O que é PDV online e como implementar um ponto de venda?
- PDV online, ou ponto de venda online, é uma ferramenta de gestão de vendas voltada para o mercado digital, sendo um recurso muito comum em sistemas ERP;
- O recurso facilita processos como o gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais e a gestão logística da sua empresa;
- Algumas plataformas de e-commerce permitem que você integre seu negócio com os melhores sistemas ERP do mercado. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e escolher entre várias opções disponíveis na nossa loja de aplicativos.
Você sabe o que é PDV online? Se nunca ouviu falar sobre, saiba que ele pode ser um grande aliado do seu negócio.
Agilidade e rapidez são características importantes para quem trabalha com e-commerce. Por isso, utilizar um controle de ponto de venda (PDV) é fundamental para otimizar a gestão da sua empresa.
De forma geral, a presença do PDV ajuda a ter ganhos organizacionais, como gerenciar o estoque, abertura e fechamento de caixa e controlar trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma. Quer saber tudo sobre essa ferramenta? Então, siga com a leitura! 🧐
O que é PDV online?
PDV online (ponto de venda) nada mais é do que uma ferramenta de gestão das vendas criada para o mercado digital. O termo deriva da expressão inglesa Point of Sale (POS) ou Point of Purchase (POP) e descreve a área do varejo em que produtos ficam expostos e o cliente realiza a compra.
Utilizar um sistema ERP que automatiza os processos e ainda dispõe de PDV online é indispensável para quem quer ter maior autoridade sobre o próprio negócio.
A frente de caixa — local onde o cliente finaliza uma compra, seja on ou offline —, aliado ao sistema de gestão, torna-se indispensável para o seu negócio. Isso porque esse sistema automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens das vendas aconteça automaticamente.
💡 Saiba mais: O que é GTIN e por que ele é o futuro da rastreabilidade de produtos?
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Quais são as principais funções do PDV online?
Em geral, um PDV online visa contribuir para um gerenciamento eficiente do seu negócio. Entre as principais funções da ferramenta, podemos destacar as seguintes:
1. Controle financeiro
O PDV online irá atuar diretamente no controle financeiro da sua empresa, ajudando na gestão de todos os valores que entram e saem do seu caixa. Por tratar-se de uma interface inteligente e integrada, fica mais fácil acompanhar de perto as movimentações do seu negócio.
2. Frente de caixa
Para quem trabalha no e-commerce, ter uma frente de caixa (PDV) integrada à plataforma de e-commerce e aos demais canais de venda é importante para controlar suas transações com praticidade e agilidade. A gestão do caixa ficará mais simples, já que a integração do estoque físico com a sua loja virtual e marketplaces também torna o trabalho organizado.
3. Emissão de nota fiscal
Alguns modelos de negócio, mesmo que digitais, precisam obrigatoriamente emitir notas fiscais. Um PDV online viabiliza a emissão destes recibos — e do cupom fiscal — de forma prática e automatizada, fazendo com que todo o seu fluxo de vendas seja mais fluido.
💡 Saiba mais: O que é e como fazer um recibo de compra e venda?
4. Gerenciamento de estoque
A gestão de estoque é parte importante de qualquer negócio e o PDV online também auxilia nessa frente. Com a ferramenta, você poderá ter ampla visibilidade dos itens em armazenamento, controle do que entra e sai, podendo evitar problemas como o estoque parado.
💡 Saiba mais: Como fazer o controle de estoque?
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5. Logística integrada
Além do controle de estoque, um PDV online também integra as informações a respeito do fluxo logístico do seu negócio. Desse modo, todos os processos de separação, envio e acompanhamento podem ser monitorados.
💡 Saiba mais: Logística para e-commerce: o que é e como otimizá-la?
Quais as vantagens de utilizar um sistema de PDV online?
O PDV tem a vantagem de gerenciar os pedidos e as vendas. Ou seja, as vendas efetuadas no e-commerce e em lojas físicas são capturadas automaticamente pelo sistema de retaguarda onde são geradas todas as atividades de entrega (no caso do online) e faturamento com notas fiscais, controles financeiros e demais processos.
Outra grande vantagem é ele ser um aliado importante para as relações de compra e venda da empresa. Entre os maiores diferenciais da utilização desse tipo de ferramenta está o acesso a recursos para pequenas e microempresas, tornando sua administração mais simplificada.
A facilidade nos processos e na amostragem do produto é fundamental para alavancar as vendas e tornar a experiência do cliente completa.
Vamos conhecer agora algumas das outras vantagens:
1. Redução de custos
Em termos de gestão financeira, o ponto de venda (ou PDV) é uma ótima forma de reduzir custos, uma vez que o controle pode ser feito até mesmo por um tablet ou celular. A mobilidade que esse formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.
💡 Saiba mais: Como fazer redução de custos?
2. Melhora do processo e experiência do cliente
Tornar a compra mais dinâmica faz com que o cliente tenha uma melhor experiência. O vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real.
💡 Saiba mais: Experiência do cliente: o que é e como melhorar?
3. Armazenamento em nuvem
Os registros de produtos em tablets ou smartphones podem ser facilmente integrados online, no sistema de nuvem. Todo o seu processo, estoque, movimentações e outras informações sempre estarão disponíveis a qualquer horário e podendo ser facilmente acessadas.
💡 Saiba mais: O que é sistema PDV e quais suas funções?
4. Trabalho facilitado
Otimizar os processos e facilitar o trabalho é a missão desse tipo de sistema. E, com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja, como a gestão de estoque, por exemplo. Isto permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário em uma loja física.
5 opções de PDV online para o seu negócio
Agora que você já sabe quais são as funcionalidades e vantagens de um PDV online, confira algumas das principais ferramentas do mercado:
- Cake ERP: oferece plano gratuito e a versão PRO que custa R$ 259,90 ao mês;
- Loyverse: possui um plano gratuito com diversas funcionalidades e planos pagos para grandes negócios. Para contratar é necessário contatar um representante comercial da empresa;
- Fox Manager: tem opção de plano para cinco usuários por R$ 149,90 ao mês e para 20, R$ 499,90 ao mês. Para mais de 20 usuários, é necessário entrar em contato com a empresa;
- MarketUP: ferramenta completamente gratuita;
- Bling: dispobliza planos que vão de R$25 a R$100 ao mês. Se você se interessou pelo PDV online, faça um teste grátis de 4 meses no Bling utilizando o cupom #nuvem4meses.
Como escolher o PDV online certo?
Ao longo do texto, aprendemos sobre como o PDV online pode garantir uma melhor experiência para os clientes, aumento e eficiência de vendas e redução de custos. No entanto, para que você consiga usufruir dos benefícios do ponto de venda digital, é preciso escolher a ferramenta certa.
Para isso, siga as dicas abaixo:
- Defina as necessidades do seu negócio;
- Tenha em mente o seu orçamento;
- Anote e compare sistemas de PDV online.
Além disso, uma boa dica é ficar atento às atualizações do mercado. Assim, os seus clientes ficam sempre satisfeitos e você consegue gerenciar sua organização com mais facilidade e eficiência.
💡 Saiba mais: O que é merchandising no ponto de venda e por que adotar?
Entendido o que é PDV online?
Se você tem um negócio online com grande volume de vendas ou uma loja física, o uso do PDV online irá te ajudar a gerenciar sua empresa de forma mais efetiva. Analise as ferramentas e escolha aquela que faça mais sentido com o seu momento.
E, se você ainda não vende online, o que acha de começar a ganhar dinheiro na internet? Crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e conte com uma plataforma completa e segura. 🚀💙