Em alta, mobile representa quase 80% das vendas das PMEs online
Com mais de 1,2 bilhão em faturamento, vendas mobile lideram o total de pedidos das pequenas e médias empresas na Nuvemshop.
De janeiro a maio de 2024, as vendas mobile das pequenas e médias empresas online na Nuvemshop, a plataforma líder de e-commerce da América Latina, somaram mais de 1,2 bilhão em faturamento, um número cerca de 40% maior do que no mesmo período do ano anterior.
A alta é reflexo do aumento de pedidos realizados por smartphones, que representaram quase 80% das vendas nos cinco primeiros meses do ano. O número indica o quarto aumento anual seguido do mobile nas vendas online.
Redes sociais são um canal de compra
O aumento da representatividade do mobile no e-commerce também é puxado pela popularização das mídias sociais no Brasil e no mundo.
Na Nuvemshop, por exemplo, as redes sociais representaram quase 25% das vendas das pequenas e médias empresas online durante os cinco primeiros meses de 2024, somando mais de 1,6 milhão de pedidos realizados.
A tendência para o e-commerce é que os números sejam ainda maiores nos próximos meses, já que a expectativa é que cerca de 51% dos brasileiros usem as redes sociais para fazer algum tipo de compra até o final do ano — o que é o maior índice da América Latina, de acordo com o estudo divulgado pela Hootsuite.
Dentre as plataformas, o Instagram é o líder das vendas, com mais de 90% do total de pedidos, chegando a 99% em estados das regiões Norte e Nordeste. Em segundo lugar está o Facebook que, apesar da queda nos últimos, ainda representa cerca de 10% dos pedidos com origem em social.
Panorama do mobile no Brasil
A estimativa é que, em 2024, mais de 68% dos brasileiros prefiram o celular ao desktop na hora de fazer suas compras online, segundo pesquisa realizada pela ComScore. Nesse quesito, o Brasil fica atrás apenas da Índia (78%), do Vietnã (83%) e da Indonésia (88%).
O comportamento se reflete em todas as regiões do país, com uma média de 7% de aumento nas vendas mobile em todo o território nacional nos últimos quatro anos, de acordo com o levantamento interno da Nuvemshop.
As regiões Sul (13%), Centro-Oeste (11%) e Norte (6%) se destacam com o maior percentual de crescimento das vendas pelo celular, indicando que o mobile first também pode se tornar uma alternativa para alcançar consumidores fora da região Sudeste.