O que é ROI e como calcular o Retorno Sobre o Investimento?

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ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que significa Retorno Sobre o Investimento. É um indicador usado principalmente na área de marketing para medir o lucro gerado por um investimento em relação ao seu custo. 


Se você começou a vender pela internet recentemente, já deve ter notado que a quantidade de siglas do marketing não é pequena. Uma das mais populares é o ROI (Retorno Sobre Investimento) — e é sobre ela que vamos nos debruçar ao longo deste artigo.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o que significa ROI, como calcular e qual é o ROI ideal para o seu negócio, continue a leitura! Neste conteúdo, vamos entender quais as vantagens de acompanhar esse número em sua estratégia e como interpretá-lo. Confira!

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O que é ROI?

O significado de ROI vem da sigla em inglês Return on Investment, que pode ser traduzida como Retorno sobre o Investimento. É uma métrica que ajuda a mensurar os lucros de uma empresa em comparação aos investimentos feitos em um determinado espaço de tempo.

De forma bem direta, podemos dizer que o ROI traz uma perspectiva apurada de quanto sua empresa ganhou ou perdeu ao fazer determinado investimento. Por isso, esse número pode ser calculado para diversas iniciativas em seu negócio, como marketing, vendas, desenvolvimento de novos produtos, entre outros.

Digamos que você crie anúncios no Instagram para divulgar a nova coleção de camisetas da sua loja virtual, por exemplo. Ao calcular o ROI da campanha, você será capaz de avaliar se esse investimento foi convertido em vendas, trazendo retorno financeiro para a empresa.

💡 Saiba mais: KPIs: quais métricas todo e-commerce deve acompanhar?

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI, você vai precisar conhecer a receita gerada por uma iniciativa e os custos dela. A partir daí, você poderá utilizar uma fórmula para fazer chegar a esse número. Vamos conhecê-la?

Fórmula do ROI

A fórmula do ROI é:

  • ROI = (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) / Custos do investimento

Para realizar o cálculo de uma ação específica, você deve considerar apenas a receita gerada a partir dela e os custos que ela trouxe. Dessa forma, você terá um resultado focado especificamente naquela iniciativa.

O número final representa que, para cada real investido, você teve aquele resultado de retorno. E, se o resultado for negativo, significa que você teve prejuízo naquela iniciativa, pois os custos foram maiores que a receita.

Para entender melhor o cálculo, vejamos um exemplo a seguir.

Exemplo de cálculo de ROI

No caso da campanha sobre a nova coleção de camisetas por meio de anúncios no Instagram, que trouxemos anteriormente, digamos que foram gastos R$ 500 com esses ads e, ao todo, foram vendidas 100 camisetas por R$ 40 cada. Teríamos, neste exemplo, uma receita de R$ 4.000

Sendo assim, o Retorno Sobre o Investimento nessa iniciativa poderia ser calculado da seguinte maneira:

  • ROI = (4000 – 500) / 500 = 7

Isso significa que, nessa campanha de anúncios no Instagram, cada R$ 1 investido trouxe R$ 7 de retorno.

Vale ressaltar, no entanto, que neste exemplo simulamos o cálculo de ROI apenas para uma oferta específica. Em outros casos, você também poderá incluir na parte de custos os custos fixos ou outras variáveis, como o preço da mercadoria, valores gastos com atendimento ao cliente, entre outros.

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Por que é importante calcular o ROI?

Agora que já sabemos o significado de ROI, como calcular e interpretar essa métrica, vamos entender a importância desse indicador para seu e-commerce:

1. Aumentar o lucro

Ao calcular o ROI, é possível identificar quais investimentos geram mais retorno. Isso permite usar o orçamento da empresa de forma mais eficiente, concentrando os investimentos em projetos, campanhas ou iniciativas que trazem mais lucro.

O ROI positivo de uma campanha de tráfego pago em um e-commerce, por exemplo, pode indicar que essa é uma fonte de tráfego valiosa para o negócio, justificando investimentos maiores no setor de marketing ou na contratação de profissionais especializados.

2. Reduzir gastos desnecessários

Assim como a fórmula do ROI pode indicar as ações mais lucrativas, ela também pode ser usada para mapear investimentos que não estão trazendo o retorno esperado. Ou seja, causando prejuízo para a empresa.

Isso vai permitir analisar a situação para entender se é o momento de direcionar esse orçamento para outro projeto ou fazer otimizações na iniciativa atual. Em uma campanha no Google Ads, por exemplo, é possível testar diferentes copies, imagens ou CTAs para melhorar a taxa de conversão do anúncio.

💡 Saiba mais: Como criar um anúncio que vende?

3. Tomar decisões informadas

Como vimos, o ROI é uma métrica clara e quantificável do retorno financeiro de um investimento em relação ao seu custo. Isso permite que qualquer decisão que possa afetar a rentabilidade do negócio, sejam fundamentadas em números, em vez de suposições.

Se uma empresa está decidindo entre duas campanhas de marketing, por exemplo, o ROI de cada uma pode mostrar qual delas oferece o maior retorno, ajudando a escolher a opção mais lucrativa com base em dados, que garantem uma estimativa do que pode ser esperado.

💡 Saiba mais: O que é mídia paga e como investir nesse recurso?

4. Planejar ações futuras

Todo o conhecimento adquirido ao avaliar o Retorno Sobre o Investimento em projetos anteriores fornece uma base sólida para planejar ações futuras repetindo ações bem-sucedidas e evitando iniciativas que já trouxeram prejuízo no passado.

Isso permite, por exemplo, definir expectativas realistas e planejar ações que têm maior probabilidade de sucesso financeiro, concentrando os esforços em projetos com maior potencial de lucro.

💡 Saiba mais: Como fazer um planejamento estratégico passo a passo?

5. Acompanhar a evolução da empresa

Por último, entender o significado de ROI e saber como calcular esse indicador ajuda a identificar tendências de crescimento ou declínio em diferentes áreas da empresa.

Se o ROI melhora, isso pode indicar que a empresa está usando seus recursos de maneira mais eficiente e gerando mais lucro. Mas, se o ROI cai, pode ser um sinal de que é necessário rever as estratégias ou possíveis mudanças de mercado que possam ter afetado o negócio.

💡 Saiba mais: Como calcular a lucratividade de uma empresa?

O que é considerado um ROI bom?

O ROI ideal pode variar dependendo do nicho de mercado, das expectativas da empresa e do tempo que se levou para obter o retorno. No geral, qualquer ROI positivo indica que o investimento gerou mais dinheiro do que foi gasto.

Outra dica para avaliar se o ROI é fazer um benchmarking com concorrentes. Se o Retorno Sobre o Investimento estiver dentro ou acima da média do mercado, é mais um indicativo de ROI bom.

Qual é o ROI no e-commerce?

No e-commerce, é preciso incluir todos os custos associados na fórmula para obter uma visão precisa do ROI, como frete, devoluções e taxas de transação.

Se o produto avaliado possui uma baixa margem de lucro, será preciso um ROI entre 10 e 15 para obter lucros efetivos. Já se a margem for alta, um ROI de 5 já pode ser satisfatório para garantir lucro.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com loja virtual?

Qual é o ROI de dropshipping?

Quem faz dropshipping, ou seja, vende pela internet sem estoque, sempre se pergunta qual é o ROI ideal para os anúncios da loja. Isso porque, nesse modelo logístico, é essencial investir em tráfego pago para impulsionar as vendas e conseguir um bom volume de conversões.

Para calcular o ROI de dropshipping, você deve somar todo o valor investido em anúncios e aplicar na fórmula, juntamente com o valor da receita obtida com as vendas a partir das campanhas lançadas.

Como vimos, de modo geral, um ROI positivo já é um excelente indicador, pois mostra que os investimentos estão dando retorno ao empreendedor.

💡 Saiba mais: Dropshipping ainda vale a pena?

Por que não considerar apenas o ROI em suas iniciativas?

Apesar de todas as vantagens que calcular o ROI das ações da sua loja virtual traz, é preciso ter alguns cuidados com essa métrica. Veja porquê:

1. O cálculo não leva os prazos em conta

Como pudemos observar, a fórmula do ROI não considera as variáveis de tempo em seu resultado. Isso significa que você poderia comparar números de uma semana de uma campanha no YouTube, por exemplo, com os de um mês no Facebook.

Dessa forma, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas ao comparar investimentos desiguais e chegar a conclusões precipitadas, que podem acabar prejudicando seu e-commerce. Lembre-se sempre de observar períodos semelhantes, para ter uma comparação justa.

2. A conta não considera fatores externos

Além do tempo, outro problema que o cálculo do ROI pode trazer se não combinado com outros tipos de informação é o de ignorar fatores externos, como a sazonalidade de alguns produtos e a inflação.

Nessas situações, por exemplo, uma loja virtual de moda praia pode comparar dois investimentos referentes a um mês, um realizado na primavera (ou seja, logo antes do verão) e outro, no inverno.

É claro que, para esse nicho, há diferenças no período dos anúncios, mas essa informação pode não estar tão clara para o empreendedor no momento do cálculo, o que pode levar a conclusões equivocadas.

Ademais, considere produtos iguais quando for comparar o ROI, pois essa pode ser uma variação externa independente ao canal de divulgação da iniciativa.

3. O ROI sozinho pode enganar o empreendedor

Como vimos nos tópicos anteriores, o Retorno sobre o Investimento acaba não trazendo a informação completa em algumas situações. Por isso, é sempre bom fazer esse cálculo e observar alguns outros indicadores complementares ao seu negócio.

Para conhecer e monitorar outras métricas importantes para a sua loja virtual, é importante contar com um profissional que tenha uma visão estratégia sobre vendas, marketing e negócios. E, para isso, muitos lojistas contam com freelancers e agências especializadas.

Se você trabalha nessa área, saiba que também pode prospectar clientes no programa de parcerias da Nuvemshop! Seja um especialista Nuvemshop e ajude milhares de lojistas a potencializar suas lojas! 🚀

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E aí, tudo entendido sobre como calcular o ROI?

Gostou do artigo? Então, que tal começar a mensurar os resultados da sua loja online? Como vimos, o cálculo do ROI pode agregar muito à sua estratégia. Com ele, você será capaz de tomar decisões baseadas em dados e de avaliar ações em execução para otimizá-las.

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Perguntas frequentes sobre ROI

ROI é a sigla de Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento, em português). Esse indicador é usado para descobrir quanto a empresa ganhou com um investimento, a partir da fórmula (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) / Custos do investimento.

Calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) é importante para avaliar a eficácia e rentabilidade de uma ação ou campanha. Isso permite identificar quais estratégias são mais bem-sucedidas, otimizar investimentos e tomar decisões informadas, ajudando a maximizar os resultados e obter um melhor retorno financeiro.

A fórmula para calcular o ROI é (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) / Custos do investimento. Por exemplo, se você gastou R$ 1.000 em uma campanha e recebeu R$ 2.000 a partir dela, o seu ROI é 1.

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