O que é Google Trends e como usar a ferramenta de tendências?

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O que é Google Trends e como usar a ferramenta de tendências?

Google Trends é uma ferramenta gratuita que exibe a popularidade de palavras-chave buscadas no Google ao longo do tempo. Assim, permite analisar tendências de busca e comportamento dos usuários para aplicar na criação da estratégia de marketing e vendas de uma empresa.


Se você é uma pessoa que está sempre antenada às novidades do mercado, provavelmente sabe o que é Google Trends. De modo geral, trata-se de uma ferramenta que mostra quais termos de pesquisa estão em alta.

Sendo assim, pode ser utilizada, principalmente, por empresas que querem aumentar a sua atuação no mercado, usando as tendências para atrair um maior número de consumidores.

Então, se você quer desvendar qual é a intenção de busca da sua persona e descobrir como o seu público está se comportando no meio digital, é importante entender mais sobre as funcionalidades dessa ferramenta.

Por isso, no texto de hoje, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é o Google Trends. E, caso ainda esteja com dúvidas sobre vendas online, baixe o nosso checklist para criar loja virtual e confira o passo a passo completo 👇

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O que é o Google Trends?

Google Trends é um recurso gratuito de pesquisa que mostra a popularidade de um termo de busca no próprio Google. Desse modo, você consegue ver se uma tendência está aumentando ou diminuindo.

Além disso, também é uma maneira de encontrar informações demográficas, tópicos e consultas relacionadas à palavra pesquisada para ajudá-lo a entender melhor as tendências do momento. Assim, você consegue compreender se é benéfico ou não implementar determinada estratégia no seu negócio com base nos resultados de busca.

Por meio do Google Trends, você pode identificar dados de crescimento ou queda sobre determinados produtos de acordo com o seu comportamento dentro do buscador nos últimos anos/meses.

Lembre-se: você poderá filtrar suas buscas na ferramenta por país, cidade, ano (há dados disponíveis a partir de 2004) e segmento.

Como o Google Trends funciona?

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado em todo mundo, com quase 90% de domínio no mercado. O Google Trends, por sua vez, é uma ferramenta criada pelo mecanismo de busca, então tem acesso a todas as pesquisas realizadas no buscador.

A partir disso, o Google Trends mostra a tendência de busca de determinadas palavras-chave. Basicamente, a ferramenta funciona como um indicativo de todos os termos que estão sendo mais buscados no mundo.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de roupas e quer entender quais peças estão em alta no momento. Com o Google Trends, é possível digitar termos-chave, como “cropped” e, a partir daí, descobrir se essa palavras-chave está sendo usada frequentemente para validar a preferência do público.

Dessa maneira, fica mais fácil para as empresas desenvolverem uma estratégia baseada em métricas reais.

Olha só que legais as dicas de como encontrar produtos no Google Trends que apresentamos no vídeo abaixo:

Quais são as funcionalidades do Google Trends?

Antes de acessar o Google Trends é importante conhecer as funcionalidades da ferramenta. Assim, é possível realizar análises detalhadas e segmentadas para seu objetivo.

A seguir, confira as principais:

  • Tendências de pesquisa: apresenta o volume de busca de palavras-chave ao longo do tempo, ideal para identificar sazonalidades;
  • Comparação de palavras-chave: permite comparar termos ao mesmo tempo para analisar qual deles tem maior relevância;
  • Filtros geográficos e temporais: possibilita filtrar dados por região e período, desde as últimas 24 horas até informações históricas a partir de 2004;
  • Categorias específicas: permite definir categorias específicas para palavras que podem ter muitos significados;
  • Visualização de mapa: exibe gráficos interativos que mostram a popularidade no mapa;
  • Exportação de dados: possibilita a exportação dos dados em formato CSV.

Para que usar o Google Trends?

Em primeiro lugar, é importante saber que é possível aplicar filtros de localização, prazo, categoria e tipo de pesquisa na plataforma. Assim, você pode conseguir resultados mais certeiros.

Da mesma forma, é possível utilizar o Google Trends na sua estratégia de marketing digital. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar. Confira:

SEO e marketing de conteúdo

Você pode utilizar o Google Trends para saber o que o seu público-alvo está buscando. Nesse sentido, isso pode ajudar a definir as melhores estratégias de SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca, em português), além de ser um caminho para criar conteúdo relevante e que interesse à sua persona.

Por exemplo, você pode identificar uma palavra-chave em alta no seu segmento e, a partir disso, criar blogs posts e publicações nas redes sociais dentro do tema encontrado.

Assim, ao publicar conteúdo sobre os assuntos que estão em tendência você consegue direcionar tráfego orgânico para o seu site.

"Para que seu conteúdo e suas páginas sejam encontrados, você precisa saber o que as pessoas estão procurando. Por isso, ferramentas como o Google Trends, que permitem entender o usuário e suas intenções de busca, são fundamentais, especialmente para conhecer sazonalidades e tendências em crescimento e ajustar sua estratégia a elas"

Victoria Salemi
Victoria Salemi
Coordenadora de marketing de conteúdo da Nuvemshop

 

💡Saiba mais: O que é marketing de conteúdo? Tudo o que você precisa saber!

Mídia paga

Com o Google Trends, você pode entender como está funcionando a intenção de busca dos usuários no mecanismo de pesquisa. Nesse contexto, é possível criar campanhas de mídia paga com os termos-chave mais relevantes e que estejam de acordo com o seu nicho de mercado.

Por exemplo, ao descobrir que uma palavra-chave está se popularizando, você pode colocá-la em campanhas do Google Ads ou de redes sociais para garantir que seu anúncio é relevante para seu público naquele momento.

Outra funcionalidade interessante para a mídia paga é a comparação de termos. Com ela, você pode identificar os termos com mais volume de busca e decidir de forma mais estratégica onde investir o orçamento das campanhas.

Para inspirar a criatividade

É possível utilizar os recursos do Google Trends para obter ideias para o seu negócio e despertar a criatividade da equipe.

Por exemplo, imagine que você quer fazer uma postagem nas redes sociais da sua empresa e quer chamar a atenção de um público maior. Nesse caso, uma boa dica é utilizar, na imagem da publicação, alguma foto ou arte que referencie algo que está em tendência.

Como usar o Google Trends?

O Google Trends oferece excelentes funcionalidades e pode ajudar as empresas a se manterem atualizadas acerca das tendências do mercado. Para te auxiliar a entender por que e como usar a ferramenta, separamos alguns motivos abaixo. Veja:

Identificar as últimas tendências

O Google Trends contém uma variedade de informações e tendências de vários países. Entre esses dados, estão ideias e tendências. De modo geral, essas informações são muito úteis, visto que esses tópicos podem ser usados ​​pelas empresas para criar conteúdo e definir estratégias de negócio.

Por exemplo, na página de “Principais pesquisas” você tem acesso às buscas em tempo real. Sendo assim, se você quer descobrir quais termos estão sendo mais procurados para criar algum conteúdo em cima disso, uma boa ideia é verificar essas informações no Google Trends. Confira abaixo:

Página de tempo real no Google Trends

No exemplo acima, você consegue conferir quais são os assuntos que estão sendo mais pesquisados nas últimas 24 horas no Google. Isso pode te ajudar a compreender como o público, em geral, tem se comportado em relação às principais notícias e novidades.

Encontrar categorias relevantes

Imagine que você criou uma loja de artigos musicais. Nela, o seu foco é a venda de violões elétricos e pandeiros customizados. Digamos que as suas vendas estão indo bem, mas você quer expandir o seu negócio e decide implementar a customização de teclados e ukuleles na sua loja.

Para isso, você pode pesquisar “pianos customizados” e “ukuleles customizados” para saber como a tendência de busca tem se comportado nos últimos meses. Além disso, é uma maneira de achar tópicos relacionados, que podem sugerir novas ideias.

Para fazer isso, você só precisa acessar a página inicial do Google Trends:

Página inicial do Google Trends

E inserir a palavra-chave do seu interesse. Confira:

Captura de tal do Google Trends em pesquisa sobre pianos customizados

Com essas informações, você consegue entender se o termo tem relevância e definir se incluir esse produto para venda na sua loja é uma boa ideia. No caso dos pianos customizados, não há buscas. Então, se você não conseguiu validar essa ideia de outra forma, talvez não seja uma boa seguir com ela.

Para realizar pesquisas de palavras-chave

Existem muitas ferramentas de pesquisas de palavras-chave. No entanto, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o Google Trends também pode fornecer essas informações, enriquecendo ainda mais a sua estratégia de SEO.

Vamos imaginar que você está produzindo um texto sobre os cantores que mais tiveram sucesso no ano de 2024. Para conseguir fazer o artigo com segurança e boas informações, você pode consultar o Google Trends e verificar quais foram as músicas e personalidades mais buscadas.

Para fazer isso, você deve ir à página inicial do Google Trends e acessar a barra inferior do lado esquerdo, como mostra o exemplo abaixo:

Principais pesquisas do Google Trends

Clique em “Pesquisas do ano” e você terá acesso a diversas listas com nomes, músicas, personalidades, acontecimentos, séries, receitas e outros termos que foram mais pesquisados durante o ano.

Assim, você pode descobrir as músicas por localidade, além de ter a opção de aplicar mais filtros e aproveitar o máximo da ferramenta.

Promover o seu negócio

As tendências sazonais desempenham um papel importante no sucesso do seu negócio. Por exemplo, ao longo do ano, haverá picos e quedas que afetarão suas vendas mensais.

Nesse sentido, atentar-se aos dados do Google Trends pode te ajudar a prevenir possíveis problemas, ao passo que te ajuda a desenvolver novas estratégias e a prever os movimentos de mercado.

💡Saiba mais: Como aparecer no topo do Google?

Descobrir regiões com alto potencial de venda

No Google Trends, há uma opção de descobrir como um termo tem se comportado em diferentes regiões. Na ferramenta, é possível filtrar por países e estados.

Dessa maneira, você consegue descobrir quais são os locais que mais pesquisam palavras-chave que tenham relação com o produto ou serviço que você vende.

Veja como funciona no exemplo abaixo:

Subregião no Google Trends

Nesse caso, a palavra-chave pesquisada foi “Taylor Swift”. Ao realizar a busca, é possível entender quais são as localidades que mais pesquisam esse termo — o que pode ser um bom indicativo se você quer falar sobre o assunto em alguma campanha de marketing, por exemplo.

Realizar pesquisa de concorrência

A análise de concorrência é uma prática fundamental em qualquer organização que queira desenvolver um diferencial competitivo.

Pensando nisso, o Google Trends pode ajudar a sua empresa a entender quantas vezes os produtos, serviços ou marca dos concorrentes foram pesquisados nos motores de busca do Google.

Como analisar as informações do Google Trends passo a passo?

Agora que você já sabe o que é Google Trends e suas funcionalidades, vamos entender como analisar os dados de forma prática. Para isso, confira o exemplo a seguir.

Imagine que você tem um e-commerce de artigos fitness. Seu objetivo ao utilizar o Google Trends é planejar conteúdos e campanhas com base nas tendências de busca dos consumidores.

Agora, vamos ao passo a passo:

1. Configure os filtros

Na aba “Explorar” do Google Trends defina os seguintes parâmetros:

  • Localização: Brasil;
  • Período: 12 meses;
  • Categoria: todas as categorias;
  • Tipo de busca: web.

2. Identifique os picos de interesse

Ao pesquisar por “treino em casa” você percebe que as buscas aumentaram em determinado período. Aqui, o gráfico indica que as pessoas têm mais interesse nesse tipo de atividade no começo do ano:

Captura de tela mostra tendência dos treinos em casa no Google Trends

3. Crie estratégias

Você também pode aproveitar as informações obtidas no Google Trends para estruturar ações de marketing para a época de maior interesse pelo termo buscado.

Por exemplo, no blog, é possível montar um “Guia completo de treinos em casa para iniciantes” que pode atrair tráfego orgânico no período de maior interesse.

Já nos posts nas redes sociais, você pode produzir material com dicas de treinos e até vídeos tutoriais para iniciantes, incentivando as pessoas a manterem o projeto verão para o ano todo.

4. Explore a região

Na visualização de mapa, você pode buscar pelo mesmo termo ou relacionados e encontrar os estados de maior busca pelo termo. Essa informação é importante para criar conteúdos personalizados e segmentar campanhas pagas geograficamente.

Captura de tela do Google Trends mostra as regiões onde o termo "treino em casa" foi mais pesquisado

Pronto para usar o Google Trends?

Desde ajudar você a planejar com antecedência as tendências sazonais até encontrar um nicho em rápido crescimento, o Google Trends pode fornecer informações importantes que ajudarão a sua empresa a atingir seus objetivos.

Se você quer manter o seu negócio em alta no Google Trends, é importante contar com uma plataforma de e-commerce que te ajude a alcançar os seus objetivos. Por isso, te convidamos a criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o Google Trends

Para saber as trends do momento, você pode acessar o Google Trends e conferir os termos mais buscados em tempo real.

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