Loja virtual: o que é e por que criar a sua? Dicas de experts

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Imagem de sacola, smartphone e cartão de crédito sobre fundo colorido representa o que é loja virtual
Pontos principais do artigo:
  • Loja virtual é um site próprio criado exclusivamente para as vendas online. Nele, o vendedor expõe seus produtos e/ou serviços com fotos e descrições detalhadas;
  • No e-commerce, o cliente entra no site, escolhe seus produtos, coloca os itens no carrinho de compras, informa o endereço para entrega, paga e espera para receber a encomenda;
  • Para montar uma loja virtual do zero, você precisa escolher os produtos que quer vender, definir o público-alvo, criar um plano de negócios, definir a identidade visual da loja, optar por uma boa plataforma de e-commerce e divulgar seu site de vendas;
  • Se você pretende vender online, com a Nuvemshop você pode criar uma loja virtual gratuita e colocar a sua página no ar sem precisar de conhecimentos técnicos!

Muito se fala sobre o universo das vendas online, mas você sabe o que é loja virtual? Se não tem certeza, não se preocupe. Em meio a tantos termos e canais de venda pela internet, é perfeitamente normal não saber diferenciar os conceitos.

Especialmente em um contexto em que o e-commerce representa uma fatia significativa das vendas do varejo, conhecer todos os detalhes sobre o comércio eletrônico é importante para quem quer empreender nessa área.

De acordo com dados do Statista, o e-commerce já correspondia a mais de 20% das vendas do varejo mundial em 2024. E a tendência é que essa participação continue crescendo, chegando a quase 23% em 2027!

Diante desse crescimento acelerado, abrir uma loja virtual pode ser uma boa oportunidade. Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos nos aprofundar para entender o que é loja virtual, suas principais vantagens, como ela funciona e o passo a passo para criar um site de vendas do zero. Vamos lá?

Ah, antes de começar, aproveite para criar seu site de vendas grátis na Nuvemshop em poucos minutos! Junte-se aos mais de 150 mil empreendedores da maior plataforma de e-commerce da América Latina:

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O que é loja virtual?

Loja virtual é um site próprio criado exclusivamente para as vendas online. Nele, o vendedor expõe seus produtos e/ou serviços com fotos e descrições detalhadas. Além disso, o layout pode ser ajustado de acordo com a paleta de cores da marca.

Outro ponto importante que diferencia uma loja online dos outros tipos de site é que, nela, há integração com meios de pagamento e de envio. Desse modo, o cliente que compra por esse e-commerce pode pagar facilmente pela internet e, ao digitar seu CEP, já sabe qual será o custo do frete para receber a encomenda.

Existem muitos outros canais de venda pela internet, como os marketplaces e as redes sociais. No entanto, a loja virtual tem essa característica de ser um site que pertence totalmente ao lojista, de modo que ele mesmo pode alterar o que quiser, desde a identidade visual até as formas de pagamento aceitas, por exemplo.

Como funciona uma loja virtual?

Uma loja virtual funciona como uma loja física, porém no ambiente virtual. Dessa forma, o cliente entra no site, escolhe seus produtos, coloca os itens no carrinho de compras, informa o endereço para entrega, paga e espera para receber a encomenda.

Do lado do lojista, a partir do momento em que o pagamento é confirmado, ele deve separar ou produzir os itens comprados, embalá-los e postar em uma agência dos Correios ou transportadora para o endereço informado pelo comprador.

Observe a imagem com o funcionamento completo:

Infográfico mostra como funciona uma loja virtual

Quais são as vantagens da loja virtual?

Que vender pela internet é vantajoso, isso já ficou claro. Afinal, há anos, o e-commerce vem aumentando seu faturamento. No entanto, a seguir, vamos conhecer os principais benefícios de criar uma loja virtual:

Alcance

Atualmente, conforme um estudo do IDC encomendado pela Infobip, 88% dos brasileiros compram online. Aliás, mais da metade prefere comprar pela internet, segundo dados da Opinion Box.

Além disso, ao vender por uma loja online, é possível vencer barreiras geográficas e comercializar produtos não apenas para a sua região, mas para todo o Brasil e, por que não, o mundo.

Custo

Quando comparamos o custo de abrir uma loja física, a versão virtual acaba saindo bem mais em conta. Com um estabelecimento em algum ponto comercial, seria necessário pagar aluguel, todas as contas da loja e, pelo menos, uma pessoa como funcionária.

Já com uma loja virtual, é possível começar com um negócio em casa. Desse modo, o investimento necessário seria na plataforma de e-commerce, na formalização do negócio, no estoque inicial e na divulgação — sendo que estes três últimos também existiriam em uma loja física.

💡Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual?

Vendas 24 horas por dia

Com uma loja virtual, as pessoas podem realizar compras 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer região.

Diferente de uma loja física, que funciona em horário comercial e depende da presença de vendedores durante todo o expediente, no e-commerce os clientes podem comprar a qualquer momento (até mesmo de madrugada).

Também em comparação às vendas nas redes sociais, que exigem o atendimento humano para que o cliente possa escolher os produtos, pagar e fornecer as informações para envio, com a loja virtual esse processo é todo automatizado.

Marcela Moura, fundadora da Papelaria dos Concurseiros, loja Nuvemshop, fala sobre os benefícios de optar pela loja virtual como canal de venda:

"Vendendo via site, você precisa apenas receber as vendas para começar a separar os pedidos e despachar. Via rede social ou WhatsApp, você precisa convencer o cliente, ficar enviando fotos, catálogos, enviar link de pagamento, pedir endereço e informações, verificar se está tudo ok. É um esforço que não existe com o site, onde é tudo automatizado."

Marcela Moura
Marcela Moura
Fundadora da Papelaria dos Concurseiros

 

Acompanhamento de indicadores

Outra vantagem de ter uma loja virtual é a possibilidade de acompanhar dados demográficos e de navegação dos clientes.

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível observar essas métricas, montar relatórios e, a partir da análise, criar estratégias certeiras para atrair e fidelizar mais clientes.

Controle sobre o negócio

Ao ter a sua própria loja virtual, você tem controle total sobre o negócio. Isso significa que você não vai depender das diretrizes de outras empresas, como marketplaces ou redes sociais, para que seu negócio sobreviva. Quer um exemplo prático?

Imagine uma pessoa que só vende pelo Instagram e em mais nenhum outro canal. Um dia, ela acorda e percebe que a conta dela foi bloqueada por causa da quebra de algumas diretrizes sem nenhum tipo de advertência. Como ficaria o negócio dela?

Quais são as desvantagens da loja virtual?

Para começar a empreender, é necessário estar preparado para tudo o que está por vir, pensando nisso, separamos também algumas das desvantagens da loja virtual. Confira:

Tempo para construir a audiência

Ao contrário de grandes marketplaces, como o Mercado Livre, que recebem milhões de visitas mensalmente, quando você cria um site do zero, precisa de tempo para construir sua audiência.

Isso pode ser feito por meio de anúncios no Google e nas redes sociais, por exemplo. Esse tipo de divulgação costuma trazer resultados mais rápidos, mas exige investimento.

Outra opção, que pode e deve ser combinada com os anúncios, é investir em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). A ideia por trás dessas técnicas é fazer com que as páginas de um site fiquem bem classificadas entre os resultados do Google, de modo a aumentar o tráfego orgânico.

O investimento em SEO leva mais tempo — cerca de alguns meses até mostrar os primeiros resultados —, mas não custa nada além de trabalho e dedicação.

Insegurança de alguns clientes

Apesar da popularização do e-commerce, alguns clientes ainda se sentem inseguros na hora de comprar pela internet, especialmente por sites menos conhecidos.

No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para conquistar a confiança do consumidor:

  • Caprichar nas descrições e fotos de apresentação dos produtos;
  • Criar uma página “Sobre nós” para apresentar a empresa e um FAQ para responder às dúvidas frequentes;
  • Deixar claro quais são os canais de atendimento ao cliente;
  • Usar as redes sociais para criar vídeos mostrando os produtos em uso;
  • Inserir feedbacks de clientes no site, como estratégia de prova social.

Frete

Por fim, o frete costuma ser uma das principais causas de abandono de carrinho nas lojas virtuais. Seja pelo custo ou pelos prazos, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com esse fator.

Para contornar esse problema, é possível usar soluções como gateways de frete, que fazem cotações simultâneas em diversos serviços de entrega para encontrar a melhor opção. Além disso, outra possibilidade é disponibilizar um ponto de retirada para os clientes que prefiram buscar suas compras.

Se você pretende abrir sua loja virtual na Nuvemshop, pode contar com o Nuvem Envio, solução de frete desenvolvida para facilitar o processo de frete para os lojistas da plataforma.

O serviço logístico é integrado aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada.

Aproveite para conhecer todas as funcionalidades do Nuvem Envio:

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O que preciso antes de criar uma loja virtual?

Antes de criar uma loja virtual, é importante garantir que você tem as ferramentas e a estrutura básica necessária para gerenciar o negócio online. Aqui estão os itens que você precisa considerar:

  • Computador, notebook ou smartphone para cadastrar produtos, gerenciar a loja virtual e responder clientes;
  • Bom plano de internet para evitar dificuldades ao acessar a plataforma e conseguir responder clientes rapidamente;
  • Local tranquilo e organizado para trabalhar;
  • Capital inicial para investir na estrutura digital (domínio, hospedagem, plataforma de e-commerce e ferramentas de marketing);
  • Se for vender produtos físicos com estoque próprio, capital para investir na compra do estoque inicial e das embalagens de envio;
  • Espaço para armazenar os produtos com segurança;
  • Estudar sobre precificação de produtos e controle financeiro para garantir lucros;
  • Aprender sobre marketing digital, tráfego pago e SEO para atrair clientes;
  • Avaliar a necessidade de abrir CNPJ, emitir notas fiscais e enquadramento tributário.

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Como montar uma loja virtual do zero?

Agora que você já conhece a definição e os prós e contras da loja online, deve estar se perguntando como montar uma loja virtual. Por isso, a seguir, você confere o passo a passo para começar a empreender online:

1. Escolha quais produtos vender

Em primeiro lugar, se você quer vender por meio de uma loja virtual, precisa definir o que vender. Muita gente se deixa levar pela escolha do que promete render mais dinheiro, mas esse não é o único fator a ser levado em conta.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre afinidade com o segmento e demanda de mercado. Ter familiaridade com o produto pode ajudar na comunicação e no atendimento ao cliente, mas, se a procura for baixa, as chances de sucesso diminuem.

Sobre a escolha do nicho de mercado, Bruno de Oliveira, VP de educação da Nuvemshop e CEO do Ecommerce na Prática, apresentou uma dica valiosa na palestra sobre Varejo Bilionário. Confira:

"O melhor caminho hoje não é mais trabalhar com o que você é apaixonado, é encontrar o que você gosta e ver se isso é uma tendência de mercado, identificar uma oportunidade e aproveitá-la. Essa é a maneira de você ter resultado mais rápido."

Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

 

💡Saiba mais: Quais são os nichos mais lucrativos?

2. Estude seu público

Além de saber o que vender, é essencial saber para quem vender. Definir o público-alvo vai ser importante para praticamente tudo o que você for definir em sua estratégia, desde o layout da sua loja virtual até as redes sociais em que sua marca vai ter perfis.

Uma dica importante é dar um passo além e definir a persona. Esse é um personagem semifictício que representa seu consumidor ideal, com gostos, hábitos, medos e aspirações.

No início, esse perfil será criado com base em suposições, mas, à medida que você for conquistando clientes, poderá validar essas hipóteses por meio de enquetes e entrevistas e atualizar a persona.

3. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que vai te ajudar a estruturar o seu novo empreendimento. Nele, serão definidas informações super-relevantes para toda nova empresa, como:

  • Descrição geral da empresa;
  • Produtos e serviços;
  • Mercado consumidor;
  • Fornecedores;
  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing;
  • E outras análises de mercado importantes para quem começa uma nova empresa.

Por mais que seja trabalhoso, fazer o plano de negócios vai te ajudar a pensar em aspectos da loja virtual que talvez você nem soubesse que existiam. Desse modo, você garante que toda a estratégia estará ajustada e aumenta as chances de sucesso da sua marca.

4. Escolha um nome para sua loja virtual

Apesar de parecer um detalhe, o nome da loja virtual é muito importante. Afinal, é por meio dele que as pessoas vão conhecer sua marca.

Nesse contexto, é interessante escolher um nome original e que remeta ao seu nicho de atuação. Além disso, procure algo que seja simples e fácil de escrever, assim o nome fica guardado com mais facilidade na mente do público.

Aproveite para criar um nome para o seu negócio em segundos! Com o Gerador de nomes da Nuvemshop, você tem milhares de opções criativas à sua disposição. Experimente agora, é grátis!

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5. Defina uma identidade visual

Assim como o nome, a identidade visual também vai auxiliar o público a criar uma identificação, ela é composta por um conjunto de elementos gráficos que representam visualmente uma marca. Por isso, é importante se dedicar para definir:

  • A paleta de cores da marca;
  • O logotipo;
  • As fontes usadas;
  • A identidade das fotos tiradas para o site e para as redes sociais.

Além de criar laços com os consumidores, uma identidade visual bem pensada é capaz de transmitir profissionalismo à sua audiência, diminuindo, assim, a desconfiança de quem compra online.

6. Encontre fornecedores

A não ser que você mesmo vá produzir os artigos que colocará à venda, vai precisar escolher fornecedores confiáveis.

Essa etapa, até encontrar os melhores parceiros, exige muita pesquisa online e, se possível, em lojas de fábrica, distribuidoras e polos de produção dos itens que você vai vender (como é o bairro do Brás, em São Paulo, para as lojas de roupas, por exemplo).

Depois de escolhidas as primeiras opções de fornecedores, converse para entender as condições de negociação, bem como prazos de entrega. Por fim, faça uma compra teste do lote mínimo para verificar a qualidade dos produtos antes de encomendar grandes quantidades para seu estoque.

Precisa de ajuda para encontrar bons fornecedores? Conheça a nossa Lista de Fornecedores para encontrar os melhores parceiros do mercado:

👉 Ferramenta grátis: Lista de Fornecedores

7. Escolha uma plataforma de e-commerce

Sem dúvidas, a melhor maneira de criar uma loja virtual hoje em dia é escolher uma plataforma de e-commerce. Esse tipo de solução permite que o empreendedor crie uma loja online mesmo que não tenha conhecimentos técnicos.

Desse modo, o lojista pode montar um site profissional com facilidade e não precisa se preocupar com atualizações no código ou com a hospedagem do site.

Além disso, as plataformas de e-commerce permitem integrações facilitadas com meios de pagamento, para que você possa receber por suas vendas, e de envio, para calcular o frete e facilitar o processo de postagem das encomendas.

Isso significa que, em poucos cliques, você será capaz de cobrar por suas vendas na loja virtual e informar o custo do frete aos clientes instantaneamente. Simples, não é mesmo?

Sobre a criação de loja virtual em uma plataforma de e-commerce, Dennys Siqueira, lojista Nuvemshop Next à frente da Beidê Jeans, dá a seguinte dica:

"Três pontos foram levados em consideração na escolha. O primeiro é olhar para dentro: você consegue fazer tudo que gostaria nessa plataforma? O segundo é a simplicidade: a plataforma é simples de operar? E o terceiro questionamento é o financeiro. Se a plataforma tem tudo que você precisa, é simples, mas é cara, então não dá. É preciso olhar para os três pontos em conjunto."

Dennys Siqueira
Dennys Siqueira
CEO da Beidê e cliente Nuvemshop Next

 

Caso queira ver na prática como funciona uma plataforma desse tipo, você pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop:

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8. Capriche no SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são aquelas que otimizam um site para que ele apareça entre os principais resultados dos buscadores (como o Google) quando alguém pesquisar por um produto que sua loja oferece.

Apesar de mostrar os primeiros efeitos a médio prazo, esse tipo de trabalho é importante para que as visitas da sua loja virtual não dependam apenas de anúncios pagos. Eles também são muito efetivos, mas, por meio do SEO, é possível construir uma audiência sólida com investimentos bem menores.

Para otimizar seu site de vendas para SEO, você pode investir em:

  • Definir palavras-chave para nomear produtos e categorias;
  • Criar URLs amigáveis;
  • Usar imagens em boa resolução, tamanho e com descrição adequada;
  • Ter um site com design responsivo e boa usabilidade;
  • Cadastrar sua loja no Google Meu Negócio.

💡Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

9. Divulgue seu site

A divulgação da loja virtual também é muito importante para conquistar clientes. Ela pode ser feita por meio de estratégias de marketing nas redes sociais e de anúncios por esses canais e pelo Google Ads.

Inicialmente, os anúncios podem ajudar a tornar seu novo e-commerce mais conhecido e a gerar suas primeiras vendas. Então, pense em reservar uma parte do seu investimento para começar essa estratégia.

10. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Por fim, mas não menos importante, o atendimento ao cliente deve ser uma prioridade de qualquer um que venda pela internet. Como o cliente não pode ver e tocar os produtos, é normal que dúvidas e inseguranças surjam durante o processo de compra.

Nesse contexto, responder rapidamente aos chamados e buscar sempre solucionar os problemas com educação pode fazer toda a diferença na hora de conquistar o consumidor.

Também é uma boa prática informar quais são os seus canais de atendimento, os horários e prazos de resposta em seu site. Desse modo, o público sabe o que esperar ao entrar em contato com seu suporte.

Exemplo prático de como criar uma loja virtual

A seguir, vamos conferir um passo a passo prático de como criar uma loja virtual do zero. Para isso, considere a personagem fictícia Ana, apaixonada por esporte e estilo de vida saudável. Veja como ela criou sua loja virtual:

1. Escolha dos produtos

Ana sabe que quer criar uma loja virtual relacionada ao mundo fitness, já que essa é sua maior paixão. Então, para definir os produtos, ela faz uma pesquisa de mercado e analisa os concorrentes a fim de entender quais as melhores oportunidades dentro do segmento.

Como resultado, ela descobre que leggings de alta compressão e tops respiráveis são tendência entre os consumidores. Além disso, ela também identifica que peças feitas de maneira sustentável têm ganhado uma fatia considerável do mercado.

2. Definição da persona

Sabendo o seu nicho de mercado, Ana consegue definir o público-alvo para sua marca: mulheres entre 25 e 40 anos, apaixonadas por esportes, que buscam roupas de qualidade para treinar, priorizando conforto e qualidade.

Além disso, a empreendedora analisa o comportamento de compra da sua persona por meio de análises nas redes sociais e também pesquisas com amigas e familiares. Assim, ela identifica que a maior parte prefere comprar roupas de academia em lojas virtuais.

3. Escolha do nome

Com isso em mente, o plano de criar uma loja virtual de roupas fitness segue para o próximo passo.

Sabendo que o ideal é optar por um nome curto, fácil de lembrar e que retome a proposta da loja, Ana busca por nomes no gerador de nomes de loja fitness da Nuvemshop.

Com o auxílio da ferramenta, ela chega a conclusão que a melhor opção é Conforto Fitness.

4. Estruturação do plano de negócios

Para estruturar sua loja, Ana monta um plano de negócios com:

  • Nome e proposta da loja: Conforto Fitness – roupas fitness com estilo e conforto;
  • Produtos: leggings, tops, camisetas e conjuntos esportivos;
  • Público-alvo: mulheres entre 25 e 40 anos;
  • Estratégia de marketing: anúncios, redes sociais e SEO;

5. Criação da identidade visual

Para fortalecer sua marca, Ana cria uma identidade visual profissional:

  • Paleta de cores: preto, verde e dourado para transmitir elegância e energia;
  • Logotipo: um design minimalista com a silhueta de uma mulher em movimento;
  • Fonte: moderna e clean;
  • Fotografia: imagens de mulheres reais usando os produtos.

6. Parceria com fornecedores

Agora, para escolher os fornecedores, a empreendedora pesquisa por marcas confiáveis que produzem roupas com tecidos de qualidade. Após visitar fábricas de produção e testar os produtos, ela opta por um fornecedor com preços competitivos e fabricação sustentável.

💡Saiba mais: O que é moda sustentável? Dicas para investir

7. Escolha da plataforma de e-commerce

Após pesquisar entre Nuvemshop ou Loja Integrada, a empreendedora decide criar sua loja na Nuvemshop.

A escolha é baseada em vários fatores, como a possibilidade de começar com um plano gratuito mais completo sem precisar abrir mão da personalização da loja virtual.

Além disso, como não possui conhecimentos técnicos, a lojista valoriza o painel intuitivo da plataforma, que facilita o gerenciamento de produtos e o acompanhamento das vendas.

Gostou dos benefícios? Então, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop:

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8. Divulgação da loja virtual

Com a loja virtual pronta, produtos cadastrados e layout definido, chegou o momento de divulgar o site para atrair clientes e começar a vender.

Para isso, Ana investe nas redes sociais e na criação de conteúdo relevante no Instagram e no TikTok. Aqui, vale a pena aproveitar as oportunidades do nicho e criar vídeos com sugestões de combinações com as peças da loja, mostrar o cuidado no processo de embalar os produtos e muito mais. Alguns desses vídeos são impulsionados por ela nas plataformas.

Principais dúvidas sobre loja online

Apesar de já termos conhecido bastante sobre o universo da loja virtual, algumas dúvidas são bastante comuns quando começamos a pesquisar sobre o assunto. Então, a seguir, você confere as principais respostas:

Preciso saber programar para criar uma loja virtual?

Não é necessário saber programar para criar uma loja virtual. Hoje em dia, existem diversas soluções de plataformas de e-commerce que permitem a criação do site de vendas mesmo que o lojista não tenha nenhuma experiência.

E isso não significa que a loja tenha que ser engessada ou com uma cara padrão. Na plataforma da Nuvemshop, por exemplo, é possível ter acesso a mais de 60 temas personalizáveis e gratuitos, que podem ser alterados com poucos cliques.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

Modéstia à parte, acreditamos que a Nuvemshop é a melhor plataforma de e-commerce.

Atualmente, existem diversas opções no mercado, com diferentes propostas. Tudo vai depender dos objetivos do seu negócio. No entanto, para escolher, é preciso levar em consideração fatores como:

  • Facilidade de uso para criação e manutenção da loja;
  • Estabilidade da plataforma (para que o site não fique fora do ar);
  • Canais de suporte oferecidos ao lojista;
  • Escalabilidade;
  • Custos.

É preciso ter CNPJ para vender pela internet?

Não é necessário ter um CNPJ para começar a vender pela internet. Entretanto, esse é um passo recomendado para a formalização do negócio, o que vai ajudar a ganhar credibilidade à medida que a empresa for crescendo.

O único caso em que a emissão de notas fiscais e, consequentemente, ter um CNPJ é obrigatório é para negócios que já começam vendendo para outras empresas.

💡Saiba mais: Como abrir um CNPJ de loja virtual?

Entendeu o que é loja virtual e como abrir a sua?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender, de uma vez por todas, o que é loja virtual e como ela funciona. Se você pensa em vender pela internet, essa é uma ótima maneira, seja por meio da comercialização de itens de estoque próprio ou via dropshipping — quando o fornecedor envia os produtos diretamente ao cliente final.

E, se você quer aumentar as suas vendas, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Comece a ganhar dinheiro online de forma prática e segura! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o que é loja virtual

Quem tem loja virtual é conhecido como lojista, empreendedor digital ou dono de e-commerce. O termo pode variar dependendo do contexto, mas todos se referem a quem gerencia um negócio online.

Para atrair clientes para sua loja virtual é necessário investir em estratégias de divulgação, como criar anúncios e conteúdos nas redes sociais, oferecer promoções, ter fretes atrativos e oferecer benefícios.

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