Naming: o que é, importância e como criar o melhor nome?

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Pontos principais do artigo:
  • O termo naming significa, em português, nomear. No marketing, trata-se do processo de desenvolver nomes criativos para empresas, produtos e serviços;
  • Tem como objetivo empregar técnicas capazes de criar nomes que diferenciam a empresa da concorrência e auxiliam na atração de clientes e geração de vendas;
  • Está sem ideia para nomes? Utilize nosso Gerador de nomes para empresas gratuito e batize sua marca quanto antes!

Você já parou pra pensar no poder de um nome? Ao falarmos em naming, estamos abordando um tema importante para empresas. Afinal, o nome é o responsável pela primeira impressão que um potencial cliente vai ter do seu negócio.

Por isso, é importante utilizar as técnicas de naming para criar um nome para empresa que gere destaque em meio à concorrência e evidencie o seu diferencial competitivo.

Então, se você deseja conferir tudo sobre naming, entender a importância dessa etapa para o sucesso da sua marca e descobrir o passo a passo para criar um nome de empresa de sucesso, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 😉

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O que é naming?

Naming é um verbo em inglês que significa nomear. Dentro do marketing, é o processo de criar nomes para produtos, marcas, empresas, eventos, serviços ou projetos.

Logo, é um conjunto de técnicas utilizadas para nomear algo no contexto empresarial com o objetivo de destacá-lo e diferenciá-lo da concorrência.

Essa é uma etapa importante no desenvolvimento da identidade de uma marca, uma vez que o nome escolhido precisa ser memorável, refletir o tom de voz da empresa, os valores e a essência do que está passando pelo processo de naming. Além disso, precisa ser facilmente reconhecível pelo público-alvo.

💡Saiba mais: O que é nome fantasia e como escolher um para seu negócio?

📹 Veja também: Nomes para empresas: escolha o melhor para o seu negócio

Qual a importância do naming?

O processo de naming tem papel importante no desenvolvimento e sucesso de uma marca, já que a escolha do nome tanto da marca quanto dos produtos pode ser um fator decisivo e impactar a percepção, o posicionamento e o sucesso da empresa no mercado ao longo do tempo.

Além disso, aplicar a estratégia de naming faz com que sua marca utilize-se de diversas técnicas, como análise do público-alvo e de fatores internos e externos que permitem, de forma mais simples, o detalhamento dos diferenciais que fazem a sua marca se destacar em meio à concorrência.

Dessa forma, o naming abre caminho para evidenciar o que torna sua marca original diante dos competidores. O uso dessas técnicas reduz a margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao chegar ao mercado.

💡Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?

11 passos para criar o nome da sua marca

Criar um nome de marca eficaz é um processo importante que envolve várias etapas para garantir que o título cause impacto, seja memorável e represente a identidade da empresa.

Confira, abaixo, um passo a passo para criar um nome de marca de sucesso:

1. Defina a identidade da marca

Antes de partir, de fato, para o processo de criação do nome da marca, é necessário determinar como você deseja que a marca seja percebida no mercado e qual é o seu diferencial competitivo.

Além disso, é necessário ter muito bem estruturada sua visão, missão e valores, já que elas são responsáveis por guiar seu negócio, fornecendo uma base para o desenvolvimento da identidade da marca, o branding.

💡Saiba mais: Ideias de nomes para loja virtual [guia completo]

2. Faça uma pesquisa de mercado

O segundo passo para criar o nome da sua marca é realizar uma análise de mercado. Aqui, comece analisando a concorrência, estudando os nomes das marcas concorrentes para evitar grandes similaridades e identificando oportunidades e ideias.

Além disso, busque por palavras-chave e termos associados ao seu setor, essas ideias podem servir como inspiração no momento de criação do nome da marca.

Depois, busque identificar tendências do mercado, preferências, necessidades e expectativas do público-alvo da sua empresa. Para ter sucesso nesta etapa, é importante definir a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do cliente ideal. Com isso, é possível identificar de forma mais certeira as necessidades desses consumidores.

💡Saiba mais: Como usar o planejador de palavras-chave do Google?

3. Gere ideias

Agora, chegamos à etapa de brainstorming na criação do nome para sua empresa. Nesta etapa, a criatividade é fundamental e não existem ideias sem valor.

Então, reúna sua equipe e gere uma lista de possíveis nomes, utilize mapas conceituais, considere metáforas e explore associações de palavras. Além disso, utilize ferramentas gratuitas de geração de nomes para combinar palavras e obter sugestões criativas.

Com isso, você conseguirá ter uma lista extensa de possibilidades. Então, comece a passar um pente fino nas ideias e selecione apenas as mais relevantes.

💡Saiba mais: Nomes de lojas de roupas + gerador para criar o seu

4. Torne simples e versátil

Escolha um nome que seja curto, fácil de memorizar e de pronunciar. Ao estudar o público-alvo da sua empresa, você vai entender melhor suas necessidades e a forma como pensam. Com isso em mente, busque criar um nome que possibilite a identificação por parte deles.

Busque optar por nomes que consigam permanecer na mente dos consumidores, insira elementos de familiaridade que sejam capazes de contribuir para uma conexão profunda e significativa.

Captura de tela da página inicial da Papelaria dos Concurseiros.

Loja virtual Papelaria dos Concurseiros, que teve seu nome inspirado no principal público-alvo da marca: estudantes de concursos.

🚀 Conheça o case de sucesso: Papelaria dos Concurseiros escala vendas com 1,5 milhão de seguidores

5. Transmita uma mensagem

Se possível, busque escolher um nome que transmita, de alguma forma, a essência da marca e o que ela pretende comunicar. Busque construir uma narrativa em torno do nome da marca e insira elementos que se relacionem com a história por trás da empresa.

Essa estratégia pode auxiliar na construção de uma conexão emocional com o público, na autenticidade e torna o nome ainda mais memorável para os consumidores.

6. Gere impacto

Para gerar impacto e conseguir diferenciar-se dos outros negócios, busque por nomes que tenham um toque de particularidade único, diferente das demais empresas.

Então, fuja de nomes genéricos e parecidos com o de outras empresas do mesmo ramo, erros como este podem confundir seu consumidor e levá-lo a fechar negócios com a empresa concorrente.

💡Saiba mais: Ideias de nomes para loja de acessórios para se inspirar

7. Aposte na conotação positiva

Tente escolher um nome capaz de promover emoções positivas, como alegria, confiança ou segurança. Essa estratégia é essencial para criar uma associação favorável na percepção da sua marca pelos consumidores.

Além disso, um nome positivo pode fortalecer a ligação emocional e deixar uma impressão duradoura na mente do público-alvo.

8. Utilize outras línguas

Uma estratégia de naming muito utilizada por diversas empresas é buscar palavras em outro idioma para compor o nome da sua marca. Isso pode ter um efeito sonoro interessante e transmitir conceitos exclusivos.

Para isso, é importante ter certeza que seu público consegue entender o significado da palavra, uma vez que só assim a mensagem do nome será compreendida e terá efeito.

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9. Adeque culturalmente

Antes de decidir o nome da sua marca, verifique se o mesmo não tem conotações negativas em diferentes idiomas. Em línguas estrangeiras encontramos os falsos cognatos, que são palavras que se assemelham na pronúncia e escrita, mas o significado é totalmente diferente.

Por exemplo, o verbo em inglês “pretend” significa fingir, mas é comum que os falantes do português confundam com “pretender”. Já a palavra espanhola “exquisito” significa “requintado” em vez de esquisito.

Então, se você quer que a sua marca atinja outros países, adequá-la culturalmente é essencial para ter sucesso na expansão.

💡Saiba mais: Ideias de nomes para empresas

10. Deixe claro seu setor de atuação

A última dica na construção da estratégia de naming é deixar claro o setor de atuação do seu negócio, apostando em um nome de empresa que indique o setor, os produtos ou serviços oferecidos.

Print da Home da VegPet, parceira da Nuvemshop.

Loja virtual da VegPet, parceira da Nuvemshop.

Esse alinhamento ajuda o público-alvo a relacionarem, diretamente, a sua marca com o que é feito pela empresa, alinhando expectativas.

💡Saiba mais: O que é nicho de mercado e como definir?

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11. Verifique disponibilidade

Por fim, verifique a disponibilidade do nome escolhido para sua marca. Essa é uma etapa importante e legalmente fundamental no processo. Depois, formalize o registro do nome da marca para garantir proteção legal.

Garanta que o nome escolhido e o domínio estejam disponíveis para não gerar conflitos legais. Então, registre o domínio e as contas nas redes sociais da marca.

👉 Ferramenta grátis: Consulte a disponibilidade de um domínio

💡Saiba mais: Como registrar nome de empresa: passos para profissionalizar sua marca

Quais os tipos de nome?

Cada tipo de nome tem suas vantagens e desvantagens, para escolher o ideal é necessário levar em consideração a identidade de marca, o público-alvo que deseja alcançar e suas necessidades, por exemplo. Confira abaixo alguns tipos de nome:

Descritivo

O nome descritivo comunica imediatamente o propósito, o produto ou serviços oferecidos pela empresa. Esse tipo de nome é direto e claro, facilitando o entendimento do público-alvo sobre o objetivo da marca.

Alguns exemplos são:

  • Casa do Pão de Queijo: mostra que é uma loja que vende pão de queijo;
  • Netshoes: indica que é uma loja online de sapatos com o uso de net, de internet e shoes que significa sapato em inglês;
  • Nerd Universe: deixa claro que se trata de uma loja do universo nerd e geek.

Captura de tela da loja Nerd Universe, com um layout Nuvemshop

A principal vantagem do nome descritivo é que, dessa forma, os consumidores sabem imediatamente o que esperar e se torna fácil para lembrarem e associarem sua marca ao produto ou serviço oferecido.

Já como desvantagem existe a limitação da marca, se ela decidir expandir o negócio. Além disso, também é possível ter problemas ao registrar a empresa legalmente, já que existe uma maior chance de nomes semelhantes já terem sido registrados.

Evocativo

O nome evocativo é uma estratégia de naming que tem como objetivo criar uma forte associação sensorial e emocional com a marca. Ele não descreve o que é a marca de forma direta, mas deseja invocar imagens, sentimentos ou até experiências que tem ligação com a identidade da marca.

Confira exemplos:

  • Ray Ban: elimina os raios solares onde ray significa raio em inglês e ban, abreviação de bannish que podemos traduzir como banir;
  • Dove: pássaro que retrata leveza e paz;
  • Nike: nome da deusa grega que dá vitória, evocando conquista e sucesso;
  • Dezoitok Joias: referência às joias banhadas a ouro 18K.

Com isso, podemos ver como principal vantagem do naming evocativo, a forte conexão emocional com os consumidores, a originalidade e a flexibilidade, já que permite a expansão da marca.

Já como desvantagem, pode não ficar claro, de imediato, o que a marca representa e, além disso, exigir esforço adicional do time de marketing para educar o mercado sobre a empresa.

Abstrato

O tipo de nome abstrato quando utilizado na estratégia de naming busca por palavras inventadas ou que não possuem significado específico, mas que tem som agradável e são fáceis de memorizar.

Alguns exemplos são:

  • Kodak: sem significado específico, mas que se tornou sinônimo de fotografia;
  • Skype: palavra inventada, mas amplamente conhecida para referir-se a chamadas de vídeo.

A sua principal vantagem é que costumam ser facilmente memorizados pelo público-alvo, uma vez que são sonoros e curtos. Já como contra existe o risco de demorar para o cliente entender o significado da marca e o nome pode soar estranho.

💡Saiba mais: Estratégias de marketing digital eficientes

Exemplos de naming

Separamos abaixo alguns exemplos de estratégias de naming bem sucedidos para servir de inspiração para sua empresa:

  • Tesla: a empresa foi nomeada em homenagem a Nikolas Tesla, inventor pioneiro na eletricidade. O nome evoca inovação e está ligado a tecnologia elétrica e tem como finalidade associar a marca ao avanço tecnológico;
  • Uber: palavra alemã que significa “superior”, sugerindo um serviço de alta qualidade e acima da média. O nome se tornou sinônimo do transporte por aplicativo;
  • Apple: escolhido para ser fácil de pronunciar, lembrar e, além de tudo, amigável e acessível, diferenciando-se dos nome técnicos de empresas de tecnologia da época;
  • Pepsi: foi criado a partir da palavra dyspepsia (indigestão, em portugus) para se referir à ideia de que o refrigerante auxilia em problemas digestivos.

O que é naming rights e por que é importante?

Em português, naming rights significa “direitos de nome” e, como o próprio nome diz, refere-se ao direito que uma empresa adquire para ter seu nome associado a espaços, como estádios, teatros, cinemas, estações de metrô e casas de show, por exemplo. Para isso, a empresa precisa pagar uma grande quantidade de dinheiro ou realizar um tipo de investimento no negócio.

Considerado uma estratégia eficaz para grandes marcas investirem. Com isso, conseguem benefícios, como aumentar a visibilidade, promoção constante, associação da marca aos atributos da propriedade em questão, aumento da memória da marca e geração de receita.

Como exemplo de naming rights em estádios, temos o Parque Antarctica que virou Allianz Parque, o Itaquerão que se transformou em Neo Química Arena e também o Pacaembu que passou a ser chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu.

De acordo com o portal de notícias da Globo G1, a transação de naming rights do Pacaembu custou ao Mercado Livre R$ 1 bilhão, representando o maior valor contratual de naming rights de uma arena de futebol no Brasil.

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Dica: gerador de nomes da Nuvemshop

A Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina, desenvolveu a ferramenta grátis Gerador de Nomes. A sua função é auxiliar empreendedores que estão iniciando um novo negócio a criarem um nome criativo para otimizar sua estratégia da marca.

A solução gratuita auxilia no processo de construção da identidade visual do negócio combinando palavras-chaves relevantes para o seu negócio transformando em sugestões de nomes ideias para atrair clientes.

Para utilizar o Gerador de Nomes da Nuvemshop, você precisa acessar a página do site e seguir estes passos:

  1. Escolher o segmento da sua marca;
  2. Escrever uma palavra que você deseja no nome do negócio;
  3. Clicar em “Criar combinações”;
  4. Escolher a opção que mais te agrada.

Tudo certo sobre naming?

Esperamos que este artigo te ajude a ter mais confiança no momento de escolher um nome perfeito para sua marca. Lembre-se de que naming não é apenas sobre encontrar um nome. Para ter sucesso, é necessário capturar a essência da sua empresa e fazer com que o público se conecte com ela.

Seguindo os passos do artigo, esperamos que você consiga criar um nome que se destaque no mercado.

E, assim que tiver o nome da sua marca, que tal começar vendendo online? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e faça seu nome na internet!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre naming

Naming é o processo de criar nomes para produtos, marcas, empresas, eventos, serviços ou projetos. Resumidamente, é o conjunto de técnicas utilizadas para nomear algo com o objetivo de destacá-lo e diferenciá-lo da concorrência.

Os tipos de nome são descritivo (descreve o que a marca oferece), abstrato (palavras sonoras criadas aleatoriamente) e evocativo (que faz referência aos produtos ou valores da marca).

Naming rights são os direitos que uma empresa adquire para ter seu nome associado a espaços, como estádios, teatros, cinemas, estações de metrô e casas de show, por exemplo. Para isso, a empresa precisa pagar uma grande quantidade de dinheiro ou realizar um tipo de investimento no negócio.

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