O que são métricas de marketing digital e como acompanhar?

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Pontos principais do artigo:
  • Métricas de marketing digital são indicadores usados para monitorar e avaliar o desempenho de campanhas;
  • As principais métricas incluem taxa de conversão, custo por aquisição (CPA), retorno sobre investimento (ROI), tráfego do site, taxa de cliques (CTR) e engajamento nas redes sociais;
  • Acompanhar as métricas de marketing digital no e-commerce ajuda a otimizar investimentos e melhorar a experiência do cliente, resultando em mais vendas.

Provavelmente você já fez uma pesquisa de preço antes de comprar um produto, certo? Também deve ter verificado onde o item estava mais em conta, além de analisar as avaliações e opiniões dos compradores. Isso é nada mais, nada menos que uma análise de dados. As métricas de marketing digital têm essa função.

Saber o que é métrica de marketing e acompanhar esses indicadores é fundamental para entender quais erros você está cometendo, qual o melhor caminho a seguir para ter sucesso e quais oportunidades você pode aproveitar.

Por isso, é importante manter um olhar atento aos dados gerados pela equipe de marketing. Neste artigo, vamos mostrar o que são métricas de marketing digital e quais as principais que você não deve perder de vista para ter sucesso no seu e-commerce. Vamos lá? 📝

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O que são métricas de marketing digital?

Métricas de marketing digital são indicadores usados pelas empresas para monitorar os resultados alcançados com as campanhas e ações de marketing digital. Essas métricas podem ser desde o número de pessoas que visitam sua página até a quantidade de vendas realizadas.

Por meio desses indícios, você consegue apontar facilmente qual é o impacto da sua estratégia nos resultados esperados pela organização. Portanto, definir as métricas de marketing digital é o primeiro passo para elaborar o planejamento do time.

Saber usar as métricas de marketing é fundamental para ter sucesso nessa área. No entanto, como mencionamos, é preciso ter um plano de marketing alinhado aos objetivos da sua empresa. Se você ainda não definiu o seu, aproveite o modelo gratuito que preparamos!

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Por que as métricas de marketing digital são importantes?

As métricas de marketing digital são dados importantes para qualquer negócio. Elas ajudam a entender o funcionamento das estratégias da equipe, mostram o que está dando certo ou não, quais são os pontos fortes e o que precisa de mais ajustes etc.

Sem a análise de métricas, é como se o marketing estivesse tecendo ações no escuro, sem indicativos de qual é o melhor caminho a ser seguido.

Muitas pessoas acreditam que a análise de dados é algo complicado, que demanda conhecimentos técnicos e matemáticos, mas isso é falso. Hoje, já existem muitas ferramentas fáceis e amigáveis que entregam dados já separados e definidos. Cabe ao empreendedor apenas tirar um tempo para analisá-las com atenção.

As métricas de marketing digital podem apresentar múltiplas funções. Entre as principais, podemos listar:

  • Ajudam na tomada de decisões;
  • Permitem melhorar a estratégia;
  • Indicam o que está bom nas campanhas e o que precisa melhorar;
  • Reduzem as incertezas quanto aos próximos passos;
  • Medem o engajamento do público com as campanhas;
  • Mensuram o desempenho de cada ação de marketing;
  • Permitem identificar o ROI (Return on Investment ou “Retorno sobre o Investimento”).

💡 Saiba mais: Métricas de redes sociais para acompanhar

Quais são as principais métricas de marketing digital?

Existem muitos dados a serem analisados no mundo dos negócios. Confira uma seleção com as 20 principais métricas de marketing digital:

1. Taxa de conversão

taxa de conversão é uma métrica muito flexível que pode ser usada em inúmeros cenários. Basicamente, ela significa a quantidade de pessoas que converteram em determinada ação que o seu negócio propôs.

Por exemplo, quando falamos de uma landing page de formulário para baixar um material, consideramos como conversão o ato de preencher o formulário para receber o material.

Ela é calculada da seguinte forma:

Taxa de conversão = Conversões / Quantidade total

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma análise de vendas?

2. Taxa de conversão do funil

A taxa de conversão do funil é a métrica que analisa as conversões no funil de vendas. Isto é, são os visitantes que se tornam leads, os leads que se tornam oportunidades e as oportunidades se tornam clientes.

Essa é uma métrica importante para verificar como está o avanço da jornada de compra, o tempo que está levando e se as ações com esse objetivo estão funcionando. Para estratégias de marketing que estão no início, o maior número costuma estar no topo do funil, e do meio para o fim os resultados são menos expressivos.

Com uma estratégia madura é possível verificar um desenvolvimento maior do meio do funil e fundo. Para calcular essa métrica, os passos são basicamente os mesmos da anterior, variando apenas o dado usado.

  • Taxa de conversão do funil de visitantes para leads = leads / visitantes
  • Taxa de conversão do funil de leads para oportunidade = oportunidade / leads
  • Taxa de conversão do funil de oportunidades para clientes = clientes / oportunidades

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdos de fundo de funil?

3. Visitantes no site

O número de visitantes é o valor total de pessoas que visitam o seu site e/ou blog em determinado período.

Ou seja, se uma mesma pessoa entrar no seu site três vezes, o marcador vai indicar, por meio do endereço de IP, apenas um visitante. Isso porque, ainda que as visitas sejam várias, o visitante é um só, como demonstrado pelo número de IP.

Esse é um dado muito importante tanto para saber o alcance da sua marca, quanto para usá-lo em outras mensurações, como o alcance orgânico do seu site.

A melhor forma de obter esse dado é configurando a ferramenta Google Analytics no seu site.

💡 Saiba maisKPI: métricas que todo e-commerce deve acompanhar

4. Visitas únicas

As visitas únicas são todas as vezes que alguém entrou no seu site e/ou blog, não importando quantas vezes ao dia ela fez essa ação. Por exemplo, se alguém entrar no seu site cem vezes em um dia, o marcador, por meio do endereço de IP, vai contar cem visitas.

Portanto, para ficar fácil diferenciar: quando alguém entra no seu site dez vezes em um dia, ele é um visitante que fez dez visitas.

Assim como o número de visitantes do site, o número de visitas também pode ser obtido diretamente no Google Analytics.

💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?

5. Tempo gasto no site

Quanto mais interessante e envolvente é o conteúdo, mais tempo as pessoas vão ficar no seu site. Esse é um dado importante, sobretudo para páginas específicas cujo objetivo é manter o usuário interessado por mais tempo.

Para conteúdos do blog, por exemplo, você pode comparar o tempo médio de leitura do texto com o tempo gasto no site para verificar se as pessoas estão ficando por lá tempo o suficiente para ler o material. Se esse número está muito baixo, é importante verificar se não há algo afastando os leitores.

Esse é outro dado que pode ser encontrado facilmente no Google Analytics.

💡 Saiba maisGatilhos mentais: como usar a psicologia do consumo para gerar vendas

6. Taxa de abertura de e-mail

Nas estratégias de e-mail marketing, existem muitos indicadores importantes. A taxa de abertura é um dos principais. Ela representa o total de pessoas, dentre aquelas que receberam o e-mail que você enviou, que chegaram de fato a abrir o e-mail.

Essa é uma métrica muito importante para mensurar a efetividade dos assuntos do seu e-mail, pois ela é o principal fator de convencimento para essa ação. Uma frase sem impacto será provavelmente esquecida na caixa de entrada.

A taxa de abertura é calculada da seguinte forma:

Taxa de abertura = pessoas que abriram os e-mails / total de e-mails enviados

💡 Saiba maisE-mail marketing: o que é e como fazer?

7. Taxa de cliques em e-mail

A taxa de cliques é o passo seguinte da estratégia de e-mail. Se o assunto é responsável por garantir que as pessoas vão abri-lo, o texto do corpo do e-mail é que fará o trabalho de levar o lead a clicar no que foi enviado.

O seu objetivo com o e-mail marketing é que o usuário acesse aquele link que foi enviado a ele, por isso, essa estratégia é muito importante e deve ser acompanhada em cada campanha.

Para calcular essa informação, basta dividir o número de pessoas que clicaram no link, pelo número de pessoas que abriram o e-mail.

💡 Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing

8. Retorno sobre investimento (ROI)

ROI é a sigla para o termo em inglês Return Over Investiment, que quer dizer Retorno sobre investimento. Essa métrica calcula quanto de lucro foi obtido a partir de um investimento. Exemplificando: digamos que você invista R$ 500,00 em anúncios. Esses anúncios geraram R$ 3.000,00 de lucro.

Portanto, para encontrar o ROI será preciso subtrair o valor obtido como receita a partir dos anúncios pelo valor gasto com eles e depois dividir pelo valor investido. Ficará assim:

ROI = 3.000 – 500 / 500

ROI = 2.500 / 500

ROI = 5

Para chegar a porcentagem, basta multiplicar por 100, e teremos 500% de ROI.

💡 Saiba mais: O que é a Prax Analytics e como funciona a ferramenta de análise de dados?

9. Custo de aquisição por cliente (CAC)

O CAC se refere ao custo de aquisição por cliente e significa o quanto foi gasto pela empresa para conseguir adquirir aquele cliente. Esse é o custo geralmente usado para tecer comparações entre as vantagens da retenção e a aquisição de novos clientes.

Para calcular essa métrica, é preciso considerar todos os custos envolvidos no processo, até mesmo água e luz da empresa. Quanto mais informações, mais preciso será o valor. Ele é calculado da seguinte forma:

CAC = Despesas totais / número de novos clientes

É importante considerar números do mesmo tempo. Se são despesas do último mês da sua loja virtual, então use os novos clientes daquele mês.

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10. Ticket médio

ticket médio se refere ao valor médio gasto pelos clientes que adquirem produtos na sua empresa. Isto é, quando alguém compra algo na sua plataforma de e-commerce, qual é a média de dinheiro que ela costuma gastar? Um ticket baixo pode ser o indicativo para investir mais em estratégias de cross selling e up selling.

Para encontrar esse valor, basta fazer o seguinte cálculo:

Ticket médio = receita / número de clientes

Novamente, lembre-se de considerar o mesmo período de tempo.

💡 Saiba mais: Como ter sucesso com as vendas?

11. Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)

O Lifetime Value, valor de tempo de vida do cliente, indica quanto de receita em média os clientes estão gerando para a sua empresa durante o período de tempo que eles permanecem associados ao seu negócio.

Esse cálculo é muito importante para quem trabalha com serviços ou empresas SaaSSoftware as a Service. Além disso, ele proporciona um contexto para entender se outras métricas, como o CAC, estão satisfatórias. O LTV deverá ser sempre mais que o dobro do CAC.

Para calculá-lo basta multiplicar o ticket médio pelo tempo médio de retenção dos clientes.

💡 Saiba mais: O que é SaaS, PaaS e IaaS na computação em nuvem?

12. Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

A taxa de clique é uma métrica associada aos anúncios pagos, como Facebook Ads ou Instagram Ads. Com ele, é possível verificar quantas pessoas clicaram no anúncio veiculado.

Isso demonstra a efetividade do anúncio em convencer as pessoas escolhidas na segmentação e entregar algo interessante a elas.

Ele é calculado da seguinte forma:

CTR = (Número de cliques / número de impressões)x100

Assim, você obtém o valor em porcentagem do CTR. As impressões são as pessoas que viram esse anúncio e não clicaram. Ambos os valores são disponibilizados pelas próprias redes sociais.

💡 Saiba mais: O que é mídia paga e como investir nessa estratégia?

13. Custo por clique (CPC)

Os cliques dos anúncios também influenciam nesta outra métrica fundamental para as mídias pagas: o custo por clique. Ele indica quanto está sendo gasto para conseguir um clique. Isto é, mostra quanto você está pagando para levar um visitante até aquele site que você está anunciando.

Esse é um dado fundamental para a rotina dos anúncios, pois, caso o clique esteja muito alto, pode ser um indicativo de que a campanha deve ser suspensa. Ele é calculado da seguinte forma:

CPC = Custo da campanha / número de cliques

💡 Saiba mais: Quais são as métricas do Google Ads e como analisá-las?

14. Custo por lead (CPL)

O custo por lead dá um passo à frente em relação ao custo por clique. Enquanto no CPC é feito com quem clicou no link, o CPL é realizado com a informação de quem de fato entrou na página e realizou a conversão. Isto é, se tornou um lead na base da empresa.

Ele é calculado da seguinte forma:

CPC = Custo da campanha / número de leads

15. Leads por canal

Os canais são a forma pela qual o lead foi atraído até a base do negócio. Pode ser por meio de redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing ou conversões vindas do blog.

A métrica de leads por canal ajuda a entender qual canal está proporcionando a maior quantidade de leads. Dessa forma, é possível ver onde a estratégia está sendo mais efetiva. Ela pode ser obtida diretamente nos dados da sua ferramenta de captação de leads utilizando URLs rastreáveis.

💡Saiba mais: Frases de marketing digital: exemplos para se inspirar

16. Taxa de retorno

A taxa de retorno é o indicativo de quais pessoas retornaram para o seu site após uma primeira visita. Nas lojas virtuais, esse é um bom dado para entender os usuários que continuam interessados em um determinado produto. Com essa informação, você pode traçar estratégias para fechar aquela venda.

Essa métrica também é facilmente consultada no Google Analytics.

💡 Saiba mais: Melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

17. Taxa de rejeição

Mais uma métrica que já fica pronta no Google Analytics, a taxa de rejeição mede quantas pessoas entraram em determinada página do seu site e saíram sem pular para outra. Isto é, a pessoa entra em um produto e, em vez de ir para outro ou verificar mais opções, ela sai do site.

É importante conseguir manter o usuário o maior tempo possível no seu site e, com essa informação, é possível entender quais páginas estão cumprindo esse propósito.

18. Taxa de retenção

A retenção demonstra quanto tempo um usuário interage com um conteúdo específico. Por exemplo, quanto tempo alguém passa analisando um produto da sua loja.

A pessoa pode passar as imagens, ver a descrição ou conferir avaliações. Enquanto isso, todo esse tempo será contabilizado na taxa de retenção. Isso ajuda a entender quais elementos da página proporcionam maior interação do usuário e fazem com que ele permaneça por mais tempo por lá.

💡Saiba mais: Como começar no marketing digital? Dicas infalíveis

19. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é um dado que demonstra o nível de interação dos usuários com a sua marca ou site. Ela é utilizada principalmente nas redes sociais e diz respeito às interações que os usuários realizam com o seu perfil. Podem ser comentários, curtidas, encaminhamentos, marcações, repost ou publicação no stories.

Essa métrica também pode ser medida em blogs e produtos de e-commerce por meio dos comentários. Geralmente ela é fornecida pela própria plataforma e pelas redes sociais nos relatórios de métricas.

💡 Saiba mais: Como aumentar o seu engajamento no Instagram?

20. Oportunidades de vendas

As oportunidades de vendas são um indicador usado para aquele momento em que o cliente procurou a empresa para fechar um negócio. Isto é, acontece quando ele realiza uma levantada de mão no blog, solicitando uma conversa com um especialista, por exemplo. Ou, também, quando ele procura por uma ajuda no chat para concluir a compra.

Esse dado dependerá dos critérios que a empresa utiliza para definir uma oportunidade de venda.

Como medir KPIs de marketing em uma loja virtual?

Se você tem uma loja virtual, precisa utilizar ferramentas de análise de dados para mensurar e acompanhar os KPIs que acabamos de conhecer. Em uma boa plataforma de e-commerce, você pode acompanhar métricas de marketing e vendas no próprio painel administrativo.

Na Nuvemshop, por exemplo, você tem um painel completo para acompanhar todos os pedidos da sua loja virtual, fazer a gestão de vendas e calcular seu faturamento. Mas, muito além disso, tem uma Loja de Aplicativos com diversas opções de apps de análise de dados para monitorar seus KPIs.

Uma das opções é o Prax Analytics, um aplicativo que oferece controle total sobre dados de vendas, marketing, financeiro e comportamento dos clientes. Com ele, você pode acompanhar o ROI da sua loja, monitorar métricas como LTV, CAC e recompra, e ainda mensurar sua lucratividade em qualquer período desejado.

Outro app interessante é o Insight, da SVM Consultorias e Sistemas, que traz uma plataforma completa e intuitiva que permite a visualização dos dados da sua loja de maneira simples e eficiente.  Com ele, você consegue visualizar o faturamento, cadastro de novos clientes, ticket médio, produtos mais vendidos, horários em que os clientes mais compram e muito mais.

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Entendeu todas as métricas de marketing digital?

As métricas de marketing digital são fundamentais para determinar os próximos passos nas estratégias de promoção e divulgação do negócio. Por isso, é importante conhecê-las e estabelecer números realistas para a sua empresa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre métricas de marketing digital

Métricas de marketing digital são indicadores usados pelas empresas para monitorar os resultados alcançados com as campanhas e ações de marketing digital. Essas métricas podem ser desde o número de pessoas que visitam sua página até a quantidade de vendas realizadas.

Ajudam na tomada de decisões, permitem melhorar a estratégia, indicam o que está bom nas campanhas e o que precisa melhorar, reduzem as incertezas quanto aos próximos passos, medem o engajamento do público com as campanhas, mensuram a performance de cada ação de marketing e permitem identificar o ROI (Return on Investment ou “Retorno sobre o Investimento”).

As métricas de marketing digital incluem taxa de conversão, taxa de conversão do funil, visitas no site, visitas únicas, tempo gasto no site, taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques em e-mail, retorno sobre investimento (ROI), custo de aquisição por cliente (CAC), ticket médio, valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV), taxa de cliques (Click-through-rate ou CTR), custo por clique (CPC), custo por lead (CPL), leads por canal, taxa de retorno, taxa de rejeição, taxa de retenção, taxa de engajamento e oportunidades de vendas.

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