Merchandising: o que é e como utilizar essa estratégia?

imagem de produtos divulgados na internet, representando uma técnica de merchandising

Merchandising é uma técnica de marketing que envolve a promoção, venda e distribuição de produtos em pontos de venda. Pode incluir uma variedade de técnicas, desde a exibição de produtos em lojas físicas até estratégias de marketing digital. O objetivo é atrair clientes, influenciar suas decisões de consumo e aprimorar a experiência de compra.


Se você trabalha com lojas físicas ou virtuais, sabe que ninguém conhece a sua mercadoria melhor do que você mesmo, certo? No entanto, para gerar mais vendas, é preciso que o seu consumidor também conheça o produto. E, para ajudar nessa tarefa, existe uma técnica de marketing chamada de merchandising.

Esse método tem como principal objetivo promover maior visibilidade e atratividade dos itens vendidos. Isso envolve exposição, layout e técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente.

Ficou interessado pelo tema e quer aprender como criar uma estratégia de merchandising para o seu negócio? Então, continue a leitura deste conteúdo!

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O que é merchandising?

Merchandising é o conjunto de técnicas usadas para promover e apresentar produtos de forma atraente em um ponto ou site de vendas. Ou seja, ele transforma o produto em uma solução interessante para o cliente final.

Para isso, são trabalhadas a disposição, a organização e a apresentação visual das mercadorias nas lojas, além de técnicas de persuasão de vendas com o público-alvo.

Não à toa, o merchandising é um dos recursos mais importantes para atrair clientes, pois ele é pensado para atrair a atenção dos consumidores de imediato, fazendo com que eles se sintam encantados pelos produtos oferecidos.

💡 Saiba mais: Como encantar clientes na sua empresa?

Como montar uma estratégia de merchandising?

Agora que você já sabe o que é merchandising, veja um passo a passo de como montar uma estratégia com essa técnica:

1. Defina o público-alvo

Antes de criar estratégias, é preciso entender quem é o seu público-alvo. Para isso, compreenda os padrões de consumo, hábitos de compra e o comportamento dos seus clientes.

Entender as necessidades da sua buyer persona é fundamental para oferecer soluções efetivas e personalizadas.

💡 Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir o do seu negócio

2. Crie ações personalizadas para o seu público-alvo

Conhecendo quem é o seu comprador ideal, é hora de considerar os desejos e demandas que ele tem. A partir daí, ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de cada um, como qualidade, atributos, preço, atrativos e funcionalidades.

3. Estabeleça as metas a serem alcançadas

Depois do planejamento, é importante ter os objetivos de cada ação de merchandising bem definidos. Aqui, procure estabelecer metas e prazos para serem atingidos. Dessa forma, é possível acompanhar a execução do plano de ação e, caso seja preciso, corrigir rotas.

4. Tenha um calendário editorial

Como já mencionamos, criar promoções é uma excelente maneira de atrair clientes. Por isso, elabore um calendário editorial que reúna as principais datas comemorativas do ano, como o Dia do Cliente e a Black Friday, e desenvolva ações estratégicas para cada uma delas.

Para te ajudar a identificar as principais celebrações em 2024, baixe gratuitamente o calendário com as principais datas de vendas para e-commerce neste ano:

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5. Crie uma identidade visual para o negócio

Lembra-se de quando comentamos sobre o merchandising visual? Então, para ter sucesso com essa técnica de marketing, é importante definir a identidade visual do seu negócio, que pode ser aplicada nos seguintes âmbitos:

  • Site de vendas;
  • Logotipo;
  • Flyers;
  • Banners;
  • Cartões de visita;
  • Estrutura física, seja um escritório ou uma loja etc.

6. Faça o uso de tecnologias

Utilizar tecnologias para melhorar a experiência de compra do seu cliente, além de ser um diferencial competitivo para um negócio, também funciona também como um atrativo.

Por exemplo, aposte em meios de pagamentos modernos, como o Pix e o QR Code. Também é possível oferecer a possibilidade de experimentar o produto, mesmo que pela internet, a partir de provadores virtuais.

Como funciona o merchandising?

Como mencionamos, o merchandising é uma estratégia de marketing que visa promover produtos ou marcas por meio de técnicas de exposição e promoção em pontos de venda ou em outros meios de comunicação.

Ele desempenha um papel importante na influência das decisões de compra dos consumidores, aumentando a visibilidade e a atratividade dos produtos.

Na prática, existem diferentes formas de merchandising, que podem ser aplicadas tanto em lojas físicas como em plataformas de comércio eletrônico. Aqui estão algumas das principais técnicas utilizadas:

Exposição de produtos

Uma das estratégias de merchandising mais comuns é a disposição estratégica dos produtos nas prateleiras e vitrines das lojas. Itens populares e de alta margem de lucro geralmente são posicionados em locais de destaque, como no nível dos olhos dos consumidores.

Além disso, é comum agrupar produtos relacionados, como montar uma seção específica para churrasco com carvão, utensílios e condimentos próximos uns dos outros. Isso motiva o cliente a levar mais de uma mercadoria, aumentando o ticket médio da compra.

💡 Saiba mais:

Promoções e descontos

Ofertas especiais, descontos ou promoções temporárias também são utilizados para atrair a atenção dos consumidores. Isso pode incluir redução de preços, brindes ou cupons de desconto. Essas estratégias incentivam a compra imediata e podem aumentar a rotatividade dos produtos.

💡 Saiba mais: Como gerenciar o giro de estoque?

Sinalização e comunicação visual

O uso de placas, banners e cartazes é uma maneira eficaz de chamar a atenção dos clientes para produtos específicos. Essa sinalização pode destacar características especiais, benefícios ou preços atrativos. Pode ser uma ótima alternativa para fazer impulsionar a venda de produtos parados, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma queima de estoque?

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Demonstração e degustação

Mostrar como um produto funciona ou permitir que os clientes o experimentem é uma maneira eficaz de aumentar o interesse e a confiança. Isso é comumente usado em supermercados, feiras e eventos, onde as pessoas podem provar amostras gratuitas de alimentos, testar produtos eletrônicos ou experimentar cosméticos antes de comprá-los.

💡 Saiba mais: Como fazer uma demonstração de produtos?

Embalagens atrativas

Por fim, o design da embalagem de um produto pode ter um impacto significativo nas decisões de compra. Embalagens atraentes, informativas e que transmitam a mensagem da marca podem aumentar a percepção de valor e estimular o interesse do consumidor.

💡 Saiba mais: Como escolher boas embalagens para e-commerce?

Quais são os tipos de merchandising?

Agora que você já sabe o que é merchandising, antes de começar a montar a sua estratégia, é importante conhecer os principais tipos de técnicas.

Saiba que o merchandising é uma estratégia versátil e pode ser adaptada de acordo com o tipo de produto, público-alvo e ambiente de venda. No entanto, o objetivo é sempre influenciar o comportamento do consumidor e incentivar a compra dos produtos promovidos.

Confira quais são os tipos de merchandising mais comuns:

  • Visual merchandising;
  • Merchandising editorial;
  • Merchandising de varejo;
  • Merchandising digital.

Se você quer saber mais detalhes sobre alguns dos tipos de merchandising citados, veja a seguir:

1. Visual merchandising

Visual merchandising é a estratégia de criar uma apresentação visual atraentes nos pontos de venda, como lojas físicas ou online. Nas lojas físicas, isso inclui o design de interiores e a iluminação, por exemplo; já nas lojas virtuais, está relacionado, principalmente, a uma identidade visual bem definida.

Por isso, criar um logotipo, estabelecer uma tipografia e escolher as cores para a sua marca são pontos essenciais. Eles ajudam a chamar a atenção do consumidor e criar uma experiência de compra mais agradável.

Isso porque, além de estimular que as pessoas naveguem mais pelo site, o visual merchandising também permite que você use as cores, por exemplo, para direcionar o olhar dos usuários para os produtos ou categorias que você deseja, estimulando a venda de determinados itens.

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2. Merchandising editorial

Já o merchandising editorial é a exibição de produtos em filmes, séries ou programas de televisão. Geralmente, essas aparições costumam ser feitas de forma sutil, de uma maneira subliminar, para que o espectador fique familiarizado com o produto de uma maneira menos invasiva.

O filme “Eu Robô”, protagonizado pelo ator norte-americano Will Smith, por exemplo, trabalha o merchandising editorial da marca Converse, mais especificamente com o tênis All Star modelo cano alto. Veja o trecho específico.

3. Merchandising de varejo

O merchandising de varejo utiliza técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar. Um exemplo é quando uma loja virtual oferece, junto com a compra de um produto, cupons de descontos, brindes ou uma promoção.

O objetivo do merchandising de varejo é, portanto, aumentar as vendas, a partir da visibilidade de um determinado produto.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?

4. Merchandising digital

Promover ações de merchandising na internet é quase um requisito básico para gerar lucros para um negócio. Aqui, não estamos falando sobre fazer publicidade, mas sobre menções a um produto ou serviço de uma forma sutil.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas, que tal contar com influenciadores digitais do segmento para divulgar as suas peças? Essa é uma excelente oportunidade para apresentar a sua marca para potenciais clientes.

Outras formas de explorar esse tipo de merchandising são conteúdos para redes sociais e blog. Para isso, é importante entender quais canais a persona do negócio usa com frequência e criar estratégias para inserção dos produtos.

💡 Saiba mais: O que é e como criar uma persona para o seu negócio?

Quais as melhores técnicas de merchandising para vender mais?

Por fim, agora que você sabe como montar uma estratégia de merchandising, conheça algumas técnicas para vender mais:

1. Escute o seu público

Estudar, entender e analisar as necessidades do consumidor é essencial para qualquer empresa.

Nesse sentido, é importante criar um espaço para que o comprador se sinta à vontade para compartilhar as suas impressões sobre a marca e tirar dúvidas. Se você vende online, por exemplo, existem ferramentas de atendimento que podem ajudar nessa questão.

Além disso, é fundamental pedir feedback ao cliente. Afinal, é com essas informações que você saberá se a estratégia está funcionando ou não.

2. Analise a concorrência

Veja como os seus concorrentes estão criando e executando ações de merchandising. Não se trata de copiá-las, mas, sim, de buscar informações e inspirações para a sua empresa.

Para isso, estabeleça o seu objetivo de análise. Pode ser examinar as campanhas promocionais de uma outra empresa ou fazer um estudo sobre a identidade visual.

Estabelecer esses pontos torna a sua pesquisa muito mais eficiente, uma vez que o seu olhar será direcionado ao ponto específico que você pretende reconhecer.

💡Saiba mais: O que é análise da concorrência e como fazer para se destacar?

3. Monitore os resultados

Acompanhar os resultados de suas ações de merchandising também é fundamental para evoluir com a estratégia. Isso previne que você invista em algo que não está gerando resultados, por não saber o que está dando errado no planejamento.

Esse acompanhamento evita o desperdício de verbas e detecta melhores oportunidades de investimento.

4. Integre seu PDV a uma loja virtual

Integrar uma loja física e uma loja virtual traz uma série de benefícios para os varejistas. Isso amplia o alcance da empresa, aumenta a visibilidade da marca e cria mais oportunidades de vendas.

Além disso, a integração do PDV físico com o PDV online oferece uma experiência de compra mais completa para os consumidores. Afinal, eles têm a flexibilidade de escolher como desejam realizar suas compras e podem aproveitar serviços como retirada na loja para agilizar o processo.

Outro benefício da integração é a capacidade de fornecer um atendimento personalizado e consistente em todos os canais de venda.

Os varejistas podem utilizar dados e informações coletadas tanto na loja física como na loja virtual para entender melhor o comportamento do cliente e suas preferências. Isso permite oferecer recomendações personalizadas, promoções direcionadas e criar uma experiência de compra mais relevante e envolvente.

💡 Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?

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Tudo certo sobre o que é merchandising?

Ao longo deste artigo, vimos como uma estratégia de merchandising ajuda a destacar produtos, diferenciar a empresa da concorrência, chamar a atenção dos consumidores e incentivá-los a comprar. Então, esperamos que, agora, você esteja pronto para colocar esses conhecimentos em prática!

E, se você já tem um ponto de venda, mas ainda não atua no e-commerce, que tal unir os dois mundos? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e veja como é fácil administrar loja física e virtual simultaneamente! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre merchandising

Merchandising é a estratégia de apresentar produtos de maneira atrativa no ponto de venda, visando impulsionar vendas. Envolve exposição, layout e técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente.

Os principais tipos de merchandising são o visual merchandising, o merchandising editorial, o merchandising de varejo e o merchandising digital.

Antes de tudo, você deve definir seu público-alvo. Então, é preciso criar um plano de metas a curto e longo prazo a serem alcançadas. Crie um calendário editorial e idealize ações personalizadas tendo em mente seu público-alvo. Além disso, para caprichar no merchandising visual, é importante a criação de uma identidade visual consistente.

O segredo de um merchandising bem feito está em escutar o seu público, analisar o que está sendo feito pela concorrência e monitorar os resultados, a fim de entender o que funciona e o que não funciona. Além disso, é fundamental atuar em todos os canais de venda que a sua persona frequenta, ou seja, estar presente no varejo físico e virtual.

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