Quais as principais métricas de redes sociais e como analisar cada uma?
- Métricas de redes sociais são números que usamos para avaliar o desempenho de um perfil nas plataformas;
- Número de seguidores, alcance, impressões e engajamento são as principais métricas na maioria dos canais;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis, fazer a integração com as principais redes sociais e usar as métricas para vender mais.
As redes sociais já fazem parte da estratégia da maioria das empresas. Em lojas da Nuvemshop, por exemplo, quase 25% das vendas têm origem nessas plataformas. E, para ter sucesso com essas ferramentas, é preciso estar atento a uma coisa: as métricas de redes sociais.
São esses indicadores que vão nos dizer como (e se) nossas ações online estão realmente impactando o público e contribuindo para os objetivos do negócio.
Mas, se você não sabe quais são ou como analisar as principais métricas, não se preocupe! Neste artigo, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa estar atento para saber se a sua estratégia está no caminho certo. Confira!
O que são métricas de redes sociais?
Métricas são números que usamos para avaliar como algo está funcionando ou performando. Número de seguidores, taxa de alcance e nível de engajamento, por exemplo, são algumas métricas de redes sociais.
Na prática, elas ajudam a entender se estamos alcançando as pessoas certas, como o conteúdo está sendo recebido por esse público, qual é o nível de interação gerado e, principalmente, se o objetivo final está sendo alcançado.
Para ter uma estratégia de marketing digital que realmente funcione, é essencial analisar esses indicadores para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para melhorar o desempenho do negócio.
Qual a diferença entre métricas de vaidade e métricas reais?
Números de vaidade são uma das maiores polêmicas quando o assunto é métricas de redes sociais.
Isso porque, aqui, estamos falando daqueles dados que chamam atenção, como total de seguidores ou de curtidas em um post. No entanto, na maioria das vezes, esses indicadores não contribuem diretamente para os resultados.
Uma loja que tem milhões de seguidores no Instagram, por exemplo, pode fechar pouquíssimas vendas a partir desse canal. Já uma loja pequena, mas com uma audiência engajada, tem muito mais chances de transformar usuários em clientes.
Ou seja, as métricas de vaidade são números que impressionam, mas não necessariamente geram vendas. Já as métricas reais são aquelas que realmente contribuem para os objetivos do negócio e fazem com que ele seja financeiramente sustentável fora das telas.
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Quais são as principais métricas das redes sociais?
As métricas de redes sociais podem variar de acordo com a plataforma. Mas, no geral, existem alguns indicadores básicos que estão presentes na maioria das opções. Veja quais são e como funcionam:
Número de seguidores
O número de seguidores está relacionado à quantidade de usuários que acompanham o seu perfil nas redes sociais e que se inscreveram para receber atualizações e conteúdos que você compartilha.
Esse número indica o tamanho do seu público potencial. No entanto, é importante lembrar que ter muitos seguidores pode aumentar a visibilidade da sua marca, mas não garante o sucesso do seu perfil.
Isso faz com que o total de seguidores, geralmente, seja considerado uma métrica de vaidade. Mas, ainda assim, esse é um indicador que vale ficar atento, pois pode ser utilizado para medir o crescimento da sua rede ao longo do tempo.
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Alcance
O alcance indica quantas pessoas viram o seu conteúdo no feed do Instagram ou do Facebook. Esse é um indicador que está diretamente relacionado ao algoritmo das redes sociais, pois é ele quem define quantos usuários vão receber as suas publicações.
O algoritmo do Instagram, por exemplo, mostra uma nova publicação apenas para cerca de 10% dos seus seguidores. Se esses usuários interagiram com o conteúdo, a plataforma entende que ele é relevante e, só a partir daí, entrega o post para outras pessoas — por isso o engajamento é tão importante.
Um alcance alto sugere que sua marca está sendo vista por muita gente. No entanto, é preciso ter os pés no chão para entender um bom alcance indica visibilidade, mas não necessariamente interação. Por isso, esse indicador deve sempre ser acompanhado em conjunto com outras métricas.
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Impressões ou visualizações
As impressões (ou visualizações) são uma das métricas de redes sociais que mais causam confusão. Isso porque, muitas vezes, ela é confundida com o indicador de alcance — que é parecido, mas não a mesma coisa.
No geral, as impressões contam o número de vezes que a sua publicação foi vista, independentemente de quantas vezes cada usuário a viu. Uma pessoa pode ver um post mais de uma vez, por isso, o número de visualizações tende a ser maior do que o de alcance.
Se um conteúdo gera muitas impressões, significa que os seguidores podem estar vendo aquele post várias vezes, o que indica que ele está atraindo a atenção dos usuários e sendo relevante de alguma maneira.
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Engajamento
O engajamento mede a interação dos usuários com seu conteúdo. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações de vídeos ou qualquer outro recurso que a plataforma ofereça para interagir com a postagem.
Essa é uma das principais métricas de redes sociais, já que indica o nível de relacionamento do público com a marca. Um bom alcance é importante, mas, se as pessoas não interagem com seu conteúdo, elas provavelmente não se lembrarão de você no momento da compra.
Por isso, a dica é acompanhar esse dado em todas as suas publicações. Se um post teve um engajamento alto no Instagram, significa que sua audiência gostou daquele formato e você pode replicá-lo em outros conteúdos para manter o interesse dos usuários.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos um cronograma completo de postagens para redes sociais. Usando a planilha, você poderá registrar o nível de engajamento em cada postagem e planejar como replicar a estratégia nos próximos posts. Faça o download gratuito abaixo:
Outras métricas importantes para lojistas
As métricas de redes sociais medem o que acontece dentro das plataformas. Mas, se você usa esses canais para vender, também é importante acompanhar o que acontece depois que o consumidor sai da rede social e chega ao site da sua loja.
Para isso, existem quatro principais indicadores do e-commerce que você deve monitorar. São eles:
Tráfego social
O tráfego social representa a quantidade de pessoas que chegam no seu site a partir de publicações nas redes sociais — seja no Instagram, Facebook, Twitter (X) ou qualquer outra.
Quando você adiciona um link para sua loja nos Stories, por exemplo, todo usuário que chega até o site a partir daquele link é considerado como tráfego social.
Esse é um indicador essencial para quem usa as mídias como canal de aquisição de clientes. Mas vale lembrar que essa não é exatamente uma métrica de rede social, já que é medida a partir do seu site, não da sua conta na plataforma. Por isso, para monitorar esse número, é preciso usar o relatório de aquisição, no Google Analytics.
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Taxa conversão
A taxa de conversão também é um dos indicadores mais importantes. Isso porque é ela quem vai dizer, de fato, quantas pessoas estão finalizando uma compra após vir da rede social.
Se a sua loja virtual recebe 500 pessoas vindas de redes sociais, mas só 10 finalizam a compra, você tem uma taxa de conversão de 0,5%. Ou seja:
- Taxa de conversão = usuários vindos das redes sociais ÷ usuários que fecharam uma compra
Na Nuvemshop, por exemplo, o Instagram representa cerca de 90% de todas as vendas vindas de redes sociais, o que significa que essa plataforma tem uma das melhores taxas de conversão para os nossos lojistas.
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Ticket médio
Já o ticket médio indica o valor médio gasto pelos clientes em cada compra. Apesar de também não ser especificamente uma métrica de redes sociais, esse indicador ajuda a entender o comportamento de compra dos clientes que vêm desses canais.
Isso porque nem sempre é possível criar estratégias personalizadas e dar a devida atenção para perfis em várias redes sociais ao mesmo tempo. Assim, o ticket médio pode ser uma forma de priorizar esforços.
Se você sabe que os clientes que vêm do Instagram, por exemplo, tendem a gastar mais do que os que vêm do Facebook, pode ser mais interessante dedicar tempo e recursos para investir nesse canal como prioridade.
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Taxa de recompra
Assim como o ticket médio, a taxa de recompra também é uma métrica que vai ajudar a entender de onde vêm os seus clientes mais rentáveis. Isso porque ela indica o total de consumidores que compraram mais de uma vez na sua loja em um determinado período.
Assim, analisar esses números em conjunto com as métricas de redes sociais é essencial, já que os canais devem trabalhar juntos.
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As redes sociais, embora sejam ótimas fontes de aquisição, não possuem opção de pagamento dentro da plataforma, o que demanda um acompanhamento individual de cada pedido. Já no e-commerce próprio é possível automatizar vendas, pagamentos e envios, o que permite que você venda a qualquer hora do dia, mesmo sem estar online.
Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e fazer a integração direta com as principais redes sociais do mercado, acompanhando as métricas de cada canal e fazendo com que eles trabalhem juntos pelo sucesso do seu negócio. Assim, você aproveita o sucesso dos seus perfis, mas vende de forma automatizada, sem precisar ficar respondendo dezenas de mensagens todos os dias.
Como analisar as métricas de redes sociais?
Cada plataforma oferece a sua própria ferramenta para analisar os números relativos à conta. Geralmente, essas informações podem ser acessadas a partir do perfil.
- Facebook: Página > Informações > Visão geral;
- Instagram: Perfil > Painel profissional > Instagram Insights;
- Twitter (X): Perfil > Estatísticas;
- LinkedIn: Perfil > Análise e ferramentas;
- Youtube: Menu lateral > Estúdio do YouTube > Análise;
- Pinterest: Perfil > Desempenho.
No entanto, vale lembrar que, em alguns casos, é preciso ter um tipo de conta específico para ter acesso às métricas de redes sociais. No Facebook, por exemplo, os indicadores só estão disponíveis para páginas, já no Instagram, é preciso ter um perfil comercial.
Já a análise em si, pode depender dos seus objetivos com o canal. Se o propósito é aumentar a visibilidade da marca, vale ficar de olho no número de seguidores e na métrica de alcance. Mas, se o objetivo é aumentar diretamente as vendas, o indicador de engajamento pode dizer mais sobre os usuários com mais chances de se tornarem clientes.
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Aprendeu a usar as métricas de redes sociais?
As métricas de redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de definir a sua estratégia nessas plataformas. Mas, se você quer realmente viver da internet, é importante conciliar esse canal com uma loja virtual própria.
Com o seu e-commerce, você pode automatizar e, principalmente, escalar as vendas, já que os seus clientes não vão depender que você esteja disponível para concluir o pedido, como acontece nas redes sociais.
Então, aproveite para criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop ainda hoje e fazer a integração com as redes sociais em que a sua marca já está. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar! 💙