Como fazer a migração de plataforma de e-commerce? Guia sem complicações

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Como fazer a migração de plataforma de e-commerce? Guia sem complicações
Pontos principais do artigo:
  • As empresas optam pela migração de plataforma de e-commerce por vários motivos, como melhores recursos, escalabilidade, custos mais baixos ou uma interface mais amigável;
  • Com o encerramento das atividades do Mercado Shops, por exemplo, os lojistas se veem obrigados a encontrar uma plataforma de e-commerce que ofereça uma migração facilitada, como é o caso da Nuvemshop. Saiba mais!
  • E, para negócios em expansão, é possível contar com a Nuvemshop Next para migrar sua loja com agilidade e segurança, contando com o suporte necessário em todas as etapas.

Fazer a migração de e-commerce é um passo importante no crescimento de qualquer negócio digital. Seja para acompanhar o crescimento da loja, integrar novas funcionalidades ou otimizar o desempenho, essa mudança pode trazer muitas vantagens. No entanto, esse processo exige planejamento e atenção para garantir que a operação continue funcionando sem problemas.

Se você está considerando mudar a plataforma do seu e-commerce, a boa notícia é que existem soluções específicas para tornar esse processo mais simples e descomplicado — essa, inclusive, é a principal preocupação dos empreendedores que serão  subsmetidos à migração após o anúncio do fim do Mercado Shops.

Quer saber como se preparar para essa mudança e por que a Nuvemshop pode ser a sua melhor alternativa para continuar vendendo online sem perder oportunidades? Então, continue a leitura e aprenda tudo sobre como fazer migração de plataforma de e-commerce.

E, antes de começar, vale ressaltar que com a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para marcas em expansão, você pode migrar sua loja com agilidade e segurança, contanto com o suporte necessário em todas as etapas. Saiba mais:

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O que é migração de e-commerce?

Como o próprio termo indica, migração de plataforma de e-commerce é a ação de migrar sua loja virtual para uma outra solução digital — geralmente para uma que melhor atenda às suas necessidades.

Nos primeiros passos de um negócio, é natural buscar por plataformas de vendas simples. No entanto, conforme a marca cresce, é essencial investir em um servidor robusto, com planos mais vantajosos e que ofereça funcionalidades extras, como integrações com aplicativos e ferramentas de marketing, gerenciamento de pedidos em massa, layout responsivo etc.

Além disso, uma plataforma de e-commerce sólida oportuniza uma taxa de conversão maior para a sua loja virtual, bem como menos instabilidades técnicas (especialmente em períodos com alto tráfego, como na Black Friday, por exemplo).

Quais os maiores medos ao migrar de plataforma?

Um dos maiores problemas de migração de plataforma de e-commerce, que faz os empreendedores sentirem um arrepio na espinha, é o medo de perder a integridade dos dados, como o cadastro de produtos, as informações sobre os clientes, os pedidos e as configurações personalizadas.

Esse é um ponto crítico, porque impacta não apenas a gestão da loja, como também a experiência do cliente. Qualquer falha pode resultar em problemas de navegação, perda de vendas e até mesmo na insatisfação dos consumidores.

Abaixo, você confere outras preocupações que passam pela cabeça dos empreendedores quando o assunto é migração de plataforma de e-commerce:

  • Medo de perder cadastro de produtos, histórico de pedidos e dados de clientes durante o processo;
  • Receio de aparecerem links quebrados ou de não configurar redirecionamentos adequados, prejudicando o SEO e o ranqueamento em buscadores;
  • Insegurança quanto à possibilidade de a loja ficar fora do ar ou de haver falhas na integração com os canais de venda;
  • Preocupação com a necessidade de conhecimentos técnicos, tempo de implantação e despesas extras com desenvolvedores ou especialistas;
  • Receio de que a equipe e os clientes precisem de tempo para se habituar a uma nova interface e diferentes funcionalidades;
  • Medo de ter que refazer o layout e não conseguir reproduzir com fidelidade a identidade da marca na nova plataforma;
  • Insegurança em relação à qualidade e velocidade de suporte técnico, especialmente no período inicial pós-migração.

Se identificou? Podemos dizer que, apesar de todas essas preocupações, a migração também pode ser vista como uma oportunidade de reestruturar a loja, corrigir gargalos e adotar tecnologias mais modernas.

Além disso, há situações em que a migração é necessária — por exemplo, no caso dos lojistas que vendem pelo Mercado Shops, a plataforma de e-commerce do Mercado Livre. A empresa anunciou que vai descontinuar a ferramenta em 31 de dezembro de 2025, por isso os empreendedores devem começar a procurar alternativas e planejar a migração quanto antes.

E, para que todo esse processo ocorra sem problemas, é preciso contar com o suporte de uma equipe especializada, além de ferramentas adequadas para uma transição segura e eficiente.

👉 Confira: Como migrar minha loja online do Mercado Shops para Nuvemshop?

O que considerar na hora de migrar de plataforma de e-commerce?

Migrar de uma plataforma de e-commerce é um processo estratégico que pode trazer grandes benefícios, mas exige atenção a diversos aspectos para que tudo ocorra de forma segura.

Antes de começar, é fundamental planejar cada etapa e avaliar os fatores que impactam diretamente o sucesso da transição. Veja, abaixo, o que considerar:

Necessidades do negócio

O primeiro ponto é entender suas necessidades atuais e futuras. Por que você quer migrar? Talvez sua plataforma atual não ofereça as funcionalidades ou o suporte necessários para o crescimento do seu negócio.

Identificar os motivos reais para essa mudança e os recursos que você espera da nova solução ajudará a escolher a plataforma mais adequada.

Os empreendedores que vendem pelo Mercado Shops, neste momento, estão entendendo que a necessidade de migração é um fator externo, não interno. Porém, isso não significa que a escolha da nova plataforma não deva levar em conta o crescimento futuro do negócio.

Transferência das informações

Outro aspecto importante é o planejamento dos dados. Certifique-se de mapear tudo o que precisa ser transferido, como cadastros de produtos, informações de clientes, histórico de pedidos e configurações da loja.

Garantir a integridade desses dados é importante para manter a continuidade do negócio e evitar problemas no pós-migração. Por isso, escolha uma solução que tenha como opção o cadastro massivo de produtos, seja por meio da importação do catálogo ou por aplicativos especializados.

Layout e funcionalidades

Considere também o design e as funcionalidades da nova loja. Este é um bom momento para revisar a experiência de compra e implementar melhorias, como um layout mais moderno e otimizado para dispositivos móveis, além de integrações com ferramentas de marketing, gestão de estoque e métodos de pagamento.

Quanto mais fácil for a personalização oferecida pela nova plataforma de e-commerce, mais você deve considerá-la. Ou, caso não seja você a pessoa responsável por esse tipo de configuração, é importante escolher uma solução que ofereça suporte especializado, como agências parceiras e freelancers que conhecem a fundo a ferramenta.

Suporte especializado

E, por falar em suporte, não se esqueça de contar com um atendimento confiável: trabalhar com especialistas na migração pode reduzir riscos e economizar tempo. Muitas plataformas oferecem ajuda dedicada para lojistas que estão migrando, o que pode ser um diferencial importante.

Por fim, reserve um tempo para testar a nova loja antes de lançá-la oficialmente. Simule compras, analise a performance e ajuste os detalhes necessários.

Veja, abaixo, um depoimento sobre como foi a migração da marca Not-Me Shoes da WooCommerce para a Nuvemshop Next:

"Nossas equipes de Soluções, Onboarding e Customer Success se dedicaram intensamente para garantir uma migração impecável. O resultado não poderia ser diferente: a marca teve uma Black Friday histórica, com estabilidade do início ao fim e alta performance nas vendas."

Marcela Orlandi
Gerente de Onboarding e Customer Success da Nuvemshop Next

 

🚀Conheça case de sucesso: Como a Not-Me Shoes faturou R$ 10 milhões em um ano vendendo calçados

Como fazer uma migração de e-commerce?

Para migrar uma loja virtual de plataforma, é preciso, antes de tudo, desenvolver um planejamento com os seus colaboradores e a equipe da nova plataforma de e-commerce. Assim, considere as etapas do processo, como realizá-las, os responsáveis por cada ação e os prazos.

Com isso em mente, acompanhe a seguir sete tópicos essenciais dos quais você não deve se esquecer.

1. Tecnologia

Para que a migração não se torne frustrante, é importante checar se a plataforma de e-commerce em prospecção oferece todas as funcionalidades que você almeja.

A Nuvemshop Next, por exemplo, oferece um gerente de e-commerce dedicado, integrações gratuitas e um time de serviços profissionais para evitar problemas de migração de plataforma de e-commerce.

Além disso, o time da Nuvemshop acompanha toda a parte técnica da migração, como o levantamento de necessidades técnicas e redirecionamentos de SEO.

2. Backup

Perder dinheiro, chaves e documentos é estressante… Imagina, então, perder informações primordiais do seu negócio, como a base de clientes? 😰 Portanto, antes de realizar uma migração de plataforma de e-commerce, lembre-se de efetuar um backup do histórico de produtos, pedidos e cadastros.

Cada plataforma oferece um modo de fazê-lo, portanto, informe-se na Central de Atendimento correspondente, ok?

3. Layout

Se o seu layout for personalizado, procure por designers que possam te auxiliar na transferência visual do seu site. Afinal, não é indicado alterá-lo em uma migração, já que o seu público pode estranhar tantas mudanças de uma só vez.

Para facilitar o trabalho de busca por profissionais, a plataforma Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza uma lista com os melhores freelancers e agências para personalizar e configurar a sua loja virtual. Conheça os Especialistas Nuvem!

💡 Saiba mais: Como personalizar o layout da sua loja virtual?

4. Redirecionamento 301

Só de ler ou ouvir “redirecionamento 301”, muitos empreendedores suam frio! Porém, respire fundo: os redirects são delicados, mas possíveis.

Redirecionamento 301, caso você não saiba, é um código de status que indica ao Google que uma URL se encontra em um novo local. Em outras palavras, ele garante que não ocorram erros técnicos indesejados, bem como ajuda a conservar o ranqueamento do seu site e, consequentemente, o número de visitas orgânicas.

Ao migrar de plataforma, no entanto, é crucial manter as palavras-chave utilizadas nos títulos, URLs e descrições de produtos e monitorar de perto as landings pages — por meio de plataformas como o Google Analytics, por exemplo — para entender se, de fato, o tráfego está seguindo seu fluxo regular.

5. Segurança

Para uma migração segura, é essencial conferir se a plataforma de e-commerce oferece o certificado SSL ou se o que você já tem em seu domínio é compatível com o novo sistema. Dessa maneira, todos os produtos, pedidos e cadastros estarão protegidos ao longo do processo. 🔒

É importante destacar que a ativação do certificado SSL pode demorar até 24h e que, durante esse período, a sua loja virtual será apontada como “insegura”. Por isso, ao migrar, compartilhe um aviso sobre tal manutenção nas redes sociais ou via e-mail.

6. Teste

Antes de colocar sua loja virtual no ar, realize um teste geral: desde cadastros e compras a acompanhamento de pedidos. Além disso, evite fazer o lançamento durante períodos de alto tráfego.

Para descobri-los, faça uma análise rápida por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Os picos geralmente acontecem aos domingos e nos horários da madrugada, mas podem variar de acordo com o seu negócio.

Tomando esse cuidado, menos clientes serão atingidos, caso algum imprevisto ocorra durante a migração.

7. Comunicação

Por fim, não se esqueça de comunicar a mudança ao seu público. Faça cupons de desconto para atrair visitas ao novo site e peça feedbacks, se os usuários notarem algo fora do comum. Com isso, aos poucos, você poderá adaptar sua loja virtual para melhor atendê-los.

Vale lembrar que as dicas acima são abrangentes e que, para saber como funciona a migração para a plataforma de e-commerce que você optou, é fundamental contatá-la e conhecer de perto o manual para tal procedimento.

Como fazer a migração de plataforma para a Nuvemshop?

Agora que você já sabe o que considerar ao migrar de plataforma e quais são as fases essenciais para fazê-la, está na hora de escolher uma nova solução digital para a sua empresa.

A Nuvemshop oferece uma ferramenta completa e segura para lojistas que precisam migrar de plataforma, especialmente aqueles impactados pelo encerramento do Mercado Shops. Com soluções simples e modernas, você faz uma transição tranquila e aproveita as novas oportunidades de expansão.

Confira, abaixo, por que a Nuvemshop é uma boa opção para o seu negócio:

  • Cadastro massivo de produtos, com importação rápida e prática do catálogo completo;
  • Integração com ERPs e aplicativos que garantem a transferência segura de dados da loja virtual;
  • Ferramenta que preserva a autoridade de URLs antigas, garantindo que o tráfego orgânico seja redirecionado para a nova loja;
  • Sincronização com Mercado Livre, Shopee, Magalu e outros canais para manter as vendas ativas nos marketplaces durante a migração;
  • Ecossistema de parceiros especializados para acompanhar o processo e evitar interrupções na operação;
  • Planos acessíveis e flexíveis, com ppções de assinatura que atendem diferentes estágios de negócios;
  • Interface intuitiva e fácil de usar, sem a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Suporte completo com atendimento por chat e e-mail para esclarecer as dúvidas;
  • Mais de 60 templates personalizáveis com edição via HTML/CSS para manter ou aprimorar a identidade visual da marca.

👉 Migre agora do Mercado Shops para a Nuvemshop

Como migrar sua plataforma para a Nuvemshop Next?

Para a Nuvemshop Next — solução para negócios em expansão — adiantamos que a migração é facilitada: o empreendedor não paga o primeiro mês (independentemente do plano escolhido) e pode contar com o auxílio de um parceiro Nuvem (com custos à parte).

Veja um passo a passo rápido de como funciona:

  • Diagnóstico com especialista: você e seu gerente de projetos se aprofundam em detalhes da sua loja;
  • Desenvolvimento: preparamos um checklist de tarefa, treinamos sua equipe e acompanhamos toda a implementação;
  • Soluções customizadas: tenha prioridade na solicitação e funcionalidades sob medida junto à nosso time de serviços profissionais;
  • Pré-lançamento: testamos as configurações sobre o apontamento do domínio e sobre como o manter seu tráfego orgânico com redirecionamentos e SEO;
  • Lançamento: acompanhamos o relançamento da sua loja virtual para garantir que tudo funcione direito.

Para mais informações, confira nossa página sobre migração de plataforma e avalie, por meio da calculadora de economia, quanto você pode poupar ao vir com a gente! 😉

"Foi a migração mais tranquila que já fiz. Antes da Nuvemshop Next, a loja sofria com instabilidades e dependia sempre de desenvolvedores. Com a Nuvemshop, ganhou autonomia."

Letícia Vaz
Letícia Vaz
Fundadora da LV Store e embaixadora da Nuvemshop

 

Se você já tomou a sua decisão, fale com um especialista da Nuvemshop Next para fazer a migração de e-commerce:

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Pronto para migrar sua loja virtual?

Viu só? Fazer uma migração de plataforma de e-commerce é possível e tem tudo para dar certo! Se você está buscando uma plataforma nova, vale a pena conhecer a Nuvemshop Next, solução para negócios em expansão que oferece um gerente dedicado ao seu negócio.

Com ela, você pode mudar de plataforma com agilidade e segurança, contando com o suporte necessário em todas as etapas. E, se estiver vindo do Mercado Shops, migre agora para a Nuvemshop! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequente sobre migração de plataforma

Migração de e-commerce é a ação de transferir sua loja virtual para uma outra solução digital — geralmente para uma que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Para uma migração de e-commerce de sucesso, é necessário ter atenção aos seguintes pontos: tecnologia, backup de dados, layouts disponíveis, redirecionamento 301, segurança, fase de testes e comunicação.  

Se você está vindo do Mercado Shops, saiba que a migração para a Nuvemshop é simples e flexível, permitindo que os lojistas importem todo o catálogo de produtos de forma rápida, utilizando integrações com aplicativos de gestão ou o suporte de parceiros especializados. Para quem fatura mais de R$ 100 mil/mês, a plataforma oferece migração assistida com acompanhamento personalizado por meio da solução Nuvemshop Next. Além disso, a Nuvemshop mantém a integração com o Mercado Livre e outros marketplaces, garantindo a continuidade nas vendas e a possibilidade de expandir para novos canais. Tudo isso com soluções logísticas robustas e ferramentas avançadas de personalização para criar uma loja virtual profissional e competitiva, sem perder vendas.

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