O que é pronta-entrega e como trabalhar com esse modelo?

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Pronta-entrega é um modelo de venda no qual o consumidor tem acesso imediato ao produto que adquiriu, sem precisar encomendá-lo. Tem como pontos fortes a agilidade e a praticidade, e é uma excelente opção para empresas que desejam aumentar suas vendas.


A constante busca por formas mais práticas e ágeis de consumo fazem da pronta-entrega um tipo de venda a ser considerada com carinho. Seus benefícios a tornam muito atrativa para lojistas que buscam por agilidade, volume de vendas e competitividade.

E que empreendedor não quer isso, não é mesmo?

E, naturalmente, como todo modelo, é preciso levar em consideração diversos fatores no momento da análise e do planejamento. Alguns deles são: tipos de produtos comercializados, estoque, mão de obra e logística.

Mas, se você tem questões sobre o assunto, não se preocupe! Neste artigo, nós tiramos todas as dúvidas sobre o assunto para que você entenda se essa é realmente a melhor opção para o seu negócio e aproveite todas as vantagens de vender a pronta-entrega! 😉

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O que é pronta-entrega?

Pronta-entrega é um modelo que oferece ao consumidor acesso imediato ao produto adquirido. Basta apenas que a empresa envie a compra ou que o cliente faça a retirada. Comum em lojas físicas e em e-commerces, é uma ótima oportunidade de faturar mais, já que torna a compra muito mais rápida.

Mesmo que os clientes tenham que aguardar o envio, o tempo de recebimento costuma ser inferior ao de outros modelos.

Nesses outros casos, encaixam-se lojas que trabalham com personalização e produção sob demanda. Outro caso é o dropshipping, em que a loja repassa o pedido para que um terceiro cuide da preparação e do envio.

Ah, e se você tem dúvidas sobre a grafia dessa expressão, se é pronto entrega ou a pronta-entrega, saiba que a segunda está correta, com as duas palavras no feminino. 🤓

💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar?

Diferença entre pronta-entrega e venda sob encomenda

A principal diferença entre a pronta-entrega e a venda sob encomenda (ou pré-venda) é que, na segunda opção, o produto não está finalizado ou em posse do vendedor. Ou seja: feito o pedido, inicia-se a etapa de produção (ou recebimento), e a ele é somado o tempo de entrega ao cliente.

Esse modelo é adotado especialmente por empresas que oferecem produtos artesanais, sob medida ou personalizados, por exemplo

As vantagens mais relevantes da encomenda são a possibilidade de personalização dos itens e a redução de estoque, uma vez que não há grande necessidade de armazenamento.

Inclusive, a questão do estoque é um fator decisivo para muitos empreendedores — sobretudo os que têm limitação de espaço ou querem minimizar o investimento com mercadorias paradas.

💡 Saiba mais: Tipos de estoque: guia definitivo de como gerenciar seus produtos

No entanto, a pré-venda também tem seus desafios. Como os pedidos sob encomenda têm tendência a sofrer variação em sua produção ou nos preços, fica mais difícil encontrar padrões em um mesmo grupo de itens e estabelecer previsibilidade de vendas precisas.

Ainda, é essencial fazer cálculos coerentes de material e contar com bons fornecedores, para atender bem às solicitações conforme forem surgindo.

Outro ponto importante é o aumento da probabilidade de inadimplência. Isso porque,na pronta-entrega, o pedido só acontece após a efetivação do pagamento. Já na encomenda, é mais comum que ele ocorra parcialmente. Ou, então, quando o cliente estiver com o produto em mãos.

Mas atenção: nada impede que sua empresa solicite o valor integral antes de começar a produção. Cabe entender o seu nicho de mercado e o que funciona melhor para a sua realidade.

Diferença entre pronta-entrega e delivery

A pronta-entrega também pode ser confundida com o delivery, já que os dois têm o envio e a agilidade no centro de suas operações. Mas, embora estejam relacionados, existem diferenças conceituais entre eles.

Os artigos a pronta-entrega estão finalizados e prontos para envio. No caso do delivery, não necessariamente.

Os restaurantes que oferecem entrega são o exemplo mais comum dessa distinção, visto que o preparo acontece logo na sequência do pedido realizado.

Todavia, o delivery também pode fazer parte da modalidade de pronta-entrega. Isso porque, se a empresa optar pelo e-commerce (integrado uma loja física ou não), despachar o pedido é um tipo de delivery, ou melhor, de entrega.

💡 Saiba mais: Soluções de frete para e-commerce

Como trabalhar com produtos a pronta-entrega?

O planejamento e a organização são essenciais para garantir a eficiência na pronta-entrega. É preciso ter um estoque mínimo, um bom controle das vendas, catalogar e separar os itens e, depois, enviá-los ou disponibilizá-los para retirada.

Portanto, para vender a pronta-entrega, defina as seguintes questões:

  1. Investimento para a compra de mercadorias;
  2. Itens e quantidades catalogadas;
  3. Modelo ideal para vender;
  4. Local e organização de estoque;
  5. Canais de atendimento e suporte de vendas;
  6. Modelo de separação dos pedidos;
  7. Embalagem adequada ao tipo de item;
  8. Formas de envio e retirada.

Pode parecer complicado demais, mas, na verdade, não é. Com os recursos de automação para e-commerce disponíveis atualmente, é possível simplificar várias dessas etapas.

Se o objetivo é fazer vendas online, por exemplo, há plataformas de e-commerce que oferecem ferramentas para ajudar no controle de estoque e garantir uma pronta-entrega de sucesso.

💡 Saiba mais: Como trabalhar com entrega de produtos da internet?

Um exemplo é a Nuvemshop, que permite integrar o seu negócio a sistemas de gestão que fazem o acompanhamento de vendas e pedidos de forma automatizada. Dessa forma, é possível monitorar os itens armazenados e certificar-se de que existem mercadorias suficientes para realizar a venda.

Além disso, ela oferece personalização para sua loja virtual e gestão eficiente de catálogo de produtos e preços.

Basta fazer um cadastro rápido e descomplicado para criar seu site e acessar essas ferramentas superintuitivas, que te ajudarão a fazer o controle de toda operação da forma mais tranquila possível.

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8 vantagens de trabalhar com produtos a pronta-entrega

O grande diferencial da pronta-entrega é a facilidade e rapidez em todo o processo de compra e envio, o que impulsiona (e muito) as vendas. Se a empresa mantiver o estoque e a operação bem organizados, fizer uma divulgação eficiente e prestar um ótimo atendimento, as chances de lucrar são altas!

💡 Saiba mais: O que é lead time e como calculá-lo?

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Capterra, do grupo Gartner, 73% dos consumidores consideram a entrega ultrarrápida (normalmente, em menos de uma hora) um fator decisivo para efetuar compras, enquanto 25% consideram considerar outros e-commerces com base no tempo de entrega.

Sendo assim, conheça as oportunidades que os produtos a pronta-entrega oferecem:

  1. Aumento nas vendas;
  2. Ticket médio maior;
  3. Construção de fluxo de caixa;
  4. Fidelização de clientes;
  5. Menor risco de inadimplência;
  6. Previsibilidade e sazonalidade;
  7. Diversificação de ofertas;
  8. Maior competitividade.

Confira no detalhe cada uma delas:

Aumento nas vendas

Por ter como características a praticidade e agilidade, a pronta-entrega tem grande potencial para gerar mais vendas.

Isso porque o comportamento do consumidor está cada vez mais pautado no imediatismo. Nesse sentido, a estratégia é um prato cheio para as compras por impulso e as de última hora.

A satisfação rápida dos desejos ou das necessidades é algo que motivará cada vez mais o público a procurar por esse tipo de serviço.

💡 Saiba mais: O que é entrega expressa e quais as vantagens para sua loja virtual?

Ticket médio maior

Como citamos, oferecer produtos com entrega rápida é uma comodidade que os consumidores valorizam muito.

Desde que seus produtos continuem com preços atrativos, é possível cobrar um pouco mais por esse benefício, pois os consumidores estarão dispostos a pagar.

E, quanto menor for o seu prazo de entrega, maior é a chance de eles optarem pela sua empresa em vez de outras.

Além de um diferencial competitivo, isso pode aumentar o seu ticket médio e a margem de lucro do seu negócio

💡 Saiba mais: O que é ticket médio, por que é importante e como aumentar?

Construção de fluxo de caixa

Como consequência do aumento de vendas e receitas, torna-se viável melhorar o fluxo de caixa do negócio.

É de suma importância ter capital de giro, ou seja, dinheiro disponível para custear toda a parte operacional e administrativa da empresa. Isso envolve, por exemplo, o salário dos colaboradores, as contas de consumo básico, as obrigações fiscais, entre outros.

Ao mesmo tempo, ter uma reserva traz um certo respiro para tomar decisões estratégicas e de investimento que sejam mais acertadas.

Fidelização de clientes

Conforme a empresa presta um bom serviço de atendimento aos clientes, é provável que eles não só voltem a comprar, mas também que a indiquem para outras pessoas. Como a entrega rápida é um dos principais desejos dos consumidores, a pronta-entrega pode ser uma boa maneira de conquistar o público.

A procura proveniente do chamado marketing boca a boca é o sonho de todo empreendedor, já que o custo de aquisição passa a ser muito mais baixo.

Desse modo, capriche na logística e invista nos canais de atendimento. Eles rendem ótimos frutos!

Menor risco de inadimplência

Conforme citamos anteriormente, na pronta-entrega o pedido só é concluído mediante o pagamento. Consequentemente, o recebimento do valor será à vista ou via cartão de crédito. Nesse último caso, sempre há a chance de fazer a antecipação do recebimento das parcelas.

Dessa maneira, o formato reduz drasticamente a chance de inadimplência (recorrente em encomendas), evitando desperdícios de tempo e dinheiro.

Previsibilidade e sazonalidade

Já que os itens na pronta-entrega seguem uma padronização (por exemplo: blusas com variação de tamanho, mas não de preço), é possível agrupá-los em categorias e, posteriormente, avaliar o que tem mais saída.

Com o apoio de uma ferramenta de gestão de vendas, a empresa sempre terá visibilidade sobre o que vendeu em determinado período, o que é fundamental para entender quais produtos vendem mais e fazer associações com o calendário comercial.

Isto posto, a empresa consegue traçar certa previsibilidade para determinadas categorias e trabalhar a sazonalidade para gerar mais vendas.

💡 Saiba mais: O que é produto sazonal e como promovê-lo em seu negócio?

Diversificação de ofertas

Desde que exista um planejamento e estudo prévios, é possível alterar periodicamente o catálogo de produtos a pronta-entrega. Basta encontrar os itens e fornecedores mais interessantes para o seu objetivo.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores? Veja 9 critérios

Já na encomenda, o ajuste de oferta da linha de produção tende a ser mais complexo.

Esse pode ser um diferencial competitivo, já que permite direcionar esforços para o que traz mais resultados para a marca. Além disso, é possível se adequar para oferecer artigos que estão em alta no momento e aumentar as vendas.

Maior competitividade

Com todos esses atributos citados, fica claro que a pronta-entrega é uma ótima opção de vendas, não é mesmo? Ao ter flexibilidade e atender com qualidade e rapidez, certamente há espaço para destaque entre seus concorrentes.

Pronto para começar a trabalhar com a pronta-entrega?

Após todos esses pontos, você conseguiu decidir qual é melhor, a pronta-entrega ou a encomenda?

A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta, e sim a alternativa que atende melhor o momento da sua empresa e as necessidades de seus clientes.

Faça uma avaliação cuidadosa e conte com a Nuvemshop para alavancar as suas estratégias de venda! Crie sua loja virtual grátis e comece a vender com poucos cliques. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre pronta-entrega

Pronta-entrega é um modelo de vendas que possibilita ao cliente obter o produto assim que o pedido é concluído. Ou seja: o consumidor faz o pedido, paga e retira (loja física) ou aguarda o envio imediato (lojas virtuais).

A principal diferença é que, na pronta-entrega, o produto já está disponível para envio. Já na encomenda, após a realização do pedido, a empresa precisa adquirir ou produzir o item em questão. Somente após esse prazo o pedido poderá ser retirado ou enviado para o cliente.

Analise o público e os produtos que gostaria de trabalhar e se há espaço físico para manter um estoque com as quantidades necessárias. Também defina quem cuidará da operação logística e do atendimento, bem como a plataforma que será utilizada para realizar as vendas e fazer a gestão de toda a operação.

Alguns cuidados básicos para trabalhar com a pronta-entrega envolvem organização e planejamento, definições logísticas, além de controle e gerenciamento de estoque. É essencial manter a operação ágil e fluida, para garantir uma prestação de serviço rápida e de sucesso.

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