O que é pronta-entrega e como trabalhar com esse modelo?
Pronta-entrega é um modelo de venda no qual o consumidor tem acesso imediato ao produto que adquiriu, sem precisar encomendá-lo. Tem como pontos fortes a agilidade e a praticidade, e é uma excelente opção para empresas que desejam aumentar suas vendas.
A constante busca por formas mais práticas e ágeis de consumo fazem da pronta-entrega um tipo de venda a ser considerada com carinho. Seus benefícios a tornam muito atrativa para lojistas que buscam por agilidade, volume de vendas e competitividade.
E que empreendedor não quer isso, não é mesmo?
E, naturalmente, como todo modelo, é preciso levar em consideração diversos fatores no momento da análise e do planejamento. Alguns deles são: tipos de produtos comercializados, estoque, mão de obra e logística.
Mas, se você tem questões sobre o assunto, não se preocupe! Neste artigo, nós tiramos todas as dúvidas sobre o assunto para que você entenda se essa é realmente a melhor opção para o seu negócio e aproveite todas as vantagens de vender a pronta-entrega! 😉
O que é pronta-entrega?
Pronta-entrega é um modelo que oferece ao consumidor acesso imediato ao produto adquirido. Basta apenas que a empresa envie a compra ou que o cliente faça a retirada. Comum em lojas físicas e em e-commerces, é uma ótima oportunidade de faturar mais, já que torna a compra muito mais rápida.
Mesmo que os clientes tenham que aguardar o envio, o tempo de recebimento costuma ser inferior ao de outros modelos.
Nesses outros casos, encaixam-se lojas que trabalham com personalização e produção sob demanda. Outro caso é o dropshipping, em que a loja repassa o pedido para que um terceiro cuide da preparação e do envio.
Ah, e se você tem dúvidas sobre a grafia dessa expressão, se é pronto entrega ou a pronta-entrega, saiba que a segunda está correta, com as duas palavras no feminino. 🤓
💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar?
Diferença entre pronta-entrega e venda sob encomenda
A principal diferença entre a pronta-entrega e a venda sob encomenda (ou pré-venda) é que, na segunda opção, o produto não está finalizado ou em posse do vendedor. Ou seja: feito o pedido, inicia-se a etapa de produção (ou recebimento), e a ele é somado o tempo de entrega ao cliente.
Esse modelo é adotado especialmente por empresas que oferecem produtos artesanais, sob medida ou personalizados, por exemplo
As vantagens mais relevantes da encomenda são a possibilidade de personalização dos itens e a redução de estoque, uma vez que não há grande necessidade de armazenamento.
Inclusive, a questão do estoque é um fator decisivo para muitos empreendedores — sobretudo os que têm limitação de espaço ou querem minimizar o investimento com mercadorias paradas.
💡 Saiba mais: Tipos de estoque: guia definitivo de como gerenciar seus produtos
No entanto, a pré-venda também tem seus desafios. Como os pedidos sob encomenda têm tendência a sofrer variação em sua produção ou nos preços, fica mais difícil encontrar padrões em um mesmo grupo de itens e estabelecer previsibilidade de vendas precisas.
Ainda, é essencial fazer cálculos coerentes de material e contar com bons fornecedores, para atender bem às solicitações conforme forem surgindo.
Outro ponto importante é o aumento da probabilidade de inadimplência. Isso porque,na pronta-entrega, o pedido só acontece após a efetivação do pagamento. Já na encomenda, é mais comum que ele ocorra parcialmente. Ou, então, quando o cliente estiver com o produto em mãos.
Mas atenção: nada impede que sua empresa solicite o valor integral antes de começar a produção. Cabe entender o seu nicho de mercado e o que funciona melhor para a sua realidade.
Diferença entre pronta-entrega e delivery
A pronta-entrega também pode ser confundida com o delivery, já que os dois têm o envio e a agilidade no centro de suas operações. Mas, embora estejam relacionados, existem diferenças conceituais entre eles.
Os artigos a pronta-entrega estão finalizados e prontos para envio. No caso do delivery, não necessariamente.
Os restaurantes que oferecem entrega são o exemplo mais comum dessa distinção, visto que o preparo acontece logo na sequência do pedido realizado.
Todavia, o delivery também pode fazer parte da modalidade de pronta-entrega. Isso porque, se a empresa optar pelo e-commerce (integrado uma loja física ou não), despachar o pedido é um tipo de delivery, ou melhor, de entrega.
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Como trabalhar com produtos a pronta-entrega?
O planejamento e a organização são essenciais para garantir a eficiência na pronta-entrega. É preciso ter um estoque mínimo, um bom controle das vendas, catalogar e separar os itens e, depois, enviá-los ou disponibilizá-los para retirada.
Portanto, para vender a pronta-entrega, defina as seguintes questões:
- Investimento para a compra de mercadorias;
- Itens e quantidades catalogadas;
- Modelo ideal para vender;
- Local e organização de estoque;
- Canais de atendimento e suporte de vendas;
- Modelo de separação dos pedidos;
- Embalagem adequada ao tipo de item;
- Formas de envio e retirada.
Pode parecer complicado demais, mas, na verdade, não é. Com os recursos de automação para e-commerce disponíveis atualmente, é possível simplificar várias dessas etapas.
Se o objetivo é fazer vendas online, por exemplo, há plataformas de e-commerce que oferecem ferramentas para ajudar no controle de estoque e garantir uma pronta-entrega de sucesso.
💡 Saiba mais: Como trabalhar com entrega de produtos da internet?
Um exemplo é a Nuvemshop, que permite integrar o seu negócio a sistemas de gestão que fazem o acompanhamento de vendas e pedidos de forma automatizada. Dessa forma, é possível monitorar os itens armazenados e certificar-se de que existem mercadorias suficientes para realizar a venda.
Além disso, ela oferece personalização para sua loja virtual e gestão eficiente de catálogo de produtos e preços.
Basta fazer um cadastro rápido e descomplicado para criar seu site e acessar essas ferramentas superintuitivas, que te ajudarão a fazer o controle de toda operação da forma mais tranquila possível.
8 vantagens de trabalhar com produtos a pronta-entrega
O grande diferencial da pronta-entrega é a facilidade e rapidez em todo o processo de compra e envio, o que impulsiona (e muito) as vendas. Se a empresa mantiver o estoque e a operação bem organizados, fizer uma divulgação eficiente e prestar um ótimo atendimento, as chances de lucrar são altas!
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Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Capterra, do grupo Gartner, 73% dos consumidores consideram a entrega ultrarrápida (normalmente, em menos de uma hora) um fator decisivo para efetuar compras, enquanto 25% consideram considerar outros e-commerces com base no tempo de entrega.
Sendo assim, conheça as oportunidades que os produtos a pronta-entrega oferecem:
- Aumento nas vendas;
- Ticket médio maior;
- Construção de fluxo de caixa;
- Fidelização de clientes;
- Menor risco de inadimplência;
- Previsibilidade e sazonalidade;
- Diversificação de ofertas;
- Maior competitividade.
Confira no detalhe cada uma delas:
Aumento nas vendas
Por ter como características a praticidade e agilidade, a pronta-entrega tem grande potencial para gerar mais vendas.
Isso porque o comportamento do consumidor está cada vez mais pautado no imediatismo. Nesse sentido, a estratégia é um prato cheio para as compras por impulso e as de última hora.
A satisfação rápida dos desejos ou das necessidades é algo que motivará cada vez mais o público a procurar por esse tipo de serviço.
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Ticket médio maior
Como citamos, oferecer produtos com entrega rápida é uma comodidade que os consumidores valorizam muito.
Desde que seus produtos continuem com preços atrativos, é possível cobrar um pouco mais por esse benefício, pois os consumidores estarão dispostos a pagar.
E, quanto menor for o seu prazo de entrega, maior é a chance de eles optarem pela sua empresa em vez de outras.
Além de um diferencial competitivo, isso pode aumentar o seu ticket médio e a margem de lucro do seu negócio
💡 Saiba mais: O que é ticket médio, por que é importante e como aumentar?
Construção de fluxo de caixa
Como consequência do aumento de vendas e receitas, torna-se viável melhorar o fluxo de caixa do negócio.
É de suma importância ter capital de giro, ou seja, dinheiro disponível para custear toda a parte operacional e administrativa da empresa. Isso envolve, por exemplo, o salário dos colaboradores, as contas de consumo básico, as obrigações fiscais, entre outros.
Ao mesmo tempo, ter uma reserva traz um certo respiro para tomar decisões estratégicas e de investimento que sejam mais acertadas.
Fidelização de clientes
Conforme a empresa presta um bom serviço de atendimento aos clientes, é provável que eles não só voltem a comprar, mas também que a indiquem para outras pessoas. Como a entrega rápida é um dos principais desejos dos consumidores, a pronta-entrega pode ser uma boa maneira de conquistar o público.
A procura proveniente do chamado marketing boca a boca é o sonho de todo empreendedor, já que o custo de aquisição passa a ser muito mais baixo.
Desse modo, capriche na logística e invista nos canais de atendimento. Eles rendem ótimos frutos!
Menor risco de inadimplência
Conforme citamos anteriormente, na pronta-entrega o pedido só é concluído mediante o pagamento. Consequentemente, o recebimento do valor será à vista ou via cartão de crédito. Nesse último caso, sempre há a chance de fazer a antecipação do recebimento das parcelas.
Dessa maneira, o formato reduz drasticamente a chance de inadimplência (recorrente em encomendas), evitando desperdícios de tempo e dinheiro.
Previsibilidade e sazonalidade
Já que os itens na pronta-entrega seguem uma padronização (por exemplo: blusas com variação de tamanho, mas não de preço), é possível agrupá-los em categorias e, posteriormente, avaliar o que tem mais saída.
Com o apoio de uma ferramenta de gestão de vendas, a empresa sempre terá visibilidade sobre o que vendeu em determinado período, o que é fundamental para entender quais produtos vendem mais e fazer associações com o calendário comercial.
Isto posto, a empresa consegue traçar certa previsibilidade para determinadas categorias e trabalhar a sazonalidade para gerar mais vendas.
💡 Saiba mais: O que é produto sazonal e como promovê-lo em seu negócio?
Diversificação de ofertas
Desde que exista um planejamento e estudo prévios, é possível alterar periodicamente o catálogo de produtos a pronta-entrega. Basta encontrar os itens e fornecedores mais interessantes para o seu objetivo.
💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores? Veja 9 critérios
Já na encomenda, o ajuste de oferta da linha de produção tende a ser mais complexo.
Esse pode ser um diferencial competitivo, já que permite direcionar esforços para o que traz mais resultados para a marca. Além disso, é possível se adequar para oferecer artigos que estão em alta no momento e aumentar as vendas.
Maior competitividade
Com todos esses atributos citados, fica claro que a pronta-entrega é uma ótima opção de vendas, não é mesmo? Ao ter flexibilidade e atender com qualidade e rapidez, certamente há espaço para destaque entre seus concorrentes.
Pronto para começar a trabalhar com a pronta-entrega?
Após todos esses pontos, você conseguiu decidir qual é melhor, a pronta-entrega ou a encomenda?
A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta, e sim a alternativa que atende melhor o momento da sua empresa e as necessidades de seus clientes.
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