O que é copywriting, como escrever uma e quais as principais técnicas?

imagem de um computado aberto, com uma xícara de café ao lado. Dispositivo é essencial para criar textos de copywriting

Copywriting é a prática de escrever textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços, ideias ou marcas. O principal foco da estratégia é convencer o leitor a realizar uma ação específica, como comprar algo, se inscrever em uma lista de e-mails ou clicar em um link.


Um dos maiores desafios para quem faz vendas online é convencer um potencial cliente a comprar a sua solução. Mas, o que poucos sabem, é que existe uma estratégia que pode ajudar nesta conversão: o copywriting.

A “copy” é um estilo de conteúdo capaz de convencer usuários a realizarem uma ação, como visitar um site de vendas, usando apenas gatilhos mentais. No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso conhecer algumas técnicas.

Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual? Então, aproveite o conteúdo!

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O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer o público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para essa estratégia, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor. No caso de conteúdo para e-commerce, a ideia é gerar conversões e aumentar as vendas.

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito

Qual é a diferença entre copywriting, marketing de conteúdo e redação publicitária?

Se você está procurando dicas de como escrever um copywriting, provavelmente, tenha lido sobre marketing de conteúdo e redação publicitária. Apesar de todos fazerem parte de estratégias de marketing digital, são conceitos diferentes. Então, vamos entender melhor a diferença entre eles:

Copywriting

Como já comentamos, o copywriting é um texto criado com técnicas de persuasão com o objetivo de incentivar com que o leitor realize alguma ação.

💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?

Marketing de conteúdo

Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do cliente, atraindo novos consumidores por meio de materiais para blog, estratégias de e-mail marketing, produção de e-books e infográficos. Aqui, geralmente, os resultados são percebidos a médio e longo prazo.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?

Redação publicitária

Por último, a redação publicitária pode ser definida como um conteúdo informativo, voltado para a construção da imagem da marca e reconhecimento do público, sem foco em uma tomada de ação.

Como elaborar um texto de copywriting?

Se você considera que o copywriting é a estratégia ideal para gerar mais vendas para o seu negócio, então veja algumas dicas de como elaborar este texto:

1. Converse com o seu público

Para ter sucesso com uma estratégia de copywriting, você precisa saber para quem está escrevendo. Por isso, saiba quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

Para isso, defina idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outra informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.

Assim, é possível criar um conteúdo com estilo, linguagem e abordagem que se aproxime à realidade dos seus clientes.

2. Crie um bom título para o seu texto

Ao escrever uma copy, dê uma atenção especial ao título. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com o texto.

Um bom título deve chamar a atenção das pessoas e será determinante para elas seguirem com a leitura do conteúdo. Ele pode começar com números, uma pergunta provocativa etc. O importante é que o título seja direto.

3. Use verbos de ação

Como vimos, o principal objetivo do copywriting é fazer com que um potencial cliente siga uma ação definida por você, seja para realizar uma compra, contratar um serviço ou visitar um site.

Para que a ação seja efetiva, utilize verbos no imperativo, como: “veja”, “entenda”, “clique” etc. Empregue esses verbos principalmente nos títulos e nos CTAs, ou seja, botões-de-ação.

Se você tem dificuldade em como escrever uma copy para conversão em campanhas, existem algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que fazem integração direta com ferramentas de anúncio como o Google Shopping, Meta Ads e TikTok Ads.

De forma automática, você consegue sincronizar o catálogo da loja e fazer anúncios com copys direcionadas que vão diretamente para o site de vendas, facilitando a transação e aumentando o número de compras. Interessante, não é?

4. Traga dados de números e pesquisas

Se o objetivo do seu texto é comprovar uma informação, cite dados e pesquisas. A estratégia ajuda a trazer credibilidade para a sua copy e, claro, auxilia com o seu objetivo de vendas. Veja um exemplo do site da plataforma de e-commerce Nuvemshop:

Captura de tela da página principal da Nuvemshop mostrando um exemplo de copywriting.

Garanta que o seu conteúdo seja único, com informações relevantes para a sua persona.

5. Invista no storytelling

O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Essa estratégia é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto.

Ao contar uma história, você pode trazer emoções e memórias no leitor, além de tornar a conversa mais humana e enriquecer essa interação.

6. Enfatize o principal tópico do texto

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas online e precisa convencer um potencial cliente a comprar o seu produto.

Nesse caso, o ideal é que você apresente os diferenciais da sua confecção na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios de adquirir uma de suas camisetas e reforce a importância do produto na conclusão.

Dessa forma, ao descrever as vantagens da sua mercadoria, você cria uma conexão emocional com o seu leitor.

Quais são as melhores técnicas e gatilhos de copywriting para você utilizar na sua estratégia?

Como a persuasão é um dos pontos-chave para considerar ao montar uma copy, vamos agora conhecer alguns gatilhos mentais para você utilizar no seu texto. Veja a seguir:

1. Reciprocidade

Se você deseja que um cliente realize uma ação, precisa entregar algo de valor para ele primeiro. Caso tenha um negócio online, é importante criar valor para os clientes antes de propor a compra. Você pode, por exemplo:

  • Oferecer períodos de teste grátis, dependendo do que está vendendo;
  • Disponibilizar gratuitamente um material rico (e-books, planilhas etc.).

2. Prova social

Pessoas são influenciadas por outras. Por isso, o gatilho mental da prova social usa como base o comportamento de conhecidos ou influenciadores de opinião na tomada de decisão. Para vendas, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma:

  • Mostrando o número de pessoas que compram um determinado produto;
  • Apresentando o depoimento de clientes;
  • Destacando cases de sucesso da sua loja virtual.

💡 Saiba mais: Prova social: o que é, vantagens e como utilizá-la?

3. Autoridade

No copywriting, o gatilho da autoridade pode ser entendido como o uso de dados e referências que dão respaldo e garantia ao que foi escrito.

Na prática, você pode utilizar esta estratégia com a opinião de especialistas da área ou trazendo dados relevantes, como outros artigos, reportagens, vídeos etc.

4. Escassez

A escassez gera uma ação porque provoca a sensação de perda. Isso faz com que nossas ações sejam tomadas emocionalmente para evitar esse sentimento. Esse gatilho pode ser utilizado na sua estratégia com abordagens como:

  • Destacando informações sobre prazo de término, como: “só até amanhã”, “últimas peças” etc;
  • Oferecendo um bônus, por exemplo: “ao levar este produto, você ganha 50% de desconto em uma segunda peça”.

5. Urgência

O objetivo de uma copy é fazer com que o leitor tome uma decisão rápida que gere uma conversão. Por isso, o gatilho de urgência deve ser utilizado na sua estratégia de copywriting.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. Veja:

6. Afinidade

Este gatilho mostra que as pessoas tendem a se conectar com marcas ou pessoas que fazem sentido para elas, seja emocionalmente, historicamente ou por alguma característica.

Por isso é importante utilizar a estratégia do storytelling em suas copys.

Quais são os principais erros ao escrever uma copy?

Como vimos até agora, existem várias técnicas para escrever um bom copywriting. No entanto, é preciso também evitar alguns pontos que podem comprometer a qualidade do seu texto. Vamos a eles:

1. Escrever muito conteúdo técnico

Evite uma linguagem técnica quando for descrever o seu produto ou serviço. Isso pode comprometer a experiência do usuário e afastar potenciais clientes que querem saber mais sobre o assunto. Lembre-se sempre de conversar com a sua persona da forma mais objetiva e clara possível.

2. Exagerar nos benefícios

A dica aqui é: seja direto. Evite publicidade escancarada dos seus produtos ou serviços. Para isso, não utilize palavras em excesso, ou tente se explicar demais.

Além disso, não ofereça algo para o seu cliente que não será entregue.

3. Utilizar apenas o verbo imperativo

Procure utilizar diferentes tempos verbais para que o seu texto fique mais diverso. Afinal, escrever copys apenas dando ordens, ou seja, no imperativo, pode não ser tão efetivo assim.

Tudo entendido sobre o que é copywriting?

Esperamos que este guia sobre copywriting te ajude a criar bons textos para divulgar o seu negócio! Como vimos, é possível elaborar anúncios capazes de gerar vendas imediatas e mensurar os resultados com facilidade.

Gostou das nossas dicas sobre copywriting? Se você ainda não vende pela internet, venha conhecer a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para trabalhar com copywriting você precisa conversar com o seu público, criar um bom título para o seu texto, usar verbos de ação, trazer dados de números e pesquisas, investir no storytelling e enfatizar o principal tópico do texto.

As principais técnicas de copywriting são: reciprocidade, prova social, autoridade, escassez, urgência e afinidade.

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