O que é outlet e como lucrar revendendo produtos de marca?
Quem não gosta de comprar produtos de marca com um preço abaixo do mercado? Essa é a proposta do outlet, um tipo de loja que pode ser muito lucrativa para o empreendedor.
Tudo o que você precisa fazer é selecionar bons fornecedores, mirar em um público-alvo de alto potencial e começar a revender produtos com descontos irresistíveis. E o melhor: é possível vender pela internet com custos muito mais baixos!
Gostou da ideia? Então, continue com a gente para descobrir o que é outlet, como funciona e quais são os passos para abrir uma loja desse tipo. Vamos lá? 🚀
Se você não vê a hora de começar, experimente criar seu outlet virtual agora mesmo:
O que é outlet?
Outlet é um tipo de loja que vende produtos de marcas nacionais e internacionais por preços abaixo do mercado. Ela pode ser virtual ou física e, de modo geral, são oferecidos descontos a partir de 30% nos itens do catálogo.
O termo outlet pode ser traduzido como “saída”, mas é usado no contexto de “loja de fábrica”. Isso porque o conceito surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos, como uma estratégia dos fabricantes de moda para vender produtos excedentes ou com pequenas avarias.
Dessa forma, os outlets foram criados para escoar os lotes de produtos que não seriam mais vendidos nas lojas principais das marcas. Por isso, ficaram conhecidos como alternativas para conseguir produtos de marca a preços mais acessíveis, diretamente da fábrica.
Esse formato é mais utilizado no mercado de moda, mas também existem outlets de eletrônicos, móveis, decoração etc. Além disso, há vários shoppings que operam no modelo outlet e reúnem diversas marcas de roupas nacionais e internacionais. Inclusive, esse formato é muito relevante no mercado de luxo.
De olho nas oportunidades do mercado, os fabricantes apostam nos outlets para escoar o estoque parado que poderia dar prejuízo para a empresa. Afinal, peças encalhadas geram custos e podem ser vendidas facilmente com um bom desconto.
💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e qual a sua importância?
O que é um produto outlet?
Um produto outlet é aquele que não faz mais parte da coleção principal da marca e se tornou excedente no estoque. Também são enquadrados nessa categoria os produtos usados como mostruário, utilizados em eventos e com pequenas avarias.
Tradicionalmente, são as “sobras” das lojas de marca. No entanto, é cada vez mais comum a venda de itens com preço cheio misturadas às peças com desconto, como forma de valorizar a loja outlet.
Como funciona um outlet?
O outlet funciona como uma loja de fábrica onde são vendidas as peças excedentes do estoque e de coleções passadas. Existem lojas desse formato que são multimarcas e também de uma marca única, pertencentes à própria empresa que fabrica as peças.
Se você atua no mercado de moda, sabe que cada nova coleção torna a anterior ultrapassada. Por isso, é fundamental contar com um outlet para escoar as peças que sobraram no estoque e aproveitar os lucros que elas ainda podem gerar.
Na loja principal, o público sempre vai preferir os lançamentos. Mas existe um amplo universo de potenciais clientes que querem comprar roupas de marca com preços mais acessíveis, independentemente da coleção.
Logo, o outlet serve como um ponto de venda que conecta a marca a um novo público-alvo, expande os negócios da empresa e ainda acelera o giro de estoque do negócio. Do outro lado, os consumidores aproveitam para ter acesso a produtos de qualidade por preços mais baixos — todo mundo sai ganhando!
Qual a diferença entre loja e outlet?
A loja é o ponto de venda principal da marca, onde são comercializadas as coleções mais recentes, enquanto o outlet recebe as peças mais antigas e que não têm mais tanto apelo para o público da empresa.
Além disso, o outlet tem um ambiente mais simples, sem muito investimento em decoração, provadores ou espaços instagramáveis, por exemplo. O foco está na venda dos produtos a preços mais baixos e, para que isso seja lucrativo, é necessário reduzir custos.
💡 Saiba mais: Como fazer uma redução de custos?
Vale a pena abrir um outlet?
Se você pensa em empreender na área de moda, o segmento de outlets pode ser uma aposta lucrativa. Afinal, esse tipo de negócio vem crescendo no país e se fortalece ainda mais durante as crises, quando os consumidores buscam por alternativas mais baratas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 17% dos shoppings do país já funcionam no modelo outlet. Além disso, 58% dos empreendedores do ramo planejam expandir seus negócios.
Ademais, vale considerar a possibilidade de abrir um e-commerce de moda no formato outlet. Dessa maneira, você consegue começar no ramo com um investimento bem mais baixo.
Como abrir um outlet passo a passo?
Agora que você sabe o que é outlet e como funciona esse modelo de negócio, confira o nosso passo a passo para empreender nessa área.
1. Escolha o modelo de negócio
O primeiro passo para abrir um outlet é escolher qual será o seu modelo de negócio. Basicamente, você pode optar por uma loja física ou abrir uma loja virtual.
Para quem está começando, a loja online é uma opção mais acessível, já que tem custos muito menores. Afinal, você vai economizar na locação do espaço, mobília, contratação de funcionários e outros custos típicos de um ponto de venda físico.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar uma loja virtual de roupas em poucos passos e sem gastar nada. Dessa forma, é mais fácil começar seu outlet e sentir a dinâmica do mercado antes de dar passos maiores.
2. Defina o público-alvo
Não dá para começar um negócio sem saber quem serão seus clientes, certo? Por isso, o próximo passo é definir o público-alvo do seu outlet.
Você pode criar personas, isto é, personagens que representam seu cliente ideal, para ter uma noção mais clara do seu público. Assim, fica mais fácil montar seu catálogo de acordo com as expectativas do consumidor e praticar preços condizentes com a realidade dos clientes.
💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?
3. Estude o mercado e a concorrência
É importante pesquisar sobre o mercado de outlets para entender o que está funcionando melhor e como seus concorrentes estão atuando. Com uma boa análise de concorrência, você consegue criar um diferencial competitivo e se posicionar de forma única no mercado.
💡 Saiba mais: O que é benchmarking, como fazer e quais as vantagens dessa análise?
4. Mapeie seus fornecedores
Um dos pontos-chave para o sucesso de um outlet são os fornecedores. O caminho é escolher fabricantes de marcas que têm destaque entre seu público-alvo, combinando diferentes peças que agradam os consumidores em um único lugar.
Você pode misturar itens de moda feminina, masculina e infantil, por exemplo, ou escolher um segmento específico para focar no seu outlet. O importante é trabalhar com fornecedores confiáveis e estabelecer contratos para a revenda de produtos com desconto.
E lembre-se: é preciso que os fabricantes forneçam as peças por um preço bem abaixo do mercado, de maneira que você consiga oferecer bons descontos e ainda garantir sua margem de lucro.
💡 Saiba mais: Como conseguir fornecedores de roupas para loja virtual?
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
5. Faça um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que reúne todos os detalhes sobre o seu outlet. A partir dele, você pode colocar seu negócio em prática e iniciar as atividades sem surpresas.
Um bom plano de negócios deve ter:
- Nome da empresa (razão social e nome fantasia);
- Endereço físico ou virtual;
- Dados do titular e dos sócios (se houver);
- Estudo de mercado completo, com análise da concorrência;
- Definição de público-alvo;
- Planejamento financeiro (capital de giro, capital inicial, fluxo de caixa, etc.);
- Plano operacional (como a empresa vai funcionar);
- Plano de marketing (como a empresa será divulgada).
6. Abra sua empresa
Com o plano de negócio pronto, você já pode abrir seu outlet. Se for uma loja física, é preciso planejar uma inauguração e preparar toda a estrutura do negócio. Se for uma loja virtual, basta colocar o site no ar com seu domínio próprio.
Lembre-se também de que é preciso formalizar o negócio. Você pode abrir um MEI em um processo online e gratuito para começar. Se tiver dúvidas, procure um serviço de contabilidade.
7. Divulgue seu negócio
Por fim, é importante divulgar seu outlet para alcançar o máximo de pessoas e alavancar suas vendas. Você tem várias opções para isso, como:
- Divulgar a loja nas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok;
- Enviar e-mail marketing para seus clientes e formar uma base de contatos;
- Colocar sua loja no Google Meu Negócio (Perfil da Empresa);
- Apostar no marketing de conteúdo para atrair clientes com conteúdo relevante;
- Investir em mídia paga para ter resultados mais rápidos.
Exemplos de outlets para você se inspirar
O que acha de conhecer algumas das outlets mais conhecidas do Brasil para se inspirar? Confira os exemplos:
Outlet Premium
A Outlet Premium é uma das mais famosas do país. Com unidades em São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, a loja vende mais de 120 marcas nacionais e internacionais com preços irresistíveis.
Entre as marcas que fazem sucesso estão Lacoste, Michael Kors, Tommy Hilfiger e Nike. A estrutura da Outlet Premium tem o conceito “open mall”, que favorece a experiência do consumidor.
Off Premium
No segmento de outlets online, a Off Premium se destaca com descontos de até 70% em grandes marcas de moda brasileira. O site traz peças de diversas coleções da Animale, Farm, A.brand, Foxton, Fábula e muito mais.
Privalia
A Privalia é uma das principais outlets online do país, ativa desde 2008. A empresa oferece moda masculina, feminina e infantil com até 70% de desconto, além de itens para a casa e bebidas importadas.
Entendeu o que é outlet e como abrir uma?
Se você leu até aqui, é provável que já tenha decidido se vale a pena abrir um outlet. Então, aposte no seu objetivo e comece a empreender nesse mercado com alto potencial!
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