O que é meta description e como criar uma atrativa?
Meta description, ou meta descrição, é um texto de até 160 caracteres presente na página de resultado dos buscadores. Ela serve para resumir o que os usuários vão encontrar ao clicar em uma página, por isso precisa convencer o leitor a visitar o seu site para saber mais.
Você possui uma loja online e está querendo impulsioná-la para ela ter uma melhor posição nos resultados de busca do Google? Se a sua resposta for sim, a nossa dica é que você invista em SEO on page. Isso inclui elaborar títulos matadores e meta description personalizadas.
A meta description — ou meta descrição — é muito importante para o SEO (Search Engine Optimization ou “otimização para mecanismos de busca”). Por esse motivo, ela deve ser otimizada para usuários da Internet e mecanismos de pesquisa.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é, como funciona e dicas valiosas para você escrever uma meta description que vai impulsionar o seu negócio online. Vamos conferir? 🧐
O que é meta description?
Meta description, ou meta descrição, é um pequeno texto que resume o conteúdo de uma página da web em no máximo 160 caracteres. Ela está contida na tag correspondente de cada página do seu site. O usuário só consegue ver a meta description quando faz uma busca no Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Quando você faz uma consulta no Google, ele apresenta uma SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados. Nela, você encontrará diferentes resultados correspondentes à sua pesquisa.
Ao observar a imagem acima, é possível ver primeiro a meta title, ou seja, o título da página. Abaixo você encontra a meta tag de descrição, popularmente conhecida como meta description, cuja função é simples: convencer os usuários a clicarem no seu link.
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Qual a função da meta description no Google?
Por muito tempo, a utilidade da meta description no Google não era clara (como muita coisa ainda não é). Na verdade, SEO é basicamente um jogo que sofre muitas mudanças em suas regras, ou seja, o que estava fazendo muito sucesso no passado, hoje pode não fazer mais. Por isso é tão importante conhecer as técnicas de SEO e usá-las adequadamente.
Nos dias atuais, toda vez que uma consulta é feita, o Google entrega algo para o usuário, que pode ser a meta descrição ou um featured snippet (este é retirado de uma parte da página em questão, aquela que mais se aproxima do pedido de quem está navegando). É por isso que o snippet não corresponde à meta description.
No entanto, você deve escrever as meta descriptions para todas as suas páginas, porque elas serão exibidas caso o Google entenda que elas descrevem a página com mais precisão do que o snippet.
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Por que é importante escrever uma boa meta description?
Se você é dono de uma loja online, provavelmente quer fazer o máximo para expor seus produtos aos clientes com potencial, certo? Por isso, escrever uma boa meta description permite que você aumente a taxa de cliques de três fontes principais:
- Resultados do motor de busca;
- Compartilhamento nas redes sociais;
- Bookmarking social.
Em todas as três situações, a meta description fornece informações sobre a página e ajuda a chamar a atenção do leitor.
Embora os mecanismos de pesquisa tenham confirmado que não usam diretamente a meta description em seu algoritmo de SEO, o Google usa a taxa de cliques para verificar a relevância de sua página para a pesquisa. Como as meta descrições ajudam a aumentar a taxa de cliques da página, é uma ótima maneira de aumentar sua classificação no Google.
Sendo assim, quanto melhor for o seu posicionamento nos motores de busca, mais visitantes terá. E, mais visitantes significa mais clientes potenciais, portanto, mais chances de fazer vendas.
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Quais são os tipos de meta description?
É importante pontuar que há uma diferença entre a meta description da página inicial e das páginas do produto.
Apresentamos esses dois cenários para você, confira:
Meta description para página inicial
Ao escrever uma meta description para sua página inicial, você deve resumir sua missão em 160 caracteres.
A nossa dica geral é: mantenha a simplicidade e forneça um bom motivo para o clique. O visitante ficará convencido ou não, e isso em poucos segundos.
Meta description para redes sociais
Quando um usuário compartilha um conteúdo do seu site em redes sociais como Facebook, Threads ou Twitter/X, é exibida uma meta description com o resumo do conteúdo. Você pode personalizar esse texto para que ele fique mais atrativo para o ambiente das plataformas, aumentando as chances de interação com seu artigo.
Meta description para cada página do seu site, incluindo os produtos
Diferentemente da meta description para a sua página inicial, aqui não é necessário falar do seu negócio. Não recomendamos perder tempo falando da sua marca ou algo do tipo. Aproveite os 160 caracteres e seja direto. Fale apenas dos benefícios do seu produto para convencer o visitante a comprar na sua loja virtual.
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Como escrever uma boa meta description?
Agora que você já sabe o que é meta description e para que serve, vamos ver como escrever uma boa meta descrição para aumentar o seu tráfego. Pegue seu bloco de notas e uma caneta para anotar todas as dicas a seguir: 📝
1. Faça um texto chamativo e bem direto
Seja objetivo! A meta description precisa dizer exatamente o que o visitante vai encontrar na página. Ela precisa responder uma pergunta feita. O texto pode — e deve — convencer o usuário a clicar no seu site. Seja informativo, sem encher linguiça, mas passando uma ideia clara.
Outro erro que muitos sites cometem com frequência é não criar um texto diferenciado e atrativo. Descrições do tipo “Essa é uma página sobre sapatos” não devem funcionar bem.
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2. Utilize sua palavra-chave
Todo conteúdo ou página criada tem um objetivo e uma palavra-chave. Sendo assim, sugerimos que você coloque sua palavra principal na meta description.
Além de ajudar a conquistar o usuário, essa palavra ficará em negrito, ajudando os buscadores a identificarem o seu conteúdo como relevante e, com isso, aumentando as chances de sua página aparecer nas primeiras posições.
3. Use calls-to-action
É sempre positivo indicar claramente para o visitante o que sua empresa quer que ele faça. “Clique e leia mais” é um exemplo de call-to-action (chamada para ação, em português) que se aplica à situação.
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4. Tenha voz ativa
É sempre melhor usar a voz ativa ao escrever suas meta descrições. Em vez de escrever: “Os melhores estilos estão aqui”. Escreva “Encontre os melhores estilos”. Essa formulação é mais dinâmica e convida à ação.
5. Cuide dos seus títulos
Quando falamos do título SEO, ou seja, o título da página, você tem que dar tudo de si! Aproveite essas informações e crie os melhores títulos que puder. Isso realmente ajuda sua loja a gerar e proteger o tráfego.
6. Brinque com as emoções
O marketing emocional é uma realidade. De acordo com especialistas, um anúncio com conteúdo emocional terá o dobro do desempenho de um anúncio com conteúdo racional. No entanto, uma meta descrição é precisamente uma mensagem publicitária, portanto, não hesite em falar sobre sonhos, felicidade, bem-estar, alívio etc.
Contudo, 160 caracteres é muito pouco quando se trata de escrever uma meta description. Depois de decidir a mensagem que você quer transmitir, tente maximizar o significado com o mínimo de letras. Cada palavra tem que estar lá por uma razão e essa razão tem que ser para melhorar sua taxa de cliques.
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7. Responda à pergunta do usuário
As pessoas usam mecanismos de pesquisa como o Google para encontrar respostas. Não importa se a pergunta é “faz calor em São Paulo no verão?” ou “como ficar rico com dropshipping?” Se você pode responder à pergunta do usuário em sua meta description, você incentiva os usuários a clicarem em seu conteúdo.
Para concluir, as principais dicas para otimizar as metas description são:
- Ela deve responder uma pergunta;
- É preciso inserir um forte apelo à ação;
- Os títulos precisam ser atrativos e claros;
- É importante apelar para as emoções do leitor;
- O texto precisa ser relevante para as consultas;
- Os poucos caracteres disponíveis devem ser muito bem usados.
8. Seja honesto
Por fim, é fundamental ter honestidade na criação da sua meta descrição. Ou seja, o texto deve prometer somente o que o artigo realmente entrega, sem atrair o usuário com “click bait“.
Isso porque, se você fizer uma promessa e ela não for cumprida, o usuário ficará frustrado e seu conteúdo terá uma alta taxa de rejeição.
O que não fazer na meta description
Nunca escreva uma sequência de palavras separadas por vírgula. Algumas páginas colocam na meta descrição palavras-chave ou TAGs, isso é um erro. Esse espaço é exclusivo para você criar um texto que dialoga com seu usuário.
Não use as mesmas metas description para todas as páginas. A recomendação é que cada página possua a sua própria meta descrição. Isso ajuda os mecanismos de busca, como o Google, a vasculharem o conteúdo e classificarem como relevante ou não.
Isso também é benéfico para as páginas de produto do seu e-commerce. Boas meta descrições permitem que o Google imprima resultados que levem o usuário até suas mercadorias.
Tudo certo sobre meta description?
Bom, chegamos ao final de mais um conteúdo. Esperamos que você tenha gostado e que tenha aprendido tudo sobre o que é meta description. Agora é só colocar a mão na massa e criar boas metas description para as páginas do seu site. Temos certeza que isso vai ajudar na sua posição no Google.
E aí, tem alguma experiência legal com SEO? Compartilhe conosco na caixinha de comentários. E, se você ainda não começou a vender na internet, experimente a Nuvemshop, crie sua loja virtual grátis. É simples, prático e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 😉