O que é moda sustentável? 7 dicas para investir na tendência
Pontos principais do artigo:
- Moda sustentável é o conjunto de práticas que visa a tornar as indústrias têxtil e da moda mais ecologicamente responsáveis;
- Além dos benefícios para o meio ambiente, o mercado de moda sustentável é um setor aquecido e em expansão, sendo uma excelente oportunidade para o empreendedorismo.
- É possível criar uma loja virtual de moda sustentável gratuita com a Nuvemshop e integrá-la ao transporte ecológico da Kangu, que oferece opções de envio com baixa emissão de carbono.
Nos últimos anos, as pessoas têm ficado cada vez mais conscientes sobre seus hábitos de consumo e as consequências para o meio ambiente. Nesse sentido, com a sustentabilidade se tornando um assunto mais presente na sociedade, um conceito que vem ganhando destaque é o de moda sustentável.
Não é segredo que a indústria têxtil é responsável por altos índices de poluição em todo o mundo, atrás apenas da indústria petrolífera. Portanto, a busca por alternativas mais ecologicamente responsáveis nesse setor é não apenas natural, como também necessária.
Mas, afinal, o que é moda sustentável? Como ela impacta o meio ambiente? Quais são os benefícios dessa prática?
Neste artigo, vamos explorar o conceito de moda sustentável, entender como ela se diferencia da moda convencional e trazer dados importantes sobre esse setor. Além disso, traremos dicas sobre como começar seu próprio negócio de moda sustentável. Vamos lá? ♻️
O que é moda sustentável?
Moda sustentável é um movimento que leva em consideração não apenas a estética e as tendências da indústria, mas também os impactos ambientais, sociais e econômicos gerados durante todo o ciclo de vida de uma peça de roupa.
Em outras palavras, esse setor busca minimizar o desperdício, a poluição e a exploração de mão de obra, promovendo práticas mais éticas nas indústrias têxtil e da moda.
Você sabia que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera? No Brasil, são produzidos mais de 170 toneladas de resíduos têxteis anualmente, dos quais 80% são destinados a lixões e aterros sanitários — é o que dizem os dados divulgados pelo Sebrae.
Ao contrário da moda convencional, que é baseada em um modelo de produção em massa e consumo acelerado, a moda sustentável valoriza a durabilidade, a qualidade e a atemporalidade das peças.
Ela incentiva um consumo mais consciente e responsável, evitando o descarte rápido e o consumo excessivo de roupas de baixa qualidade.
A moda sustentável envolve uma série de práticas e escolhas, como a preferência por materiais reciclados ou orgânicos, a adoção de processos de fabricação mais ecologicamente conscientes e a promoção de condições dignas para os trabalhadores dessa indústria.
Além dos benefícios para o meio ambiente, a moda sustentável tornou-se também uma boa oportunidade para novos empreendedores.
Afinal, com os problemas ambientais mais evidentes, as pessoas estão mais conscientes sobre o próprio consumo e as suas consequências para o planeta, buscando marcas com valores parecidos.
Sobre moda sustentável, Xavier Neto, Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group e especialista em revitalizar marcas, diz o seguinte:
"Vejo um movimento de marcas novas tendo muito apoio para serem sustentáveis, mas ainda vejo que quem compra tem um olhar equivocado de que sustentável é aquela coisa hippie, da feirinha, e não tem absolutamente nada a ver."
Se você quiser saber mais sobre moda e empreendedorismo no Brasil, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: O futuro dos negócios de moda no Brasil, com Xavier Neto, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
💡Saiba mais: O que são produtos sustentáveis e como começar a vender?
Quais são os benefícios da moda sustentável?
A moda sustentável traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Alguns dos principais, são:
- Redução de desperdício;
- Economia de recursos naturais;
- Preservação da biodiversidade;
- Menor acúmulo de lixo;
- Mais ética na cadeia produtiva;
- Estímulo à inovação e ao empreendedorismo.
A seguir, confira cada um deles detalhadamente:
Redução de desperdício
Uma das principais vantagens da moda sustentável é a redução do desperdício. Ao adotar práticas mais conscientes em sua cadeia produtiva, as empresas evitam o acúmulo de estoques desnecessários e a produção de peças que não serão comercializadas.
Além disso, a moda sustentável também valoriza a reparação e a reutilização de peças antigas, evitando o descarte rápido e o consumo excessivo de roupas de baixa qualidade.
💡Saiba mais: O que é logística sustentável e como aplicá-la no e-commerce?
Economia de recursos naturais
A moda sustentável também promove a economia de recursos naturais. Ao optar por materiais reciclados ou orgânicos, esse nicho reduz a demanda por matérias-primas virgens, como o petróleo e o algodão convencional, que são extraídos de forma não renovável e geram impacto ambiental nas suas produções.
E não é só isso: a moda sustentável também valoriza a eficiência no uso de recursos, evitando o desperdício de água, energia e outros insumos usados em sua produção.
💡Saiba mais: O que é logística verde e como ela funciona?
📹 Veja também: Como vender roupas usadas na internet?
Preservação da biodiversidade
A preservação da biodiversidade também é uma consequência da moda sustentável. Ao optar apenas por materiais orgânicos certificados, esse movimento reduz o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, que podem prejudicar a fauna e a flora locais.
Além disso, a moda sustentável promove a valorização da diversidade cultural e dos saberes tradicionais de comunidades locais, que muitas vezes têm seu modo de vida ameaçado pela exploração de recursos naturais em larga escala.
💡Saiba mais: O que é transporte sustentável e qual a sua importância?
Menor acúmulo de lixo
A moda sustentável também contribui para a redução do acúmulo de lixo. Ao optar por materiais reciclados e orgânicos, marcas que escolhem esse modelo de produção ajudam a reduzir a quantidade de resíduos gerados pela indústria da moda.
Para que você tenha ideia, segundo o último Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, só no ano de 2022 foram geradas 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas brasileiras, o que equivale a uma média de 224 mil toneladas de lixo por dia.
O movimento de moda sustentável tem a proposta de reverter esse cenário valorizando a durabilidade e a qualidade das peças. A ideia é evitar o consumo excessivo de roupas de baixa qualidade que são rapidamente descartadas.
💡 Saiba mais: Onde vender roupas usadas?
Mais ética na cadeia produtiva
A transparência e a ética na cadeia produtiva também são prioridades para esse setor. Ao adotar práticas mais conscientes em todo o processo de produção, as empresas de moda sustentável garantem que os trabalhadores sejam remunerados de forma justa e que as condições de trabalho sejam seguras.
Além disso, a moda sustentável também promove a transparência em relação aos materiais usados em sua produção, permitindo que os consumidores tenham uma visão mais clara sobre o impacto ambiental gerado por suas escolhas de consumo.
Estímulo à inovação e ao empreendedorismo
Sendo um setor em rápida expansão, esse ramo também estimula a inovação e o empreendedorismo. Ao promover práticas mais responsáveis e inovadoras, a moda sustentável estimula a criação de novos produtos e serviços que atendam às demandas por um consumo mais sustentável.
Não só isso, esse mercado também pode significar novas oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico e social em comunidades de onde matérias-primas sustentáveis são extraídas.
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Exemplos de moda sustentável
Agora que você sabe o que é moda sustentável e seus benefícios para o planeta, vamos conhecer melhor alguns exemplos desse conceito. Confira:
Moda vegana
A moda vegana não utiliza nenhum tipo de material de origem animal, como couro, lã, seda ou pele. Em vez disso, são utilizados materiais sintéticos ou alternativos, que têm menor impacto ambiental e não envolvem nenhum tipo de crueldade animal.
Além disso, a moda vegana também valoriza a transparência na cadeia produtiva, garantindo que não haja exploração de trabalhadores e que os produtos sejam produzidos de forma ética e socialmente responsável.
Segundo análise feita pela plataforma Coherent Market Insights, é esperado que o mercado de moda vegana tenha uma taxa de crescimento anual composta de 7,1% até 2030. No Brasil, marcas como a Insecta Shoes e a Ahimsa são exemplos de empresas que produzem e comercializam apenas calçados veganos e sustentáveis.
Outro exemplo de moda vegana é a loja virtual de sapatos Heleve, que usa a plataforma da Nuvemshop para vender produtos veganos para todo o Brasil. Todos os sapatos são feitos com matéria-prima isenta de origem animal e sem nenhum tipo de resíduo que polui o meio ambiente.
💡 Saiba mais: O que são empresas sustentáveis, exemplos e como aderir
Descubra como a plataforma da Nuvemshop é ideal para lançar seu próprio negócio virtual de moda sustentável. É rápido, fácil e você pode começar sem gastar nada.
💡Saiba mais: 11 passos para montar uma loja virtual de roupas do zero
Moda ecológica
A moda ecológica se preocupa em utilizar materiais sustentáveis e reduzir o impacto ambiental na produção de roupas. Isso pode incluir o uso de tecidos orgânicos, como algodão, linho e bambu, que não utilizam pesticidas e consomem menos água em sua produção.
No mercado brasileiro, a marca EcoModas é um exemplo de moda ecológica, produzindo roupas e acessórios a partir de materiais reciclados e promovendo a educação ambiental em sua comunidade.
Já no mercado internacional, a marca Patagonia é outra referência na moda ecológica, com um compromisso em utilizar materiais sustentáveis e reduzir o impacto ambiental em todo o seu processo de produção.
💡Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências
Slow fashion
Contrário ao conceito de fast fashion, o movimento slow fashion valoriza a qualidade em vez da quantidade, incentivando os consumidores a comprarem menos e de forma mais consciente.
Isso inclui o estímulo à produção de roupas com materiais duráveis, que possam ser utilizadas por mais tempo, além do incentivo ao consumo de roupas de segunda mão.
Além disso, o movimento slow fashion também valoriza a justiça social na cadeia produtiva, garantindo que os trabalhadores sejam remunerados de forma justa e que as condições de trabalho sejam seguras e saudáveis.
Segundo informe anual da plataforma Thredup, o mercado de roupas de segunda mão deve atingir, só nos Estados Unidos, US$ 70 bilhões até 2027, fazendo desse um setor em expansão, com brechós cada vez mais modernos e com propostas inovadoras.
No Brasil, a marca de roupas femininas MUMO é um exemplo de slow fashion, produzindo roupas com uma proposta durável e atemporal e incentivando um consumo mais consciente de moda.
Outro exemplo de slow fashion é o brechó virtual I Need Brechó, que estimula a compra de roupas antigas que conservaram sua qualidade com o tempo. A I Need Brechó usa a plataforma da Nuvemshop para vender suas roupas para todo o Brasil.
💡 Saiba mais: Como montar um negócio de embalagem descartáveis?
Como investir em moda sustentável?
Criar um negócio de moda sustentável pode ser desafiador, mas muito compensador. Esse é um nicho promissor, cheio de clientes apaixonados. Portanto, ainda que existam esforços para encontrar as matérias-primas e fornecedores certos, o mercado de sustentabilidade é um mercado em expansão.
Pensando nisso, preparamos um vídeo para que você estruture o seu negócio desse segmento de forma eficaz. Confira:
Gostou? Então, confira dicas complementares no passo a passo abaixo:
1. Crie um plano de negócios
Primeiro, você deve criar um plano de negócios. O plano de negócios é um documento que descreve toda a estratégia de lançamento de uma empresa, incluindo suas metas, objetivos e uma análise de mercado completa, incluindo concorrentes e informações importantes sobre produtos e matérias-primas.
É importante que o seu plano seja realista e bem estruturado. Apenas assim sua empresa poderá alcançar seus objetivos de forma organizada e sustentável, com um caminho claro e bem definido.
2. Seja fiel à sua proposta
A sustentabilidade é a base de um negócio de moda sustentável, é claro. Logo, é importante que sua empresa siga à risca apenas práticas ecologicamente responsáveis na sua cadeia produtiva, incluindo a escolha de materiais e a valorização de trabalhadores e parceiros que compartilham dos mesmos valores.
Além disso, é fundamental que a empresa seja transparente em suas ações e comunique de forma clara suas práticas sustentáveis para clientes e parceiros, para que nenhum tipo de suspeita seja levantada.
Um exemplo famoso que irritou muitos adeptos desse mercado foi o do restaurante Habib’s. A empresa lançou uma linha de produtos “à base de plantas” para o público vegano e vegetariano, mas eles cumpriam a promessa apenas no recheio — os itens levavam ingredientes de origem animal na massa.
Isso acabou trazendo prejuízos à marca e empresa, que acabou entrando em conflito direto com o público-alvo que desejavam atingir.
3. Busque bons fornecedores
A escolha de fornecedores é essencial na hora de criar seu negócio de moda sustentável. Você deve buscar os melhores parceiros que trabalhem com materiais orgânicos, reciclados ou certificados e que adotem práticas responsáveis em todo o processo de produção.
Uma boa ideia pode ser buscar por fornecedores locais, ajudando a reduzir os impactos causados pelo transporte de mercadorias a longa distância, além de valorizar a economia da sua região.
💡Saiba mais: Como conseguir fornecedores de roupas para loja virtual?
4. Crie uma loja virtual
Uma loja virtual pode ser um ótimo canal para vender produtos de moda sustentável. Além de ser uma opção mais econômica do que uma loja física, o e-commerce também permite alcançar um público maior e mais diverso.
Nesse sentido, é importante que você invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça segurança, praticidade e uma boa experiência de compra para os clientes.
Com a Nuvemshop, por exemplo, é possível criar uma loja virtual gratuita em poucos minutos. Nossa plataforma conta com integração com os principais meios de pagamento e envio do mercado, facilitando a venda de produtos para todo o país, além de permitir que você venda de forma integrada nos maiores marketplaces da internet.
💡 Saiba mais: Como criar um site?
Não só isso, se você deseja que seu negócio tenha um posicionamento ecológico em toda sua cadeia logística, permitimos a integração com empresas de transporte que oferecem opções de envio com baixa emissão de carbono, como é o caso da Kangu.
5. Conheça seu público-alvo
Conhecer o público-alvo é fundamental para criar um negócio que atenda às necessidades e aos desejos dos consumidores.
Para isso, é importante que você estude características demográficas, comportamentais e de consumo dos seus potenciais clientes, além de descobrir quais são os seus canais de comunicação e redes sociais preferidas.
Dessa forma, você poderá adaptar sua oferta de produtos, o tom de voz da sua marca e os seus canais de venda de acordo com as preferências da sua audiência.
6. Deixe sua mensagem clara
Um negócio de moda sustentável deve deixar sua mensagem clara e transparente para os seus potenciais clientes. Isso inclui comunicar de forma clara e objetiva a missão, visão e valores que norteiam a empresa, bem como as práticas sustentáveis adotadas em sua cadeia produtiva.
Essa transparência ajuda a construir uma relação de confiança e fidelidade com os clientes. Além disso, a empresa pode utilizar estratégias de storytelling para contar sua história e apresentar sua proposta de forma mais envolvente.
7. Invista no marketing digital
Por fim, é importante que você invista em estratégias de marketing digital para levar o seu negócio até o seu público-alvo. Uma boa ideia para esse setor é investir em iniciativas de marketing de conteúdo que eduquem os consumidores sobre a importância da moda sustentável.
Isso ajudará a construir uma imagem mais positiva da sua empresa. Para isso, produza conteúdos relevantes e informativos, como artigos, vídeos e infográficos e use-os para engajar a sua audiência e aumentar o alcance da sua marca.
"Todas as marcas devem pensar em impactar menos, porque é isso que vai garantir um futuro melhor para todo mundo."
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Aprendeu tudo sobre moda sustentável?
A moda sustentável é uma abordagem que visa a reduzir os impactos ambientais e sociais da indústria têxtil e da moda, trazendo discussões necessárias sobre os impactos negativos do consumo excessivo para o planeta.
Mas longe de ser só isso, ela é também um nicho de mercado em expansão, trazendo oportunidades de desenvolvimento econômico e inovação no mundo do empreendedorismo. Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o que é moda sustentável.
Aproveitando que está aqui, se deseja começar a vender roupas, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Somos a plataforma por trás de mais de 110 mil lojistas em toda a América Latina. É rápido, fácil e você não precisa de nenhum conhecimento técnico para criar o seu e-commerce. 💙