O que é análise digital e por que fazer na sua empresa?

Peças internas de eletrônico, representando a análise digital
Pontos principais do artigo:
  • Análise digital envolve estudo de dados qualitativos e quantitativos para avaliar e melhorar os resultados de um e-commerce, como vendas e conversões;
  • Os KPIs (indicadores-chave de desempenho) são fundamentais para medir a eficácia das ações; exemplos incluem número de visitantes e taxa de conversão;
  • O processo de análise digital inclui definir objetivos, estabelecer KPIs, coletar dados, criar relatórios e ajustar estratégias utilizando ferramentas como o Google Analytics.

Vender pela internet requer muito planejamento e uma estratégia bem definida, com objetivos certeiros e alcançáveis. Mas o que muitas vezes não fica tão claro é como avaliar se os objetivos de um e-commerce estão sendo alcançados ou não. Para isso, existe a análise digital.

Analisar a informação relacionada à sua loja virtual permite que você não apenas entenda se os resultados obtidos são os esperados, mas também reaja a tempo caso seja necessário fazer alguma mudança na estratégia. Ou seja: dados trazem a possibilidade de tomar decisões.

Atualmente, a gestão de dados impacta em várias áreas de um negócio: marketing, vendas, atendimento ao cliente etc. E, para saber como fazer isso corretamente, é necessário entender o que é análise digital e suas implicações. Leia o conteúdo e confira!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é análise digital?

Chamamos de análise digital o estudo de dados (tanto quantitativos quanto qualitativos) referentes a um negócio online que tem a finalidade de melhorar seus resultados.

Essa análise requer, por um lado, objetivos bem definidos e, por outro, um grande volume de informação para medir os resultados. Por exemplo: no caso de uma loja virtual, o objetivo maior é, sem dúvidas, gerar vendas.

De quais dados você precisará para entender como está sendo desenvolvido o objetivo de gerar vendas? Os mais importantes são:

  • A quantidade de visitantes;
  • Quantos visitantes que visualizaram um produto;
  • Quantos clicaram em “Comprar”;
  • Quantos finalmente informaram seus dados e concretizaram a compra (o que chamamos de taxa de conversão).

Dentro da análise digital, podemos falar de dois tipos de conversão que ocorrem em uma loja virtual: as conversões macro (exemplo: vender um produto) e as conversões micro (como quando alguém que se inscreve em sua newsletter). Mas não se preocupe: vamos nos aprofundar sobre essa questão em artigos futuros.

Antes, é preciso definir um outro conceito fundamental: os KPIs.

💡 Saiba mais: Como criar um funil de conversão do Google Analytics?

O que são os KPIs?

Os KPIs da sua empresa (key performance indicators ou indicadores-chave de desempenho) partem dos objetivos que vimos acima e geralmente são representados por números absolutos ou porcentagens que te permitem medir a eficácia de cada ação em sua loja.

Os principais KPIs de um negócio online poderiam ser:

  • Visitantes: quantidade de pessoas que visitam o site;
  • Taxa de conversão: porcentagem de visitantes que compram em sua loja (visitas únicas divididas pelas vendas);
  • Ticket médio: montante médio que os clientes gastam em sua loja em um período de tempo determinado.

Sozinhos, os KPIs não vão te dizer muito: serão apenas números e porcentagens. O interessante é comparar esses valores com outras etapas da sua loja virtual e entender como eles estão evoluindo.

Como é o processo de análise digital?

Com base em tudo o que acabamos de ver, podemos dizer que a análise digital de um e-commerce conta com estas etapas principais:

1. Fixar objetivos claros

Sem este importante passo você estará “às cegas” e desconhecerá o foco do seu negócio e o que deseja conquistar com seu trabalho diário. Confira como definir metas e objetivos certeiros.

2. Definir os KPIs

Em função dos objetivos traçados, é recomendável listar uma série de indicadores que te guiarão para alcançar as metas da sua empresa. O ideal é identificar os três ou quatro mais importantes (como o exemplo anterior), já que vários KPIs dificultarão o acompanhamento dos resultados.

3. Reunir dados

Uma vez conhecidos os objetivos globais e os KPIs do seu empreendimento, chega o momento de coletar dados. Se está trabalhando em uma loja virtual, você precisará usar uma ferramenta como o Google Analytics para conseguir essa informação.

4. Criar um relatório

Com o Google Analytics você poderá criar relatórios para cruzar todos os dados levantados e analisá-los com atenção. Eles te permitirão filtrar por datas, saber quais foram as páginas mais visitadas e contar com uma visão global do rendimento da sua loja virtual.

5. Ajustar detalhes e testar

Depois de analisar toda a informação e tomar as conclusões pertinentes, é hora de agir: você precisará fazer as mudanças necessárias e esperar um tempo para ver como elas se desenvolvem. Para saber se foram positivas, você precisará recoletar a informação e analisá-la novamente.

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Tudo certo sobre análise digital?

A análise digital é uma poderosa ferramenta para entender a forma como seu negócio está funcionando e tomar decisões para melhorar seus resultados. Um dos principais recursos para ajudá-lo é o Google Analytics.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre análise digital

Análise digital é o processo de coletar, medir e interpretar dados de um negócio online, tanto quantitativos quanto qualitativos, para entender seu desempenho.

A análise digital ajuda a identificar tendências, avaliar a eficácia das estratégias e tomar decisões informadas para otimizar os resultados, como vendas e conversões. Ela envolve o uso de ferramentas como o Google Analytics para monitorar e ajustar continuamente as ações com base nos objetivos definidos.

Um digital analytics é responsável por coletar, avaliar e monitorar dados digitais para ajudar empresas a entenderem o comportamento dos usuários em diferentes canais online. Ele utiliza essas informações para fornecer insights valiosos, que suportam a tomada de decisões estratégicas e melhoram a conexão entre marcas e clientes, garantindo que as campanhas e ações digitais sejam eficazes e bem direcionadas.

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