O que é hub e por que sua empresa deve estar em um?
Já pensou participar de um lugar onde empresas diferentes têm a oportunidade de se conectar, trocar experiências e aproveitar recursos compartilhados para crescerem juntas? Esse é o conceito de um hub.
No mundo do e-commerce, entender o que é hub e como ele pode beneficiar os empreendedores é essencial para se manter competitivo e aproveitar novas oportunidades de parcerias e contato com fornecedores.
Então, se ficou interessado sobre o assunto e deseja saber quais os principais tipos de hub e quais as vantagens de participar de um, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá?
O que é hub?
Hub é um ponto de encontro que facilita a conexão de pessoas, informações ou itens. O conceito de hub é aplicado em diferentes contextos, como o empresarial, logístico e tecnológico.
Em seu sentido original, hub é o nome dado a uma peça que concentra conexões de rede, permitindo que as informações transitem por diferentes caminhos.
No ambiente dos negócios, a estratégia de hubs consiste na criação de ambientes colaborativos com a finalidade de criar conexões entre pessoas, centralizar recursos tecnológicos e acelerar o desenvolvimento de startups e projetos.
Os hubs podem ser criados por todos os tipos de profissionais e empreendedores, desde gerentes que desejam criar conexões para desenvolver novos projetos até músicos que procuram se encontrar para compartilhar opiniões sobre suas criações.
Independente da finalidade do hub, o seu papel é permitir interações mais fluidas entre os envolvidos, otimizar as operações e facilitar o processo de interconexão entre diferentes áreas.
Os hubs podem acontecer tanto em espaço físico quanto virtual. No primeiro tipo, as empresas e demais organizações se reúnem para colaborar, realizar eventos e desenvolver projetos. Já nos hubs virtuais, a interação e a troca de ideias ocorrem online.
💡Saiba mais: O que é empreendedorismo, quais os tipos e como começar?
Quais são os tipos de hub?
Como você deve imaginar, existem diferentes tipos de hubs com funcionalidades e objetivos específicos. Abaixo, confira os principais:
Hub de inovação
Um hub de inovação é um ambiente colaborativo que promove a troca de ideias, inovação e desenvolvimento de soluções criativas por parte de empresas, startups, investidores e instituições.
Serve para pessoas que buscam ampliar sua rede de conexão (networking) e estar antenado às novidades e tendências.
Ou seja, um hub de inovação tem como objetivo conectar pessoas e recursos, incentivando a inovação e o desenvolvimento de novos profissionais e de novos negócios.
👉 Ferramenta grátis: Ideias de negócios inovadores
Hub logístico
Os hubs logísticos são centros de distribuição de mercadorias localizados estrategicamente próximos a aeroportos, portos, fábricas e rodovias.
Nesse tipo de hub, as operações de recebimento de produtos, armazenamento e redistribuição para diferentes destinos são gerenciadas. Ou seja, o hub logístico funciona como um ponto de encontro central para otimizar a realização das operações logísticas para transportadoras.
Com isso, esses espaços são importantes para otimizar as operações logísticas, reduzir os custos e diminuir tempo de entrega.
💡Saiba mais: O que é centro logístico e quais as funções?
Hub empresarial
Os hubs empresariais são espaços colaborativos que funcionam como centros de conectividade, onde empresas podem realizar a conexão com diferentes fornecedores, startups, investidores e outros parceiros estratégicos.
Ou seja, esse tipo de hub auxilia no processo de colaboração entre companhias em projetos conjuntos, no desenvolvimento de novas parcerias e até no processo de conquista de investidores.
Além disso, esses espaços oferecem materiais, workshops e cursos para apoiar o desenvolvimento de empresas.
💡Saiba mais: Stakeholders: o que são, funções e como gerenciar?
Hub comercial
O hub comercial é um ponto central de conexão para empresas e fornecedores se encontrarem. O ambiente facilita a troca de produtos, serviços e recursos.
Funciona como um centro estratégico para ampliar o alcance das empresas a fornecedores mais competitivos no mercado. Ou seja, o hub comercial é um facilitador para as empresas desenvolverem uma rede ampla de fornecedores e parceiros.
Hub tecnológico
Esse tipo de hub funciona como um centro de conexões dedicado ao desenvolvimento tecnológico. Ele oferece um ambiente colaborativo para entusiastas da tecnologia se reunirem, compartilharem conhecimentos, apresentarem projetos inovadores e mais.
O hub tecnológico pode ser feito por uma universidade em um local público a fim de incentivar a conexão de pessoas com interesse em comum nas áreas da tecnologia. No espaço, a instituição pode, por exemplo, oferecer workshops de programação, incentivar a troca de ideias sobre projetos e fornecer materiais para o desenvolvimento desses talentos.
Quais as vantagens de um hub?
Agora que você já entendeu quais são os principais tipos de hub, vamos conferir as suas principais vantagens:
Networking
Sem dúvidas, a construção do networking é a principal vantagem ao fazer parte de um hub. O espaço permite a proximidade entre uma extensa rede de contatos profissionais que compartilham do mesmo interesse.
Além disso, permite que as empresas estabeleçam relações com investidores, fornecedores e potenciais clientes.
💡Saiba mais: O que é LinkedIn: tudo sobre a maior rede profissional
Recursos compartilhados
Participar de um hub, permite que pequenas empresas e startups compartilhem de recursos essenciais que podem ter custos elevados para adquirir ou manter de forma individual.
Com os hubs empresariais, os negócios podem decidir compartilhar salas de reuniões, espaços de trabalho, treinamentos e conhecimentos especializados. No caso do hub de logística, as empresas ao compartilhar recursos, como armazéns e equipamentos de transporte, por exemplo.
Além disso, ao fazer parte de um ambiente colaborativo, as empresas têm a oportunidade de se beneficiar dos conhecimentos que outros negócios já adquiriram. Essa troca de informações relevantes pode acelerar a inovação e aumentar a eficiência dos projetos para ambos os lados.
Escalabilidade
Os hubs oferecem aos empreendedores o ambiente ideal para escalar seus produtos ou serviços sem a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura própria.
As conexões com empresas do mesmo setor, parceiros e fornecedores podem acelerar o processo de escalabilidade, já que proporcionam acesso a novos mercados e oportunidades.
Eficiência operacional
Quando falamos de um hub de logística, por exemplo, as empresas que participam deste centro de distribuição buscam otimizar suas operações de distribuição e armazenamento.
Com essa centralização das atividades logísticas, as empresas conseguem reduzir o custo, o tempo de transporte e diminuir os riscos de erros no destino final das encomendas.
Como implantar um hub?
Implantar um hub, seja ele tecnológico, comercial ou de logística, envolve algumas etapas essenciais para garantir seu sucesso. Confira, a seguir, o passo a passo para criar um hub:
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é a base para desenvolver qualquer projeto bem-sucedido. Se deseja começar um hub, independente do modelo, é necessário estabelecer seus objetivos e como ele pode servir como uma ferramenta para alcançá-los.
Para isso, comece realizando uma análise de mercado para entender as necessidades e oportunidades da sua área. Identifique os principais parceiros e clientes que podem se interessar pelo hub e os benefícios esperados por eles.
Com isso, determine o valor que o hub vai oferecer aos seus participantes: será um centro de inovação, um ponto de encontro para negócios ou até um facilitador de operações logísticas?
Além disso, busque entender qual modelo pode gerar mais adesão da comunidade: virtual ou presencial.
Seleção do local
Ao optar por um espaço físico, selecione um local estratégico que ofereça fácil acesso aos principais interessados em participar do hub.
No caso do exemplo que trouxemos acima do hub de tecnologia criado por uma universidade, fazer sua implementação em um shopping pode ser uma boa oportunidade para conseguir atrair público jovem interessado em tecnologia e em realizar um curso superior.
Desenvolvimento de parcerias
Outra etapa para criar um hub é desenvolver uma rede de contatos e parceiros. Estabelecer conexões estratégicas com fornecedores, clientes e empresas do mesmo segmento pode auxiliar no processo de geração de oportunidades para os participantes do hub.
Além disso, crie uma estratégia de marketing para divulgar o hub e atrair parceiros e potenciais investidores para o espaço.
Operação
Após todo o planejamento, é o momento de iniciar as operações do hub. Para garantir o sucesso é importante monitorar de perto a satisfação dos parceiros e dos empreendedores.
Busque sempre identificar pontos de melhoria na operação, rodar pesquisa de satisfação com as partes envolvidas e investir em melhorias e correções de problemas.
💡Saiba mais: O que é feedback e como adotar?
Entendeu o que é hub?
Esperamos que você tenha entendido o que é hub e a importância de fazer parte de um. Afinal, o hub é um caminho colaborativo que pode auxiliar no acesso a novos mercados, no compartilhamento de recursos com outras empresas e até no fortalecimento da sua operação logística.
E, se você deseja fazer parte de uma comunidade que oferece materiais e cursos de alta qualidade para o desenvolvimento do seu negócio, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Aqui, você encontra Trilhas de Conhecimento gratuitas para ajudar na expansão do seu empreendimento!