Nuvemshop ou VNDA: qual é a melhor plataforma para lojas online?

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Lojista mostra celular indicando vendas online. Imagem ilustra dúvida entre Nuvemshop ou VNDA.
Pontos principais do artigo:
  • A Nuvemshop está no mercado há cerca de 15 anos e conta com mais de 150 mil lojistas ativos em cinco países da América Latina, gerando um faturamento anual de mais de R$ 10 bilhões;
  • Já a VNDA faz parte do ecossistema de soluções da Olist, que se tornou popular como ferramenta de conexão entre lojistas e marketplaces, expandindo sua atuação para o e-commerce em 2021;
  • Se você já vende online e está em busca de uma solução para crescer o seu negócio, a Nuvemshop é a melhor escolha para migrar. Conheça a Nuvemshop Next e esteja entre os grandes nomes do varejo online.

Escolher a plataforma de e-commerce ideal não é uma tarefa fácil, principalmente se você já vende online e não pode arriscar perder os resultados da sua loja virtual ao trocar de plataforma. Por isso, é essencial fazer uma boa pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Se você chegou nesta etapa e está em dúvida entre Nuvemshop ou VNDA, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos o comparativo mais completo do mercado sobre as plataformas, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma.

E, se você já considerar migrar de plataforma e levar seu negócio para um novo nível, conheça a Nuvemshop Next — solução exclusiva para negócios em expansão:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Nuvemshop

Há quase 15 anos no mercado, a Nuvemshop é considerada a plataforma de e-commerce líder na América Latina e conta com mais de 150 mil lojistas, incluindo alguns nomes reconhecidos no mercado digital, como LV Store, Saint Germain e Calma São Paulo.

Os grandes diferenciais da empresa são o plano inicial gratuito, que é o mais completo do mercado, e a solução Nuvemshop Next, que oferece funcionalidades exclusivas para quem já vende online e quer potencializar seus resultados.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a plataforma, listamos, a seguir, as suas principais vantagens e desvantagens. Veja:

Prós

No comparativo entre Nuvemshop ou VNDA, algumas das principais vantagens da Nuvemshop são:

Autonomia para personalização

Se você já tem uma loja online, sabe que uma das maiores dificuldades na maioria das plataformas de e-commerce é que mesmo alterações simples no layout, como a troca dos banners rotativos na página inicial, precisam ser realizadas por desenvolvedores.

Por isso, uma das principais vantagens da Nuvemshop é a autonomia que ela oferece para que o lojista possa fazer customizações no seu próprio site, alterando imagens, cores, fontes e posição dos elementos de forma simples e intuitiva.

Isso permite ações rápidas na loja para acompanhar as estratégias de venda do negócio. A Saint Germain, por exemplo, que é cliente Nuvemshop Next, decidiu fazer uma promoção relâmpago no aniversário da marca — e, para isso, precisou de autonomia para customizar o site rapidamente.

"Precisamos fazer modificações rápidas, sem a necessidade de um operador ou TI para arrumar questões do site. A Nuvemshop é uma plataforma intuitiva e fácil de mexer, onde nós mesmos operamos o site facilmente."

Junior Kirchner
Junior Kirchner
CEO da Saint Germain e cliente Nuvemshop Next

 

Em apenas 48 horas (tempo que durou a promoção), o próprio time interno da marca conseguiu personalizar todo o e-commerce para divulgar e remover a comunicação da oferta, garantindo um faturamento milionário durante a campanha.

🚀 Conheça o case de sucesso: Saint Germain relógios faturou R$ 1 milhão em 48 horas

💡 Saiba mais: Quais as etapas para o desenvolvimento de uma loja virtual?

Ecossistema de soluções completo

Outra vantagem no comparativo entre Nuvemshop e VNDA é que a Nuvemshop oferece um dos maiores ecossistemas de integrações do mercado. Ao todo, são mais de 300 apps disponíveis na Loja de Aplicativos Nuvem com soluções para todos os tipos de negócio.

O catálogo inclui desde integrações básicas com os principais meios de pagamento, envio e ERPs do mercado, até soluções específicas para determinados tipos de negócio, como o aplicativo Phibo, desenvolvido especialmente para facilitar a gestão de estoque de lojas virtuais de roupas.

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Soluções nativas totalmente integradas

Além das integrações da loja de apps, a Nuvemshop ainda conta com diversas funcionalidades próprias que permitem oferecer condições exclusivas e mais vantajosas para os lojistas, como solução de pagamento (Nuvem Pago), meio de envio (Nuvem Envio) e ferramenta de automação de marketing (Nuvem Marketing).

O Nuvem Pago, por exemplo, é o meio de pagamento mais utilizado na plataforma e o único que não cobra tarifa por venda*, além de oferecer um checkout transparente e integrar segurança de ponta com tecnologia antifraude para aumentar a taxa de aprovação das transações.

Com Nuvem Envio, o lojista tem acesso a transportadoras líderes de mercado, prazos competitivos, descontos exclusivos nos Correios e a opção de gerenciar todo o processo diretamente pelo painel da Nuvemshop, centralizando a gestão logística em um único lugar.

Já o Nuvem Marketing impulsiona vendas e a fidelização da base de compradores através do envio de mensagens para clientes, garantindo um aumento médio de 20% nas vendas por meio dessa estratégia.

Isso permite que a plataforma ofereça um dos ecossistemas de soluções mais completos do mercado, atendendo todas as necessidades de quem quer vender pela internet em um único lugar.

"Com o aumento do volume de vendas, queremos funcionalidades diferentes do que o mercado está fazendo. Na Nuvemshop consigo fazer muita coisa de forma fácil."

Letícia Vaz
Letícia Vaz
Fundadora da LV Store e embaixadora Nuvemshop

 

*Com exceções para planos Next.

💡 Saiba mais: Funcionalidades da Nuvemshop para impulsionar sua loja virtual

Suporte dedicado com time de especialistas

Para quem preza por um suporte rápido e eficiente, a Nuvemshop Next oferece um acompanhamento próximo e humanizado — não só na migração do site, mas durante toda a sua jornada na Nuvemshop.

Clientes Next têm reuniões periódicas com um gerente de contas especializado em e-commerce para analisar a performance da loja e trazer dicas de como melhorar os resultados, além de um grupo do WhatsApp com um representante do time de Gurus para ajudar na hora de resolver qualquer problema com o seu site de forma rápida.

"Na Nuvemshop Next, 75% de todos os tickets são respondidos em até 15 min; 95% em até 1 hora. A nota de satisfação é de 96%. Esses são números que dão uma ideia do nível de atendimento que prezamos."

Luiz Garcia
Luiz Garcia
Diretor de vendas Nuvemshop Next

 

Nos demais planos, o atendimento pode variar entre Messenger, e-mail, WhatsApp ou telefone, sempre com tempo máximo de resposta de 24h. Não à toa, o suporte da Nuvemshop é aprovado por mais de 90% dos clientes e recebe o selo RA1000 do Reclame Aqui, que identifica empresas com atendimento excelente.

Soluções que acompanham o crescimento do negócio

Outro diferencial no comparativo entre Nuvemshop ou VNDA é que, enquanto a VNDA não tem uma grade de planos definida, a Nuvemshop oferece uma estrutura de planos e preços clara, escalável e acessível.

Ou seja, existem opções voltadas para cada etapa de negócio — desde a criação de uma loja virtual gratuita para quem está começando, até soluções sob medida e com acompanhamento de um especialista dedicado para marcas que já estão no mercado e querem expandir sua operação.

Assim, lojistas que escolhem a Nuvemshop não precisam migrar de plataforma quando o negócio começa a crescer. Isso porque a estrutura de planos foi planejada para acompanhar esse crescimento, adicionando funcionalidades conforme a necessidade de cada etapa.

Em Nuvemshop Next, por exemplo, existe um time de Professional Services dedicado a fazer análises técnicas das lojas e desenhar customizações sob medida para as demandas de cada negócio. E esse apoio consultivo não tem custo adicional para o lojista.

Planos e preçosConfira todos os planos da Nuvemshop

Experiência de mercado

Com mais de 150 mil clientes, presença em 5 países e mais de 10 bilhões em vendas por ano, a Nuvemshop é uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina.

Isso permite que a empresa acumule inteligência de mercado a partir da experiência adquirida com diversas marcas que já conquistaram posições de destaque no varejo online — um conhecimento valioso para ajudar lojistas de todos os segmentos e tamanhos a expandirem seus negócios.

Além disso, vale lembrar que a Nuvemshop foi totalmente desenvolvida para o mercado latino-americano, principalmente o Brasil. Isso significa que todas as suas ferramentas e soluções foram pensadas para a realidade dos empreendedores brasileiros, com idioma 100% em português e cobranças em real.

História Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Sites que usam Nuvemshop para te inspirar

Contras

Já quando pensamos em pontos que podem ser negativos na comparação, alguns temas que valem atenção para quem pensa em migrar para a Nuvemshop são:

Reputação com foco em pequenos negócios

A Nuvemshop é popularmente conhecida como uma opção para pequenas e médias empresas, o que pode ser visto como um ponto negativo por empreendedores que já têm um e-commerce consolidado e querem migrar de plataforma.

No entanto, desde 2022, a empresa já conta com uma solução exclusiva para negócios que faturam a partir de R$ 100 mil no e-commerce: a Nuvemshop Next.

A estrutura de Next oferece diferenciais únicos e pensados especificamente para empresas em expansão, como:

  • Atendimento prioritário de suporte;
  • Acompanhamento dedicado de um especialista em e-commerce;
  • Apoio do time para desenhar personalizações exclusivas sem custo adicional;
  • Desenvolvimento de novas ferramentas de acordo com a necessidade do negócio.

Com esse suporte, a Nuvemshop Next consegue não só atender marcas de grande porte com eficiência, mas também ajudar seus clientes a crescerem 30% ao ano, enquanto o mercado cresce apenas 1%.

"A experiência com Next tem sido 100% positiva: tivemos uma virada com zero problemas, um suporte muito atencioso, rápido e que entende as nossas particularidades de negócio."

Dennys Siqueira
Dennys Siqueira
CEO da Beidê e cliente Nuvemshop Next

 

Conheça Nuvemshop Next

Limitação de idiomas

Atualmente, a Nuvemshop só permite a configuração do conteúdo das lojas em três idiomas: português, espanhol e inglês. No painel administrativo, é possível configurar um idioma padrão e habilitar as outras duas opções como secundárias.

Se você vende para países que não falam essas línguas, pode ter dificuldade em atrair os clientes ou aparecer nas páginas de busca internacionais, já que eles não conseguirão visualizar o conteúdo em seu idioma nativo.

Suporte limitado no plano gratuito

Apesar de oferecer o plano gratuito mais completo do mercado em termos de ferramentas e integrações, o suporte no plano inicial está disponível apenas por meio do Messenger e da Central de Atendimento da plataforma.

Isso porque o plano gratuito é destinado a quem está começando no empreendedorismo online. Nesse caso, é menos provável que o e-commerce enfrente problemas urgentes e precise de suporte imediato — que está disponível nos planos mais avançados.

💡 Saiba mais: Quais são os planos da Nuvemshop e como escolher o melhor?

VNDA

A VNDA faz parte do ecossistema de soluções da Olist, startup brasileira especializada no segmento de tecnologia para varejo e que se tornou conhecida como ferramenta de conexão entre pequenos lojistas e grandes marketplaces.

O diferencial da plataforma é a omnicanalidade. Ou seja, a sua alta capacidade de integrar os canais físicos e digitais de um negócio, principalmente pensando em vendas, comissão e estoque.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a empresa, também listamos suas principais vantagens e desvantagens. Veja:

Prós

Alguns dos principais pontos positivos destacados por quem pensa em migrar para a VNDA são:

Parte do ecossistema Olist

Como vimos, a VNDA faz parte do ecossistema de soluções da Olist, que é referência entre as ferramentas de conexão entre lojistas e marketplaces, como Mercado Livre, Americanas e Amazon.

Em 2021, a empresa adquiriu a VNDA como parte da sua estratégia de expansão. O objetivo era alcançar lojistas que vendiam apenas no offline e buscavam começar a migrar para as vendas na internet fora dos grandes marketplaces.

No mesmo ano, a Olist também adquiriu o Tiny ERP, um dos principais sistemas de gestão empresarial. Com isso, a plataforma uniu seu nome a uma solução popular no mercado do e-commerce e conquistou a confiança de empreendedores que estão iniciando sua jornada no digital.

Integração facilitada entre loja física e virtual

Como nasceu focada em atrair clientes do offline, a VNDA oferece uma solução completa para integrar pontos de venda físico e online: o aplicativo Direct. Para quem tem uma loja física já consolidada, esse é um diferencial importante no comparativo entre Nuvemshop ou VNDA.

Isso porque a ferramenta faz a integração do estoque das lojas físicas e virtuais, permitindo que os vendedores baixem o app no celular e acessem o inventário completo de itens disponíveis — inclusive com a opção de pedidos híbridos (com produtos do estoque físico e do e-commerce).

Além disso, o aplicativo também permite que os vendedores montem sugestões de carrinhos com itens em promoção e enviem o link para os clientes finalizarem a compra de qualquer lugar, com a possibilidade de fazer o pedido na loja online e o pagamento no ponto de venda físico.

💡 Saiba mais: Como integrar loja física ao e-commerce e ter sucesso nos dois canais?

Possibilidade de customização avançada nos layouts

Outro ponto positivo é que a VNDA oferece opções de customização avançada no design das lojas, permitindo que o lojista faça alterações ou monte o seu próprio template a partir de seções já existentes.

Nesse caso, é importante lembrar que as alterações acontecem no código-fonte do site. Por isso, é necessário ter conhecimento técnico em desenvolvimento e instalar softwares específicos para realizar as mudanças, como o Node.js.

Na Nuvemshop, esse tipo de customização também está disponível a partir do plano Impulso (R$ 139 / mês). Entretanto, as personalizações acontecem diretamente no painel administrativo e, caso o lojista não tenha os conhecimentos necessários, pode contar com o apoio do time de especialistas parceiros.

Encontre um especialista Nuvemshop

Respostas rápidas no suporte

De acordo com depoimentos de clientes, a VNDA também se destaca no atendimento ao consumidor, com tempo de resposta de até cinco minutos em canais como telefone e WhatsApp.

No entanto, não encontramos nenhuma menção a esse compromisso no site oficial da plataforma. Como os planos da VNDA são personalizados para cada lojista, é possível que esse prazo possa variar de acordo com os termos e condições alinhados em contrato.

Contras

Já no comparativo entre Nuvemshop ou VNDA, a VNDA deixa a desejar em alguns pontos importantes. Veja:

Pouca autonomia para o lojista

Embora a possibilidade de customização avançada seja algo positivo, esse também pode ser um ponto de atenção na hora de escolher a plataforma de e-commerce ideal — principalmente no comparativo com a Nuvemshop, que se destaca pela facilidade de uso.

Isso porque, quando consideramos a complexidade da plataforma para customizações, os lojistas da VNDA acabam se tornando dependentes de agências ou desenvolvedores, o que limita a sua autonomia mesmo para mudanças simples no site.

Além disso, para ativar diversas funcionalidades essenciais no e-commerce, como review de produtos, XML do Google Shopping ou adicionar tag do GTM, é necessário entrar em contato com o suporte da plataforma, tornando todo o processo mais demorado.

Muitos custos adicionais

Segundo relatos de ex-clientes, o investimento para desenvolver e implementar um novo layout pode chegar a até R$ 10 mil na VNDA, com prazo de entrega de até 35 dias para temas com personalizações mais avançadas.

Além disso, quando existe a necessidade de modificar algo no layout após o go live (ou seja, o lançamento oficial da loja), é preciso arcar com custos adicionais mesmo para mudanças pequenas, como alteração de cores no tema.

Assim, além de limitar a autonomia do lojista, as customizações da plataforma também podem demandar um alto investimento para implementação e manutenção — o que não acontece na Nuvemshop, que oferece customizações sem custo extra para clientes Next.

💡 Saiba mais: Melhores layouts Nuvemshop para se inspirar

Ecossistema de integrações limitado

Embora tenha expandido o catálogo de aplicativo nos últimos meses, o ecossistema de integrações da VNDA ainda é limitado em comparação a outras plataformas, como a Nuvemshop.

Quando pensamos em soluções logísticas, por exemplo, a VNDA oferece apenas oito opções de aplicativos de entrega. Já a Nuvemshop garante mais de 25 integrações com Correios e transportadoras, garantindo a entrega dos produtos em todas as regiões do Brasil, inclusive por meio de uma solução própria de envio com condições especiais de frete.

"Algumas clientes deixavam de comprar porque demorava muito tempo para entregar ou o frete dos Correios era muito caro. Nesses casos, o Nuvem Envio é uma grande vantagem."

Emílio Gonçalves
Emílio Gonçalves
Sócio da Bloom Brand e cliente Nuvemshop Next

 

💡 Saiba mais: Opções de frete da Nuvemshop para usar na sua loja virtual

Essa limitação também existe quando pensamos em apps de marketing. Com poucas opções disponíveis, os lojistas da plataforma acabam impossibilitados de testar novas funcionalidades e adicionar recursos essenciais para atrair e converter visitantes em clientes.

Instabilidade em períodos de grande demanda

Outro ponto de atenção no comparativo entre Nuvemshop ou VNDA é a estabilidade da plataforma. Isso porque, embora a VNDA não tenha registros recorrentes de downtime (quando o sistema fica fora do ar), a plataforma apresentou instabilidade na Black Friday de 2024.

Durante esse período, diversos lojistas acabaram perdendo vendas em uma das datas mais importantes do calendário comercial do varejo, levantando dúvidas sobre a capacidade da plataforma de suportar grandes picos de tráfego.

Nuvemshop ou VNDA: comparativo de plataformas

Até aqui, vimos os prós e contras de cada plataforma de forma detalhada. Mas, para facilitar o comparativo entre Nuvemshop ou VNDA, separamos também um resumo com as principais vantagens e desvantagens de cada uma. Veja:

Nuvemshop
Vantagens Autonomia para personalização
Ecossistema de soluções completo
Suporte dedicado com especialistas
Soluções que acompanham o crescimento do negócio
Experiência de mercado
Desvantagens Reputação de foco em pequenos negócios
Limitação de idiomas
Suporte limitado no plano gratuito
VNDA
Vantagens Faz parte do ecossistema Olist
Integração facilitada entre loja física e virtual
Possibilidade de customização avançada
Respostas rápidas no suporte
Desvantagens Dependência de agências ou desenvolvedores
Muitos custos adicionais
Ecossistema de integrações limitado
Instabilidade com picos de tráfego

💡 Saiba mais: Ferramentas para e-commerce gratuitas que vão potencializar suas vendas

Afinal, qual é a melhor plataforma de vendas?

A escolha da melhor plataforma de e-commerce sempre vai depender das necessidades de cada negócio. Mas, no comparativo entre Nuvemshop ou VNDA, a Nuvemshop é a solução mais completa para lojistas que querem focar no mercado digital.

Com um ecossistema que oferece todas as ferramentas necessárias tanto para ajudar quem está começando, quanto para impulsionar os resultados de quem já vende online, a plataforma é referência em escalabilidade, com recursos que acompanham todas as fases da sua empresa.

Também vale destacar que a Nuvemshop foi eleita três vezes como a melhor plataforma de e-commerce pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), além de ser aprovada por mais de 90% dos clientes no Reclame Aqui, o que faz com que ela seja a opção mais segura e confiável para quem quer empreender online na América Latina.

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Pronto para escalar seu negócio com a Nuvemshop Next?

Com esse comparativo em mãos, esperamos que fique mais fácil escolher entre Nuvemhsop ou VNDA. E, se você já vende pela internet e quer melhorar seus resultados, que tal decolar seu negócio com a Nuvemshop Next?

Conte com uma infraestrutura robusta, recursos avançados e personalizações sob medida para impulsionar sua loja virtual. Venha para Nuvemshop Next e potencialize os resultados da sua empresa! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Nuvemshop ou VNDA

Embora as duas plataformas tenham vantagens e desvantagens, a Nuvemshop é a solução mais completa para lojistas que querem focar no mercado digital, oferecendo todos os recursos necessários para vender online.

A Nuvemshop oferece o plano gratuito mais completo do mercado para quem está começando. Se você já vende online, a plataforma também possui opções de planos a partir de R$ 59 / mês com funcionalidades mais avançadas. Já a VNDA oferece apenas pacotes sob medida. Para conhecer os valores, é necessário entrar em contato com um representante da empresa.

A principal diferença entre Nuvemshop e VNDA é que a Nuvemshop é focada em garantir todas as funcionalidades necessárias para quem quer vender pela internet. Já o grande diferencial da VNDA é a integração de canais para quem já vende em loja física.

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