O que é análise digital e por que fazer na sua empresa?
- Análise digital envolve estudo de dados qualitativos e quantitativos para avaliar e melhorar os resultados de um e-commerce, como vendas e conversões;
- Os KPIs (indicadores-chave de desempenho) são fundamentais para medir a eficácia das ações; exemplos incluem número de visitantes e taxa de conversão;
- O processo de análise digital inclui definir objetivos, estabelecer KPIs, coletar dados, criar relatórios e ajustar estratégias utilizando ferramentas como o Google Analytics.
Vender pela internet requer muito planejamento e uma estratégia bem definida, com objetivos certeiros e alcançáveis. Mas o que muitas vezes não fica tão claro é como avaliar se os objetivos de um e-commerce estão sendo alcançados ou não. Para isso, existe a análise digital.
Analisar a informação relacionada à sua loja virtual permite que você não apenas entenda se os resultados obtidos são os esperados, mas também reaja a tempo caso seja necessário fazer alguma mudança na estratégia. Ou seja: dados trazem a possibilidade de tomar decisões.
Atualmente, a gestão de dados impacta em várias áreas de um negócio: marketing, vendas, atendimento ao cliente etc. E, para saber como fazer isso corretamente, é necessário entender o que é análise digital e suas implicações. Leia o conteúdo e confira!
O que é análise digital?
Chamamos de análise digital o estudo de dados (tanto quantitativos quanto qualitativos) referentes a um negócio online que tem a finalidade de melhorar seus resultados.
Essa análise requer, por um lado, objetivos bem definidos e, por outro, um grande volume de informação para medir os resultados. Por exemplo: no caso de uma loja virtual, o objetivo maior é, sem dúvidas, gerar vendas.
De quais dados você precisará para entender como está sendo desenvolvido o objetivo de gerar vendas? Os mais importantes são:
- A quantidade de visitantes;
- Quantos visitantes que visualizaram um produto;
- Quantos clicaram em “Comprar”;
- Quantos finalmente informaram seus dados e concretizaram a compra (o que chamamos de taxa de conversão).
Dentro da análise digital, podemos falar de dois tipos de conversão que ocorrem em uma loja virtual: as conversões macro (exemplo: vender um produto) e as conversões micro (como quando alguém que se inscreve em sua newsletter). Mas não se preocupe: vamos nos aprofundar sobre essa questão em artigos futuros.
Antes, é preciso definir um outro conceito fundamental: os KPIs.
💡 Saiba mais: Como criar um funil de conversão do Google Analytics?
O que são os KPIs?
Os KPIs da sua empresa (key performance indicators ou indicadores-chave de desempenho) partem dos objetivos que vimos acima e geralmente são representados por números absolutos ou porcentagens que te permitem medir a eficácia de cada ação em sua loja.
Os principais KPIs de um negócio online poderiam ser:
- Visitantes: quantidade de pessoas que visitam o site;
- Taxa de conversão: porcentagem de visitantes que compram em sua loja (visitas únicas divididas pelas vendas);
- Ticket médio: montante médio que os clientes gastam em sua loja em um período de tempo determinado.
Sozinhos, os KPIs não vão te dizer muito: serão apenas números e porcentagens. O interessante é comparar esses valores com outras etapas da sua loja virtual e entender como eles estão evoluindo.
Como é o processo de análise digital?
Com base em tudo o que acabamos de ver, podemos dizer que a análise digital de um e-commerce conta com estas etapas principais:
1. Fixar objetivos claros
Sem este importante passo você estará “às cegas” e desconhecerá o foco do seu negócio e o que deseja conquistar com seu trabalho diário. Confira como definir metas e objetivos certeiros.
2. Definir os KPIs
Em função dos objetivos traçados, é recomendável listar uma série de indicadores que te guiarão para alcançar as metas da sua empresa. O ideal é identificar os três ou quatro mais importantes (como o exemplo anterior), já que vários KPIs dificultarão o acompanhamento dos resultados.
3. Reunir dados
Uma vez conhecidos os objetivos globais e os KPIs do seu empreendimento, chega o momento de coletar dados. Se está trabalhando em uma loja virtual, você precisará usar uma ferramenta como o Google Analytics para conseguir essa informação.
4. Criar um relatório
Com o Google Analytics você poderá criar relatórios para cruzar todos os dados levantados e analisá-los com atenção. Eles te permitirão filtrar por datas, saber quais foram as páginas mais visitadas e contar com uma visão global do rendimento da sua loja virtual.
5. Ajustar detalhes e testar
Depois de analisar toda a informação e tomar as conclusões pertinentes, é hora de agir: você precisará fazer as mudanças necessárias e esperar um tempo para ver como elas se desenvolvem. Para saber se foram positivas, você precisará recoletar a informação e analisá-la novamente.
Tudo certo sobre análise digital?
A análise digital é uma poderosa ferramenta para entender a forma como seu negócio está funcionando e tomar decisões para melhorar seus resultados. Um dos principais recursos para ajudá-lo é o Google Analytics.
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