O que é marketing 4.0 e como aplicá-lo em seu negócio?
- Marketing 4.0 é uma abordagem moderna e atualizada do marketing que se concentra na interação com os consumidores em um ambiente digital e conectado;
- De forma geral, esse tipo de marketing foca na interconectividade digital, aproveitando plataformas online, redes sociais, dispositivos móveis e outras tecnologias para se comunicar e engajar com os consumidores;
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O marketing foi e sempre será um mundo a ser descoberto, em que qualquer detalhe ou teoria pode ser aproveitada mais de uma vez com o intuito de atingir o seu potencial máximo. Nesse sentido, você já ouviu falar do marketing 4.0? Esse conceito, que representa a revolução digital das empresas, foi definido por Phillip Kotler, considerado o pai do marketing.
De acordo com ele, as marcas que souberem conectar o marketing tradicional com o marketing digital podem melhorar e aumentar a satisfação do cliente.
Então, se você está interessado no assunto, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre marketing 4.0. Preparamos um conteúdo com informações valiosas e com dicas de como você pode colocá-lo em prática no seu negócio. Vamos conferir?
O que é marketing 4.0?
Marketing 4.0 corresponde às novas práticas de relacionamento com o consumidor. Baseia-se em métodos e códigos existentes, considerando o progresso em questões digitais.
Em outras palavras, o conceito é a combinação do mundo offline e do mundo online, em que ambos coexistem e contribuem para melhorar a experiência dos consumidores.
Além disso, Kotler considera que aspectos fundamentais do marketing 4.0 são:
- O consumidor como centro de tudo;
- Foco em oferecer conteúdo de qualidade;
- Humanização da marca;
- Trabalhar com análise de dados;
- Acessibilidade e comunicação constante com os usuários;
- Oferecer e compreender segurança e privacidade.
Ao investir na estratégia do marketing 4.0, você terá ao seu dispor informações e ferramentas úteis para ir de encontro às necessidades, reunir preocupações e resolver problemas para proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível.
Evolução do marketing: do 1.0 ao 4.0
Já que estamos aprendendo sobre marketing 4.0, que tal relembrarmos como chegamos até essa era? Confira abaixo uma explicação e a evolução do marketing 1.0 até o 4.0:
Marketing 1.0
O marketing 1.0 é centrado no produto. A proposta de valor é funcional, ou seja, a mercadoria deve satisfazer a necessidade do cliente, mas sem qualquer interação ou segmentação de público.
Esse tipo de marketing se expressa por meio de diferentes práticas: banners, outdoors, banners de vídeo, anúncios nativos em revistas, rádios e televisão e tudo aquilo que demonstra apenas os benefícios do produto.
Marketing 2.0
Já o marketing 2.0 é orientado para o cliente. Surgiu no início dos anos 2000 com a web 2.0, em que já era possível se expressar e compartilhar.
É a ascensão em poder dos blogs e das redes sociais, como o Facebook, YouTube, Instagram, Twitter etc.).
Também no marketing 2.0 surge o conteúdo de marca e o marketing viral. Práticas que não substituem as do marketing 1.0, mas que complementam os efeitos para um relacionamento mais interativo.
💡Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?
Marketing 3.0
O termo foi popularizado por Philip Kotler em seu livro de 2010, “Marketing 3.0”. Essa era foi marcada pela visão centrada nas pessoas e nos valores.
O marketing 3.0 se apresenta como uma evolução do marketing 2.0 para se dirigir não apenas ao consumidor, mas ao ser humano como um todo. Para se diferenciar e evitar se tornar lugar-comum, as marcas devem ter sucesso em compartilhar valores com seus clientes.
Aqui, o importante não é mais vender ou contratar, mas satisfazer os clientes com ofertas e práticas menos agressivas, mais respeitosas, mais humanas.
E, para conseguir isso, uma marca deve traçar um plano para melhorar o dia a dia de seus consumidores.
Marketing 4.0
Conforme mencionamos acima, o marketing 4.0 também foi apresentado por Philip Kotler. Ele, basicamente, resume essa nova era como um aprofundamento do marketing 3.0, incluindo um mundo com mais conexão digital, móvel e permanente.
É o marketing centrado em dados, inteligência artificial, algoritmos preditivos, aprendizado de máquina etc.
Ele contém práticas de automação baseadas no uso sistemático de grandes quantidades de dados, onde o objetivo não é apenas vender a oferta (1.0), nem somente engajar clientes (2.0) ou apenas expor valores (3.0), mas otimizar desempenho e buscar antecipar necessidades.
💡Saiba mais: Guia completo de marketing digital
Qual o objetivo do marketing 4.0?
Se você chegou até aqui, já conseguiu compreender que o marketing 4.0 é o que estamos vivendo. Definitivamente, é ele quem vai ajudar a sua empresa a estreitar o relacionamento com os seus clientes.
Mas, vamos entender com detalhes quais são os principais objetivos do marketing 4.0? Confira a seguir:
Sempre olhar e repensar a jornada de compra
Em uma estratégia de marketing 4.0, o objetivo é entender e analisar como um cliente chega a comprar um produto/serviço.
Hoje, ferramentas de marketing, como o CRM ou a automação de marketing, permitem conhecer as intenções de compra de uma pessoa.
Com isso, é possível oferecer ofertas personalizadas e obter a satisfação do cliente.
Garantir que sua marca esteja conectada
Para aperfeiçoar uma estratégia de marketing 4.0, você precisa atender às demandas crescentes e levar em consideração que suas personas estão cada vez mais conectadas.
É preciso estar em todas as redes sociais, criando conteúdos relevantes para estreitar laços com o seu cliente.
Quanto mais uma pessoa estiver conectada, mais fácil será interagir com ela e, portanto, atender às suas expectativas.
Ser omnichannel
Ser omnichannel agora é essencial em uma estratégia de marketing 4.0. O uso de todos os canais é inerente à experiência do cliente. O objetivo é que um cliente ou lead, isto é, um potencial consumidor, possa entrar em contato com você rapidamente.
A jornada de compra não é mais linear e deve lidar com mudanças nos padrões de consumo. A loja física deve estar conectada à digital.
Segundo um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas realizaram compras pela internet em todo o ano de 2020, e a tendência é que, ao final de 2021, esse número seja ainda maior.
Outro dado é da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária (2020), em que apontou que 74% das transações bancárias aconteceram por canais digitais.
💡Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?
Garantir uma experiência móvel incrível
Hoje, o uso do celular em uma estratégia de marketing é um dos pontos-chave para vender mais pela internet.
É preciso perceber que o celular é a principal ferramenta para a realização de pesquisas. Suas atividades de marketing na web devem, portanto, ser responsivas e adaptáveis a um formato móvel.
💡Saiba mais: O que é mobile first?
Prezar pela velocidade
Ainda segundo o livro de Philip Kotler, o marketing 4.0 torna possível atender a vários requisitos do consumidor, que são: serviço personalizado, velocidade de serviço e contato humano mais relevante.
💡Saiba mais: Foco no cliente: o que é e como aplicar essa metodologia?
Quem é o consumidor 4.0?
O consumidor 4.0 tem como foco a qualidade do que consome, a rapidez de cada processo e a sua liberdade de escolha. Com as facilidades do mundo digital, esse cliente tem o desejo de comprar quando quiser, onde quiser, com rapidez e a possibilidade de negociar e trocar produtos sem grandes esforços.
Além disso, ele valoriza a inovação tecnológica e um tratamento humanizado e eficiente nos canais de atendimento ao cliente. Esses têm se tornado os principais fatores quando falamos da fidelização desse tipo de consumidor.
Como aplicar o marketing 4.0?
Chegamos a uma parte importante deste conteúdo. Você aprendeu todo o conceito do marketing 4.0 e também conseguiu diferenciá-lo dos demais. Mas, agora, é hora de você entender como aplicar a estratégia do marketing 4.0 no seu negócio. Veja as dicas a seguir:
Seja humano
O primeiro passo é focar nas relações afetivas com o seu cliente. É preciso desenvolver uma marca autêntica e que converse com o seu público.
Bons exemplos dessa prática são os personagens virtuais criados por grandes empresas, como Magalu e Natura. A “Nat Natura” e a “Lu do Magalu” são um sucesso quando o assunto é cativar a audiência. Segundo levantamento feito pelo site Virtual Humans, a Lu tornou-se a influenciadora virtual com o maior número de seguidores do mundo.
Sendo assim, invista na criação de perfis em redes sociais que sejam humanos. Converse com seu público e tente compreender o que ele sente e busca.
Invista no marketing de conteúdo
Basicamente, você precisa investir no marketing de conteúdo para iniciar conversas com histórias poderosas.
Essa estratégia nada mais é do que uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para o público.
💡Saiba mais: Produção de conteúdo: tudo o que você precisa saber para começar
Foque no marketing de engajamento e crie defensores de marca
Nesta etapa, o interessante é aproveitar estratégias digitais, como a gamificação, para focar no engajamento da sua marca.
💡 Saiba mais: Conheça o conceito de gamification e como utilizá-lo no e-commerce
A ideia é que você converse com seu cliente, ofereça a ele conteúdo informativo e, no momento certo, a melhor opção de compra.
Quando isso acontecer, a chance é grande de você converter um comprador em defensor da sua marca.
Tudo entendido sobre o que é marketing 4.0?
Com o mercado passando por constantes mudanças, entendê-las é fundamental para não ficar para trás. O marketing 4.0 é a evolução do marketing, baseado nas práticas mais atuais quando o assunto é encantar e fidelizar clientes. Com nossas dicas, será possível ter seus canais de conteúdo e comunicação atualizados com o que funciona melhor.
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