O que é análise SWOT ou FOFA e como usá-la no seu negócio?

Imagem mostrando papéis com informações desenhadas representando a análise SWOT
Pontos principais do artigo:
  • Análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta estratégica que permite identificar forças e fraquezas internas, auxiliando na formulação de estratégias alinhadas aos recursos e competências da organização;
  • Essa abordagem destaca a crucial autenticidade na identificação de fraquezas internas, proporcionando a base para a implementação de melhorias e gestão de riscos;
  • a Análise SWOT orienta as organizações a identificar e capitalizar oportunidades de mercado, direcionando esforços para áreas onde podem obter vantagem competitiva.

Para criar uma estratégia de crescimento para o seu negócio online, é necessário conhecer e descrever o ambiente em que ele vai se desenvolver. Para isso, podemos contar com a análise SWOT, ou matriz FOFA, uma ferramenta de planejamento estratégico que examina a influência dos cenários interno e externo na empresa.

Esse método pode ajudar você a tomar decisões mais acertadas sobre os processos do seu e-commerce, porque, a partir dele, é possível entender o lugar que seu negócio ocupa e quais projeções podem ser feitas para o futuro.

Quer aprender como realizar a análise SWOT ou matriz FOFA para, finalmente, tirar o seu plano de negócio do papel ou melhorar sua loja virtual? Então, siga com a leitura deste artigo! 🧐

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O que é análise SWOT?

Análise SWOT — também chamada de matriz FOFA — é uma ferramenta de planejamento estratégico usada para entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.

A sigla SWOT, em inglês, diz respeito ao reconhecimento das:

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).

Matriz FOFA, portanto, é a forma como a metodologia é conhecida em português — Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Compreender o seu nicho de mercado e saber exatamente onde o seu negócio está posicionado é essencial para a tomada de decisões importantes. Desse modo, a análise SWOT é parte fundamental para planejar como será o futuro da empresa e quais os próximos passos.

📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio

Para que serve a análise SWOT?

A análise SWOT pode ser usada em qualquer empresa, independentemente do porte, do segmento ou do tempo de mercado.

Ela permite identificar o que precisa ser ajustado ou melhorado na empresa. Na prática, a matriz FOFA ajuda a gerar insumos poderosos para impulsionar iniciativas, como:

  • Usar as forças do negócio para aproveitar as oportunidades;
  • Usar as forças da empresa para reduzir o impacto das ameaças;
  • Minimizar as fraquezas aproveitando as oportunidades;
  • Minimizar as fraquezas e evitar as ameaças.

Pode ser que, durante o desenvolvimento desse trabalho, você encontre situações difíceis de encaixar em uma só perspectiva, podendo um mesmo cenário ser visto como ameaça ou fraqueza.

Portanto, será responsabilidade de quem realiza o estudo determinar, por meio de um processo analítico, sobre o que se trata cada situação.

💡 Saiba mais: Ferramentas de gestão mais utilizadas para usar na sua empresa

O que significam os elementos da análise SWOT?

A matriz FOFA ou SWOT estabelece alguns parâmetros que vão ajudar no entendimento sobre aspectos importantes do seu negócio. Como já mencionamos, ela é composta pelos seguintes elementos:

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).

Além deles, há ainda outros dois que precisam ser considerados, porque influenciam diretamente a forma como a análise é feita. Vamos conhecê-los a seguir:

Ambiente interno

O ambiente interno é a sua empresa e tudo que a envolve, como cultura empresarial, processos, ações de marketing, ferramentas utilizadas, gestão de projetos etc.

A partir dessa definição, a análise SWOT ajuda a entender os atributos da organização e quais são úteis ou prejudiciais para o alcance dos objetivos.

Forças

Olhar para dentro dos processos do negócio é importante para identificar quais são seus pontos fortes, seu diferencial competitivo.

Para definir suas forças, faça as seguintes perguntas:

  • No que a sua empresa se distingue dos seus competidores?
  • Em quais tipos de atividades você é mais eficiente?
  • Quais são os pontos de destaque do seu produto/serviço de acordo com o seu público?
  • O que você faz para encantar os clientes?

Fraquezas

Nesse caso, o processo de autoanálise é o mesmo, mas seguindo o sentido contrário. É o momento de investigar suas principais desvantagens internas, ou seja, aquilo que precisa ser melhorado porque prejudica seu time interno e os clientes.

Veja como identificar as fraquezas do seu negócio:

  • Em quais aspectos faltam recursos para o desenvolvimento da sua marca?
  • Em quais atividades você é menos eficiente?
  • Quais os atributos da concorrência que você não consegue competir?
  • Quais são as principais deficiências do seu negócio?

Tanto as forças quanto as fraquezas são relativas aos processos internos da sua empresa, ou seja, dizem respeito à forma como você estabelece e realiza os processos.

Ambiente externo

Agora, entram em jogo todos os elementos que são externos à empresa, ou seja, que interferem diretamente na forma como os processos são conduzidos, mas não dependem das decisões da organização.

Podemos citar como fatores externos: taxas de juros, inflação, crises econômicas, mudanças nas leis, desastres ambientais etc. Isso tudo faz parte do macroambiente, ou seja, é um recorte mais abrangente.

Do ponto de vista do microambiente, podemos mencionar fatores como: comportamento dos clientes, fornecedores, sindicatos, concorrentes, entre outros.

Confira, a seguir, como identificar as oportunidades e ameaças:

Oportunidades

Busque entender quais mudanças no mercado podem ser favoráveis ao desenvolvimento do seu negócio e favorecer o seu cliente.

Para descobri-las, faça as seguintes perguntas:

  • Qual é a necessidade que a concorrência está atendendo?
  • Qual situação real ou potencial do seu nicho de mercado é favorável para o desenvolvimento da sua marca?
  • Qual fator necessário para o desenvolvimento da sua marca é mais acessível no mercado?

Ameaças

Do mesmo modo, as ameaças representam fatores externos que são totalmente desfavoráveis ao desenvolvimento do seu negócio.

Veja quais perguntas fazer para identificar as ameaças:

  • Que situação real ou potencial do seu ambiente prejudica o desenvolvimento do seu empreendimento?
  • Quais características do mercado são desfavoráveis para o posicionamento da sua marca?
  • Quais fatores da produção poderiam afetar a rentabilidade no caso de uma variação de preços?

💡 Saiba mais: O que é análise Pestel e qual a importância para o seu negócio?

Qual é a importância da análise SWOT no planejamento estratégico?

Colocar uma marca no mercado ou investir em sua expansão demanda muito planejamento. Durante esse processo, a informação é um grande artifício para potencializar suas estratégias e garantir melhores resultados.

Além disso, usar a matriz FOFA em sua empresa dará mais segurança na tomada de decisões, reconhecimento amplo do seu mercado de atuação e maior compreensão sobre a concorrência. Desse modo, você estará um passo à frente em relação a tendências e terá um planejamento mais preciso.

💡 Saiba mais: Como fazer um planejamento de vendas?

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Pense em todas as dificuldades que você já passou ao tentar vender pela internet ou, por conta própria, ter uma loja virtual de sucesso. Agora, imagine como teria sido mais fácil se você tivesse mapeado esses possíveis entraves.

É uma das grandes vantagens da análise SWOT: previsibilidade. Além disso, como você viu, a matriz FOFA ajuda a enxergar um panorama mais amplo sobre o negócio.

Dentre os diversos benefícios da análise SWOT, podemos destacar os seguintes:

Melhora os serviços e produtos

A análise FOFA consegue ajudar gestores de todos os setores da empresa a enxergarem oportunidades de melhoria não apenas no produto oferecido, mas na forma como ele é vendido para os clientes.

Isso inclui desenvolver melhorias na plataforma de e-commerce, oferecer treinamento de vendas para o time comercial, adotar ferramentas para otimizar o atendimento pela equipe de vendas etc.

💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?

Traz insumos para novos produtos

Entender de que forma as empresas do mesmo segmento estão resolvendo as dores do cliente é um excelente ponto de partida para desenvolver novas soluções.

A análise de concorrência incentiva a inovação, que é uma grande vantagem competitiva das empresas. Por meio da matriz SWOT, é possível mapear tendências e, a partir delas, criar ou aprimorar soluções que encantem os clientes.

Gera insights para resolver problemas

É bastante comum que, durante o processo de FOFA, surjam problemas que sequer passaram pela sua cabeça. Isso acontece porque, no dia a dia da organização, é difícil parar por um momento para entender e questionar a forma como os processos são realizados.

O grande benefício dessa ferramenta de planejamento estratégico é oferecer um olhar diferenciado sobre a forma como a empresa funciona.

Fortalece a tomada de decisão estratégica

Ter previsibilidade sobre os possíveis problemas que podem surgir ao implementar uma mudança ou os benefícios que ela trará para a empresa evita uma série de desgastes.

Isso só é possível por meio da matriz SWOT, que oferece um panorama amplo sobre a empresa e os fatores externos que influenciam o seu funcionamento.

Ajuda na priorização de ações

Durante a construção da matriz FOFA, você conseguirá identificar claramente quais problemas causam mais impacto e, por isso, precisam ser priorizados. Lembre-se de ordenar por aqueles que mais afetam os clientes até os que geram menos repercussão.

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Como fazer uma análise SWOT na sua empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância da análise SWOT e seus principais pontos positivos, vamos aprender o passo a passo para fazê-la em sua empresa. Confira a seguir:

1. Reúna uma equipe para fazer a análise

Para garantir que sua matriz FOFA obtenha o maior número de informações possível, reúna um time para tocar a estratégia. Caso sua empresa seja de pequeno porte, não tem problema. Procure contar com, pelo menos, uma pessoa para te ajudar com o estudo dos dados.

Dessa forma, você poderá fazer a análise de todos os fatores de forma minuciosa. Durante essa estratégia, quanto mais informações você reunir, melhor.

2. Analise os fatores internos e externos

Os pilares da matriz FOFA consistem em analisar os fatores internos e externos do seu negócio. É com eles que você poderá identificar as fraquezas, fortalezas, ameaças e oportunidades.

Essa etapa da estratégia é bastante importante, pois será por meio dela que você terá os insumos necessários para criar os planos de ação. Portanto, dedique tempo e atenção nesse momento para não deixar nenhuma informação importante passar em branco.

💡 Saiba maisComo fazer a análise de mercado?

3. Monte sua matriz

Com os dados em mãos, é hora de montar a sua matriz FOFA. Com esse modelo, você terá uma visão mais organizada dos dados do seu negócio e isso vai facilitar todo o seu planejamento estratégico.

A matriz deve ser pensada para ampliar a visão de tudo o que você precisa ter mapeado a respeito da marca. Pensando nisso, organize os dados desta forma:

Infográfico mostrando os elementos que compõem a análise SWOT.

4. Desenhe os planos de ação

Depois de organizar sua matriz com os dados relevantes sobre o seu negócio, é hora de criar o plano de ação. Os dados obtidos pela análise SWOT poderão ser úteis em diversas frentes da sua empresa, desde o atendimento ao cliente até a escolha de fornecedores.

Portanto, faça o planejamento de cada estratégia com calma e de forma separada. Assim, você pode garantir maiores chances de sucesso na hora de botá-las em prática.

5. Aplique as estratégias em seu negócio

Após todo o trabalho analítico, chega o momento de colocar a mão na massa e aplicar as estratégias no dia a dia do seu negócio. Um ponto de atenção aqui é se certificar de que uma iniciativa não cruze com outra e comprometa os resultados esperados.

Por isso, escale as ações por prioridade, começando por aquelas que você julga mais importantes para o seu negócio. Essa é uma forma de manter as engrenagens da sua empresa girando de forma coordenada e contínua.

6. Acompanhe o impacto das estratégias

Por fim, mas não menos importante, certifique-se de acompanhar o impacto das estratégias no seu negócio. Definir algumas métricas-chave — ou KPIs (Key Performance Indicators), como chamamos no mercado digital — vai te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre como suas ações estão influenciando os seus resultados.

Com isso, fica mais fácil entender o que está funcionando bem e o que precisa ser otimizado para trazer mais clientes para sua loja virtual e, com isso, oferecer a melhor experiência de compra possível.

Exemplo prático de análise SWOT

Para deixar tudo mais claro, vamos a um exemplo de análise SWOT. Assim, fica mais fácil entender como ela funciona na prática.

Imagine que você tem uma loja de camisetas e está pensando em montar um e-commerce para digitalizar a sua marca. O primeiro passo é analisar os fatores internos, como a qualidade do material usado e a variedade de produtos. Se sua loja atende a esses parâmetros, podemos considerar isso como suas fortalezas.

Agora, olhando para o mercado (análise externa), as lojas desse segmento que vendem online oferecem uma infraestrutura robusta e um trabalho de marketing digital muito bem feito. Considerando que você está chegando no e-commerce agora, essas são suas fraquezas.

Ao analisar o cenário externo, você também notou que existem poucas lojas focadas em camisetas estampadas com a temática música pop. Então, identificamos sua primeira oportunidade.

No entanto, existe uma loja especializada no tema que possui um público bastante fidelizado. Nesse primeiro momento, essa pode ser considerada a sua principal ameaça.

Com esses insumos, a princípio, você pode desenhar ações como:

  • Ampliar a temática dos seus produtos para atender um público que não tem muitas opções;
  • Aplicar uma estratégia multicanal para levar sua marca para mais pessoas;
  • Fazer uma análise de concorrência e identificar fatores competitivos;
  • Investir em uma plataforma de e-commerce que ofereça a estrutura necessária para uma boa experiência de vendas online — como a Nuvemshop;
  • Entre outras.

Esses são apenas alguns exemplos, mas já deu para ter uma ideia do quão poderosa pode ser a matriz FOFA, não é?

Que tal aplicar a análise SWOT no seu negócio?

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha obtido todas as informações necessárias para aplicar a análise SWOT em sua empresa. Sem dúvidas, essa é uma estratégia que tende a ser bastante vantajosa para o crescimento do seu negócio.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre análise SWOT

Análise SWOT — também chamada de matriz FOFA — é uma ferramenta usada para entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.

Forças da sua marca, oportunidades da sua marca, fraquezas da sua marca e ameaças do entorno.

Melhora dos serviços e produtos, traz insumos para novos produtos, gera insights para resolver problemas, fortalece a tomada de decisão estratégica e ajuda na priorização de ações.

Reúna uma equipe para fazer a análise, analise os fatores internos e externos, monte sua matriz, desenhe os planos de ação, aplique as estratégias em seu negócio e acompanhe o impacto das estratégias.

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