10 métricas do Instagram para medir os resultados do seu perfil
- Métricas do Instagram são dados e estatísticas que medem o desempenho do perfil e das publicações na rede social;
- Essas informações são importantes para entender como o conteúdo está sendo recebido pelo público e ajustar estratégias de marketing;
- Quer melhorar a sua participação na plataforma? Então, baixe o nosso calendário de conteúdo para redes sociais e organize todas as suas publicações de forma estratégica.
Você vende nas redes sociais e quer aumentar o seu faturamento online? Então, um dos primeiros passos é saber como analisar as métricas do Instagram. Acredite: elas podem te ajudar a conquistar, manter e melhorar seus lucros nesse canal.
Quando você consegue interpretar cada dado de forma precisa, é possível tomar melhores decisões na sua estratégia de marketing digital e, consequentemente, trazer mais resultados, seguidores, engajamento e conversão para o seu negócio.
Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, vamos separamos os principais dados que você deve ficar de olho na hora de analisar as métricas, além de dicas de como ver os Insights do Instagram e transformá-los em ações estratégicas para a sua marca. Vamos lá? 👀
O que são métricas do Instagram?
Métricas do Instagram são dados e estatísticas que medem o desempenho do perfil e das publicações na rede social. Elas são essenciais para entender, por exemplo, como seu público está interagindo com seus posts, Stories, Reels, anúncios e no perfil.
Segundo João Pedro Motta, especialista em economia dos criadores e growth hacking, considerado pela Forbes uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos, o Instagram tem um papel fundamental como o principal condutor de crescimento de um negócio.
"O maior erro das marcas hoje é usar o Instagram de forma aleatória, sem um objetivo claro. Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve."
Se você quiser saber tudo sobre geração Z e o futuro do consumo, redes sociais, fidelização de clientes e growth hacking, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
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Com essas informações, fica mais fácil fazer marketing nas redes sociais, avaliar o sucesso das suas estratégias e identificar o que funciona melhor para atrair mais engajamento, alcançar novos seguidores e gerar mais conversões em seu perfil.
Qual a importância das métricas do Instagram?
Analisar as métricas do Instagram é um dos passos fundamentais para entender se a estratégia que você tem usado na redes social está atingindo os objetivos estipulados, como levar seguidores para o site de compras, gerar engajamento nas publicações ou ter mais cliques em anúncios.
Além disso, as estatísticas do Instagram também funcionam como um termômetro para entender o comportamento do consumidor. Ou seja, que tipo de conteúdo atrai mais atenção, qual chamada faz com que as pessoas cliquem mais no link, entre outros.
Acompanhar todos esses insights ajuda a aumentar a eficiência na rede social. Isso porque, dessa forma, é possível diminuir o tempo ou até mesmo o valor investido em ações que talvez não estejam trazendo o retorno esperado, focando nas iniciativas que funcionam melhor.
💡 Saiba mais: O que é ROI e como calcular retorno sobre investimento?
Como ver as métricas do Instagram?
As métricas do Instagram podem ser acessadas no aplicativo por meio da ferramenta de Insights, que esta disponível apenas no celular. Ao acessar o Instagram pelo PC, por exemplo, os dados não estarão visíveis.
Além disso, o recurso só está liberado para usuários com perfil profissional. Se você ainda não atualizou essa configuração, veja como ativar a versão comercial do app para conferir as estatísticas do Instagram.
Com tudo pronto, basta acessar o seu perfil no aplicativo e selecionar “Painel profissional”. Outro caminho é indo nas configurações (nos três tracinhos do canto superior direito) e clicando diretamente em “Insights”.
Caso queira ver as métricas do Instagram para uma publicação específica, você também pode acessar diretamente a publicação e apertar no botão “Ver insights”. Nesta seção, é possível conferir a visão geral, alcance, engajamento e atividades do perfil.
Quais métricas acompanhar no Instagram?
Dependendo do seu tipo de negócio e das suas estratégias de marketing digital, algumas métricas de redes sociais podem ser mais importantes do que outras. Por isso, nem todas sobre as quais vamos falar aqui são ou serão os seus principais dados de análise.
"Like não paga conta. Nem todo post tem como objetivo ter likes ou comentários."
Mas antes de definir quais devem ser monitoradas com mais frequência, saiba quais são os principais dados que você deve ficar de olho:
- Impressões;
- Alcance;
- Taxa de engajamento;
- Reproduções de Reels;
- Horários mais ativos;
- Cliques no perfil;
- Crescimento;
- Melhores hashtags;
- Cliques em links nos Stories;
- Conversão em vendas.
Se você quiser saber como analisar essas métricas do Instagram, veja todas as dicas abaixo:
Impressões
As impressões mostram quantas vezes sua publicação foi vista, seja no Feed, Reels, Stories ou anúncio patrocinado.
Apesar de parecer o mesmo, essa métrica do Instagram não indica se as pessoas interagiram com o conteúdo. Ou seja, é o número que mostra que a postagem foi exibida para um usuário, mas não necessariamente gerou uma interação, como clique ou curtida, de alguém.
Mesmo assim, essa é uma métrica importante para acompanhar o desempenho de sua estratégia de forma geral. Um post no feed que tenha uma taxa de impressão baixa, por exemplo, pode alcançar mais pessoas se você adicionar boas hashtags nele.
💡 Saiba mais: Quais hashtags usar para ganhar mais seguidores no Instagram?
Alcance
Já a métrica de alcance representa quantas pessoas visualizaram a sua publicação. Aqui, cada seguidor é contabilizado apenas uma vez, já nas impressões, uma mesma pessoa pode contar mais de uma, já que um usuário pode ver a mesma publicação várias vezes.
Essa métrica do Instagram é importante porque você conseguirá medir o alcance orgânico e pago das suas publicações. Ou seja, aquele das postagens que você não investiu dinheiro e o que está relacionado aos anúncios do Instagram Ads.
Uma dica para melhorar o alcance da sua marca é fazer postagens com frequência. Isso porque, um dos aspectos levados em conta pelo algoritmo do Instagram é a temporalidade. Desse modo, se você sempre tiver conteúdos novos, a chance de que eles sejam exibidos para mais usuários aumenta.
💡 Saiba mais: Como aumentar o alcance no Instagram?
Taxa de engajamento
Na taxa de engajamento do Instagram, é possível encontrar todos os dados referentes à forma como público se envolve com a marca, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Ou seja, é um indicador de quão envolvida sua audiência está com suas postagens.
O compartilhamento é uma métrica básica do Instagram que informa qual conteúdo foi relevante o suficiente para ser compartilhado por um seguidor com seus amigos, familiares e colegas.
Já os comentários são um dado que mede o sucesso do seu perfil na rede social. Eles são vantajosos para fazer com que a página tenha mais alcance orgânico, receba mais seguidores e, com isso, você tenha mais oportunidades de vender os serviços.
Um jeito simples de obter mais engajamento no Instagram é pedir por eles. Você pode, por exemplo, publicar um conteúdo interessante e fazer perguntas sobre as opiniões das pessoas, incentivando que elas deixem um comentário para responder.
💡 Saiba mais: Como responder no Instagram?
Reproduções de Reels
Os Reels já se tornaram um dos recursos preferidos dos usuários. Prova disso é que só em 2023, esse tipo de mídia alcançou mais de 99,63% da população brasileira, de acordo com a pesquisa Inside Video.
E, quando pensamos nas métricas do Instagram, vale ficar atento, principalmente, ao número de reproduções. Isso porque elas indicam a popularidade dos vídeos, que têm um grande potencial de viralização, alcançando pessoas fora dos seus seguidores.
Se suas reproduções estão altas, isso significa que seu conteúdo está sendo mostrado para um público maior, potencialmente atraindo novos seguidores e clientes. Nesse caso, você pode se inspirar no modelo para criar outras publicações, sempre mantendo a criatividade.
💡 Saiba mais: Como repostar no Instagram: Stories, Reels e Feed?
Horários ativos
Dentro de todas as métricas do Instagram, você também tem a oportunidade de verificar quais são os horários que seu público é mais ativo na rede, além de informações sobre a região, gênero e faixa etária de seus seguidores.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender qual é a melhor hora para postar no Instagram e aumentar as chances de interação com seu conteúdo.
Cliques no perfil
Os cliques no perfil reúnem todas as informações sobre as interações dos usuários com o link na bio do Instagram. Se você adicionou a URL do seu site de vendas, por exemplo, essa estatística vai indicar quantas pessoas clicaram para serem redirecionadas para sua loja.
Esse é um espaço muito estratégico para quem usa a rede social para negócios. Por isso, uma boa forma de incentivar o clique na bio do Instagram é criar CTAs (call-to-action) relevantes. Por exemplo: “10% de desconto no site”, “seja atendido pelo WhatsApp”, “cadastre-se já” etc.
Esses elementos textuais podem ser muito bem utilizados para aumentar o tráfego da sua loja e facilitar o processo de compra. Isso porque, no e-commerce, as vendas acontecem de forma automática, sem que você precise estar disponível para atender cada cliente.
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Crescimento do perfil
Quando falamos de métricas de crescimento do perfil, vale analisar quantos seguidores você ganhou ou perdeu em um determinado período. Esse número indica o tamanho do seu público potencial.
No entanto, é importante lembrar que ter muitos seguidores pode aumentar a visibilidade da sua marca, mas não garante o sucesso do seu perfil ou um aumento nas vendas. Por isso, essa é uma métrica do Instagram que deve ser acompanhada com cuidado.
Ainda assim, sempre que mudar uma estratégia de comunicação ou postar algo diferente em seu perfil, além de analisar a taxa de engajamento, confira também se novas pessoas começaram a seguir a partir dessa publicação. Esse pode ser um indicativo de conteúdo relevante para os usuários.
💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?
Melhores hashtags
Como já comentamos anteriormente, as hashtags são um recurso poderoso que ajudam a aumentar o alcance de uma postagem, já que muitos usuários seguem diferentes palavras-chave para receber conteúdos de seus interesses.
Criar uma hashtag é muito simples, basta digitar # e a palavra ou frase curta que você deseja vincular ao seu conteúdo. Se você ficar sem ideia ou quiser tentar opções diferentes, algumas ferramentas para te auxiliar nesta tarefa são:
Após defini-las, lembre-se de observar quais hashtags que obtiveram mais engajamento em suas postagens e de usá-las sempre quando fizeram sentido.
Para isso, não é preciso nenhuma ferramenta. Basta procurar a própria palavra-chave no Instagram e ver quantas postagens suas aparecem em relevância.
💡 Saiba mais: O que são hashtags para Instagram e quais as # mais usadas?
Cliques em links dos Stories
Segunda uma pesquisa divulgada pelo próprio Facebook, quase 40% dos usuários ficam mais interessados em uma marca depois de assistir aos Stories. Isso significa que adicionar links nesse tipo de publicação pode ser valioso se você quiser direcionar os seguidores para outro canal.
E, assim como todas as métricas do Instagram, também é possível medir quantas pessoas clicam nesse link. Para isso, basta clicar em “Atividade”, que fica na parte inferior da própria publicação.
💡 Saiba mais: Como colocar link no Instagram?
Conversão em vendas
Que o Instagram é uma poderosa ferramenta de vendas todo mundo sabe. Mas como saber se, de fato, o seu perfil gera lucro? Existe uma métrica para acompanhar esse resultado, a de conversão em vendas.
Com ela, você pode identificar quantos seguidores visualizam o seu conteúdo ou catálogo de produtos e se estão realmente comprando algo. Inclusive, essa tarefa fica ainda mais fácil quando o Instagram Shopping é integrado a um loja online.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?
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Com qual frequência analisar as métricas do Instagram?
Não existe uma frequência certa para analisar as métricas do Instagram. Aqui, vai depender em qual estágio de amadurecimento está o seu perfil.
Para acompanhar tendências recentes e ajustar rapidamente sua estratégia, o ideal é analisar as estatísticas semanalmente. Já para uma visão mais detalhada, você pode fazer uma análise mensal, que vai reunir mais dados e permitir identificar padrões e avaliar o impacto das mudanças ao longo do tempo.
No entanto, é importante lembrar que muitos dados sobre desempenho desaparecem após 90 dias. Então, se você está tentando entender melhor como a sua página funciona, lembre-se de ficar atento a esse prazo.
Pronto para analisar as métricas do Instagram?
Ao longo deste artigo vimos as dez principais métricas do Instagram que você precisa ficar de olho. Por meio delas, é possível entender como as estratégias estão caminhando, otimizando recursos e, claro, tempo!
Mas, para ter sucesso com o Instagram para vendas, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa que direcione seus seguidores para as compras. E, nesse caso, a nossa sugestão é a Nuvemshop.
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