Dia do Frete Grátis tem queda de vendas no e-commerce em comparação a 2023

Várias caixas de envio com a logo da Nuvemshop estão empilhadas na frente de um fundo azul, ilustrando o Dia do Frete Grátis.

Apesar das expectativas dos consumidores, o Dia do Frete Grátis ainda tem baixa adesão dos lojistas e pouco impacto no faturamento das pequenas e médias empresas.


Embora seja muito esperado pelos consumidores, o Dia do Frete Grátis ainda tem pouca adesão dos lojistas e baixo impacto nas vendas de pequenas e médias empresas online. Em 2024, por exemplo, a data teve um faturamento aproximadamente 5% menor em comparação ao ano anterior.

Ao todo, as PMEs venderam cerca de R$ 8,2 milhões no dia 28 de abril, sendo apenas 27,7% desses pedidos finalizados com frete grátis. Já em 2023, o faturamento foi de cerca de R$ 8,7 milhões, com mais de 32% de adesão aos pedidos sem custo de envio durante a data.

Origem da data

Assim como a Black Friday, o Dia do Frete Grátis também tem origem americana. A data surgiu em 2008, nos Estados Unidos, como “Free Shipping Day”, que é originalmente celebrado no dia 14 de dezembro.

O objetivo principal era incentivar a compra dos consumidores que abandonavam carrinhos nos e-commerces devido ao custo do frete, o que também é um problema comum no Brasil.

No entanto, como o fim do ano no varejo brasileiro já é um período de alta nas vendas, a data foi incorporada ao calendário comercial do país em abril, que é um mês de baixo faturamento no e-commerce.

Dessa forma, o Dia Nacional do Frete Grátis é celebrado sempre no dia 28 de abril de cada ano — que, em 2024, caiu em um domingo.

Baixa adesão dos lojistas

Apesar da oportunidade, apenas 11% dos lojistas investem em promoções específicas para a data, segundo dados da 9ª edição NuvemCommerce, censo anual do e-commerce brasileiro, realizado pela Nuvemshop.

Essa é uma estimativa ainda baixa, principalmente quando consideramos que o custo do frete influencia na decisão de compra de mais de 70% dos consumidores, de acordo com levantamento da Opinion Box.

O número, no entanto, está alinhado ao resultado de queda no faturamento. Com isso, embora as pequenas e médias empresas venham em um ritmo acelerado de crescimento no primeiro trimestre do ano, o cenário segue sem grandes movimentações dos consumidores no Dia do Frete Grátis.

Estados com mais oportunidades

Ainda segundo os dados do levantamento interno da Nuvemshop, embora o maior número de pedidos esteja na região Sudeste, existem boas oportunidades de faturamento no Dia do Frete Grátis nas regiões mais afastadas dos grandes centros do país.

Estados como Amazonas (Norte), Santa Catarina (Sul) e Mato Grosso (Centro-Oeste), por exemplo, lideraram o ranking dos maiores tickets médios de compra durante o evento, com um faturamento médio acima de R$ 300 por pedido.

Perfil das compras online

Em relação aos produtos mais vendidos, o setor de vestuário segue liderando as vendas, com mais de 30% do total de pedidos realizados no Dia do Frete Grátis. Na sequência, vemos as categorias de Saúde & Beleza (10,6%) e Acessórios (8,1%).

Já nos meios de pagamento, o cartão de crédito ainda é o preferido dos brasileiros para compras online, representando quase 50% dos pedidos. Em 2º lugar, temos o Pix, com 44% das vendas e, em último, o boleto bancário, que representa apenas 1% dos pedidos.

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