O que é review de produto e como incentivá-lo em seu negócio?

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Review de produto é uma avaliação crítica e informativa sobre um item, geralmente baseada na experiência pessoal de um cliente. Ele destaca os pontos fortes e fracos, qualidade, usabilidade e valor, ajudando outros consumidores a tomar decisões de compra em um mesmo negócio.


À medida que as pessoas estão mais conectadas virtualmente, a opinião passou a ser um dos recursos mais relevantes da atualidade. Dessa forma, entender o que é review no contexto das compras online e como ele impacta não só a experiência dos usuários, mas também as vendas, é indispensável para quem deseja empreender.

De acordo com o relatório E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk e pelo Opinion Box, 39% dos entrevistados consideram a opinião de outros consumidores como importante. Isso mostra como a avaliação de produtos e serviços pode contribuir significativamente na decisão para a decisão de compra.

Já os dados divulgados pela McKinsey revelaram que o marketing boca a boca influencia de 20% a 50% as compras, sendo mais efetivo que a publicidade contratada pelas marcas.

Assim sendo, já deu para perceber o valor dessa estratégia, né? Vem com a gente para entender o que é review de produtos, quais os tipos e como ele pode ajudar a levar sua loja virtual a outro patamar! ✍Vamos lá?

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O que é review?

Review de produto é a avaliação de quem já consumiu determinado produto ou serviço, com o objetivo de fornecer uma análise sincera sobre suas funcionalidades e a experiência de compra. O review do produto indica se ele é recomendável ou não e ajuda outras pessoas a comprarem com embasamento.

A ação funciona também como um feedback para a loja, fornecendo informações valiosas sobre qualidade, entrega e atendimento. Assim, é possível aprimorar os serviços continuamente, a fim de conquistar mais clientes.

Tipos de review

Existem vários tipos de reviews e cada um deles fornece níveis diferentes de detalhamento. Confira, a seguir, quais são os principais tipos de avaliações:

Notas ou estrelas

O review em formato de nota é um dos modelos mais utilizados no e-commerce e consiste em avaliar com um número, normalmente de 0 a 5, um produto ou compra. Ele também pode acompanhar ícones que exibem o número de estrelas correspondentes à nota, para efeito de ilustração, como acontece com o Google Avaliações do Consumidor.

O conceito segue a ideia de NPS, que é um tipo de pesquisa de satisfação utilizado pelas empresas para entender a popularidade que têm junto ao público.

Sendo assim, avaliar um produto com cinco estrelas significaria total satisfação e uma alta taxa de recomendação, enquanto uma estrela demonstraria desagrado e um alerta para os demais consumidores.

Sua utilização é amplamente aceita por lojistas e consumidores por ter uma interpretação rápida, fácil e objetiva de expressar a opinião sobre as aquisições.

💡Saiba mais: Satisfação do cliente: o que é e como funciona? [+ ferramentas]

Comentários

Os comentários expressam detalhadamente os sentimentos e impressões que os consumidores tiveram sobre o contato e a utilização dos produtos.

Por meio das palavras, as pessoas conseguem dizer de maneira precisa o que gostaram ou não na compra, tornando a avaliação de produto pessoal, sincera e clara.

Esse tipo de review é comumente utilizado em associação com o de notas ou estrelas, já que, dessa forma, atende simultaneamente a quem deseja passar rapidamente pela informação ou aos que desejam se aprofundar mais.

Fotos e vídeos

Os reviews em fotos ou vídeos também estão em alta e são cada vez mais frequentes nos sites. O usuário é estimulado a publicar uma dessas mídias, mostrando a experiência com o produto em uso prático.

Dessa forma, outros compradores conseguem analisar o caimento de roupas, a qualidade de materiais e quaisquer outros aspectos relacionados às características dos produtos.

Esse é um material muito rico, uma vez que evidencia as características visuais de um item e o real funcionamento do que foi anunciado.

💡Saiba mais: Como fazer vídeos de produtos: guia completo

Recomendações

Um suporte aos reviews de clientes são as recomendações, que normalmente são representadas por ícones de mão em afirmativo ou negativo (👍ou👎). Ou, então, podem ser indicadas por um coração ou algum símbolo que valide a informação exposta no anúncio ou comentário.

Para ilustrar, temos o caso da Amazon, em que as pessoas podem informar se acharam a informação útil ou não.

Exemplo de avaliação de produto no site da Amazon

Modelo de review de produtos da Amazon

Já a Shopee estimula a interação entre os clientes por meio de um sistema de gamificação, que é o uso de pontuação e premiação dos jogos aplicados no contexto comercial.

Ou seja, avaliações mais completas são recompensadas com determinada quantidade de moedas, enquanto aquelas que são aprovadas por outros usuários recebem um bônus. As moedas virtuais são acumuladas no perfil do cliente e podem ser trocadas por descontos em produtos.

Exemplo de review - Shopee

Modelo de review de produtos da Shopee

Formulário de feedback

O formulário de feedback é uma maneira específica de coletar reviews, uma que está relacionada diretamente com a experiência do cliente, também conhecida como customer experience.

Basicamente, essa forma consiste em enviar um formulário individual de avaliação após uma compra, a fim de entender qual é a opinião sobre determinado produto ou serviço prestado pela empresa.

Desse modo, é possível questionar não só a aceitação do produto, mas também fatores como tempo de entrega, preço ou atendimento.

Nesse caso, a visualização das respostas é acessível apenas à empresa, que coleta os feedbacks e avalia como melhorar a operação da loja como um todo ou em determinados setores.

📹 Veja também: Por que é obrigatório pedir avaliação de clientes na sua loja virtual?

Qual a importância do review?

Agora que você já sabe o que é review, entenda como essa ferramenta é útil para clientes e lojistas. A seguir, listamos as principais vantagens do review de produto e exploramos cada aspecto:

  • Oferece imparcialidade;
  • Traz precisão para as escolhas;
  • Torna as compras mais ágeis;
  • Promove mais vendas;
  • Funciona como prova social;
  • Confere credibilidade;
  • Incentiva o aprimoramento;
  • Contribui para o SEO das lojas.

Oferece imparcialidade

As opiniões dos compradores são isentas de favorecimento, fazendo com que as análises sejam imparciais.

Esse fator é importante para que os consumidores sintam-se mais confiantes em comprar, sabendo que não serão enganados.

Traz precisão para as escolhas

Ao inspecionar avaliações sinceras, os compradores têm a noção exata do que esperar de um produto. Logo, o processo de compra se torna certeiro e descomplicado.

Torna as compras mais ágeis

Como consequência da análise precisa dos produtos, os consumidores escolhem os produtos com mais rapidez.

A economia de tempo torna a experiência no site positiva, tornando a probabilidade de retorno maior.

Promove mais vendas

Conforme os clientes ficam satisfeitos com as informações encontradas em um site, maiores são as chances de concluírem as compras, voltarem a consumir e indicarem para outras pessoas. Com isso, a loja virtual gera mais vendas e aumenta o faturamento.

💡Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes?

Funciona como prova social

A prova social consiste na influência e espelhamento de comportamentos de outras pessoas, com base nas informações que fornecem ou experiência que tiveram.

Nesse sentido, um e-commerce repleto de reviews de produto valida sua prova social e faz com que mais pessoas sintam-se atraídas pela chance de comprar no mesmo lugar.

💡Saiba mais: O que é e como fazer marketing boca a boca?

Confere credibilidade

Quanto mais vendas e avaliações positivas um produto ou loja tiver, maior será a sua autoridade no segmento em que atua.

Afinal, a propagação dos feedbacks demonstrará que o ambiente é seguro, o serviço prestado é de qualidade e que o portfólio de produtos entrega boas funcionalidades.

💡Saiba mais: Gatilhos mentais: o que são e como usá-los para vendas?

Incentiva o aprimoramento

Ao mesmo tempo em que traz inúmeras vantagens e impacta no aumento da taxa de conversão, o review também vai além e provê diversos insights interessantes para as marcas.

Essas ideias podem surgir de comentários positivos ou negativos sobre os produtos em si ou sobre a experiência de compra no geral, e ajudam a direcionar os esforços para medidas de melhoria contínua.

💡Saiba mais: 12 ferramentas de gestão para melhorar seus resultados

Contribui para o SEO das lojas

O SEO consiste em técnicas de otimização para que os mecanismos de busca encontrem o conteúdo de um site e o tornem relevante nas pesquisas dos usuários.

Já é de conhecimento geral que o Google, por exemplo, valoriza muito sites que incentivam e performam bem em relação às avaliações de clientes.

Já que o objetivo da empresa é proporcionar a melhor experiência de usuário relacionada às intenções de buscas, a chance de quem valoriza o review ganhar mais notoriedade do que quem não o faz é maior.

💡Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Como incentivar o review?

Reviews são poderosos, mas não caem do céu. Em vez de apenas cadastrar os itens e aguardar por uma enxurrada de resenhas, o recomendado é que a empresa estimule ativamente as avaliações.

Algumas ações que incentivam os usuários a fazer um review são:

  1. Facilite o processo;
  2. Proporcione uma experiência de compra positiva;
  3. Envie lembretes;
  4. Ofereça benefícios;
  5. Interaja com as respostas.

Entenda cada um desses passos:

1. Facilite o processo

Considerar a usabilidade é o princípio básico para fazer com que os clientes deixem avaliações. Sem uma navegação simples e intuitiva em seu site, dificilmente a sua loja terá avaliações — que dirá, positivas.

Definitivamente, as pessoas não querem perder tempo ou paciência navegando em sites lentos ou que dificultem a expressão de suas opiniões. Lembre-se de que os reviews de produto são voluntários, então nada mais justo do que oferecer comodidade ao público, certo?

Paralelamente, integre o site com ferramentas de avaliação que, além de terem uma boa apresentação das informações, sejam reconhecidas no mercado, como o RATrustvox, Opina ou Lily Reviews.

Isso permitirá administrar a publicação e as postagens rapidamente, gerando maior volume de dados disponíveis a outros usuários.

💡Saiba mais: Experiência do usuário: como otimizá-la no e-commerce?

2. Proporcione uma experiência de compra positiva

Além de ter um site bonito e funcional, a marca também deve ajudar o consumidor a comprar com facilidade.

Para isso, disponibilizar produtos relacionados com o que ela está buscando, dicas de uso e atendimento de qualidade são elementos fundamentais.

Desse modo, a loja virtual conquista a simpatia e o apreço dos consumidores, que ficam felizes em contribuir com as análises.

3. Envie lembretes

Muitas vezes, dentre tantas atividades do dia a dia, o cliente apenas não se lembra de fazer um review após receber a compra.

Portanto, táticas como enviar um bilhete junto à compra, pedindo para que colabore com a avaliação ou enviar e-mails automáticos após confirmação de recebimento auxiliam na lembrança e aumentam as chances de receber comentários em retorno.

💡Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [dicas + exemplos de texto]

4. Ofereça benefícios

Já citamos a gamificação como forma de atrair mais comentários, mas a loja virtual também pode oferecer outros benefícios para avaliações mais elaboradas.

Um desses exemplos é o cupom de desconto, recurso que oferece abatimento de valores e, de quebra, ainda pode gerar uma compra futura. Ou então, é possível ofertar um brinde, caso a pessoa acumule determinado número de pedidos com avaliações.

Seja como for, não esqueça de deixar as regras bem claras e contar com um sistema de acompanhamento para cumprir o que foi prometido, evitando frustrações e avaliações de difamação do e-commerce.

6. Interaja com as respostas

Também é importante que a loja interaja com os comentários que surgirem, pois isso demonstra atenção e cuidado em relação à opinião dos clientes. Sobretudo se o comentário for negativo sob algum aspecto, é necessário responder, pois o retorno indica preocupação e respeito.

Manter a comunicação aberta e constante também é uma forma de incitar outras pessoas a deixarem os seus reviews de produto.

Como disponibilizar o review de produtos em meu site?

Para concluir o que é review, temos uma última dica: escolha bem a plataforma de e-commerce que você utiliza.

Como dissemos anteriormente, é imprescindível que o seu site ofereça um ambiente propício para que os usuários possam deixar suas críticas, ao mesmo tempo que permite administrar com agilidade todas as informações.

Exemplo de Avaliação de produto em loja Nuvemshop - Loja H20 Purificadores

Exemplo de Avaliação de produto em loja Nuvemshop – Loja H20 Purificadores

A Nuvemshop, plataforma líder em e-commerce na América Latina, entende exatamente a importância que os reviews de produto têm. Desta forma, disponibiliza integração com ferramentas de avaliação como RATrustvox, do Reclame Aqui, Lily Reviews, ApprevoTrusty ou Smartarget Reviews. Ou, então, você pode habilitar o Google Avaliações do Consumidor em seu site, contato que ele tenha um domínio próprio e mais de 150 avaliações.

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Gostou de saber o que é review?

Com a popularização das compras online, a opinião dos clientes deixou de ser desejável, para se tornar uma necessidade.

A contribuição fornece material para que novos clientes possam encontrar exatamente aquilo que procuram em um site, aumentando as chances de conversão.

Além disso, essa é uma ótima maneira que a empresa tem de descobrir se está seguindo os rumos certos em relação ao seu catálogo de produtos ou serviços oferecidos ao consumidor.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o que é review

Review é a avaliação crítica de quem já consumiu um determinado produto ou serviço, explicando o que achou da experiência. O objetivo é informar outros potenciais consumidores, influenciando na decisão de compra.

Um site pode estimular o review de produtos ao investir na usabilidade da ferramenta de avaliação, proporcionar boas experiências de compra aos clientes, oferecer benefícios em troca das análises e interagir com as respostas.

Para avaliar um produto, leve em consideração se o que foi anunciado condiz com a realidade, analisando suas principais características e funcionalidades. Uma avaliação útil descreve com detalhes não só os atributos técnicos de um item, mas também seus pontos positivos e negativos, se houver.

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