O que é TikTok, como funciona e como usar segundo um expert

Dicas exclusivas no seu e-mail
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, com conteúdos de música, dança, dublagem e mais;
  • Ele oferece uma variedade de funcionalidades, como efeitos, filtros, biblioteca de músicas e a opção de fazer duetos com outros usuários;
  • As marcas podem usar o TikTok para participar de tendências, aumentar o engajamento e criar campanhas de marketing. Adicione um banner do TikTok no seu site e direcione as pessoas para o seu perfil.

Certamente você já se perguntou o que é TikTok em algum momento enquanto navegava na Internet. Isso porque o aplicativo já passou de mais de 3 bilhões de downloads em todo mundo, se tornando um fenômeno entre as redes sociais.

No Brasil, o TikTok já soma 98,6 milhões de usuários, representando a terceira maior audiência do mundo na plataforma, segundo dados divulgados pelo Data Reportal. Com um público diversificado e sendo o responsável por criar tendências que ditam os próximos lançamentos do mercado, saber como funciona o TikTok é fundamental para qualquer pessoa que tenha um negócio digital.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema, além de dicas práticas da coordenadora de marketing de conteúdo audiovisual da Nuvemshop. Então, pegue o bloquinho de notas e venha com a gente! 📝

E, caso você já venda online e queira convidar o seu público a conhecer o seu perfil na plataforma, baixe o modelo gratuito de banner para TikTok!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é TikTok?

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

O aplicativo, que teve o seu sucesso decretado durante a quarentena por conta da Covid-19, em 2020, hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se uma das maiores redes sociais do mundo.

De modo geral, o TikTok oferece aos usuários uma ampla variedade de funcionalidades, com milhares de efeitos e sons disponíveis para serem utilizados nos vídeos. Além disso, recentemente a plataforma disponibilizou a opção de adicionar vídeos reagindo ao conteúdo de outras pessoas.

💡 Saiba mais: Como recuperar conta no TikTok?

Como funciona o TikTok?

A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.

Nesse contexto, os usuários têm acesso a uma biblioteca de músicas, efeitos, filtros e frases para adicionar aos seus vídeos. Além disso, como citado anteriormente, as pessoas também podem fazer um “dueto” com alguém respondendo a um vídeo.

Por fim, uma funcionalidade atrativa da ferramenta é a possibilidade de adicionar seus próprios sons e conseguir criar uma tendência na plataforma.

For You

Ao fazer o download do aplicativo, você vai se deparar com a página principal do TikTok, conhecida como “For You” (Para Você, no português). Nela, o algoritmo da plataforma vai entendendo o gosto do usuário e enviando vai enviar vídeos de acordo com o interesse da pessoa.

Na imagem, aparece a página For You da plataforma do TikTok

Não existe uma regra para aparecer na For You. Em muitos casos, os vídeos mostrados são aqueles que viralizaram na plataforma, mas também há casos em que hashtags específicas começam a fazer sucesso e podem impulsionar os vídeos no TikTok.

💡Saiba mais: Como funciona o TikTok?

Qual é o público do TikTok?

Se o público-alvo da sua marca são pessoas mais jovens, entre 16 e 24 anos, o seu negócio pode conseguir um bom engajamento no TikTok. Isso porque a principal faixa etária da plataforma corresponde a pessoas pertencentes à Geração Z (nascidos da metade da década de 90 ao início dos anos 2000).

De modo geral, esse é um dado interessante, uma vez que mostra que o público do TikTok corresponde a pessoas que cresceram com a Internet e consideram as redes sociais algo natural.

Vale lembrar que a idade mínima para usar o TikTok é de 13 anos.

💡 Saiba mais: Quais são as melhores horas para postar no TikTok?

Por que as marcas devem utilizar o TikTok?

Agora que você já sabe como funciona o TikTok e qual é o seu principal objetivo, vamos aos motivos para a sua empresa considerar investir na plataforma para aumentar as vendas.

Confira abaixo:

Participar de trends de sucesso

Um dos benefícios de entrar no TikTok é poder participar das famosas trends, que, em tradução literal, significa “tendências” e é o que move a plataforma.

Nesse sentido, as marcas conseguem alinhar suas estratégias de marketing com as temáticas que estão fazendo sucesso no TikTok. Isso, de maneira direta, aumenta o reconhecimento do negócio e pode fazer com que as vendas de uma empresa decolem. 🚀

Pensando nisso, se você quer saber mais sobre como vender na Internet, principalmente nas redes sociais, recomendamos que você assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

💡 Saiba maisComo usar o TikTok no PC?

Possibilidade de viralizar

No TikTok, os vídeos ficam famosos quando viralizam na plataforma. Então, quando você começa a trabalhar no TikTok, usa as hashtags certas e dedica seus esforços para conseguir um bom número de visualizações, pode ser que os seus vídeos viralizem.

Como resultado, você pode ter mais pessoas interessadas na sua marca, atraindo clientes em potencial para o seu negócio.

Inclusive, sobre o uso de hashtags nos conteúdos do TikTok, a Natália Dianno, coordenadora de marketing de conteúdo audiovisual da Nuvemshop, dá algumas dicas sobre como criar uma estratégia:

"Para usar as hashtags de forma inteligente, você precisa analisar os dados de cada uma, como o desempenho, os vídeos relacionados, o público que engaja e os interesses principais de quem está seguindo essa tendência. Com isso, é possível filtrar quais hashtags estão ou não alinhadas à identidade da sua empresa."

Natália Dianno
Natália Dianno
Coordenadora de marketing audiovisual da Nuvemshop

 

A partir dessa dica, é possível pensar em ideias de conteúdo alinhadas à estratégia de marketing da sua marca e utilizar as hashtags nas descrições dos vídeos no timing adequado.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas do seu negócio?

Ter um contato mais próximo com o público

Hoje, um dos maiores desafios das empresas é conseguir ter uma boa relação com os seus clientes. Ainda que demande esforço, é uma estratégia que reverbera bons resultados a longo prazo, uma vez que saber o que os consumidores querem pode ajudar um negócio a criar melhores técnicas de venda.

Nesse contexto, o TikTok serve como um apoio para marcas que querem se aproximar do seu público, visto que é uma maneira divertida e estratégica de interagir com as pessoas e encantar os clientes.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?

Criar campanhas de marketing na plataforma

Ainda que inicialmente o TikTok fosse voltado para a criação de vídeos e tendências, hoje se trata de uma plataforma plural e que tem todos os tipos de vídeos. Sendo assim, você pode aproveitar o sucesso da ferramenta e criar uma campanha de marketing voltada para o TikTok.

De modo geral, ele recebe bem vídeos com dicas, listas e curiosidades. Para exemplificar, confira a imagem abaixo:

Na imagem, vemos uma campanha de marketing no aplicativo do TikTok

Nesse caso, um parceiro da Nuvemshop aproveitou o espaço para divulgar “4 motivos para fazer dropshipping com a Nuvemshop”. Como citado anteriormente, é uma ótima ideia fazer conteúdos com listas e convencer as pessoas a tomar uma decisão com base em fatos.

Por isso, o vídeo tem dado certo e atraído muitas visualizações e comentários. Você pode até se inspirar na ideia do criador de conteúdo e montar uma estratégia para o seu negócio! 😎

💡 Saiba maisComo ganhar dinheiro com o TikTok?

📹 Veja também: Como usar o TikTok para vender?

Integrar sua loja virtual ao TikTok

Uma das formas mais eficientes de promover uma marca no TikTok é integrar uma loja virtual à plataforma. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar seu e-commerce com o TikTok Ads por meio de uma integração nativa.

Para isso, basta ter uma conta no TikTok for Business, acessar seu painel administrativo e seguir o caminho Mais canais de venda > TikTok> Conectar conta. Com isso, você poderá sincronizar seu catálogo de produtos com o TikTok e criar anúncios de seus itens facilmente.

Além disso, você pode instalar gratuitamente o aplicativo TikTok, a integração oficial da Nuvemshop com a plataforma de vídeos. Com ele, você pode criar vídeos, fazer anúncios e levar seus seguidores do TikTok para a sua loja virtual com um botão de compra. Há ainda o aplicativo pago TikTok Widget, que permite adicionar vídeos do TikTok à sua loja virtual.

👉 Confira: Como conectar o TikTok Ads com a sua Nuvemshop?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Tudo entendido sobre o TikTok?

O TikTok é uma plataforma em crescimento e que pode ser muito útil para as marcas se conectarem com os consumidores. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha lhe oferecido um panorama sobre o tema.

Antes de ir, que tal transformar suas curtidas em vendas? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e integre seu e-commerce ao TikTok. Comece a vender online agora mesmo e descubra como é fácil alcançar novos públicos enquanto oferece benefícios exclusivos aos seus seguidores! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre TikTok

TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos na qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.

O público que mais utiliza o TikTok são pessoas pertencentes à Geração Z, com faixa etária entre 16 e 24 anos.

As empresas podem participar das trends, têm a possibilidade de viralizar, conseguem se aproximar dos consumidores e ainda aproveitam a audiência para criar campanhas de marketing especiais.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies