Naming: o que é, importância e como criar o melhor nome?
- O termo naming significa, em português, nomear. No marketing, trata-se do processo de desenvolver nomes criativos para empresas, produtos e serviços;
- Tem como objetivo empregar técnicas capazes de criar nomes que diferenciam a empresa da concorrência e auxiliam na atração de clientes e geração de vendas;
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Você já parou pra pensar no poder de um nome? Ao falarmos em naming, estamos abordando um tema importante para empresas. Afinal, o nome é o responsável pela primeira impressão que um potencial cliente vai ter do seu negócio.
Por isso, é importante utilizar as técnicas de naming para criar um nome para empresa que gere destaque em meio à concorrência e evidencie o seu diferencial competitivo.
Então, se você deseja conferir tudo sobre naming, entender a importância dessa etapa para o sucesso da sua marca e descobrir o passo a passo para criar um nome de empresa de sucesso, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 😉
O que é naming?
Naming é um verbo em inglês que significa nomear. Dentro do marketing, é o processo de criar nomes para produtos, marcas, empresas, eventos, serviços ou projetos.
Logo, é um conjunto de técnicas utilizadas para nomear algo no contexto empresarial com o objetivo de destacá-lo e diferenciá-lo da concorrência.
Essa é uma etapa importante no desenvolvimento da identidade de uma marca, uma vez que o nome escolhido precisa ser memorável, refletir o tom de voz da empresa, os valores e a essência do que está passando pelo processo de naming. Além disso, precisa ser facilmente reconhecível pelo público-alvo.
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Qual a importância do naming?
O processo de naming tem papel importante no desenvolvimento e sucesso de uma marca, já que a escolha do nome tanto da marca quanto dos produtos pode ser um fator decisivo e impactar a percepção, o posicionamento e o sucesso da empresa no mercado ao longo do tempo.
Além disso, aplicar a estratégia de naming faz com que sua marca utilize-se de diversas técnicas, como análise do público-alvo e de fatores internos e externos que permitem, de forma mais simples, o detalhamento dos diferenciais que fazem a sua marca se destacar em meio à concorrência.
Dessa forma, o naming abre caminho para evidenciar o que torna sua marca original diante dos competidores. O uso dessas técnicas reduz a margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao chegar ao mercado.
💡Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?
11 passos para criar o nome da sua marca
Criar um nome de marca eficaz é um processo importante que envolve várias etapas para garantir que o título cause impacto, seja memorável e represente a identidade da empresa.
Confira, abaixo, um passo a passo para criar um nome de marca de sucesso:
1. Defina a identidade da marca
Antes de partir, de fato, para o processo de criação do nome da marca, é necessário determinar como você deseja que a marca seja percebida no mercado e qual é o seu diferencial competitivo.
Além disso, é necessário ter muito bem estruturada sua visão, missão e valores, já que elas são responsáveis por guiar seu negócio, fornecendo uma base para o desenvolvimento da identidade da marca, o branding.
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2. Faça uma pesquisa de mercado
O segundo passo para criar o nome da sua marca é realizar uma análise de mercado. Aqui, comece analisando a concorrência, estudando os nomes das marcas concorrentes para evitar grandes similaridades e identificando oportunidades e ideias.
Além disso, busque por palavras-chave e termos associados ao seu setor, essas ideias podem servir como inspiração no momento de criação do nome da marca.
Depois, busque identificar tendências do mercado, preferências, necessidades e expectativas do público-alvo da sua empresa. Para ter sucesso nesta etapa, é importante definir a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do cliente ideal. Com isso, é possível identificar de forma mais certeira as necessidades desses consumidores.
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3. Gere ideias
Agora, chegamos à etapa de brainstorming na criação do nome para sua empresa. Nesta etapa, a criatividade é fundamental e não existem ideias sem valor.
Então, reúna sua equipe e gere uma lista de possíveis nomes, utilize mapas conceituais, considere metáforas e explore associações de palavras. Além disso, utilize ferramentas gratuitas de geração de nomes para combinar palavras e obter sugestões criativas.
Com isso, você conseguirá ter uma lista extensa de possibilidades. Então, comece a passar um pente fino nas ideias e selecione apenas as mais relevantes.
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4. Torne simples e versátil
Escolha um nome que seja curto, fácil de memorizar e de pronunciar. Ao estudar o público-alvo da sua empresa, você vai entender melhor suas necessidades e a forma como pensam. Com isso em mente, busque criar um nome que possibilite a identificação por parte deles.
Busque optar por nomes que consigam permanecer na mente dos consumidores, insira elementos de familiaridade que sejam capazes de contribuir para uma conexão profunda e significativa.
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5. Transmita uma mensagem
Se possível, busque escolher um nome que transmita, de alguma forma, a essência da marca e o que ela pretende comunicar. Busque construir uma narrativa em torno do nome da marca e insira elementos que se relacionem com a história por trás da empresa.
Essa estratégia pode auxiliar na construção de uma conexão emocional com o público, na autenticidade e torna o nome ainda mais memorável para os consumidores.
6. Gere impacto
Para gerar impacto e conseguir diferenciar-se dos outros negócios, busque por nomes que tenham um toque de particularidade único, diferente das demais empresas.
Então, fuja de nomes genéricos e parecidos com o de outras empresas do mesmo ramo, erros como este podem confundir seu consumidor e levá-lo a fechar negócios com a empresa concorrente.
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7. Aposte na conotação positiva
Tente escolher um nome capaz de promover emoções positivas, como alegria, confiança ou segurança. Essa estratégia é essencial para criar uma associação favorável na percepção da sua marca pelos consumidores.
Além disso, um nome positivo pode fortalecer a ligação emocional e deixar uma impressão duradoura na mente do público-alvo.
8. Utilize outras línguas
Uma estratégia de naming muito utilizada por diversas empresas é buscar palavras em outro idioma para compor o nome da sua marca. Isso pode ter um efeito sonoro interessante e transmitir conceitos exclusivos.
Para isso, é importante ter certeza que seu público consegue entender o significado da palavra, uma vez que só assim a mensagem do nome será compreendida e terá efeito.
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9. Adeque culturalmente
Antes de decidir o nome da sua marca, verifique se o mesmo não tem conotações negativas em diferentes idiomas. Em línguas estrangeiras encontramos os falsos cognatos, que são palavras que se assemelham na pronúncia e escrita, mas o significado é totalmente diferente.
Por exemplo, o verbo em inglês “pretend” significa fingir, mas é comum que os falantes do português confundam com “pretender”. Já a palavra espanhola “exquisito” significa “requintado” em vez de esquisito.
Então, se você quer que a sua marca atinja outros países, adequá-la culturalmente é essencial para ter sucesso na expansão.
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10. Deixe claro seu setor de atuação
A última dica na construção da estratégia de naming é deixar claro o setor de atuação do seu negócio, apostando em um nome de empresa que indique o setor, os produtos ou serviços oferecidos.
Esse alinhamento ajuda o público-alvo a relacionarem, diretamente, a sua marca com o que é feito pela empresa, alinhando expectativas.
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11. Verifique disponibilidade
Por fim, verifique a disponibilidade do nome escolhido para sua marca. Essa é uma etapa importante e legalmente fundamental no processo. Depois, formalize o registro do nome da marca para garantir proteção legal.
Garanta que o nome escolhido e o domínio estejam disponíveis para não gerar conflitos legais. Então, registre o domínio e as contas nas redes sociais da marca.
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💡Saiba mais: Como registrar nome de empresa: passos para profissionalizar sua marca
Quais os tipos de nome?
Cada tipo de nome tem suas vantagens e desvantagens, para escolher o ideal é necessário levar em consideração a identidade de marca, o público-alvo que deseja alcançar e suas necessidades, por exemplo. Confira abaixo alguns tipos de nome:
Descritivo
O nome descritivo comunica imediatamente o propósito, o produto ou serviços oferecidos pela empresa. Esse tipo de nome é direto e claro, facilitando o entendimento do público-alvo sobre o objetivo da marca.
Alguns exemplos são:
- Casa do Pão de Queijo: mostra que é uma loja que vende pão de queijo;
- Netshoes: indica que é uma loja online de sapatos com o uso de net, de internet e shoes que significa sapato em inglês;
- Nerd Universe: deixa claro que se trata de uma loja do universo nerd e geek.
A principal vantagem do nome descritivo é que, dessa forma, os consumidores sabem imediatamente o que esperar e se torna fácil para lembrarem e associarem sua marca ao produto ou serviço oferecido.
Já como desvantagem existe a limitação da marca, se ela decidir expandir o negócio. Além disso, também é possível ter problemas ao registrar a empresa legalmente, já que existe uma maior chance de nomes semelhantes já terem sido registrados.
Evocativo
O nome evocativo é uma estratégia de naming que tem como objetivo criar uma forte associação sensorial e emocional com a marca. Ele não descreve o que é a marca de forma direta, mas deseja invocar imagens, sentimentos ou até experiências que tem ligação com a identidade da marca.
Confira exemplos:
- Ray Ban: elimina os raios solares onde ray significa raio em inglês e ban, abreviação de bannish que podemos traduzir como banir;
- Dove: pássaro que retrata leveza e paz;
- Nike: nome da deusa grega que dá vitória, evocando conquista e sucesso;
- Dezoitok Joias: referência às joias banhadas a ouro 18K.
Com isso, podemos ver como principal vantagem do naming evocativo, a forte conexão emocional com os consumidores, a originalidade e a flexibilidade, já que permite a expansão da marca.
Já como desvantagem, pode não ficar claro, de imediato, o que a marca representa e, além disso, exigir esforço adicional do time de marketing para educar o mercado sobre a empresa.
Abstrato
O tipo de nome abstrato quando utilizado na estratégia de naming busca por palavras inventadas ou que não possuem significado específico, mas que tem som agradável e são fáceis de memorizar.
Alguns exemplos são:
- Kodak: sem significado específico, mas que se tornou sinônimo de fotografia;
- Skype: palavra inventada, mas amplamente conhecida para referir-se a chamadas de vídeo.
A sua principal vantagem é que costumam ser facilmente memorizados pelo público-alvo, uma vez que são sonoros e curtos. Já como contra existe o risco de demorar para o cliente entender o significado da marca e o nome pode soar estranho.
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Exemplos de naming
Separamos abaixo alguns exemplos de estratégias de naming bem sucedidos para servir de inspiração para sua empresa:
- Tesla: a empresa foi nomeada em homenagem a Nikolas Tesla, inventor pioneiro na eletricidade. O nome evoca inovação e está ligado a tecnologia elétrica e tem como finalidade associar a marca ao avanço tecnológico;
- Uber: palavra alemã que significa “superior”, sugerindo um serviço de alta qualidade e acima da média. O nome se tornou sinônimo do transporte por aplicativo;
- Apple: escolhido para ser fácil de pronunciar, lembrar e, além de tudo, amigável e acessível, diferenciando-se dos nome técnicos de empresas de tecnologia da época;
- Pepsi: foi criado a partir da palavra dyspepsia (indigestão, em portugus) para se referir à ideia de que o refrigerante auxilia em problemas digestivos.
O que é naming rights e por que é importante?
Em português, naming rights significa “direitos de nome” e, como o próprio nome diz, refere-se ao direito que uma empresa adquire para ter seu nome associado a espaços, como estádios, teatros, cinemas, estações de metrô e casas de show, por exemplo. Para isso, a empresa precisa pagar uma grande quantidade de dinheiro ou realizar um tipo de investimento no negócio.
Considerado uma estratégia eficaz para grandes marcas investirem. Com isso, conseguem benefícios, como aumentar a visibilidade, promoção constante, associação da marca aos atributos da propriedade em questão, aumento da memória da marca e geração de receita.
Como exemplo de naming rights em estádios, temos o Parque Antarctica que virou Allianz Parque, o Itaquerão que se transformou em Neo Química Arena e também o Pacaembu que passou a ser chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu.
De acordo com o portal de notícias da Globo G1, a transação de naming rights do Pacaembu custou ao Mercado Livre R$ 1 bilhão, representando o maior valor contratual de naming rights de uma arena de futebol no Brasil.
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A Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina, desenvolveu a ferramenta grátis Gerador de Nomes. A sua função é auxiliar empreendedores que estão iniciando um novo negócio a criarem um nome criativo para otimizar sua estratégia da marca.
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Para utilizar o Gerador de Nomes da Nuvemshop, você precisa acessar a página do site e seguir estes passos:
- Escolher o segmento da sua marca;
- Escrever uma palavra que você deseja no nome do negócio;
- Clicar em “Criar combinações”;
- Escolher a opção que mais te agrada.
Tudo certo sobre naming?
Esperamos que este artigo te ajude a ter mais confiança no momento de escolher um nome perfeito para sua marca. Lembre-se de que naming não é apenas sobre encontrar um nome. Para ter sucesso, é necessário capturar a essência da sua empresa e fazer com que o público se conecte com ela.
Seguindo os passos do artigo, esperamos que você consiga criar um nome que se destaque no mercado.
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