O que é código EAN e como gerar? [passo a passo]
- Código EAN é um código universal composto por uma série de barras verticais escaneáveis e 13 números. Também conhecido como EAN-13, esse código serve para identificar um produto que pode ser precificado e vendido no varejo;
- Para saber o código EAN de um produto, basta localizar o código de barras em sua embalagem. O número de 13 dígitos abaixo das barras é o EAN utilizado para o cadastro de produtos em sua loja virtual ou no marketplace, por exemplo;
- Para gerar um EAN é preciso fazer o seu cadastro no site da GS1 Brasil, enviar os documentos solicitados e efetuar o pagamento da inscrição. Em seguida, espere para receber o Cadastro Nacional de Produtos e, por fim, gere os respectivos códigos EAN para cada item a partir do Cadastro Nacional de Produtos.
Abrir uma empresa (como uma MEI, por exemplo), pagar os impostos em dia, proteger o nome e a marca do seu negócio e gerar o código EAN dos seus produtos são algumas das muitas tarefas para vender online ou offline dentro da lei.
Mas você sabe o que é o código EAN, como é formado esse código e para que ele serve? Se ainda não, fique tranquilo! Ao longo deste conteúdo, vamos descobrir as respostas para essas e outras dúvidas sobre esse assunto! Então, vamos lá?
📹Veja também: O que é código EAN e qual a sua importância?
O que é código EAN?
Código EAN é um código universal composto por uma série de barras verticais escaneáveis e 13 números. Também conhecido como EAN-13, esse código serve para identificar um produto que pode ser precificado e vendido no varejo.
O EAN foi criado na Europa e sua sigla significa European Article Number — Número Europeu do Artigo, em português.
Para que serve o código EAN?
Em outras palavras, o EAN tem como propósito ser o “CPF” de um produto, afinal, cada item comercializado (e suas respectivas variações, como tamanhos, cores etc.) tem um código de barras único.
Atualmente, o código EAN vem sendo chamado de GTIN (Global Trade Item Number ou Número Global do Item Comercial), como parte do movimento de padronização dos códigos adotados no mundo todo.
💡 Saiba mais: NCM: o que é a Nomenclatura Comum do Mercosul e como usar?
Como é formado o código EAN?
O código EAN é formado por 13 números. Suas posições e dígitos têm diferentes significados, que são:
- Origem do código de barras: sinalizada pelos três primeiros numerais (a combinação do Brasil, por exemplo, é 789);
- Empresa fabricante e produto por ela feito: apontados pelos próximos nove algarismos (a combinação pode variar infindavelmente dependendo do segmento e do artigo);
- Dígito verificador: indicado pelo último número, que, quando escaneado, aponta a veracidade do EAN.
💡 Saiba mais: O que é GTIN? Tudo sobre o Número Global do Item Comercial
Qual a diferença entre o código EAN, SKU e UPC?
É muito comum que haja confusão entre os termos EAN, SKU e UPC, pois os três são códigos utilizados para controle de produtos. No entanto, existem diferenças básicas entre eles, que você pode observar a seguir:
UPC
O UPC (Universal Product Code — Código Universal de Produto, em português) também é um código de barras, entretanto, ele é utilizado somente nos Estados Unidos e no Canadá. Além disso, tem 12 números (um a menos, se comparado ao EAN).
SKU
Por sua vez, o SKU (Stock Keeping Unit — Unidade de Manutenção de Estoque, em português) é um código de identificação usado internamente pela empresa. Seus principais objetivos são auxiliar no controle de estoque e facilitar a leitura humana.
Ele não é obrigatório como o UPC e o EAN e pode ser composto por números e letras para identificar os itens, bem como suas cores, tamanhos, capacidades etc.
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Como descobrir o código EAN de um produto?
Para saber o código EAN de um produto, basta localizar o código de barras em sua embalagem. O número de 13 dígitos abaixo das barras é o EAN utilizado para o cadastro de produtos em sua loja virtual ou no marketplace, por exemplo.
Confira um exemplo de código EAN na imagem:
Nesse caso, o código EAN exemplificado na imagem é 9795450563300.
Quais as vantagens de utilizar o código de barras EAN?
Além de compor os pré-requisitos de uma venda legalizada, o código EAN traz benefícios ligados a:
- Exportação: para enviar produtos para fora do Brasil, é obrigatória a apresentação de códigos EAN;
- Segurança: o código EAN comprova a autenticidade da origem e da fabricação do artigo. Para verificá-la, hoje já existem sites como o EAN-Search;
- Comercialização em marketplaces: não ter um EAN limita o campo de atuação de uma marca. O posicionamento de anúncios em marketplaces (como o Mercado Livre e o Google Shopping), por exemplo, pode ser afetado negativamente;
- Gestão de estoque: o EAN auxilia no controle de estoque — produtos que chegam e saem. Isso, por consequência, diminui a logística reversa por envios equivocados (itens com tamanhos ou cores erradas, por exemplo);
- Cobrança: caso a marca tenha uma loja física, o uso do código EAN e de um scanner óptico agilizam o atendimento no caixa.
💡 Saiba mais: O que é e como usar o código universal do Mercado Livre?
É obrigatório registrar um produto com o código EAN?
Todo artigo comercializado deve ter um EAN. Quem emite notas fiscais, inclusive, deve obrigatoriamente informar um código de barras válido.
Entretanto, o registro cabe ao fabricante. Por isso, atenção:
- Se você revende produtos, o fornecedor deve entregá-los com seus respectivos códigos EAN;
- Se você tem uma manufatura, é de sua responsabilidade alistá-los junto à Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) — mostraremos como fazer isso no próximo tópico deste artigo.
Nesse último caso, para aprender como fazê-lo, acompanhe o próximo tópico deste conteúdo.
💡 Saiba mais: O que é part number e para que serve esse código?
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Como gerar um código EAN?
A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é uma organização sem fins lucrativos, responsável pela atribuição da licença para o uso de códigos de barras em território nacional.
Para conseguir essa autorização e registrar seus produtos, é necessário:
- Fazer seu cadastro no site da GS1 Brasil;
- Enviar os documentos solicitados;
- Efetuar o pagamento da inscrição (o valor dependerá do seu faturamento anual).
Após esses três passos, você receberá o CNP (Cadastro Nacional de Produtos).
Nele, você deverá informar os dados dos seus produtos — como fotos, descrições, cores, pesos, volumes etc — para, então, gerar os respectivos códigos EAN.
Para entender todos os passos do processo, assista ao tutorial da GS1 Brasil. E para qualquer dúvida, acesse o FAQ do site.
Os códigos EAN, geralmente, são disponibilizados em três formatos: EPS (Adobe Illustrator), TIFF (Photoshop) e JPEG. Os dois primeiros são ideais para edição, caso o lojista queira imprimi-los em diferentes formatos. O último é indicado para quem deseja tê-los em um arquivo mais leve.
💡 Saiba mais: Como criar o código de barras de produtos?
Pronto para gerar seus códigos EAN?
E aí, tudo certo? Esperamos que este artigo tenha tirado suas principais dúvidas sobre o código EAN.
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