Facebook: tudo sobre a maior rede social do mundo [2024]
- O Facebook é uma rede social da Meta, criada por Mark Zuckerberg, com mais de 3 bilhões de usuários no mundo;
- Você pode ter um perfil ou uma página no Facebook, que funciona com base em uma linha do tempo (feed de notícias), além de oferecer recursos como grupos, marketplace e anúncios;
- Se você tem uma empresa, vale a pena estar no Facebook para atrair mais clientes e construir a presença digital da sua marca.
Se você é ativo nas redes sociais, sem dúvidas, já tem um perfil no Facebook. Em oposição ao que muitos dizem, a plataforma não está caminhando para o seu fim, muito pelo contrário, ela segue como a maior rede do mundo. Mas, afinal, o que é o Facebook?
Se você ainda não conhece esse canal, saiba que pode estar perdendo uma enorme oportunidade. Afinal, são mais de 3 bilhões de usuários ativos em todo o globo!
Por isso, neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a rede social para poder explorar todo o seu potencial. Então, separe o seu bloco de notas e venha aprender o que é o Facebook, como ele funciona, como usá-lo nos negócios e muito mais! 🧐
O que é Facebook?
Facebook é uma rede social que conecta usuários em todo o mundo. Por meio de perfis — pessoais e profissionais —, é possível encontrar e conhecer pessoas, acompanhar personalidades públicas e marcas, criar, consumir e compartilhar conteúdos e muito mais.
Por meio dele, o usuário também pode conversar via chat online com seus amigos e entrar em contato com empresas. Além disso, o Facebook dispõe de ferramentas que viabilizam a compra e venda de produtos dentro da plataforma.
O aplicativo também disponibiliza uma série de integrações que vão desde jogos e testes até a sincronização de e-commerces e catálogos online. Ao longo deste conteúdo, iremos conhecer todos os recursos disponíveis na rede social. Portanto, siga a leitura. 😉
Como funciona o Facebook e para que serve?
Na prática, a dinâmica do Facebook funciona por meio de um feed de notícias. Nele, você encontra fotos, vídeos, postagens, propagandas e outros conteúdos que são direcionados pelo algoritmo da plataforma com base no seu comportamento na rede social.
Via desktop, é possível acessar o recurso de chat na mesma página por um pop-up localizado no canto direito da tela. Já em dispositivos móveis, é necessário baixar o aplicativo do Facebook para acessar o feed e as principais ferramentas. Para conversar com seus contatos, você precisará do aplicativo Messenger, obtido separadamente — mas ambos gratuitos.
Em qualquer dispositivo, o Facebook oferece uma experiência de navegação positiva. O feed é atualizado constantemente, você tem visibilidade sobre quais usuários estão ativos no momento e pode comentar e reagir aos conteúdos e postagens por meio das “reacts” (reações, no português) disponibilizadas pela plataforma, que iremos conhecer no decorrer do artigo.
História do Facebook
A história do Facebook começou duas décadas atrás, mais precisamente em 2003. Foi esse o ano em que os estudantes americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin criaram, na Universidade de Harvard, o Facemash.
A princípio, tratava-se de um site que combinava imagens de estudantes e promovia enquetes para eleger as garotas mais atraentes do campus. A proposta, obviamente, causou polêmica e não foi bem recebida pelas estudantes e, após denúncias, a página foi fechada pela diretoria da universidade.
Mesmo enfrentando sérios problemas e acusações na faculdade, como violação de privacidade e segurança, já que as imagens usadas no Facemash foram retiradas do sistema da universidade, os estudantes seguiam trabalhando em novos projetos, que resultaram no “thefacebook”.
Dessa vez, o site consistia em uma rede que permitia a conexão virtual entre estudantes de diversas universidades. Mas foi em 2005 que, finalmente, a rede social estreou com o nome Facebook.
Em 2006, a plataforma foi expandida para o uso corporativo de várias empresas e para alunos do ensino secundário. Em seguida, qualquer pessoa maior de 13 anos podia se cadastrar no Facebook.
No entanto, foi em 2011 que a rede social explodiu mundo afora, tornando-se o maior servidor de imagens do planeta com mais de 350 milhões de usuários.
Curiosidades sobre o Facebook
Confira algumas das principais curiosidades a respeito do Facebook:
- É possível cadastrar um usuário herdeiro em sua conta, assim, essa pessoa poderá assumir o perfil após o seu falecimento;
- No lançamento da plataforma, uma imagem do Al Pacino dando as boas-vindas era exibida na página inicial;
- O Facebook está disponível em 70 idiomas diferentes;
- A cor azul foi escolhida Mark Zuckerberg devido ao fundador ser daltônico e acreditar que a cor possui “muito poder”;
- O Facebook foi proibido na China e está desativado para uso no país desde 2009, assim como o Twitter e o site do The New York Times.
Principais recursos do Facebook
Por se tratar de uma rede social bastante dinâmica, o Facebook possui uma série de recursos à disposição dos usuários. Vamos conhecê-los na sequência:
Reações
As reações são botões usados para reagir de determinadas formas aos conteúdos publicados na rede social. Desde postagens, vídeos, fotos e eventos, até comentários, é possível classificar os posts de acordo com sua opinião ou sentimento a respeito do assunto. As reações são as seguintes:
Curtir 👍🏼
Amei 💖
Haha 😆
Uau 😮
Triste 😥
Grr 😡
Confira uma imagem das reações disponíveis no Facebook:
Adicionar amigos
A função de adicionar amigos é um pilar da rede social, que surgiu com o objetivo de conectar pessoas. Ela é muito simples, basta encontrar o usuário que deseja incluir em sua rede de conexões e clicar no botão “Adicionar”:
Feito isso, a pessoa irá receber um convite e poderá aceitar, ou não, a sua solicitação. O mesmo serve nos casos em que alguém o adicionar, você decide se quer ou não ter essa pessoa em sua rede.
Em caso de pessoas públicas ou marcas, em vez de adicionar, você pode optar por seguir a página:
Desse modo, você terá visibilidade das atualizações desses perfis em seu feed de notícias.
Compartilhamento de conteúdos
Um dos principais fatores que movimentam o Facebook é o compartilhamento de conteúdo. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: se você se depara com alguma postagem pública — isto é, disponível para qualquer usuário — , você pode compartilhá-la em seu perfil. Assim, as suas conexões irão vê-la no feed de notícias e, conforme mais pessoas compartilharem, maior será o alcance da publicação.
Essa dinâmica resulta na viralização de memes, transforma anônimos em pessoas famosas, impulsiona correntes do bem e, consequentemente, pode criar ondas de ódio e desinformação. Embora seja um bom recurso, seu uso pode causar alguns problemas, o que ocasionalmente coloca o Facebook em posições delicadas.
Messenger
O Messenger é a ferramenta de chat do Facebook que foi desmembrada da plataforma em 2014, ganhando um aplicativo próprio para a versão mobile. Quem ainda acessa o site via desktop, pode usar o recurso pela mesma interface.
Mesmo com aplicativos separados, para utilizar o Messenger é necessário ter uma conta no Facebook. Além disso, em 2020, a ferramenta foi integrada ao Instagram — que pertence ao grupo Facebook (que agora leva o nome de Meta). Desse modo, as conversas via Facebook, Instagram e Messenger foram integradas e podem ser acessadas por qualquer uma das três plataformas.
💡 Saiba mais: 10 melhores ferramentas de chat para site
Páginas de conteúdo
As páginas de conteúdo — conhecidas como fanpages ou páginas de fãs, no português — são perfis públicos utilizados por artistas, bandas, celebridades, marcas, lojas, profissionais, criadores de conteúdos etc. Elas funcionam como um perfil comum, no entanto, não estão disponíveis para receber solicitações de amizade, apenas seguidores.
Essas páginas normalmente são utilizadas para fins comerciais, estratégias de marketing e criação de conteúdo independente, como memes e páginas de fã-clubes. Se você vende online, ter uma fanpage para o seu negócio é uma ótima estratégia para divulgar a sua loja virtual na rede social.
Também é possível transformar seu perfil em uma página no Facebook, caso você já tenha um público adicionado e queira aproveitar os seguidores. Ainda neste artigo, iremos conhecer algumas dicas de marketing no Facebook, continue acompanhando.
💡 Saiba mais: Quais as diferenças entre página e perfil do Facebook?
Grupos
Os grupos no Facebook são muito populares entre os usuários no Brasil. Principalmente antes do lançamento do Marketplace do Facebook — que conheceremos mais para frente — esse recurso era bastante utilizado para a compra e venda de itens seminovos.
Ainda hoje, existem grupos de troca, brechós online e dos mais diversos temas que você imaginar. É possível criar grupos abertos, que permitem a entrada de qualquer usuário, ou fechados, que dependem da aprovação do criador ou dos moderadores.
Dentro de cada grupo, é exibido um feed de notícias específico, isto é, aparecem somente as postagens feitas naquele espaço pelos seus membros. A dinâmica da interação é basicamente a mesma: é possível reagir e comentar as publicações e, se o grupo for público, você também pode compartilhar os conteúdos em seu perfil.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?
Jogos
O Facebook possui um diretório próprio de jogos que pode ser acessado dentro da plataforma — via mobile ou desktop. São diversas opções, incluindo jogos online, como RPGs e jogos para apenas um jogador, como caça-palavras.
O melhor de tudo é que os jogos são gratuitos, podendo oferecer compras em alguns casos. No entanto, o acesso à lista de jogos não é cobrado, bem como a permissão para jogar.
Eventos
A plataforma do Facebook disponibiliza um calendário e permite que os usuários criem eventos públicos e privados nele. Desse modo, é comum vermos em nosso feed de notícias alguns banners de festas, shows, feiras e todos os tipos de celebrações e acontecimentos.
Além de criar e publicar os eventos no feed, você pode convidar as pessoas que você deseja e garantir que elas sejam notificadas. Também é possível fazer publicações na página do evento, que funciona como um feed de grupo, ficando disponível apenas para os usuários que confirmaram presença.
Lives
As lives são uma grande tendência entre os usuários em diversas redes sociais — inclusive o Facebook, que já possui um recurso específico para isso. Por meio dessa funcionalidade, é possível fazer transmissões ao vivo para os seus seguidores, amigos ou para todos os usuários da plataforma.
Esse recurso tem sido adotado como uma ótima estratégia de marketing digital por diversas empresas, principalmente do e-commerce. Foi daí que surgiu o live commerce, uma metodologia focada em vendas online por meio de transmissões ao vivo.
Por tratar-se de uma ação que tende a engajar o público, as lives podem ser grandes aliadas de negócios online. Além disso, o recurso também é bastante popular entre os fãs de games e música, já que diversas sessões de streaming e shows são realizadas por meio desse canal.
💡 Saiba mais: Como fazer live: 12 dicas para transmissões ao vivo
Stories
Os stories do Facebook funcionam exatamente como os do Instagram. Inclusive, é possível publicar o mesmo conteúdo simultaneamente em ambas as plataformas.
Em resumo, eles consistem em postagens — de foto ou vídeo — que ficam disponíveis por 24 horas para todos os seus amigos ou seguidores. Ao invés de aparecerem no feed de notícias, os stories são exibidos em uma barra à parte, que fica localizada no topo da página, tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.
Um dos principais diferenciais dessa funcionalidade é o das opções de filtros e edições que podem ser utilizadas nas imagens. Alguns recursos como enquetes, caixa de perguntas e figurinhas também são bastante populares.
Check-in
O check-in é uma função que já foi muito relevante no passado. Na prática, ele permite que você selecione o local em que você está no momento e compartilhe em seu perfil.
Desse modo, era comum ver usuários fazendo check-in em restaurantes, hotéis, parques e diversos locais. Atualmente, é possível encontrar algumas pessoas utilizando o recurso quando estão em outra cidade ou país.
Anúncios e estatísticas
Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre as ferramentas de anúncios e estatísticas do Facebook. Elas funcionam em conjunto por meio do Facebook Ads e do Facebook Insights (ou Audience Insights), que iremos conhecer na sequência.
De modo geral, esses recursos permitem que você crie anúncios para os seus produtos ou serviços dentro da plataforma. Para marcas que vendem pela internet, essa funcionalidade é uma grande vantagem para alcançar o público na rede social.
Além disso, é possível acompanhar diversas métricas importantes e entender como o os seguidores da marca estão se comportando e interagindo com os conteúdos. Continue a leitura e descubra mais sobre como fazer marketing no Facebook. 😉
💡 Saiba mais: O que e para o que serve a biblioteca de anúncios?
Principais ferramentas do Facebook
Agora que você já sabe quais são os principais recursos do Facebook, é hora de conhecer as ferramentas que a plataforma disponibiliza. Por meio delas, é possível criar conteúdos, vender online, realizar pagamentos e muito mais. E, o melhor: o acesso a todas elas é gratuito. Confira-as a seguir:
Facebook Marketplace
O Marketplace do Facebook é um espaço dentro da plataforma que permite a compra e venda de itens entre os usuários. Nele, é possível criar publicações com fotos, valores e descrição dos produtos e divulgar para os usuários com base em seus interesses e localidade.
No entanto, embora este seja um serviço prático e gratuito, ele não possui integração com meios de pagamento e envio. Desse modo, tudo o que envolve o faturamento e entrega dos produtos deve ser combinado entre vendedor e comprador.
📹 Veja também: Como vender no Marketplace do Facebook
Facebook Ads
O Facebook Ads, como vimos anteriormente, é o serviço de anúncios da rede social. Ele permite que você crie diversas campanhas para divulgar sua marca ou seus produtos com base nos seus objetivos e no seu público-alvo.
A ferramenta também permite que você crie anúncios em diversos formatos, como vídeos e carrossel de imagens, além de oferecer diversas formas de pagamento, como boleto e cartões de crédito.
Quer aprender como ativar a ferramenta? Confira o conteúdo abaixo:
💡 Saiba mais: Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?
Audience Insights
O Audience Insights — também conhecido como Facebook Insights — é a plataforma de análise e estatísticas da rede social. Por meio dela, você pode acompanhar diversos dados relevantes sobre sua página, como:
- Desempenho dos anúncios;
- Engajamento das publicações;
- Comportamento dos usuários;
- Dados demográficos dos seguidores;
- E muito mais.
Essa é uma ferramenta essencial para quem busca fazer marketing no Facebook. Sem dúvidas, com os insumos gerados por este serviço, fica muito mais fácil desenhar suas estratégias na rede social.
Gerenciador de Negócios do Facebook
O Gerenciador de Negócios do Facebook é basicamente um painel administrativo para usuários de contas empresariais. A ferramenta reúne, em uma única interface, tudo o que é necessário para gerenciar as páginas comerciais, contas de anúncios, catálogos online e lojas virtuais integradas.
É por meio do Gerenciador de Negócios que você poderá levar a sua loja virtual para o Facebook e garantir que seus seguidores tenham acesso a seus produtos. Além disso, nessa mesma ferramenta, é possível acompanhar as métricas do seu negócio na rede social, como o engajamento, taxa de cliques etc.
Na Nuvemshop, por exemplo, é muito fácil integrar a sua loja virtual ao Facebook. Isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
Facebook Creator Studio
Se você é criador de conteúdo e deseja criar e publicar vídeos no Facebook, o Creator Studio certamente pode te ajudar. Isso porque ele consiste em um editor e publicador de vídeos próprio da rede social.
Além disso, ele permite que você monetize seus conteúdos, crie anúncios e acompanhe o desempenho deles. Em termos gerais, trata-se de uma ferramenta completa para quem quer produzir e veicular conteúdo no Facebook.
💡 Saiba mais: Vídeo marketing: o que é e como utilizar a estratégia digital?
Facebook Watch
O Facebook Watch é uma ferramenta que utiliza o algoritmo da plataforma para criar uma seleção de vídeos para você com base em suas preferências. Em uma página separada do feed de notícias, você encontra diversos vídeos e, ao executar um deles, é possível ir para outros conteúdos que aparecem automaticamente na sequência.
A princípio, é comum encontrar em sua página alguns conteúdos em alta, ou seja, que são consumidos por um grande número de usuários. No entanto, conforme você vai navegando e assistindo vídeos pela ferramenta, ela começa a filtrar conteúdos que combinam com seus interesses.
Facebook Pay
O Facebook Pay é o sistema de pagamentos da plataforma disponível para todos os aplicativos do grupo Meta (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp). Por meio dele, é possível enviar e receber pagamentos de forma rápida e segura, sem precisar abrir o aplicativo do banco.
No Brasil, a princípio, ele está disponível no aplicativo do WhatsApp. Para utilizar o serviço de pagamentos, basta cadastrar um cartão de crédito ou vincular uma conta do PayPal.
💡 Saiba mais: Como enviar e receber pagamentos pelo WhatsApp Pay?
Como criar um perfil no Facebook?
Criar um perfil no Facebook é uma tarefa bastante simples e prática. Basta acessar a rede social e clicar em “Criar nova conta”, como mostra a imagem abaixo:
Feito isso, você irá precisar fornecer alguns dados básicos para cadastro, como:
- Nome e sobrenome;
- E-mail ou celular;
- Data de nascimento;
- Gênero;
- Senha de acesso.
Após preencher as informações, basta clicar em “Cadastre-se”:
O Facebook irá enviar um código de validação para o seu celular ou e-mail — dependendo de qual deles você usou no cadastro. Insira o código no campo indicado na imagem abaixo:
Após a validação, o seu perfil estará pronto para ser personalizado com suas informações, fotos etc. Veja:
Bem fácil, não é?
Como criar uma fanpage para empresa no Facebook?
Criar uma fanpage no Facebook é tão fácil quanto criar um perfil. Para começar, você precisa ter uma conta na rede social, ok?
Acessando a página inicial do seu perfil, na barra lateral esquerda, você vai encontrar o menu “Páginas”. Acesse este menu e clique em “ Criar página”, como mostra a imagem abaixo:
Feito isso, você terá que preencher algumas informações essenciais da sua página, como:
- Nome da página;
- Categoria (negócios, música, humor etc);
- Descrição.
Depois de preencher os dados, clique em “Criar página”:
Além dos dados obrigatórios, você também poderá incluir uma imagem para o ícone e a capa da sua página e começar a compartilhar seus conteúdos:
Sua fanpage já está pronta para uso! Essa é uma ótima prática para manter os seus clientes informados sobre as novidades do seu negócio.
💡 Saiba mais: Como escolher entre o Instagram ou Facebook para o seu negócio?
Tamanho das imagens para o Facebook
Uma informação importante e que fará toda a diferença na hora de promover seus produtos no Facebook é o padrão das imagens para a rede social. Isso irá garantir que suas fotos apareçam com boa qualidade.
Pensando nisso, separamos as dimensões ideais de acordo com cada recurso da plataforma. Confira:
Imagem de perfil
- Mínimo: 180 x 180 pixels;
- Exibição: 170 px por 170 px em computadores, 128 px por 128 px em smartphones e 36 px por 36 px na maioria dos aparelhos celulares comuns.
Foto na linha do tempo
- Recomendado: 720 px, 960 px ou 1.280 px de largura, sendo a altura de livre escolha;
- Formatos: JPG, PNG.
Foto de Capa
- Perfil pessoal: 851 x 315;
- Página: 828 x 315;
- Formatos: JPG, PNG.
Feed de notícias
- Recomendado: 1200 x 1200 px;
- Mínimo: 600 x 315 px;
- Formatos: JPG, PNG.
Anúncios no Facebook
- Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo);
- Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado);
- Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado).
Como funciona o algoritmo do Facebook?
O Facebook não entrega de bandeja os segredos sobre seus algoritmos. No entanto, existem algumas informações úteis sobre eles, veja a seguir:
Machine Learning
O algoritmo em atividade atualmente no Facebook é o Machine Learning. Trata-se de uma inteligência artificial capaz de avaliar mais de 100 mil fatores para disseminar os conteúdos na rede social de forma automatizada.
Ou seja, não é necessário programá-lo, o algoritmo opera sozinho mapeando cada ação do usuário. E, assim, ele faz a classificação e distribuição de conteúdo para cada pessoa ativa na rede social.
EdgeRank
Antes do Machine Learning, o Facebook utilizava o EdgeRank para trackear o comportamento dos usuários e disseminar os conteúdos de acordo com as preferências de cada um.
Para classificar e distribuir as publicações, o EdgeRank considerava três fatores centrais: afinidade, relevância e tempo. A partir dessas análises, o algoritmo entendia quais postagens deveriam ser exibidas com maior ou menor destaque no feed de notícias.
💡 Saiba mais: Algoritmo do Facebook: o que é e como funciona?
Como usar o Facebook para negócios?
Ao longo deste conteúdo, mencionamos diversos recursos e ferramentas que podem impulsionar as atividades do seu negócio na rede social. Sem dúvidas, o Facebook possui um enorme potencial para empresas que desejam impactar o seu público e vender por meio desse canal.
Entre as principais práticas recomendadas, podemos citar que, além de permitir que você crie sua própria loja dentro da rede social, também é possível integrar uma loja virtual com o Facebook.
Desse modo, é possível migrar todo o seu catálogo online e criar publicações que mostrem seus produtos e direcionem o usuário para a sua loja virtual em poucos cliques.
Além da integração com e-commerce, a plataforma oferece também o próprio serviço de anúncios, o Facebook Ads — que conhecemos anteriormente. Essa ferramenta, sem dúvidas, irá te ajudar a potencializar o alcance da sua marca na rede social.
Em termos gerais, o Facebook dispõe de uma estrutura robusta para usuários que buscam vender por meio da rede social. Portanto, se você é um desses, aqui vai uma lista de ferramentas e recursos que você poderá contar ao longo da jornada:
- Gerenciador de Negócios;
- Facebook Ads;
- Audience Insights;
- Facebook Marketplace;
- Facebook Shops.
💡 Saiba mais:
- O que é Facebook Business e para que serve?
- Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook
5 dicas de marketing no Facebook
Agora que você já conhece todo o potencial do Facebook para a sua marca, que tal conhecer dicas de marketing para alavancar os seus resultados na plataforma? Confira uma lista que preparamos para você logo abaixo:
1. Faça lives
As lives, sem dúvidas, possuem um alto engajamento nas redes sociais, isso inclui o Facebook. Pensando nisso, utilizar esse recurso a favor do seu negócio pode ser bastante vantajoso.
Pense em criar transmissões que sejam de interesse do seu público-alvo. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, uma boa ideia é fazer uma live com um dermatologista ou especialista em skin care.
Desse modo, você consegue unir informações de interesse da sua audiência e a divulgação dos seus produtos em uma tacada só. E não se esqueça de divulgar previamente a data e o horário da live em suas redes sociais, assim, você garante um número maior de espectadores.
2. Compartilhe conteúdo relevante
Assim como nas lives, todo e qualquer conteúdo publicado nas redes sociais do seu negócio deve ser, antes de mais nada, relevante para o seu público alvo. Desde as fotos e vídeos compartilhados no feed até os Stories, tudo deve ser pensado para chamar a atenção do usuário.
Além disso, a frequência de postagem também deve ser um ponto de atenção. Embora não exista uma regra fixa, é importante buscar um equilíbrio entre não postar exageradamente e não postar nada.
O ideal é criar um calendário editorial para organizar a frequência das postagens. Assim, você consegue obter percepções de como o seu público reage às publicações e poderá entender qual é a programação ideal.
Uma última dica sobre este assunto é a respeito do horário de postagem. Assim como no Instagram, o Facebook também possui os melhores horários para publicação com base no engajamento do público. Esse é um fator muito importante na hora de criar o seu planejamento.
💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook
3. Organize suas campanhas de anúncios
O Facebook Ads irá permitir que você crie diversas campanhas para atingir seus clientes na rede social. No entanto, ter um bom planejamento para as campanhas é crucial para garantir o sucesso da estratégia.
Considerando que é possível criar campanhas para diversos objetivos e definir diferentes orçamentos e formas de pagamento, é preciso organizar muito bem o lançamento de cada anúncio. Caso contrário, você terá uma série de propagandas ativas ao mesmo tempo e isso irá dificultar o alcance e a análise dos resultados.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: aprenda com o guia completo
4. Faça testes A/B
Fazer testes A/B é uma estratégia crucial para a segurança do seu negócio. Isso porque, por meio dessa técnica, você terá a oportunidade de entender o impacto das suas ações antes de investir 100% nelas.
Isso se aplica às campanhas de anúncios, calendário de postagens, sorteios e promoções etc. Sem dúvidas, contar com testes A/B irá garantir mais assertividade em toda a sua estratégia.
💡 Saiba mais: Teste A/B: o que é e como utilizá-lo?
5. Acompanhe as métricas
Por fim, mas não menos importante, devemos dar atenção às métricas do seu negócio. Nas redes sociais, esse trabalho também é importante para garantir que você esteja no caminho certo em relação a suas estratégias
Nesse contexto, definir alguns KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) para o seu planejamento dentro do Facebook irá te auxiliar a compreender o que está funcionando ou não. Como, por exemplo: a taxa de engajamento do público, número de cliques em seus anúncios, quantidade de vendas feitas pela rede social, entre outros.
Quanto melhor for o seu entendimento sobre as métricas do seu empreendimento, maiores serão as chances de você alcançar suas metas.
Tudo certo sobre o Facebook?
Esperamos que este guia completo tenha esclarecido, de uma vez por todas, o que é o Facebook e como explorar todo o potencial da rede social. Sem dúvidas, essa plataforma pode te ajudar a obter ótimos resultados para o seu negócio.
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