14 principais métricas de e-mail marketing para ficar de olho

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Pontos principais do artigo:
  • Métricas de e-mail marketing são medidas quantitativas utilizadas para avaliar o desempenho das campanhas de e-mail;
  • Algumas das principais métricas de e-mail marketing são: taxa de abertura, taxa de clique, taxa de conversão, taxa de cancelamento e taxa de entrega;
  • Lojistas que usam a Nuvem Marketing podem acompanhar seus resultados de forma ainda mais simples, já que o app é totalmente integrado ao painel da loja.

O e-mail marketing é o canal que garante um contato direto com o seu público-alvo em uma estratégia de marketing digital. Contudo, para garantir que a estratégia está funcionado, é fundamental conhecer as métricas de e-mail marketing.

Por métricas, entende-se que são os indicadores mensuráveis da sua estratégia e, portanto, mostram em números se você está direcionando o tempo e energia do seu time para uma ação com resultados.

Além disso, é importante ter atenção à entregabilidade do e-mail marketing para não acabar sendo penalizado como SPAM.

Neste artigo, entenda o que são as métricas de e-mail marketing, suas vantagens, as 14 principais e como encontrá-las. Além disso, veja também algumas ferramentas úteis!

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O que são métricas de e-mail marketing?

Métricas de e-mail marketing são os resultados mensuráveis obtidos a partir do envio das campanhas. Isto é, o que pode ser medido em números.

Existem muitas formas de fazer essa campanha por e-mail marketing. Ela pode ser uma newsletter, que tem um caráter mais informativo, campanha promocional, com descontos, lançamento, e muitos outros.

Para cada um deles, para verificar se a estratégia trouxe resultados, é fundamental verificar as suas métricas.

Quais são as principais métricas de e-mail marketing?

Existem muitas métricas de e-mail marketing e a importância de cada uma depende do objetivo da sua estratégia.

Por exemplo, em uma ação de brand awareness, isto é, para medir a percepção do consumidor, é importante deixar as informações direto no e-mail para que a pessoa não precise clicar em um link para ser impactada. Portanto, as taxas de abertura de e-mail terão maior relevância, uma vez que indicam, dentre as pessoas que receberam, quem de fato abriu o e-mail.

Dito isso, confira mais métricas de e-mail marketing e como acompanhá-las:

1. Taxa de abertura

A taxa de abertura, como dissemos, indica quem são as pessoas, dentre aquelas que receberam o e-mail, que de fato o abriram. Esse é um resultado diretamente impactado pela entregabilidade da sua estratégia e, também, para o assunto utilizado.

A entregabilidade é a capacidade que os seus e-mails têm de chegar até a caixa de entrada das pessoas da sua base. Esse fator é resultado da qualidade da sua base e da sua estratégia de e-mail marketing.

Explicando melhor: se você utiliza uma base de e-mails comprada, por exemplo, há chances de que você seja penalizado por isso.

Nesse caso, pode acontecer da sua comunicação na caixa de SPAM de seus clientes. Além disso, se você envia e-mails demais no dia ou semana, também pode ser penalizado. Por isso, é importante manter uma estratégia coerente e sem exageros.

Para calcular a taxa de abertura, basta dividir o número de e-mails que foram abertos, pela quantidade de e-mails enviados.

A maior parte das ferramentas de e-mail marketing já entrega esse valor corretamente para cada campanha.

💡 Saiba mais: O que é a Prax Analytics e como funciona a ferramenta de análise de dados?

2. Taxa de clique

A taxa de clique diz respeito à proporção de pessoas que clicaram no conteúdo do seu e-mail de acordo com o total de e-mails que foram enviados. Essa métrica une todas aquelas estratégias que mencionamos na taxa de abertura com mais uma questão: convencer o usuário a acessar o conteúdo que você enviou.

Portanto, além da entregabilidade e de ter um assunto interessante, é preciso trabalhar um bom conteúdo para que o destinatário clique e acesse o que você enviou.

Esse indicador é muito importante para estratégias de conversão, e-mails promocionais e também newsletters, onde o objetivo é levar a pessoa até o seu blog ou material rico.

Para chegar à taxa de clique, basta dividir o total de cliques pelo total de e-mails enviados.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão dá um passo além, seguindo o caminho da taxa de cliques: ela verifica quantas pessoas de fato converteram naquele conteúdo que foi enviado por e-mail.

É um caminho com muitos processos e cliques e, por isso, exige um refinamento das estratégias para obter um bom resultado.

4. Bounce rate ou taxa de rejeição

A bounce rate, ou taxa de rejeição, indica quais e-mails não foram entregues ao destinatário. Existem dois tipos de bounce:

  • Soft bounce: resultado de um problema temporário, como uma caixa de entrada que está cheia ou uma instabilidade momentânea do servidor;
  • Hard bounce: um problema mais grave, que pode ser erro no e-mail, conta desativada ou algum outro problema que impeça completamente a entrega.

A taxa de rejeição impacta diretamente na entregabilidade. Uma taxa alta de bounce pode prejudicar todas as suas campanhas futuras e pode se transformar em uma penalização que irá marcar os seus envios sempre como SPAM.

Por isso, é importante fazer a limpeza da base de tempos em tempos, removendo os e-mails inválidos ou problemáticos.

Esse é outro dado que será fornecido pela ferramenta de e-mail marketing que você utilizar.

💡 Saiba mais: Como criar um teste A/B no e-mail marketing

5. Taxa de abertura

Uma das principais preocupações que envolvem uma estratégia de e-mail marketing diz respeito ao número de destinatários que irão, de fato, abrir as mensagens. Por isso, a taxa de abertura é uma métrica crucial para garantir o sucesso das campanhas.

Em termos práticos, esse indicador irá calcular a média de usuários que abrem os e-mails que recebem de sua empresa. É por meio dessa métrica, por exemplo, que é possível entender quais formatos de título e assunto de e-mails tendem a funcionar melhor.

Por meio de ferramentas de análise — que iremos conhecer no decorrer deste artigo — é possível mensurar porcentagem de pessoas que estão abrindo as mensagens. Essa taxa, normalmente, fica entre 17,8% a 18%.

Para evitar que seu indicador fique abaixo da média, otimizar o conteúdo dos e-mails e rever a frequência de envios são algumas das práticas que tendem a funcionar muito bem.

6. Click Through Rate (CTR)

O CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques) é outro indicador crucial para guiar sua estratégia de e-mail marketing. É por meio dessa taxa que é possível mensurar a quantidade de pessoas que clicam nas mensagens recebidas.

O cálculo da CTR funciona da seguinte maneira: total de cliques dividido pelo número de e-mails enviados. Sabendo qual é a taxa de cliques, você pode medir o nível de engajamento da sua base de contatos em relação aos seus conteúdos.

Além disso, essa é uma métrica que serve como base para testes A/B, já que, por meio dela, é possível mensurar qual modelo de e-mail teve mais acessos.

7. Cliques em links

Os links são parte fundamental do conteúdo de um e-mail marketing. Afinal, essas mensagens são enviadas com o objetivo de direcionar o usuário para uma determinada página.

Nesse sentido, entender a taxa de cliques em links irá ajudá-lo a otimizar elementos importantes como o conteúdo das mensagens e as CTAs (Call to Actions, ou Chamadas para Ação, no português).

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para enviar e-mail marketing?

8. Taxa de aquisição

A taxa de aquisição em uma estratégia de e-mail marketing funciona de forma semelhante à taxa de conversão. Ou seja, ela mede quantas vendas foram efetivadas por meio dessa alavanca.

Essa é uma métrica que não exige muitos cálculos. No entanto, ela é fundamental para validar a estratégia como um todo.

Afinal, se você não está obtendo resultados via e-mail marketing, significa que você precisa ajustar sua estratégia ou que esse formato de comunicação não tem apelo relevante com o seu público.

9. Taxa de SPAM

Um dos principais inimigos do e-mail marketing é a caixa de SPAM. Isso porque, uma vez que sua mensagem é enviada para essa caixa, o seu cliente não terá acesso à sua comunicação, logo, o contato terá sido em vão.

Existem diversas práticas para evitar esse tipo de situação. No entanto, os servidores de e-mail têm trabalhado cada vez mais para barrar mensagens automáticas, o que pode atrapalhar bastante a sua estratégia.

Portanto, fique de olho na quantidade de mensagens que são enviadas para as caixas de SPAM. Se o número for alto ou estiver em crescimento frequente, significa que tem algo errado com os e-mails que você está enviando.

10. Lifetime value

O lifetime value é um indicador importante para a saúde de qualquer negócio. Em linhas gerais, ele calcula a média de gastos para manter um cliente desde a aquisição até a jornada de fidelização e retenção.

É importante lembrar que estratégias de marketing podem demandar investimentos em dinheiro. Por isso, entender esse tipo de despesa é fundamental para definir orçamentos de forma coesa e segura.

11. Net Promoter Score (NPS)

O NPS (Net Promoter Score) mede a satisfação do cliente em relação ao conteúdo que ele recebe. No entanto, ao invés de atribuir uma nota aos e-mails, o usuário é convidado a responder se ele indicaria a sua empresa para um amigo.

Essa é uma das métricas de atendimento ao cliente mais relevantes. Porém, em estratégias de e-mail marketing, ela também pode gerar insumos poderosos para o seu time de marketing.

12. List Growth Rate

O List Growth Rate (Taxa de Crescimento da Base) avalia a quantidade de novos contatos que sua empresa ganha ou perde durante determinado período. Considerando que o usuário pode optar por cancelar o cadastro em sua newsletter ou solicitar que você o remova da sua lista, essa é uma métrica que pode ajudar a otimizar a abordagem dos seus e-mails.

O ideal é que você possa aumentar a sua base de contatos de forma gradual. Caso ocorra o contrário, é sinal de que algo precisa ser melhorado em sua estratégia.

13. ROI

O ROI (Return On Investment, ou Retorno sobre o Investimento, no português) irá medir a eficiência e os resultados gerados pela estratégia com base no investimento feito. Isto é, por exemplo, se o dinheiro gasto em ferramentas de automação de marketing valeu a pena se comparado ao retorno gerado.

Essa é uma informação importante para evitar investir em iniciativas que não possuem potencial de geração de receita. Otimizar gastos é uma prática muito importante, principalmente para negócios em fase de desenvolvimento.

14. Taxa de encaminhamento de e-mail

A taxa de encaminhamento irá mostrar quais mensagens costumam ser encaminhadas pelo usuário para outras pessoas. Essa métrica indica que o conteúdo do e-mail é relevante o suficiente para que as pessoas o compartilhem entre si.

Esse tipo de insight é bastante útil para a estratégia de marketing de conteúdo como um todo. Afinal, é isso que irá nos dizer quais assuntos são mais interessantes do ponto de vista do público.

Ferramentas de e-mail marketing para analisar métricas

A seguir, conheça duas ferramentas de e-mail marketing para medir os seus resultados:

Nuvem Marketing

A Nuvem Marketing é a ferramenta para automação de marketing da Nuvemshop. Com ela, é possível coletar dados dos consumidores para impulsionar as vendas e a fidelização de clientes por meio do envio de mensagens com e-mail marketing.

Com a Nuvem Marketing, é possível rastrear o comportamento dos clientes na sua loja virtual, como páginas visitadas, itens visualizados e tempo gasto em cada seção.

Com base nessas interações, a ferramenta cria perfis de usuário detalhados para personalizar a comunicação. Dessa forma, fica mais fácil enviar as comunicações mais adequadas e personalizadas, aumentar a taxa de conversão e resgatar carrinhos abandonados.

Quem é lojista Nuvemshop pode usar a ferramenta com plano gratuito para até 500 contatos. Caso precise alcançar mais clientes, é possível fazer um teste de 15 dias grátis em qualquer uma das opções de planos pagos.

⚙️ Baixe o aplicativo: Nuvem Marketing

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RD Station Marketing

Uma ferramenta muito poderosa para utilizar na sua estratégia de e-mail marketing é a RD Station.

Ela irá entregar todas essas métricas por campanha, além dos números brutos de cada uma, como quantos cliques foram feitos em cada link da página e outras informações importantes como taxa de descadastro.

Caso você queira usar apenas o e-mail marketing, ela pode ser um exagero. Agora, se o seu objetivo é automação de e-mails, incluindo redes sociais e exportação de relatórios, ela é, sem dúvida, uma ótima opção.

Para contratar os serviços do RD Station,, há uma grande variedade de planos que dependem do tamanho da base de e-mails a ser usada. Confira:

  • Plano light: de R$ 59 ao mês;
  • Plano basic: R$ 439 ao mês;
  • Plano Pro: R$ 839 ao mês mais serviço de implementação no valor único de R$ 1.985;
  • Plano Enterprise: R$ 2.309 ao mês mais implementação personalizada de R$ 2.615.

MailChimp

Para empresas menores, com estratégias mais no início, o MailChimp é uma excelente opção.

O seu foco é automatizar campanhas de e-mail marketing, mas também permite criar landing pages, fazer testes a/b, anúncios pagos, ter um CRM e muito mais! É uma ferramenta simples, mas bem completa.

Ele oferece uma versão gratuita disponível, mas com algumas limitações nas funcionalidades e número de envios. Há ainda:

  • Plano Essentials: custo inicial de R$ 55,00;
  • Plano Standard: custo inicial de R$ 85,00;
  • Plano Premium: custo inicial de R$ 1.670,00;

💡 Saiba mais: 15 melhores ferramentas de e-mail marketing grátis

Tudo certo sobre métricas de e-mail marketing?

Neste artigo você viu como as métricas de e-mail marketing são importantes para a estratégia, como encontrá-las e algumas ferramentas para começar a trabalhar a sua automação de marketing.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre métricas de e-mail marketing

São os resultados mensuráveis da estratégia de e-mail marketing.

  1. Taxa de abertura;
  2. Taxa de clique;
  3. Taxa de conversão;
  4. Bounce rate ou taxa de rejeição;
  5. Taxa de abertura;
  6. Click Through Rate (CTR);
  7. Cliques em links;
  8. Taxa de aquisição;
  9. Taxa de SPAM;
  10. Lifetime value;
  11. Net Promoter Score (NPS);
  12. List Growth Rate;
  13. ROI;
  14. Taxa de encaminhamento de e-mail.

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