O que é Mercado Livre Ads e como anunciar no marketplace? Guia ilustrado

Conteúdo criado por humano
Mão mexe em celular aberto no app do marketplace, representando o Mercado Livre Ads

Mercado Livre Ads é a plataforma de anúncios do Mercado Livre para promover a visibilidade de produtos no marketplace e aumentar vendas. As campanhas patrocinadas na ferramenta são publicações mostradas em posições relevantes dentro do próprio Mercado Livre.


Seja para expandir ou começar um negócio online, o Mercado Livre é a escolha de muitas pessoas que desejam vender pela internet. Inclusive, o que muitos não sabem, é que é possível anunciar dentro do próprio marketplace, com o Mercado Livre Ads.

O objetivo dessa ferramenta é alcançar clientes potenciais que estejam procurando na plataforma produtos como o que você oferece. Então, quer saber como anunciar no Mercado Livre? Separe o lápis e o papel e anote todas as dicas!

Mas, antes da leitura, veja o vídeo abaixo com o passo a passo para anunciar no Mercado Livre Ads:

O que é o Mercado Ads?

Mercado Livre Ads ou Publicidade do Mercado Livre é a ferramenta de anúncios do marketplace para promover produtos na plataforma e aumentar vendas. As campanhas patrocinadas na ferramenta são publicações mostradas em posições relevantes dentro do próprio site.

Os anúncios são distribuídos de acordo com a análise de comportamento do consumidor. Por exemplo, se uma pessoa pesquisou sobre acessórios de bicicleta na plataforma, da próxima vez que ela acessar o site, os anúncios referentes a sua última pesquisa aparecerão em destaque na página. Veja:

captura de tela de anúncio relacionado a pesquisa do usuário, na plataforma de anúncios do Mercado Livre

Além disso, os primeiros resultados de uma busca também são patrocinados pelo Mercado Livre Ads. Confira o exemplo da busca por “banco de bicicleta”:

Captura de tela das buscas patrocinadas pelo Mercado Livre Ads

Por isso, o Mercado Ads é uma forma de:

  • Aumentar o alcance dos seus produtos;
  • Posicioná-los melhor nas buscas;
  • Atingir um público que esteja mais propenso a comprar de você.

💡Saiba mais: O que é plataforma de marketplace e como escolher com um expert

Como funciona o Mercado Ads?

O Mercado Ads oferece duas opções de anúncios: Product Ads e Display Ads. Vamos explicar mais à frente deste conteúdo como funciona cada uma.

Após selecionar o tipo de campanha que melhor se encaixa para o seu negócio, o Mercado Livre gera automaticamente, em até 24h, os anúncios, que ficam disponíveis em espaços diferentes do site, como:

  • Página principal de categorias;
  • Lista de produtos;
  • Produtos recomendados;
  • Produtos no final da página;
  • Páginas de resultados de buscas.

Vantagens do Mercado Livre Ads

Anunciar no Mercado Livre pode gerar benefícios e aumentar as vendas do seu negócio. Confira, a seguir, os principais:

  • Maior visibilidade: como os anúncios aparecem no topo das buscas as chances de conversão são maiores;
  • Público certo: os itens anunciados são exibidos para os usuários que já estão procurando itens semelhantes;
  • Métricas de desempenho: a plataforma permite que você acompanhe métricas, como cliques, conversos e retorno sobre o investimento (ROI).

Com a popularização dos marketplaces, vender no Mercado Livre se tornou uma estratégia adotada por muitas empresas que buscam expandir suas vendas. Claudio Dias, CEO da Magis5, resume a importância dessa abordagem:

"Os marketplaces representam mais de 75% das vendas online. É muito mais fácil começar vendendo em um marketplace, criar uma estratégia e depois usar todo esse poder para levar a audiência para outros canais, como o seu site."

Claudio Dias
Claudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

💡Saiba mais: Como integrar minha loja Nuvemshop com o Mercado Livre?

⚙️ Baixe o aplicativo: Magis5

Quais são os formatos de anúncio no Mercado Ads?

Antes de aprender como criar uma campanha no Mercado Ads passo a passo, vamos entender os tipos de anúncios da plataforma:

Product Ads

Esta é a ferramenta mais básica para fazer publicidade no Mercado Livre: seu foco são anúncios com textos e imagens criados a partir dos seus produtos (incluindo uma foto, o título e o preço).

A única ação necessária para poder usar o Product Ads é escolher um dos três tipos de campanhas:

  • Rentabilidade: ideal para produtos que já estão aparecendo nas primeiros posições nas páginas de busca e focar em produtos de alto retorno financeiro;
  • Crescimento: indicada para produtos com alta probabilidade de sucesso nas vendas, mas que ainda não aparecem na busca orgânica;
  • Visibilidade: ideal para produtos que ainda não foram validados, então precisam ser expostos para trazerem dados de desempenho.

Feito isso, o Mercado Livre vai gerar automaticamente os anúncios no site a partir do dia seguinte em diferentes espaços:

Página principal de categorias

Publicidade do Product Ads na página principal de categorias do MercadoLivre.

Lista de produtos

Publicidade do Product Ads na lista de produtos do MercadoLivre.

Produtos recomendados

Publicidade do Product Ads nos produtos recomendados do MercadoLivre.

Produtos no final da página

Publicidade do Product Ads no final da página do MercadoLivre.

Display

Esta é a alternativa do Mercado Livre para grandes marcas e anunciantes, uma vez que requer um investimento mais alto. Entre as principais características de seus anúncios, podemos destacar:

  • Mais de um produto em cada anúncio;
  • Inclusão de sua marca nos anúncios e banners de tamanho maior;
  • Acesso a localizações privilegiadas no site, como a seção de “Imperdíveis” na página principal;
  • Anúncio de produtos específicos vinculados a uma landing page ou página especial no Mercado Livre.

Como anunciar no Mercado Ads?

Para começar a usar o Product Ads e o Display Ads você só precisa acessar o Administrador de Publicidade do Mercado Livre e configurar a campanha.

Confira, a seguir, o passo a passo para criar uma campanha de produto no Mercado Ads:

1. Acessar o Administrador de Publicidade do Mercado Livre. Clicar em “Minha conta” > “Publicidade“:

Captura de tela do Mercado Livre mostra onde fica o botão "Publicidade" que leva ao Mercado Ads

Feito isso, a sua primeira tela de acesso vai mostrar todas as métricas dos anúncios já configurados:

Captura de tela das estatísticas do Mercado Livre Ads

2. Quando estiver no painel acima, role a página até encontrar o botão “Criar campanha”:

Captura de tela mostra onde criar campanhas no Mercado Livre Ads

3. Agora, você deve escolher o tipo de campanha: rentabilidade, visibilidade ou crescimento (explicamos o significado de cada uma no tópico anterior):

Captura de tela para seleção de rentabilidade do anúncio no Mercado Livre Ads

4. Depois, configure a campanha. Primeiro, defina o orçamento diário, ou seja, é o valor máximo que o Mercado Livre pode gastar por dia naquele anúncio.

Feito isso, você também precisa definir o ACOS (Advertising Cost of Sales, em português, custo publicitário de vendas). Isto é, o percentual entre o que você investe na sua campanha e a receita gerada com ela:

Captura de tela da definição de orçamento no Mercado Livre Ads

5. Por fim, basta escolher os produtos que deseja incluir na campanha:

Captura de tela da escolha de produtos para anunciar no Mercado Livre Ads

Quanto custa anunciar no Mercado Livre Ads?

O custo com o Mercado Livre Ads depende do orçamento diário que você definiu para sua campanha. O sistema funciona com base no custo por clique (CPC), ou seja, você paga quando alguém clica no anúncio.

É válido lembrar que você tem total controle sobre o orçamento, já que pode definir o máximo que quer gastar por dia. Assim, os gastos são limitados ao saldo disponível (se o orçamento diário for atingido, o anúncio é pausado).

Por exemplo, se você definir uma campanha com orçamento de R$ 100, seus anúncios ficarão ativos até que esse limite seja atingido e só vão recomeçar no próximo dia.

💡Saiba mais: O que é o Minha Página e como usar a ferramenta para personalizar uma loja no Mercado Livre?

Quais são os requisitos para anunciar no Mercado Livre Ads?

Os requisitos para anunciar na plataforma são simples e podem ser preenchidos facilmente pelos lojistas. Veja:

  • Ter uma conta ativa no Mercado Livre por, no mínimo, sete dias;
  • Não anunciar itens proibidos (produtos inflamáveis, substâncias ilícitas, produtos falsificados, entre outros);
  • Somar entre dez e 30 vendas na plataforma;
  • Ter produtos já cadastrados e publicados no Mercado Livre;
  • Não ter nenhuma fatura vencida.

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Tudo certo sobre o Mercado Livre Ads?

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre como anunciar no Mercado Livre Ads.

Lembre-se de que vender em marketplace é uma boa opção para seu negócio, entretanto ter uma loja virtual permite maiores chances de fidelização do público e ampla possibilidade de personalização com a identidade visual da sua empresa.

Então, se você deseja aumentar as suas vendas na internet e se consertar com os clientes, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Mercado Livre Ads

Aumento da visibilidade dos produtos, mais chances de alcançar o público certo para seu anúncio e painel de acompanhamento das métricas de desempenho das campanhas ativas.

O dinheiro destinado para suas campanhas está associado à sua conta do Mercado Livre e você poderá realizar seus pagamentos com crédito do Mercado Pago ou qualquer outro meio. Cada campanha tem um valor máximo diário e você nunca vai pagar mais do que o selecionado.

O custo com o Mercado Livre Ads depende do orçamento diário que você definiu para sua campanha. O sistema funciona com base no custo por clique (CPC), ou seja, você paga quando alguém clica no anúncio.

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