Mercado de joias no Brasil: previsões e dicas para lucrar em 2025

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Modelo negra representa o mercado de joias com peças preciosas.
Pontos principais do artigo:
  • O mercado de joias do Brasil tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões por ano e vem crescendo a uma taxa de 8% ao ano;
  • Entre as tendências de destaque no setor, estão as vendas online, a sustentabilidade, as peças de gênero neutro e o uso de tecnologias como realidade aumentada;
  • Para crescer e prosperar no mercado de joias, é importante mirar no público-alvo certo, precificar corretamente e participar de eventos;
  • Se você já tem um negócio online de joias consolidado, vale a pena conhecer a plataforma Nuvemshop Next, que impulsiona e-commerces do setor.

Desde um simples brinco folheado até um colar de diamantes luxuoso, não faltam consumidores para todos os tipos de adornos. Por isso, o mercado de joias é um dos que mais cresce no Brasil, sobrevivendo a qualquer crise.

No e-commerce, as lojas desse setor se multiplicam, provando que o brasileiro não resiste a acessórios que complementam o visual — ainda mais se puder comprar sem sair de casa. Então, preparamos um artigo completo com os principais números, previsões e dicas de negócio para você que já empreende ou quer empreender no mercado de joias.

Já tem um negócio consolidado no mercado de joias e semijoias? Conheça a plataforma que impulsiona cada vez mais empresas do setor:

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Tudo pronto para mergulhar no universo brilhante e lucrativo das joias? Então, vamos lá! 💎

O que é o mercado de joias

O mercado de joias abrange joalherias, empresas de semijoias e, em alguns casos, negócios de bijuterias. De modo geral, o setor pode ser dividido entre os segmentos abaixo:

  • Joias: são peças produzidas em metais nobres como ouro, prata e titânio, além de pedras preciosas como diamantes, esmeraldas e rubis. Têm um design exclusivo e preços elevados, típicos da alta joalheria;
  • Semijoias: envolve peças intermediárias que são banhadas com metais nobres, como ouro e prata, mas feitas em materiais mais simples, como o latão. O acabamento se parece com o das joias, mas com preços bem mais acessíveis;
  • Bijuterias: são peças de menor durabilidade, já que não têm o mesmo tratamento das semijoias e não levam compostos nobres em sua composição. São as mais baratas do mercado e sua confecção inclui materiais como plástico, cobre e latão.

Assim, quando falamos em mercado de joias, podemos considerar desde grandes marcas de luxo, como Tiffany & Co e Pandora, até pequenas lojas de bijuterias.

Como está o mercado de joias no Brasil?

O mercado de joias do Brasil tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões, de acordo com um levantamento da Mordor Intelligence. A previsão é de que o setor atinja US$ 5,34 bilhões até 2025, mantendo um crescimento de cerca de 8% ao ano.

Outro estudo, da Bain & Company, aponta um crescimento de 18% ao ano na venda de joias no Brasil desde 2018.

Em relação aos grandes players do mercado, o Brasil tem sido uma aposta importante para a abertura de novas lojas. No mercado de luxo, as joalherias internacionais vêm equiparando seus preços no mercado nacional e diversificando a oferta de peças mais sofisticadas.

A Pandora, por exemplo, tem cerca de 200 lojas no país e planeja abrir mais 34, avançando nas vendas de braceletes e charms (pendentes). Já a austríaca Swarovski soma 121 pontos de venda no Brasil e reconhece nosso mercado como o de melhor desempenho para produtos de alta complexidade.

Já a Vivara, rede de joalherias nacional, tem 390 lojas em operação, apresentando um lucro de R$ 369,2 milhões, conforme um relatório oficial da companhia.

Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Brasil está entre os 15 maiores produtores mundiais de joias, comercializando um total de 22 toneladas de peças feitas em ouro.

💡 Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências

Principais tendências do mercado de joias

Confira as tendências que estão em alta e prometem revolucionar o mercado de joias no Brasil e no mundo:

Vendas online

As vendas online de joias não param de crescer no mundo todo. De acordo com dados da Oberlo, o mercado global de e-commerces de joias faturou US$ 105 bilhões em 2024 e deve chegar a mais de US$ 166 bilhões até 2029.

Gráfico mostra evolução do mercado de joias.

Na Nuvemshop, temos mais de 3.300 lojas virtuais de joias ativas. Além disso, o relatório NuvemCommerce 2024 mostra que o ticket médio das lojas virtuais de joias foi de R$ 236,30, um valor acima do ticket médio geral, de R$ 213,80.

Se você tem uma loja online de joias e quer dar o próximo passo para alavancar seu negócio, conheça a plataforma Nuvemshop Next e esteja entre os grandes do setor:

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Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das tendências mais marcantes do mercado de joias. Para embarcar nessa demanda do consumidor moderno, as marcas apostam em materiais recicláveis, embalagens eco friendly e insumos certificados.

No mercado de luxo, por exemplo, a rede de joalherias Pandora adotou certificações de qualidade para seus diamantes cultivados em laboratório e passou a utilizar prata e ouro 100% recicláveis em suas joias.

💡 Saiba mais: O que é moda sustentável? Dicas para investir na tendência

Compliance

O mercado de joias vem sendo fortemente pressionado a adotar os padrões ESG (Environmental, Social and Governance, ou fatores ambientais, sociais e de governança). No pilar de compliance, isso significa garantir a conformidade com as leis trabalhistas e as práticas do comércio justo.

A principal preocupação no setor de joias é a associação a esquemas criminosos, como garimpos ilegais e fraudes financeiras. No Brasil, a Operação Lava-Jato apontou joalherias como veículos de lavagem de dinheiro para políticos.

Portanto, as empresas do setor têm reforçado suas ações de governança corporativa e compliance. O objetivo é assegurar a conformidade com as leis, aumentar a transparência e fortalecer a credibilidade dos negócios de joias no mercado.

Embalagens diferenciadas

Para agregar valor às joias e semijoias, as marcas têm, cada vez mais, investido em embalagens diferenciadas. Algumas estratégias são tags com acabamentos distintos e sacolas personalizadas.

Um exemplo são as clássicas embalagens azuis com laços brancos da Tiffany & Co., que se tornaram um símbolo de alta joalheria e sofisticação.

Embalagem clássica da Tiffany & Co.

Joias à prova d’água

O relatório da Mordor Intelligence aponta o crescimento do interesse por joias à prova d’água para uso permanente. Essa tendência reflete a busca por praticidade das novas gerações, em especial a Geração Z (nascidos entre a década de 1990 e início dos anos 2010).

Joias unissex ou de gênero neutro

As joias de gênero neutro representam mais uma tendência puxada pela Geração Z. São peças que se adequam a qualquer gênero, sem apresentar detalhes especificamente femininos ou masculinos.

De acordo com o relatório da Mordor citado anteriormente, a busca por essas peças cresceu 84% em 2023.

Realidade Aumentada (RA)

A realidade aumentada (RA) permite que elementos virtuais sejam sobrepostos a imagens reais. No mercado de joias, essa tendência é aplicada, principalmente, em lojas virtuais, permitindo que os clientes experimentem as peças.

O consumidor só precisa escolher as joias que quer experimentar e utilizar a câmera do celular para visualizar as peças em si mesmo. Outra tendência é o uso do provador virtual com fotos enviadas pelo cliente. Veja o exemplo da loja virtual estadunidense Tasaki:

Ferramenta de realidade aumentada do mercado de joias.

Cases de sucesso do mercado de joias

Quer conhecer cases de sucesso do mercado de joias para se inspirar? Confira algumas lojas virtuais que prosperaram no setor:

Dezoitok Joias

A Dezoitok Joias é uma loja virtual de semijoias masculinas criada em 2018 com a Nuvemshop Next. A empresa tem números marcantes no setor, tendo alcançado R$ 1 milhão em vendas na Black Friday com estratégias de mídia paga e frete grátis.

Não entendo nada de desenvolvimento, mas a Nuvemshop permitiu que construísse um site profissional sozinho e sem pagar caro. Não mudo de plataforma de jeito nenhum.

Guilherme Barison
Equipe da Dezoitok Joias.

Equipe da Dezoitok Joias.

O sucesso foi tanto que a marca investiu em seu segundo e-commerce na plataforma, o Dezoitok para Elas, focado no público feminino.

Silver Crown

A Silver Crown é uma loja virtual de joias em prata 925 fundada em 2019. A empresa começou com uma loja no instagram chamada Atacado da Prata e migrou para a Nuvemshop Next para ampliar suas vendas em 2020.

Captura de tela da loja virtual Silver Crown, do mercado de joias.

O foco nas vendas online impulsionou o crescimento da Silver Crown, que hoje soma milhares de pedidos mensais na plataforma. O público-alvo são revendedores de pratas, que procuram por peças de custo-benefício atrativo e com entrega rápida.

ELAUP

A ELA UP nasceu em junho de 2021 e hoje é uma das maiores lojas brasileiras de acessórios de aço inoxidável do Instagram. A empresa tem sua loja virtual na plataforma Nuvemshop Next e oferece uma experiência de compra completa com checkout ágil.

Captura de tela da loja virtual ELA UP.

Stucci

A Stucci é uma loja virtual de semijoias em prata 925 que nasceu em 2020, na plataforma Nuvemshop Next. A marca é especializada em peças minimalistas e se destaca pela diversidade de produtos e preço justo.

No Instagram, a Stucci tem mais de 220 mil seguidores. Com a Nuvemshop Next, a empresa atingiu um recorde de vendas na Black Friday 2024, que foi comemorado por toda a equipe da loja.

O Acessório

A loja virtual O Acessório, cliente Nuvemshop Next, comercializa bijuterias e semijoias no atacado e no varejo. A empresa aposta na valorização dos feedbacks e avaliações de seus clientes para crescer no mercado digital e conquistar uma base fiel.

Captura de tela da loja virtual de joias O Acessório.

Macchi

A Macchi é uma loja virtual focada em alianças que abraça o público LGBTQIAPN+ e é um fenômeno nas redes sociais. A empresa fatura mais de R$ 100 mil por mês e soma mais de 600 mil seguidores no TikTok.

A empresa faz questão de mostrar seus clientes, que vão desde casais até pessoas solteiras que compram unidades de alianças como um compromisso consigo mesmas — uma nova tendência nesse mercado. Nas divulgações dos casais, tanto os LGBTQIAPN+ quanto os heterossexuais têm seu espaço.

Aline Djanikian, empreendedora e sócia da Macchi, mostra a loja virtual no celular.

Aline Djanikian, empreendedora e sócia da Macchi, mostra a loja virtual no celular.

Para aumentar o ticket médio, a loja utiliza estratégias de cross selling (venda de produtos complementares) e order bump (recomendação de produtos relacionados no checkout).

Amana Ateliê

O Amana Ateliê é uma loja virtual especializada em joias botânicas, fundada por um casal de biólogos. Os produtos são artesanais e exclusivos, feitos a partir da preservação de espécies vegetais em resina, dando origem a lindos pingentes e brincos.

Isabelle Cerceau e Samuel Siriani do Amana Ateliê em participação especial no programa Brasil das Gerais, da Rede Minas TV.

Isabelle Cerceau e Samuel Siriani do Amana Ateliê em participação especial no programa Brasil das Gerais, da Rede Minas TV.

A empresa utiliza a integração com o Instagram Shopping disponível na Nuvemshop para marcar produtos na rede social e expandir suas vendas online.

Como lucrar no mercado de joias?

Agora que você conhece os números do mercado de joias, suas principais tendências e cases, vamos fechar com dicas valiosas para lucrar nesse setor. Confira:

1. Foque em um público-alvo

A estratégia mais importante para lucrar no mercado de joias é mirar em um público-alvo de grande potencial. Hoje, há espaço para diversos nichos de mercado, que se diversificam cada vez mais.

O estudo da Bain & Company, citado anteriormente, aponta que as mulheres são as principais consumidoras de joias e semijoias, com uma participação de 52% nos acesso a lojas virtuais do segmento. Em relação à faixa etária, o consumo do mercado de luxo está concentrado em mulheres acima de 50 anos (75% de participação), enquanto mulheres de até 35 anos representam 49% dos gastos no setor.

Já no mercado de semijoias e bijuterias, o público é mais diversificado, incluindo nichos bem-sucedidos como; joias masculinas, joias sem gênero, biojoias, semijoias antialérgicas, e outros.

2. Explore as tendências de mercado

Como vimos, o mercado de joias está sempre se transformando e trazendo novas formas de consumo. Por isso, se você quer ter sucesso nesse setor, precisa ficar de olho nas novidades, acompanhar relatórios do segmento e estudar cases de sucesso.

Vale se informar por meio de instituições como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e o Sebrae.

3. Precifique corretamente

A precificação é um ponto-chave para ter um lucro satisfatório no mercado de joias e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação dos clientes. Para começar, você deve saber a diferença entre preço e valor, já que a percepção dos clientes muda conforme o status associado ao produto.

No mercado de luxo, o preço não é um fator decisivo, já que o poder de compra dos clientes é altíssimo. O que manda, nesse caso, é a capacidade de agregar valor por meio da exclusividade, criando peças altamente cobiçadas, mesmo que custem muitos dígitos.

Agora, no mercado de semijoias e bijuterias, é preciso ter mais cuidado para calcular o preço de custo dos produtos, adicionar uma margem de lucro coerente e formar um preço de venda que caiba no bolso do público-alvo.

Se tiver dúvidas sobre esse processo, baixe nossa planilha de precificação:

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação

4. Crie desejo

Joias são, por excelência, objetos de desejo. Dito isso, as marcas desse mercado precisam trabalhar seus produtos de forma inspiracional.

A dica é criar universos lúdicos ao redor da marca, agregando valor por meio de estilo, status e qualidade. Faça com que o seu produto se torne algo desejável para o seu público-alvo.

5. Participe de eventos

Frequentar feiras, congressos e exposições do mercado de joias é uma ótima forma de fazer networking no setor, conhecer novidades e fechar negócios. A BIJOIAS, por exemplo, é a maior e mais representativa feira de negócios do segmento de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias da América Latina – com mais de 100 edições realizadas no Brasil.

Outro evento de grande relevância é a FIBA (Feira Internacional de Bijuteria e Acessórios), que abrange tanto joias em prata, como folheados, bijuterias e acessórios. O evento é exclusivo para expositores e revendedores, sendo obrigatória a apresentação de CNPJ.

6. Use a prova social

O gatilho mental da prova social é acionado quando os consumidores encontram avaliações e opiniões positivas de outros consumidores. Poucas estratégias são tão eficientes para incentivar a compra, especialmente em setores que envolvem o desejo, como o mercado de joias.

Por isso, utilize e divulgue as avaliações e depoimentos de clientes para valorizar seus produtos.

7. Tenha uma política de troca e devolução

Ter uma política de troca e devolução clara é essencial para vender joias online. Lembre-se de que a satisfação do cliente depende da velocidade e praticidade na hora de fazer uma troca.

Se você ainda não tem uma política de troca e devolução, utilize nossa ferramenta grátis para criar uma:

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8. Eduque os clientes sobre a manutenção das peças

Um ponto sensível na venda de joias é educar os clientes sobre a manutenção adequada dos produtos. As joias precisam ser armazenadas em locais secos, sem luminosidade e sem exposição ao calor.

Além disso, é recomendado utilizar porta-joias para evitar o atrito entre as peças, que é uma das principais causas do desgaste. Já as semijoias requerem vários cuidados para não escurecerem e oxidarem rapidamente, como evitar a água, utilizar um produto específico para limpar pratas e manter as peças longe de cremes e cosméticos.

9. Tenha uma plataforma de e-commerce completa

Por fim, se você vende joias online, seu negócio merece uma plataforma de e-commerce completa, com todos os recursos necessários para prosperar nesse mercado promissor.

A Nuvemshop Next é uma solução para negócios que não param de crescer, se destacando pela facilidade de personalização e suporte dedicado. Com ela, você tem autonomia para controlar seu e-commerce de joias, conta com uma equipe de profissionais para apoiar seu crescimento e tem acesso a integrações exclusivas com meios de pagamento, meios de envio e marketplaces.

Além disso, a migração é segura e ágil — mude de plataforma sem perder nenhuma venda. Conheça agora a Nuvemshop Next e torne-se referência no mercado de joias!

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Tudo certo sobre o mercado de joias?

Esperamos que este mergulho no mercado de joias tenha inspirado você a investir nesse segmento — ou a seguir investindo e se atualizando, caso já esteja na área. As perspectivas são promissoras, e quem souber aproveitar o momento terá a chance de deixar sua marca!

Então, se você quer avançar para os próximos capítulos do seu crescimento, conheça a Nuvemshop Next: a plataforma que coloca seu e-commerce de joias entre os grandes! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o mercado de joias

O mercado de joias do Brasil tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões, de acordo com um levantamento da Mordor Intelligence. A previsão é de que o setor atinja US$ 5,34 bilhões até 2025, mantendo um crescimento de cerca de 8% ao ano.

A margem de lucro para joias varia entre 55% e 80%, dependendo do segmento. O lucro para o mercado de alta joalheria pode ultrapassar facilmente os 200%, por exemplo, devido ao alto valor agregado.

Quem vende joias pode ganhar desde R$ 10 mil ao mês, com uma pequena loja virtual de bijuterias, até mais de R$ 1 milhão, com um grande e-commerce de joias.

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