O que é mídia paga e como investir nesse recurso?
Mídia paga é a parte do marketing e da publicidade que requer a compra de espaço publicitário para promover uma marca para públicos maiores. Ela faz parte da estratégia de uma marca para aumentar o tráfego, as vendas e as conversões por meio de cliques e, como consequência, aumentar a receita.
De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, o desafio principal do marketing de 63% das empresas é gerar tráfego e leads. Nesse sentido, a mídia paga chega no mercado para sanar essa e outras dores.
Com uma estratégia consolidada de mídia paga, é possível atrair muitos cliques quando a intenção de busca do usuário é comercial.
Mas, afinal, você já sabe exatamente o que é e quais são as principais e os maiores benefícios que envolvem a mídia paga? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Boa leitura!
O que é mídia paga?
Mídia paga é a parte do marketing e da publicidade que requer a compra de espaço publicitário para promover uma marca para públicos maiores. Ela faz parte da estratégia de uma marca para aumentar o tráfego, as vendas e as conversões por meio de cliques e, como consequência, aumentar a receita.
Assim, o recurso se consolida como um componente essencial de uma estratégia de marketing digital para o reconhecimento da marca e o crescimento da receita. Ela atua como o canal e o espaço que leva a mensagem do negócio e promove a marca ou a sua mensagem.
O conteúdo patrocinado por meio de mídia paga ajuda as marcas a promover ideias, produtos e serviços para seus públicos-alvo.
Por meio da publicidade paga, os profissionais de marketing também podem alcançar usuários que estão procurando ativamente por serviços semelhantes.
A estratégia inclui anúncios pagos por clique, anúncios pop-up, anúncios gráficos, anúncios em vídeo, anúncios em redes sociais, retargeting e muito mais.
Os anúncios pagos por clique, por exemplo, permitem que você promova seu conteúdo no mecanismo de pesquisa, o que atua como uma sugestão para usuários que procuram produtos ou serviços semelhantes, e mais usuários encontram sua marca e suas ofertas.
💡 Saiba mais: O que é marketing de performance e como adotá-lo?
Como investir em mídia paga?
Afinal, como investir em mídia paga? Confira nosso passo a passo:
- Defina seus objetivos;
- Selecione seus canais;
- Escolha sua plataforma;
- Crie os anúncios.
1. Defina seus objetivos
Qual é o seu objetivo ao usar mídia paga:
- Reconhecimento da marca;
- Lançamento de produto;
- Ofertas;
- Descontos especiais;
- Aumento do tráfego
- Aumentar as vendas
Uma vez que seu objetivo esteja claro, você está pronto para tomar as decisões que importam.
Pesquise e crie buyer personas com base em seu público-alvo e nos dados do cliente para identificar qual tipo e canal de anúncio funcionaria melhor para transmitir sua mensagem.
Essa prática define o padrão para sua campanha de mídia paga. Passe algum tempo visualizando o que seu público-alvo deseja, seus comportamentos e hábitos para identificar o canal que mais vai te trazer um retorno positivo.
2. Selecione seus canais
Ao selecionar o canal de mídia paga, é essencial escolher a plataforma que pode fornecer o melhor ROI para os objetivos de sua campanha. Você precisará primeiro analisar os concorrentes para ver quais palavras-chave eles estão anunciando.
Faça uma lista das palavras-chave mais relevantes que seu público está procurando, especialmente termos relacionados ao seu negócio e suas ofertas, dependendo do preço e da concorrência.
💡 Saiba mais: O que é o Planejador de palavras-chaves do Google e como usá-lo?
3. Escolha sua plataforma
Você precisará primeiro escolher uma plataforma para anunciar. Sua ferramenta de criação de campanha permitirá que você escolha critérios de segmentação de público, orçamento, além de inserir textos, vídeos ou imagens.
Aqui, existem várias opções que você pode escolher, como o Google Ads e o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Nesse sentido, se você vende pela Nuvemhop ou pretende criar uma loja grátis na plataforma de e-commerce, é possível integrar por meio de aplicativos o seu negócio com ferramentas de anúncios para criar campanhas eficazes e alcançar mais clientes.
Com a solução, você pode, por exemplo, criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads em seu negócio. Saiba como:
👉 Confira tutorial: Como vincular os códigos do Google Ads na minha Nuvemshop?
Além disso, é possível integrar a sua loja com redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok e criar e acompanhar anúncios de forma mais simplificada.
4. Crie os anúncios
Agora que seu trabalho inicial foi concluído e os dados foram coletados e analisados, você pode prosseguir para a execução.
É aqui que você entra no estágio de compra de mídia como anunciante. Com os avanços da tecnologia de publicidade, os anunciantes não entram mais em contato com o vendedor de mídia ou inventário de anúncios (editora) para negociar taxas e slots de reserva manualmente, tudo é feito de forma digital.
Aqui, é essencial que você conte com a ajuda de um profissional da área ou estude muito antes de colocar grandes quantidades de dinheiro em mídia paga.
Isso porque a efetividade da estratégia depende da sua segmentação e da qualidade do seu anúncio. Assim, você pode acabar jogando dinheiro fora se não souber o que está fazendo.
💡 Saiba mais: 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
Quais as plataformas de mídias pagas?
Vamos conhecer agora os três principais tipos de mídia paga existentes no mercado brasileiro.
1. Mídia paga em redes sociais
Provavelmente a mais popular de toda a mídia paga, as redes sociais dispensam apresentações. Quase todos os tipos de redes sociais agora oferecem opções de mídia paga, onde você pode investir para publicar anúncios para os usuários da plataforma verem, dependendo de seus interesses, comportamento, dados demográficos, localização, dentre muitos outros fatores.
Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Snapchat, Pinterest e TikTok são os canais de melhor desempenho para anúncios.
Cada um oferece uma conta empresarial que permite criar anúncios personalizados ou promover as postagens existentes. Alguns até permitem que você solicite que os usuários enviem mensagens, visitem seu site, e te ajudam a obter mais leads e visitantes.
Por exemplo, integrar a Nuvemshop com o Instagram Shopping oferece aos lojistas uma poderosa combinação de visibilidade orgânica e alcance pago. Ao sincronizar automaticamente o catálogo de produtos, a plataforma de e-commerce permite que os produtos sejam facilmente marcados em posts e Stories, facilitando a compra direta.
Paralelamente, a mídia paga no Instagram, como anúncios patrocinados, pode amplificar essa visibilidade. Anúncios direcionados podem levar novos seguidores ao perfil da loja, onde eles encontram um catálogo atualizado e integrado, aumentando as chances de conversão e vendas.
2. Mídia paga em mecanismos de busca
Aqui, temos duas modalidades de mídia paga: Pay-Per-Click (PPC) e Pay Per Impression (PPI).
PPC são aqueles anúncios que aparecem para os usuários, mas o anunciante é cobrado apenas quando um usuário clica nele. Esses anúncios aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de busca quase como um anúncio nativo na parte superior, com uma indicação de que é um anúncio.
Os anúncios PPI, por outro lado, são cobrados cada vez que seu anúncio é exibido em um site, independentemente da interação ou do clique. Eles são geralmente cobrados por mil impressões, também conhecido como CPM.
💡 Saiba mais:
3. Mídia paga em banners
Anúncios em banner são, normalmente, imagens que aparecem em sites por um período limitado e levam o usuário ao site do anunciante ou a uma página de destino específica. Esse tipo de anúncio é incorporado ao site do editor na forma de imagem ou gif.
O desempenho do anúncio é registrado por sua taxa de cliques, ou seja, o número de cliques que chegam à página de destino do site, dividido pelo número de impressões do anúncio.
Dependendo dos interesses dos usuários direcionados, os anúncios podem ser colocados em sites nos quais eles passam a maior parte do tempo.
💡 Saiba mais: Aprenda como criar banner grátis para o seu e-commerce
📹 Veja também: Tráfego pago: como começar a criar anúncios que vendem?
Por que investir em mídia paga?
Investir em mídia paga pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Vamos conhecer agora os principais!
Obtenção de resultados mais rápidos
Com canais de mídia paga, os resultados são mais previsíveis e rápidos. Ao preparar uma campanha paga, você já pode estimar os resultados.
Assim que você começar a veicular os anúncios, em pouco tempo, você poderá começar a ver os primeiros resultados.
Quando comparado com outras estratégias de marketing, como SEO, você poderá obter uma boa estimativa de quanto custará no total.
Com um baixo investimento e campanhas direcionadas que geram tráfego, é possível conquistar os primeiros leads rapidamente.
Aumenta o tráfego do site
Para obter uma classificação na primeira página, seu site precisa construir autoridade e isso leva tempo.
Além disso, dependendo do setor em que você está, o tráfego orgânico pode ser muito competitivo.
Portanto, você pode atrair mais pessoas para o seu site e torná-lo conhecido em curto prazo com a mídia paga.
Idealmente, você usará mídia paga para aumentar a taxa de conversão e reinvestir esse dinheiro em estratégias de longo prazo. No longo prazo, a mídia paga pode ser cara.
📹 Veja também: Vale a pena investir em MÍDIA PAGA no e-commerce?
Flexibilidade de orçamento
A quantidade de dinheiro necessária para colocar sua marca na frente das pessoas por 30 segundos, há 30 anos, era monumental.
Agora, com a internet e a segmentação, a mídia paga online permite que você faça testes sem ter que investir muito no início.
Avalie como o público responderá e qual será o custo por aquisição. À medida que você entende melhor seu público, quais anúncios e textos têm melhor desempenho, otimize e aumente gradualmente seu investimento.
Certifique-se de analisar se você está alcançando o retorno de investimento esperado.
💡 Saiba mais: Teste A/B: O que é e como usar
Análise fácil dos resultados
Uma das vantagens significativas da mídia paga é a fácil mensuração dos resultados. É possível monitorar o desempenho das campanhas em tempo real nos menores detalhes.
Você será capaz de entender o comportamento do seu público, especialmente suas preferências para certos tipos de conteúdo.
Em cada campanha, é possível avaliar o aumento de tráfego, geração de leads, envolvimento com publicações e vendas geradas.
Tudo entendido sobre mídia paga?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é mídia paga. Como vimos ao longo do conteúdo, essa é uma ferramenta essencial se você quiser crescer o seu negócio.
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