de R$ 236,30, um valor acima do ticket médio geral, de R$ 213,80.
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Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das tendências mais marcantes do mercado de joias. Para embarcar nessa demanda do consumidor moderno, as marcas apostam em materiais recicláveis, embalagens eco friendly e insumos certificados.
No mercado de luxo, por exemplo, a rede de joalherias Pandora adotou certificações de qualidade para seus diamantes cultivados em laboratório e passou a utilizar prata e ouro 100% recicláveis em suas joias.
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Compliance
O mercado de joias vem sendo fortemente pressionado a adotar os padrões ESG (Environmental, Social and Governance, ou fatores ambientais, sociais e de governança). No pilar de compliance, isso significa garantir a conformidade com as leis trabalhistas e as práticas do comércio justo.
A principal preocupação no setor de joias é a associação a esquemas criminosos, como garimpos ilegais e fraudes financeiras. No Brasil, a Operação Lava-Jato apontou joalherias como veículos de lavagem de dinheiro para políticos.
Portanto, as empresas do setor têm reforçado suas ações de governança corporativa e compliance. O objetivo é assegurar a conformidade com as leis, aumentar a transparência e fortalecer a credibilidade dos negócios de joias no mercado.
Embalagens diferenciadas
Para agregar valor às joias e semijoias, as marcas têm, cada vez mais, investido em embalagens diferenciadas. Algumas estratégias são tags com acabamentos distintos e sacolas personalizadas.
Um exemplo são as clássicas embalagens azuis com laços brancos da Tiffany & Co., que se tornaram um símbolo de alta joalheria e sofisticação.
Joias à prova d’água
O relatório da Mordor Intelligence aponta o crescimento do interesse por joias à prova d’água para uso permanente. Essa tendência reflete a busca por praticidade das novas gerações, em especial a Geração Z (nascidos entre a década de 1990 e início dos anos 2010).
Joias unissex ou de gênero neutro
As joias de gênero neutro representam mais uma tendência puxada pela Geração Z. São peças que se adequam a qualquer gênero, sem apresentar detalhes especificamente femininos ou masculinos.
De acordo com o relatório da Mordor citado anteriormente, a busca por essas peças cresceu 84% em 2023.
Realidade Aumentada (RA)
A realidade aumentada (RA) permite que elementos virtuais sejam sobrepostos a imagens reais. No mercado de joias, essa tendência é aplicada, principalmente, em lojas virtuais, permitindo que os clientes experimentem as peças.
O consumidor só precisa escolher as joias que quer experimentar e utilizar a câmera do celular para visualizar as peças em si mesmo. Outra tendência é o uso do provador virtual com fotos enviadas pelo cliente. Veja o exemplo da loja virtual estadunidense Tasaki:
Cases de sucesso do mercado de joias
Quer conhecer cases de sucesso do mercado de joias para se inspirar? Confira algumas lojas virtuais que prosperaram no setor:
Dezoitok Joias
A Dezoitok Joias é uma loja virtual de semijoias masculinas criada em 2018 com a Nuvemshop Next. A empresa tem números marcantes no setor, tendo alcançado R$ 1 milhão em vendas na Black Friday com estratégias de mídia paga e frete grátis.
Não entendo nada de desenvolvimento, mas a Nuvemshop permitiu que construísse um site profissional sozinho e sem pagar caro. Não mudo de plataforma de jeito nenhum.
O sucesso foi tanto que a marca investiu em seu segundo e-commerce na plataforma, o Dezoitok para Elas, focado no público feminino.
Silver Crown
A Silver Crown é uma loja virtual de joias em prata 925 fundada em 2019. A empresa começou com uma loja no instagram chamada Atacado da Prata e migrou para a Nuvemshop Next para ampliar suas vendas em 2020.
O foco nas vendas online impulsionou o crescimento da Silver Crown, que hoje soma milhares de pedidos mensais na plataforma. O público-alvo são revendedores de pratas, que procuram por peças de custo-benefício atrativo e com entrega rápida.
ELAUP
A ELA UP nasceu em junho de 2021 e hoje é uma das maiores lojas brasileiras de acessórios de aço inoxidável do Instagram. A empresa tem sua loja virtual na plataforma Nuvemshop Next e oferece uma experiência de compra completa com checkout ágil.
Stucci
A Stucci é uma loja virtual de semijoias em prata 925 que nasceu em 2020, na plataforma Nuvemshop Next. A marca é especializada em peças minimalistas e se destaca pela diversidade de produtos e preço justo.
Ver essa foto no Instagram
No Instagram, a Stucci tem mais de 220 mil seguidores. Com a Nuvemshop Next, a empresa atingiu um recorde de vendas na Black Friday 2024, que foi comemorado por toda a equipe da loja.
O Acessório
A loja virtual O Acessório, cliente Nuvemshop Next, comercializa bijuterias e semijoias no atacado e no varejo. A empresa aposta na valorização dos feedbacks e avaliações de seus clientes para crescer no mercado digital e conquistar uma base fiel.
Macchi
A Macchi é uma loja virtual focada em alianças que abraça o público LGBTQIAPN+ e é um fenômeno nas redes sociais. A empresa fatura mais de R$ 100 mil por mês e soma mais de 600 mil seguidores no TikTok.
A empresa faz questão de mostrar seus clientes, que vão desde casais até pessoas solteiras que compram unidades de alianças como um compromisso consigo mesmas — uma nova tendência nesse mercado. Nas divulgações dos casais, tanto os LGBTQIAPN+ quanto os heterossexuais têm seu espaço.
Para aumentar o ticket médio, a loja utiliza estratégias de cross selling (venda de produtos complementares) e order bump (recomendação de produtos relacionados no checkout).
Amana Ateliê
O Amana Ateliê é uma loja virtual especializada em joias botânicas, fundada por um casal de biólogos. Os produtos são artesanais e exclusivos, feitos a partir da preservação de espécies vegetais em resina, dando origem a lindos pingentes e brincos.
A empresa utiliza a integração com o Instagram Shopping disponível na Nuvemshop para marcar produtos na rede social e expandir suas vendas online.
Como lucrar no mercado de joias?
Agora que você conhece os números do mercado de joias, suas principais tendências e cases, vamos fechar com dicas valiosas para lucrar nesse setor. Confira:
1. Foque em um público-alvo
A estratégia mais importante para lucrar no mercado de joias é mirar em um público-alvo de grande potencial. Hoje, há espaço para diversos nichos de mercado, que se diversificam cada vez mais.
O estudo da Bain & Company, citado anteriormente, aponta que as mulheres são as principais consumidoras de joias e semijoias, com uma participação de 52% nos acesso a lojas virtuais do segmento. Em relação à faixa etária, o consumo do mercado de luxo está concentrado em mulheres acima de 50 anos (75% de participação), enquanto mulheres de até 35 anos representam 49% dos gastos no setor.
Já no mercado de semijoias e bijuterias, o público é mais diversificado, incluindo nichos bem-sucedidos como; joias masculinas, joias sem gênero, biojoias, semijoias antialérgicas, e outros.
2. Explore as tendências de mercado
Como vimos, o mercado de joias está sempre se transformando e trazendo novas formas de consumo. Por isso, se você quer ter sucesso nesse setor, precisa ficar de olho nas novidades, acompanhar relatórios do segmento e estudar cases de sucesso.
Vale se informar por meio de instituições como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e o Sebrae.
3. Precifique corretamente
A precificação é um ponto-chave para ter um lucro satisfatório no mercado de joias e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação dos clientes. Para começar, você deve saber a diferença entre preço e valor, já que a percepção dos clientes muda conforme o status associado ao produto.
No mercado de luxo, o preço não é um fator decisivo, já que o poder de compra dos clientes é altíssimo. O que manda, nesse caso, é a capacidade de agregar valor por meio da exclusividade, criando peças altamente cobiçadas, mesmo que custem muitos dígitos.
Agora, no mercado de semijoias e bijuterias, é preciso ter mais cuidado para calcular o preço de custo dos produtos, adicionar uma margem de lucro coerente e formar um preço de venda que caiba no bolso do público-alvo.
Se tiver dúvidas sobre esse processo, baixe nossa planilha de precificação:
📈 Confira a planilha: Planilha de precificação
4. Crie desejo
Joias são, por excelência, objetos de desejo. Dito isso, as marcas desse mercado precisam trabalhar seus produtos de forma inspiracional.
A dica é criar universos lúdicos ao redor da marca, agregando valor por meio de estilo, status e qualidade. Faça com que o seu produto se torne algo desejável para o seu público-alvo.
5. Participe de eventos
Frequentar feiras, congressos e exposições do mercado de joias é uma ótima forma de fazer networking no setor, conhecer novidades e fechar negócios. A BIJOIAS, por exemplo, é a maior e mais representativa feira de negócios do segmento de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias da América Latina – com mais de 100 edições realizadas no Brasil.
Outro evento de grande relevância é a FIBA (Feira Internacional de Bijuteria e Acessórios), que abrange tanto joias em prata, como folheados, bijuterias e acessórios. O evento é exclusivo para expositores e revendedores, sendo obrigatória a apresentação de CNPJ.
6. Use a prova social
O gatilho mental da prova social é acionado quando os consumidores encontram avaliações e opiniões positivas de outros consumidores. Poucas estratégias são tão eficientes para incentivar a compra, especialmente em setores que envolvem o desejo, como o mercado de joias.
Por isso, utilize e divulgue as avaliações e depoimentos de clientes para valorizar seus produtos.
7. Tenha uma política de troca e devolução
Ter uma política de troca e devolução clara é essencial para vender joias online. Lembre-se de que a satisfação do cliente depende da velocidade e praticidade na hora de fazer uma troca.
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8. Eduque os clientes sobre a manutenção das peças
Um ponto sensível na venda de joias é educar os clientes sobre a manutenção adequada dos produtos. As joias precisam ser armazenadas em locais secos, sem luminosidade e sem exposição ao calor.
Além disso, é recomendado utilizar porta-joias para evitar o atrito entre as peças, que é uma das principais causas do desgaste. Já as semijoias requerem vários cuidados para não escurecerem e oxidarem rapidamente, como evitar a água, utilizar um produto específico para limpar pratas e manter as peças longe de cremes e cosméticos.
9. Tenha uma plataforma de e-commerce completa
Por fim, se você vende joias online, seu negócio merece uma plataforma de e-commerce completa, com todos os recursos necessários para prosperar nesse mercado promissor.
A Nuvemshop Next é uma solução para negócios que não param de crescer, se destacando pela facilidade de personalização e suporte dedicado. Com ela, você tem autonomia para controlar seu e-commerce de joias, conta com uma equipe de profissionais para apoiar seu crescimento e tem acesso a integrações exclusivas com meios de pagamento, meios de envio e marketplaces.
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