Nuvemshop B2B: alavancando seu negócio com a plataforma
Assim como o e-commerce como um todo, o e-commerce B2B também é um setor em expansão. Segundo pesquisa realizada pela McKinsey, a participação do comércio eletrônico em empresas B2B teve um aumento de 62% só em 2020, demonstrando o potencial desse formato no meio virtual. Mas, afinal, é possível fazer B2B na Nuvemshop?
A plataforma da Nuvemshop possui todas as funcionalidades necessárias para escalar um negócio dessa modalidade. Neste artigo, vamos te explicar mais a fundo como usá-las para alavancar sua empresa B2B! Vamos lá? 🔎
O que é B2B?
B2b é uma sigla baseada na expressão em inglês “business-to-business”, em tradução livre, “negócio-para-negócio”. Em resumo, empresas com foco no mercado B2B apostam em relações comerciais com outras empresas.
Em termos gerais, o objetivo desse formato é realizar vendas de grande porte para outros empreendimentos. Por tratar-se de um tipo diferente de transação, as iniciativas de marketing e comunicação são diferentes, focadas em atingir o grupo de pessoas à frente das decisões da empresa que se deseja alcançar.
💡 Saiba mais: Marketing B2B: o que é e 10 estratégias para começar a usá-lo
Diferença entre B2B e B2C
A principal diferença entre um e-commerce B2B e um e-commerce b2c está em para quem se vende. A seguir, detalhamos melhor os dois modelos e suas particularidades:
- B2C (business-to-consumer): no e-commerce B2C, a comunicação é mais pessoal e as iniciativas do negócio dirigem-se a indivíduos. As decisões de compra são unilaterais, em um espaço de tempo mais curto, com ticket médio mais baixo;
- B2B (business-to-business): No e-commerce b2b, o foco é o relacionamento comercial com outras empresas. A decisão sobre transações geralmente parte de um grupo de pessoas, com um ciclo de venda mais longo e ticket médio mais elevado.
Esses são aspectos importantes ao criar um plano de marketing, por exemplo. Ao traçar estratégias de divulgação, deve-se ter em mente a audiência e todo o processo que leva à efetivação de uma compra em cada modalidade.
Compras realizadas no formato b2c tendem a ser mais emocionais, sendo esse um formato mais sensível aos gatilhos mentais, por exemplo. Já no e-commerce B2B, a finalização de uma venda costuma levar mais tempo e ser mais racional, levando-se em consideração cada um dos principais fatores da negociação.
💡 Saiba mais: O que é B2B e B2C e qual a diferença entre os dois modelos?
Nuvemshop B2B: 6 facilidades da plataforma
Agora que sabemos como funciona um e-commerce B2B, listamos a seguir algumas das funcionalidades da Nuvemshop voltadas para esse tipo de mercado. Confira:
1. Opção de venda por atacado
Com as funcionalidades disponíveis na nossa plataforma, os lojistas podem criar categorias de produtos em venda por atacado, com os descontos por quantidade comuns desse modelo de negócio.
Além disso, você pode estabelecer um valor mínimo para cada compra e criar kits com quantidades específicas de um determinado produto, atribuindo uma precificação distinta para cada um.
👉 Confira: Vender por atacado na Nuvemshop
💡 Saiba mais: Como vender no atacado?
2. Integração com ERPs
ERP é a sigla de “Enterprise Resource Planning”, em tradução livre, “planejamento de recursos empresariais”. ERPs são sistemas de gestão que armazenam e interligam todos os dados e processos de uma empresa.
Por meio desse sistema, é possível reunir em um só lugar as principais informações do seu negócio sobre transações, estoque, impostos, fluxo de caixa, etc. Entre várias opções, a Nuvemshop oferece integração com alguns dos melhores ERPs do mercado, como Bling, Omie e Tiny.
💡 Saiba mais: 5 vantagens do ERP para organizar as suas vendas
3. Cadastro de clientes
Seus clientes são a base que sustenta sua empresa. Por isso, ter controle sobre quem eles são é essencial para ter uma comunicação fluida e traçar estratégias comuns desse modelo de negócio, como o e-mail marketing.
Com a plataforma da Nuvemshop, você pode cadastrar seus clientes em um banco de dados dedicado para sua loja, reunindo todas as principais informações sobre eles: nome, telefone, e-mail, endereço e observações especiais.
4. Atenção de especialistas com a Nuvemshop Next
Para operações mais complexas, a Nuvemshop Next surge como uma solução que permite que lojistas contem com o suporte de profissionais especializados em tecnologia e gestão para alavancar seus negócios.
Por entendermos que cada empresa possui necessidades específicas, o atendimento personalizado da Nuvemshop Next considera os principais fatores relevantes para criar as condições certas para um empreendimento decolar, com estratégias focadas em tecnologia e inovação.
5. Checkout transparente
Oferecer a opção de checkout transparente é fundamental para transmitir mais credibilidade e segurança para seus parceiros. Ao permitir que as transações sejam realizadas direto da plataforma do seu e-commerce, sem redirecionamentos para páginas externas, você garante mais facilidade e fluidez no processo de compra.
👉 Confira: Tudo sobre as opções de checkout
E aí, já sabe tudo sobre Nuvemshop B2B?
O mercado B2B tornou-se um dos gigantes do universo virtual. Por isso, contar com uma plataforma de e-commerce adaptada às particularidades desse setor é essencial para economizar dinheiro e alavancar seu negócio.
Hoje, a Nuvemshop conta com mais de 100 mil histórias de sucesso em toda a América Latina. Ambos lojistas B2B e b2c contam com um ecossistema cheio de aplicativos que facilitam o processo de levar um negócio a atingir seu potencial máximo.
E, já que está aqui, que tal criar sua loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Em poucos minutos, sua empresa estará no ar e pronta para alcançar sua audiência. Nossa plataforma é profissional, intuitiva e não requer nenhum tipo de conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙