Com alta no faturamento, e-commerce tem previsão positiva para o segundo semestre de 2024

Tela de um notebook mostra uma planilha com vários números, ilustrando o estudo de tendências do e-commerce.

Redes sociais, meios de pagamento digitais e vendas mobile devem ser algumas das principais apostas dos pequenos e médios empreendedores online.


De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, o cenário de 2024 é otimista para as pequenas e médias empresas online, que vêm crescendo em número de pedidos e faturamento desde os primeiros meses do ano.

A projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que esses resultados se mantenham no segundo semestre, chegando a alcançar um faturamento de R$ 205,11 bilhões no e-commerce nacional.

Para acompanhar essa tendência, é preciso estar atento ao que já deu certo nos primeiro meses do ano. Para isso, a Nuvemshop fez uma pesquisa interna com as lojas hospedadas na plataforma para indicar algumas das principais tendências para o segundo semestre de 2024. Veja quais são elas:

Vendas nas redes sociais

Nos cinco primeiros meses de 2024, as redes sociais representaram quase 25% das vendas das pequenas e médias empresas online, somando mais de 1,6 milhão de pedidos realizados.

Segundo dados divulgados pela 9ª edição do NuvemCommerce, que é o relatório anual do e-commerce brasileiro, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos lojistas para divulgação da marca, seguida pelo WhatsApp e pelo Facebook, respectivamente.

Como resultado, a plataforma também se mostra como a principal oportunidade de faturamento para negócios online. Entre os lojistas Nuvemshop, por exemplo, o Instagram representa cerca de 90% de todas as vendas vindas de redes sociais, chegando a 99% em estados das regiões Norte e Nordeste.

A expectativa é que o cenário seja ainda mais positivo no segundo semestre do ano, já que, de acordo com a ABComm, as vendas por meio de redes sociais no Brasil em 2024 devem crescer pelo menos menos 20%, chegando a um faturamento de R$ 120 bilhões.

Meios de pagamento

Outra aposta para o e-commerce no segundo semestre são os meios de pagamento digitais, que vem ganhando espaço sobre os tradicionais pagamentos com boleto bancário e cartão de crédito.

Já nos primeiros meses de 2024, o Pix cresceu mais de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando cerca de 45% de todas as vendas realizadas na plataforma da Nuvemshop.

Com a média, a modalidade fica atrás apenas do cartão de crédito. No entanto, a tendência é que o Pix se torne, oficialmente, o meio de pagamento preferido dos brasileiros, já que as vendas com cartão estão em queda desde a segunda metade de 2023.

Além disso, as carteiras digitais também estão entre as opções que vem caindo no gosto dos consumidores. De janeiro a maio deste ano, a forma de pagamento cresceu 2% quando comparado ao mesmo período do ano passado, o que pode indicar um processo de atualização na forma como o consumidor paga suas compras online.

Setores em crescimento

Já o setor que mais aumentou as vendas e deve continuar lucrando no segundo semestre do ano é o de saúde e beleza, que registrou um aumento de cerca de 40% no total de pedidos.

Em segundo lugar, temos o segmento de acessórios, com um aumento de 20%, seguido pelas lojas virtuais de moda, que aumentaram as vendas em 15% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando mais de dois milhões de pedidos de janeiro a maio de 2024.

Vendas mobile

Com um crescimento de mais de 15% nos últimos quatro anos, as vendas mobile também chegaram a representar mais de 75% de todos os pedidos realizados na plataforma da Nuvemshop nos cinco primeiros meses de 2024.

Além disso, segundo o relatório anual Mobile App Trends, da Adjust, os aplicativos de e-commerce tiveram um crescimento de 43% nas instalações em 2023, o que pode indicar uma nova tendência sobre a forma como os consumidores compram na internet.

Faturamento das PMEs

Embora o ticket médio das compras online esteja menor neste ano (R$ 242 comparado a R$ 248, em 2023), o e-commerce registrou um aumento de mais de 40% no total de pedidos, o que traz um cenário otimista para o faturamento das pequenas e médias empresas online nos últimos meses do ano.

De janeiro a maio, o setor acumulou uma receita de mais de 1,6 bilhão de reais, número 33% maior em comparação ao mesmo período de 2023.

No primeiro semestre de 2024, esses resultados foram puxados, principalmente, pelos segmentos de moda (mais de R$ 460 milhões em faturamento), saúde e beleza (mais de R$ 108 milhões) e acessórios (mais de R$ 87 milhões). Mas os setores de casa & jardim, artes e eletrônicos também vêm ganhando espaço de destaque nas vendas online.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a expectativa é de que essa curva de crescimento continue pelos próximos quatro anos, o que mostra que o mercado digital ainda é uma das melhores opções para quem sonha em empreender.

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