O que é Mercado Livre Ads e como anunciar no marketplace? Guia ilustrado

Mercado Livre Ads é a plataforma de anúncios do Mercado Livre para promover a visibilidade de produtos no marketplace e aumentar vendas. As campanhas patrocinadas na ferramenta são publicações mostradas em posições relevantes dentro do próprio Mercado Livre.
Seja para expandir ou começar um negócio online, o Mercado Livre é a escolha de muitas pessoas que desejam vender pela internet. Inclusive, o que muitos não sabem, é que é possível anunciar dentro do próprio marketplace, com o Mercado Livre Ads.
O objetivo dessa ferramenta é alcançar clientes potenciais que estejam procurando na plataforma produtos como o que você oferece. Então, quer saber como anunciar no Mercado Livre? Separe o lápis e o papel e anote todas as dicas!
Mas, antes da leitura, veja o vídeo abaixo com o passo a passo para anunciar no Mercado Livre Ads:
O que é o Mercado Ads?
Mercado Livre Ads ou Publicidade do Mercado Livre é a ferramenta de anúncios do marketplace para promover produtos na plataforma e aumentar vendas. As campanhas patrocinadas na ferramenta são publicações mostradas em posições relevantes dentro do próprio site.
Os anúncios são distribuídos de acordo com a análise de comportamento do consumidor. Por exemplo, se uma pessoa pesquisou sobre acessórios de bicicleta na plataforma, da próxima vez que ela acessar o site, os anúncios referentes a sua última pesquisa aparecerão em destaque na página. Veja:
Além disso, os primeiros resultados de uma busca também são patrocinados pelo Mercado Livre Ads. Confira o exemplo da busca por “banco de bicicleta”:
Por isso, o Mercado Ads é uma forma de:
- Aumentar o alcance dos seus produtos;
- Posicioná-los melhor nas buscas;
- Atingir um público que esteja mais propenso a comprar de você.
💡Saiba mais: O que é plataforma de marketplace e como escolher com um expert
Como funciona o Mercado Ads?
O Mercado Ads oferece duas opções de anúncios: Product Ads e Display Ads. Vamos explicar mais à frente deste conteúdo como funciona cada uma.
Após selecionar o tipo de campanha que melhor se encaixa para o seu negócio, o Mercado Livre gera automaticamente, em até 24h, os anúncios, que ficam disponíveis em espaços diferentes do site, como:
- Página principal de categorias;
- Lista de produtos;
- Produtos recomendados;
- Produtos no final da página;
- Páginas de resultados de buscas.
Vantagens do Mercado Livre Ads
Anunciar no Mercado Livre pode gerar benefícios e aumentar as vendas do seu negócio. Confira, a seguir, os principais:
- Maior visibilidade: como os anúncios aparecem no topo das buscas as chances de conversão são maiores;
- Público certo: os itens anunciados são exibidos para os usuários que já estão procurando itens semelhantes;
- Métricas de desempenho: a plataforma permite que você acompanhe métricas, como cliques, conversos e retorno sobre o investimento (ROI).
Com a popularização dos marketplaces, vender no Mercado Livre se tornou uma estratégia adotada por muitas empresas que buscam expandir suas vendas. Claudio Dias, CEO da Magis5, resume a importância dessa abordagem:
"Os marketplaces representam mais de 75% das vendas online. É muito mais fácil começar vendendo em um marketplace, criar uma estratégia e depois usar todo esse poder para levar a audiência para outros canais, como o seu site."
💡Saiba mais: Como integrar minha loja Nuvemshop com o Mercado Livre?
⚙️ Baixe o aplicativo: Magis5
Quais são os formatos de anúncio no Mercado Ads?
Antes de aprender como criar uma campanha no Mercado Ads passo a passo, vamos entender os tipos de anúncios da plataforma:
Product Ads
Esta é a ferramenta mais básica para fazer publicidade no Mercado Livre: seu foco são anúncios com textos e imagens criados a partir dos seus produtos (incluindo uma foto, o título e o preço).
A única ação necessária para poder usar o Product Ads é escolher um dos três tipos de campanhas:
- Rentabilidade: ideal para produtos que já estão aparecendo nas primeiros posições nas páginas de busca e focar em produtos de alto retorno financeiro;
- Crescimento: indicada para produtos com alta probabilidade de sucesso nas vendas, mas que ainda não aparecem na busca orgânica;
- Visibilidade: ideal para produtos que ainda não foram validados, então precisam ser expostos para trazerem dados de desempenho.
Feito isso, o Mercado Livre vai gerar automaticamente os anúncios no site a partir do dia seguinte em diferentes espaços:
Página principal de categorias
Lista de produtos
Produtos recomendados
Produtos no final da página
Display
Esta é a alternativa do Mercado Livre para grandes marcas e anunciantes, uma vez que requer um investimento mais alto. Entre as principais características de seus anúncios, podemos destacar:
- Mais de um produto em cada anúncio;
- Inclusão de sua marca nos anúncios e banners de tamanho maior;
- Acesso a localizações privilegiadas no site, como a seção de “Imperdíveis” na página principal;
- Anúncio de produtos específicos vinculados a uma landing page ou página especial no Mercado Livre.
Como anunciar no Mercado Ads?
Para começar a usar o Product Ads e o Display Ads você só precisa acessar o Administrador de Publicidade do Mercado Livre e configurar a campanha.
Confira, a seguir, o passo a passo para criar uma campanha de produto no Mercado Ads:
1. Acessar o Administrador de Publicidade do Mercado Livre. Clicar em “Minha conta” > “Publicidade“:
Feito isso, a sua primeira tela de acesso vai mostrar todas as métricas dos anúncios já configurados:
2. Quando estiver no painel acima, role a página até encontrar o botão “Criar campanha”:
3. Agora, você deve escolher o tipo de campanha: rentabilidade, visibilidade ou crescimento (explicamos o significado de cada uma no tópico anterior):
4. Depois, configure a campanha. Primeiro, defina o orçamento diário, ou seja, é o valor máximo que o Mercado Livre pode gastar por dia naquele anúncio.
Feito isso, você também precisa definir o ACOS (Advertising Cost of Sales, em português, custo publicitário de vendas). Isto é, o percentual entre o que você investe na sua campanha e a receita gerada com ela:
5. Por fim, basta escolher os produtos que deseja incluir na campanha:
Quanto custa anunciar no Mercado Livre Ads?
O custo com o Mercado Livre Ads depende do orçamento diário que você definiu para sua campanha. O sistema funciona com base no custo por clique (CPC), ou seja, você paga quando alguém clica no anúncio.
É válido lembrar que você tem total controle sobre o orçamento, já que pode definir o máximo que quer gastar por dia. Assim, os gastos são limitados ao saldo disponível (se o orçamento diário for atingido, o anúncio é pausado).
Por exemplo, se você definir uma campanha com orçamento de R$ 100, seus anúncios ficarão ativos até que esse limite seja atingido e só vão recomeçar no próximo dia.
💡Saiba mais: O que é o Minha Página e como usar a ferramenta para personalizar uma loja no Mercado Livre?
Quais são os requisitos para anunciar no Mercado Livre Ads?
Os requisitos para anunciar na plataforma são simples e podem ser preenchidos facilmente pelos lojistas. Veja:
- Ter uma conta ativa no Mercado Livre por, no mínimo, sete dias;
- Não anunciar itens proibidos (produtos inflamáveis, substâncias ilícitas, produtos falsificados, entre outros);
- Somar entre dez e 30 vendas na plataforma;
- Ter produtos já cadastrados e publicados no Mercado Livre;
- Não ter nenhuma fatura vencida.
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Tudo certo sobre o Mercado Livre Ads?
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre como anunciar no Mercado Livre Ads.
Lembre-se de que vender em marketplace é uma boa opção para seu negócio, entretanto ter uma loja virtual permite maiores chances de fidelização do público e ampla possibilidade de personalização com a identidade visual da sua empresa.
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