Vendas online crescem e PMEs faturam R$ 945 milhões no primeiro trimestre

Imagem mostra loja virtual de roupas na tela de um notebook, ilustrando o setor de moda, que foi um dos principais responsáveis pelo aumento do faturamento do e-commerce no primeiro trimestre.

Setores de Moda, Saúde & Beleza e Acessórios foram os principais responsáveis por esse aumento, representando quase 50% do faturamento nas pequenas e médias empresas online.


O faturamento do e-commerce brasileiro, com foco nas pequenas e médias empresas, alcançou a marca de R$ 945 milhões no primeiro trimestre de 2024, número 34% maior em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados são do levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online líder na América Latina.

Embora o ticket médio das compras tenha diminuído em relação ao ano anterior — de R$ 243,60 para R$ 238,30 —, o estudo indica um aumento na procura pelas compras online, com 15 milhões de produtos vendidos nos três primeiros meses do ano, 16% a mais que o registrado em 2023.

De acordo com Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente na empresa, o desempenho do trimestre é atribuído principalmente às datas comerciais, como o Carnaval, a Semana do Consumidor e a Páscoa, que garantiram maior movimentação nas vendas mesmo em um período que, geralmente, é de baixo faturamento.

Produtos mais vendidos

O setor de Moda se destacou como o mais procurado (R$ 303,5 milhões em faturamento), seguido por Saúde & Beleza (R$ 83 milhões) e Acessórios (R$ 62 milhões). Juntos, os nichos chegam a representar cerca de 47% do total das PMEs online.

Representando os outros 53% de produtos mais vendidos no primeiro trimestre de 2024, o levantamento da Nuvemshop também inclui nichos como:

  • Casa & Jardim (R$ 45 milhões);
  • Artes (R$ 21,5 milhões);
  • Eletrônicos (R$ 22,5 milhões);
  • Joias (R$ 30,5 milhões);
  • Alimentos e bebidas (R$ 23,5 milhões).

Meios de pagamento

Quanto aos meios de pagamento, o Pix se consolida como um dos preferidos dos brasileiros para compras online. Representando quase a metade de todas as compras efetuadas (44% do total), ele ficou atrás apenas do cartão de crédito, que caracteriza 46% dos pedidos pagos.

De acordo com a 9ª edição do NuvemCommerce, censo anual do e-commerce brasileiro, também realizado pela Nuvemshop, o meio de pagamento tende a ganhar ainda mais atenção de lojistas e consumidores neste ano, com mais de 23% dos empreendedores pretendendo adotar o recurso de “Pix parcelado” em lojas virtuais.

Vendas por estado

São Paulo se manteve no topo da lista dos estados com maior faturamento nos primeiros meses do ano, com quase R$ 444 milhões em vendas online. Em segundo lugar, aparece Minas Gerais, com R$ 89 milhões, e Santa Catarina na sequência, com R$ 78 milhões.

Ceará e Paraná completam o ranking dos cinco estados que mais venderam no período, com R$ 48,5 e R$ 46,5 milhões, respectivamente, criando um cenário de expectativas para as vendas online de pequenas e médias empresas até o final de 2024.

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