O que é copywriting, como escrever uma e quais as principais técnicas?
Copywriting é a prática de escrever textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços, ideias ou marcas. O principal foco da estratégia é convencer o leitor a realizar uma ação específica, como comprar algo, se inscrever em uma lista de e-mails ou clicar em um link.
Um dos maiores desafios para quem faz vendas online é convencer um potencial cliente a comprar a sua solução. Mas, o que poucos sabem, é que existe uma estratégia que pode ajudar nesta conversão: o copywriting.
A “copy” é um estilo de conteúdo capaz de convencer usuários a realizarem uma ação, como visitar um site de vendas, usando apenas gatilhos mentais. No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso conhecer algumas técnicas.
Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual? Então, aproveite o conteúdo!
O que é copywriting?
Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer o público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.
Para essa estratégia, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor. No caso de conteúdo para e-commerce, a ideia é gerar conversões e aumentar as vendas.
💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito
Qual é a diferença entre copywriting, marketing de conteúdo e redação publicitária?
Se você está procurando dicas de como escrever um copywriting, provavelmente, tenha lido sobre marketing de conteúdo e redação publicitária. Apesar de todos fazerem parte de estratégias de marketing digital, são conceitos diferentes. Então, vamos entender melhor a diferença entre eles:
Copywriting
Como já comentamos, o copywriting é um texto criado com técnicas de persuasão com o objetivo de incentivar com que o leitor realize alguma ação.
💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?
Marketing de conteúdo
Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do cliente, atraindo novos consumidores por meio de materiais para blog, estratégias de e-mail marketing, produção de e-books e infográficos. Aqui, geralmente, os resultados são percebidos a médio e longo prazo.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?
Redação publicitária
Por último, a redação publicitária pode ser definida como um conteúdo informativo, voltado para a construção da imagem da marca e reconhecimento do público, sem foco em uma tomada de ação.
Como elaborar um texto de copywriting?
Se você considera que o copywriting é a estratégia ideal para gerar mais vendas para o seu negócio, então veja algumas dicas de como elaborar este texto:
1. Converse com o seu público
Para ter sucesso com uma estratégia de copywriting, você precisa saber para quem está escrevendo. Por isso, saiba quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.
Para isso, defina idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outra informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.
Assim, é possível criar um conteúdo com estilo, linguagem e abordagem que se aproxime à realidade dos seus clientes.
2. Crie um bom título para o seu texto
Ao escrever uma copy, dê uma atenção especial ao título. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com o texto.
Um bom título deve chamar a atenção das pessoas e será determinante para elas seguirem com a leitura do conteúdo. Ele pode começar com números, uma pergunta provocativa etc. O importante é que o título seja direto.
3. Use verbos de ação
Como vimos, o principal objetivo do copywriting é fazer com que um potencial cliente siga uma ação definida por você, seja para realizar uma compra, contratar um serviço ou visitar um site.
Para que a ação seja efetiva, utilize verbos no imperativo, como: “veja”, “entenda”, “clique” etc. Empregue esses verbos principalmente nos títulos e nos CTAs, ou seja, botões-de-ação.
Se você tem dificuldade em como escrever uma copy para conversão em campanhas, existem algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que fazem integração direta com ferramentas de anúncio como o Google Shopping, Meta Ads e TikTok Ads.
De forma automática, você consegue sincronizar o catálogo da loja e fazer anúncios com copys direcionadas que vão diretamente para o site de vendas, facilitando a transação e aumentando o número de compras. Interessante, não é?
4. Traga dados de números e pesquisas
Se o objetivo do seu texto é comprovar uma informação, cite dados e pesquisas. A estratégia ajuda a trazer credibilidade para a sua copy e, claro, auxilia com o seu objetivo de vendas. Veja um exemplo do site da plataforma de e-commerce Nuvemshop:
Garanta que o seu conteúdo seja único, com informações relevantes para a sua persona.
5. Invista no storytelling
O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Essa estratégia é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto.
Ao contar uma história, você pode trazer emoções e memórias no leitor, além de tornar a conversa mais humana e enriquecer essa interação.
6. Enfatize o principal tópico do texto
Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas online e precisa convencer um potencial cliente a comprar o seu produto.
Nesse caso, o ideal é que você apresente os diferenciais da sua confecção na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios de adquirir uma de suas camisetas e reforce a importância do produto na conclusão.
Dessa forma, ao descrever as vantagens da sua mercadoria, você cria uma conexão emocional com o seu leitor.
Quais são as melhores técnicas e gatilhos de copywriting para você utilizar na sua estratégia?
Como a persuasão é um dos pontos-chave para considerar ao montar uma copy, vamos agora conhecer alguns gatilhos mentais para você utilizar no seu texto. Veja a seguir:
1. Reciprocidade
Se você deseja que um cliente realize uma ação, precisa entregar algo de valor para ele primeiro. Caso tenha um negócio online, é importante criar valor para os clientes antes de propor a compra. Você pode, por exemplo:
- Oferecer períodos de teste grátis, dependendo do que está vendendo;
- Disponibilizar gratuitamente um material rico (e-books, planilhas etc.).
2. Prova social
Pessoas são influenciadas por outras. Por isso, o gatilho mental da prova social usa como base o comportamento de conhecidos ou influenciadores de opinião na tomada de decisão. Para vendas, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma:
- Mostrando o número de pessoas que compram um determinado produto;
- Apresentando o depoimento de clientes;
- Destacando cases de sucesso da sua loja virtual.
💡 Saiba mais: Prova social: o que é, vantagens e como utilizá-la?
3. Autoridade
No copywriting, o gatilho da autoridade pode ser entendido como o uso de dados e referências que dão respaldo e garantia ao que foi escrito.
Na prática, você pode utilizar esta estratégia com a opinião de especialistas da área ou trazendo dados relevantes, como outros artigos, reportagens, vídeos etc.
4. Escassez
A escassez gera uma ação porque provoca a sensação de perda. Isso faz com que nossas ações sejam tomadas emocionalmente para evitar esse sentimento. Esse gatilho pode ser utilizado na sua estratégia com abordagens como:
- Destacando informações sobre prazo de término, como: “só até amanhã”, “últimas peças” etc;
- Oferecendo um bônus, por exemplo: “ao levar este produto, você ganha 50% de desconto em uma segunda peça”.
5. Urgência
O objetivo de uma copy é fazer com que o leitor tome uma decisão rápida que gere uma conversão. Por isso, o gatilho de urgência deve ser utilizado na sua estratégia de copywriting.
Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. Veja:
- Quer descobrir como ganhar dinheiro na internet? Confira agora o passo a passo e comece a lucrar hoje mesmo!
- Quer montar uma loja virtual de sucesso? Leia o post e veja como!
6. Afinidade
Este gatilho mostra que as pessoas tendem a se conectar com marcas ou pessoas que fazem sentido para elas, seja emocionalmente, historicamente ou por alguma característica.
Por isso é importante utilizar a estratégia do storytelling em suas copys.
Quais são os principais erros ao escrever uma copy?
Como vimos até agora, existem várias técnicas para escrever um bom copywriting. No entanto, é preciso também evitar alguns pontos que podem comprometer a qualidade do seu texto. Vamos a eles:
1. Escrever muito conteúdo técnico
Evite uma linguagem técnica quando for descrever o seu produto ou serviço. Isso pode comprometer a experiência do usuário e afastar potenciais clientes que querem saber mais sobre o assunto. Lembre-se sempre de conversar com a sua persona da forma mais objetiva e clara possível.
2. Exagerar nos benefícios
A dica aqui é: seja direto. Evite publicidade escancarada dos seus produtos ou serviços. Para isso, não utilize palavras em excesso, ou tente se explicar demais.
Além disso, não ofereça algo para o seu cliente que não será entregue.
3. Utilizar apenas o verbo imperativo
Procure utilizar diferentes tempos verbais para que o seu texto fique mais diverso. Afinal, escrever copys apenas dando ordens, ou seja, no imperativo, pode não ser tão efetivo assim.
Tudo entendido sobre o que é copywriting?
Esperamos que este guia sobre copywriting te ajude a criar bons textos para divulgar o seu negócio! Como vimos, é possível elaborar anúncios capazes de gerar vendas imediatas e mensurar os resultados com facilidade.
Gostou das nossas dicas sobre copywriting? Se você ainda não vende pela internet, venha conhecer a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!